Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Cotas Raciais nas universidades

Uma segunda opinião

O projeto que cria cotas raciais nas universidades federais brasileiras exige mais atenção do que a justeza da causa sugere: ele pode ser igualmenteruinoso para os negros e brancos brasileiros
Camila Pereira (Revista Veja Edição 2102 - 4 de março de 2009).
Clique na imagem acima e visite a reportagem completa sobre o assunto, depois comente-a

193 comentários:

andesinha_jp@hotmail.com disse...

No meu ponto de vista,as Cotas Raciais só aumentam mais ainda o preconceito, parece que o governo acredita que os negros não tem capacidade p/ entrar em faculdades pelo seu próprio esforço, isso é totalmente errado pois, apesar de existirem Costas Raciais, tanto negros como brancos somos iguais, e desfrutamos da mesma capacidade em questão de aprendizado, claro que nem todos nós, temos a mesma facilidade no entendimento, mas não devemos considerar que seja por conta da "raça", e sim por habilidades próprias.
Portanto acredito eu, que as Cotas Raciais só geram ainda mais preconceito, ao invés amenisar as situações que poderiam ser resolvidas de uma maneira bem menos complexa.

Andressa De Oliveura Souza
Série: 1°Ano
Turma: "A"

leandro disse...

Meu ponto de vista.
As cotas Raciais, eu acredito mesmo com essa votação o preconceito entre negro, pardos e indios, vai ainda continuar.
os governo tem que entender que a capacidade entre negro e branco são iguais, vai mais pelo seu esforço. [obs: se um branco esfórça mais que um negro claro que seu desempenho vai ser melhor, e não Porque ele é branco, e sim porque ele se esforço.]
Mas espero que esse poblema acabe.
Muito boa a matéria, esse é um assunto que vem tornando-se cada vez mais relevante.

e-mail: leandro_hilariosouza@hotmail.com

Leandro hilário de souza.
Série: 1ª ano
turma: "C"

lory disse...

Com relação as cotas raciais.Eu não concordo.Um aluno estuda vários anos e quando está perto de adiquirir sua vaga na univercidade ele recebe a notícia que sua vaga é de um cotista,e assim todo seu esforço é jogado fora.Todos nós temos direitos iguais,da mesma maneira que um branco se esforça para entrar em uma univercidade,um negro ou índio também pode se esforçar e entrar com seu proprio esforço.No texto dizia"AS COTAS NÃO RESOLVEM AS DESIGUALDADES SOCIAIS".É!de uma certa forma ajuda a piorar. Loriane Schikierski Pires Série:1°ano "A"

jefferson disse...

Meu ponto de vista,

E que com essas cotas raciais só vai fazer ter cada vez mais preconceito entre os negros e brancos.
Pois o governo mesmo esta apoiando o racismo eles acham que vai melhorar? Mais para pessoa negra ou parda ate mesmo índios isso seria algo que ninguém iria gostar de ter, pois, todos são iguais e não é preciso ter lei alguma para deter o preconceito, bastam os negros e os brancos pararem de ser com eles são.
Se todos para cem de ter esse tipo de preconceito o mundo com certeza não teria o famoso preconceito com os negro, e também teria que colocar uma lei "rígida" para quem não sabe ter educação contra pessoa de personalidade diferentes, só porque uma pessoa e de cor ou raça diferente ela não pode cursar uma universidade,não e porque o branco tem essa cor q ele vai obter mais valor na sociedade, mas também os negras e índios tem que dar o melhor de si mesmo para lutar contra preconceito no Brasil.
Minha conclusão q tirei foi q as cotas raciais não e a melhor coisa para resolver esse problema com o preconceito isso e o q penso acho q deveria haver outra forma de resolver essa polemica que é o preconceito.

Jefferson dos santos cassemiro
Série: 2ºAno
Turma: "B"

Regina disse...

na minha opinião,ser racista não é só ''discriminar''é também não ter amor propio porque,se eles tem medo de que os negro, se apresentem ser melhor do que eles,claro que vam ficar ofendidos,não é só ter uma raça,eles tem o mesmo objetivo que o nosso,que é crescer na vida.Alguns 15% levam a sua negridade para viver isólados,nas favelas ou um lugar mais afastado,e isso deixa os raçistas ainda mais firmes,porque ofendeu,discriminou, alguns saem de perto.
ReGiNa Da SiLvA CaVaNhA
Série:3'Ano
turma:A

Vida e Vida ;) disse...

Não acredito que as pessoas negras tenham uma mente menos desenvolvida que os brancos, então eles também tem direito as universidades assim como qualquer pessoa de cor branca.Com as cotas raciais ficará muito mais fácil para um negro ingrssar em uma universidade federal,assim como diz no texto a lei não tem cor ou
raça e eu acho muito justo que 50% das vagas fiquem para os negros.Com as cotas raciais acredito que irá melhorar a vida de muitos brasileiros que antes das cotas não teriam a menor chance de entrar em uma universidade.

Tomatý disse...

As opiniões se diversificam, com um ponto de vista diferente dos outros, creio que a não seja necessário colocar uma cota, de vagas nas universidades, só por que é branco negro ou índio. Creio que cada um deve ter os mesmo direitos, seja branco, negro ou índio, somos todos iguais e temos a mesma capacidade, se um branco consegue chegar a universidade pessoas de outras etnias são capazes sim. Sou a favor do direito igual a todos. Somos todos capazes de ingressar em universidade, basta querer, que podemos tudo.

Gleyton

Serie: 3° b

rafael disse...

No meu ponto de vista não deveria ter cotas raciais,pois se uma pessoa cotista entrar em uma univercidade sem o seu gral de aprendizagem(com notas baixas)não adiantaria nada,e sem contar que é uma injustiça tirar a vaga de quem se esforçou para conquista-la.E o preconceito não vai acabar desta maneira(as leis favorecendo mais os índios,negros...pelo que a raça deles passaram anos atrás).A escravidão já passou e hoje temos a mesmas oportunidades,então que cada um conquiste sua vaga e corra atrás de seus sonhos. Rafael Schikierski Pires Série:2° "A"

rondineli disse...

Eu sou a favor as cotas raciais,por causa do racismo exagerado das univercidades. Eles acham que só os brancos devem ter ensino superior e de qualidade;sendo que os negros pagam para estudar e não tem o direito a ter um estudo de qualidade.E quando passam na prova com nota maior que a de um branco,o branco ganha a vaga sem dificuldade nenhuma ou seja tem a preferência.Isso não vai a lugar nenhum só vai gerar mais desigualdades sociais e conflitos raciais.Todos devem ter os mesmos direitos. Rondineli Schikierski série:2°"B"

Jhonatan disse...

No meu ponto de vista, o sistema de cotas é uma medida polêmica, e gera debates entre variados grupos. É algo que divide opiniões, embora seja verdade de que algo deva ser feito para diminuição das desigualdades entre os cidadãos e grupos sociais. Mas pra mim o problema é de base, atacar as conseqüências não resolve o problema, apenas cria outro. Brancos, negros, pardos, índios etc, tem a mesma capacidade de raciocínio, ou seja, todos são capazes de conseguir uma vaga em uma Universidade com seu próprio esforço, sem ser necessário as Cotas raciais. Assim, as pessoas entrariam na Universidade por mérito próprio, e acredito eu que desse jeito se sentiriam melhores consigo mesmo.

Jhonatan (y)!

Série: 2º Ano
Turma: B

thais disse...

Achei importante que foi aprovado na camera dos deputados a implantação do sistema de cotas raciais, por que nem todos tem como pagar uma faculdade que sonha, igual a medicina tem estudar muito pra passar na prouni, achei bom de mais haver 50% das vagas para alunos egressos de escolas públicas em todas as faculdades so assim havera igualdade pra todos tanto negro, pobre e etc...
"Estabelecer direitos distintos com base na cor da pele, como prevê o atual projeto, significa dar amparo legal à ideia de que negros e brancos devem ser tratados diferentemente – em oposição ao que diz a própria Constituição brasileira" essa frase foi a que me chamou mais atenção porque tem pessoas brancas que se acha mais do que os negros com essa lei havera mais igualdade no mundo...

vanilson disse...

No Brasil,não deveria existir cotas raciais, sendo que a desigualdade esta presente apenas na cor,e não na capacidade de inteligencia e aprendizagem de qualquer ser humano.
O desenpenho de uma pessoa não depende da cor, mas sim de suas inteligecia e capacidade ideológica.Assim o direito deveria ser para todos,e tendo notas boas para ingressar em universidade, e não ser avaliado na cor.
Oque esta sendo debatido, virou uma polêmica que vai deixar todos os brasileiro comovidos.


Escola janete clair
Aluno:Vanilson Benedito Rodrigues
Série:3ºB Período:Notuno

NAYARA CASSIANO disse...

O novo projeto em discussão gera muitas polêmicas, pois os estudantes que concluiram o ensino médio tem o direito de concorrer uma vaga na faculdade independentemente de raça. O que tem que estar em destaque é o conhecimento do aluno. Esse novo projeto de cotas raciais nas universidades federais é um absurdo, pois em pleno século XXI, o que deveria ser extinto ainda aparece nas classes sociais que é o preconceito. Essa questão de a cota será pela cor da pele é um problema, pois isso gera transtorno pessoal para o estudante.

Aluno (a): Nayara Cassiano dos Santos

Série: 2º A

DHEINE RODRIGUES disse...

As cotas raciais nas univerdades federais causa muita discussão pois o senado quer aprovar um projeto onde não levam em conta o valor dos direitos iguais. Pois todos os estudadantes de escolas publicas aguardam todo o ano na esperança de conquistar uma bolsa de estudo em uma faculdade federal. O projeto de cotas raciais faz com que haja diferenças em relação a raça, onde os estudantes de cor negra terão menos chance de conseguir uma cota na faculdade, isso gera preconceito racial e surge problemas pessoal.

Aluno: Dheine Benedito Rodrigues

Série: 2º B

paulo sergio disse...

Cotas raciais é um absurdo, nao existe diferensa entre os seres humanos.
Eu acho que a comuidade deveria se consientizar e se manifestar sobre esse movimento.
Os politicos nao falao que nosso pais é um pais de todos entao por que tem que existir cotas racias nas facudades e em demais lugares eu acho isso uma vergonha.
Isso é um verdadeiro "papelao" que o Brasil esta fazendo as pessoas tem que holhar o que vc é por dentro nao pela sua cor ou deficiencia fisica.
Afinal alem de voce esta sendo racista com a pessoa vc estara sendo imoral com si proprio.

Escrito por:Paulo sergio Finkler
Série:1°Ano
turma:B

mauricio disse...

bom no meu ´ponto de vista, eu acho que todos devem ter a mesma oportunidade de engressar numa universidade,pois todos nos somos iguais ninguem é melhor do que ninguem, nao importa se for branco ,negro, indio todos temos a mesma capacidade de engressar numa umiversidade.Eu acho que todos vai ter este mesmo pensamento pois essa tal de ''cotas raciais''no meu ponto de vista ninguem é a favor dela.isso é uma vergonha para nossa sociedade brasileira, algumas pessoas poderiam fazer um protesto contra isto.porque o que que adianta uma pessoa que se esforçou para conseguir uma boa nota perder a oportunidade para uma pessoa que nem alcansou a nota ,e ganha a oportunidade, isso nao é justo , deveria ter igualdade para todos .

mauricio alan bicalho de sousa
serie:1*
turma:b

Rogerio disse...

No meu ponto de vista,todas as pessoas tem condições de ingressar em uma faculdade,talvez não tenham por condição financeira,mas por com condição educativa tem sim!!!!
Eu vejo isso como um desrespeito para com as pessoas que serão beneficiadas,porém deve haver uma igualdade nas chances,ou direito e deveres para cada um !!!agora no número de aluno de uma certa cor ou raça ai vai da capacidade de cada um!! Não deve haver limites no numero de aprovados negros,nem no numero de aprovados brancos,o que eu quero dizer é que quem passou passou,nao é por que eu sou negro ou pardo ou muito menos índio e não alcançei as notas necessárias que uma"leizinha" vai me aprovar!!
como uma que o próprio governo não cansa de dizer:Sou brasileiro e exijo respeito!!!!

alt disse...

Em meu ponto de visualização do contexto dessa reportagem "Cotas raciais nas universidades" as suas idéias são extremamente sublime,em conceito dos 50%de vagas para estudantes de escolas publicas e com percentual de 25% dos pontos , mais em circunstâncias obvia do privilegio adquirido nessa proporção de vagas somente para etnias de cor negra pardas e índios ,explodir uma nuvem de preconceito inimaginável, por que não fazer uma reportagem ,dizendo que todos os estudantes de escola publicas irão ter 50% das vagas na universidade com 25% das notas ;Em minha opinião eu nunca iria me propor em aceitar uma ou usufruir dessa questão . Conjectura aqui comigo essa questão .EU entro na universidade com 25% dos pontos alcanço lugares altos cargos bons ,o preconceito esta aberto ,sempre eu irei ouvir você só tem esse cargo por causa de sua cor, você chegou aqui com menos de 50% dos ponto , imagine pressão psicológica que esses aluno irão sentir , nunca ninguém irar dizer isso pra mim , ser um dia eu alcançar meus objetivos não vai ser pela minha raça , mais sim pela garra ,pela minha força de vontade ,pela minha intectualidade ,pelos meus esofoço . ser eles querem mudar que comecem sem recepção de pessoas.
Anderson Davi Silva Santos
2ªc

Anônimo disse...

Eu acho errado porque se o negro quer a vaga ele terá que ser melhor que o branco porque somos todos iguais perante a lei em direitos e deveres.
concordo que os negros tem os mesmos direitos e também os Índios e os estrangeiros que moram no nosso pais mais para isso eles terão que estudar e ser competentes tanto quanto o branco que foi bem nas provas.
todos nos podemos ser aquilo que quisermos deis de que estudamos. porque não vão dar um cargo ou colocar na faculdade só por que e branco, porque o negro porque o negro que tem a pele escura vai ter a vaga se ele não foi competente tanto quanto o branco.
Se a vaga É do negro então ache um negro tão competente para assumir a vaga,e não dar a vaga a quem não passou.
Se não tiver nenhum negro que passou a vaga teria quer ser dada ao branco que passou.
Aluno: Rafael Diayme Rodrigues Miranda
Serie: 1 turma: A

Anônimo disse...

Antigamente os negro,pardo,Índios e os pobres não tinha oportunidade para conseguir vagas nas universidades,mais graças o governo Lula hoje os negro,pardo,índio e os pobres,conseguem vagas pelas notas ótimas escolares e com capacidade de aprender e que si interessem pelo estudo.
Muitos aluno desistem de estudar para roubar ou porque sempre reprovam ,alguns não desistem e estudam ate termina a faculdade para ter um futuro melhor.algumas pessoas acham que só os branco os rico podem fazer faculdade mais eu penso diferente ,si um negro,aleijado,pobre,etc.quer uma faculdade basta lutar porque nada é insuperável pra quem luta.
ALUNA: NAY GERVÁSIA DA SILVA
SERIE: 1 TURMA: A

Anônimo disse...

Antigamente era difícil um negro e um pobre conseguir vagas nas universidades,ao ocorrer do tempo hoje esta tudo fácil porque os pardo negro e pobre depende da notas boa que ele tira na escola ai universidade pode ate garantir uma vaga
Mas a opinião de garantir vaga não vem da universidade,só sei que tem deputado e presidente etc .
Com muito dizem que as universidades e só para dar diplomas essas coisas assim é ai que se engana porque elas ensina coisas que ate a gente não imagina assim a gente adquire mais conhecimento e duvidas,mas em outro caso tem aquele preconceituoso que são deputado senador etc que acabam se dando mal que acaba saindo do mandato de eleição
Muitos aluno disputam vagas na universidade mais alguns decidem que ele não pode porque ele é negro
Na verdade já começa os problemas nas escolas publicas muito aluno sem esperança de passar no vestibular 50% dos aluno abandonam o estudo e começa a cair no mundo do crime por causa do racismo
todo são iguais certo mano.
Aluna: marieli
serie: 1 turma: A

dione disse...

Meu ponto de vista é que as cotas raciais só atrapalham,um NEGRO PARDO ou INDIO tem a mesma capacidade de aprender que um aluno branco.
Se um aluno branco que estuda anos e anos se esforça muito tira notas boas e tem 80% de aproveitamento e perde sua vaga para um negro por causa das cotas raciais isso é muito chato; o governo tem que entender que nao precisa de 50% das vagas para os negros deve ser tudo igual 100% para todos,todos tem a capacidade de passar.
As cotas raciais servem só para ter mais racismo entre as pessoas pois os alunos brancos ficam com raiva por perderem a suas vagas (isso é se tiveram um bom aproveitamento de suas notas) essa lei é desigual.
DIONE GUSTAVO KLEIN CAMARGO
SÉRIE:2°ANO
TURMA:"A"

tassiana disse...

bom eu emtendi que nessa noticia quis diser que as pessoas nao tem que ter cor ate por que essas pessoas tem o desenvouvimento de genios na escola publica e que as cotas raciais so aoumenta mais o preconceito das pessoas e que o racismo deve ser esquecido por que nao muda nada as pessoas são iguais do mesmo geito sendo negra, indio, parda ou morena;somos todos iguais os olhar para as asociedades humanas e esqueser esse racismo.eu acho que a prefeitura deveria dar mais oportunidades a estas pessoas e que todos nos somos capazes:dis o senhor "amai ao teu proximo" seja uma pessoa mais conpreenciva ate por que mais tarde você podera precisar desas pessoas. TASSIANA TAMARA SANCHES DE SOUSA 1 ANO B

claiton disse...

Se for para analisar essa lei ao pé da letra, ela esta querendo disponibilizar o ensino superior para aqueles que são mais pobres, mais carentes. Mas a meu ver, isso não deveria ocorrer porque, pra você entrar em uma faculdade, você tem que passar querendo ou não por um “teste”, uma prova, comparando com a escola, na escola o professor não pode passar o aluno simplesmente porque ele é negro, pardo ou índio, o aluno passa se ele provar que tem capacidade pra isso. Assim tem que ser na faculdade, de que vai adiantar por alunos que não passaram no vestibular dentro da faculdade, sendo que eles não conseguiram passar nem no vestibular, que ficou em média de onze a doze anos estudando só pra isso, como eles vão suprir o primeiro impacto la dentro? . Não tem condições de uma pessoa suprir a uma necessidade que ela não tem o potencial para realizá-la. E além de tudo isso eles o próprio governo esta dessa forma fazendo como que dividindo a sociedade por cor de pele. Acho isso um absurdo. E com certeza essa lei vai gerar um impacto muito grande. O governo mesmo diz que a lei é igual para todos, e agora ele mesmo impõe, preconceito e desigualdade.

Claiton da costa cont
3°b

luana disse...

No meu ponto de vista as cotas raciais, quer tentar diminuir o preconceito,entre brancos negros e pardos.Mas para que issso aconteça os governos deveriam acreditar mais na capacidade de cada um e nao levar em conta "raça". Se nao for assim este tipo de preconceito sempre vai existir. Aluna:Luana Serie:1° ano c.

Crislaine disse...

As 50% das cotas raciais querem concertar irreparaveis erros acontecidos aos negros no passado ,mas vendo essa questao por outro lado daria aos negros uma oportunidade de cursar o ensino superior. Nome:Crislaine Cristina Serie:1°ano c

Anônimo disse...

Isso que está acontecendo nas universidades é um absurdo, porque essa lei não pensou nos povos brancos, pensou apenas nos povos não-branco. Da mesma forma que uma pessoa branca tem a capacidade de pensar, uma pessoa não-branca, também tem essa capacidade. Essa lei tem que acabar, porque daqui a pouco uma pessoa não vai entra em uma universidade porque causa um sapato com o numero 44, pô, esses deputados estão no congresso apenas para princar de fazer leis absurdas, eles tem uma competição para ver quem que faz uma lei mais absurda que o outro, e é ai que o Brasil fica enrroscado, na falta de competenssia dos nossos políticos, isso que os jovens universitário estão passando, é a conseqüêcia de um voto que o cidadão anulou, ou vendeu.assinado: uma pessoa que não se conforma com as leis do nosso querido Brasil. Bruno Rosena Machado. 1ºB

tassia disse...

bom, eu acho que a igualdade material, já definida, se difere da chamada igualdade formal - a de que todos são iguais perante a lei - e que tem duas facetas: a) igualdade na lei, que proíbe a discriminação entre pessoas que estão em situação idêntica e merecem o mesmo tratamento, tendo como destinatário o legislador, bem como a criação de privilégios; b) a igualdade diante da lei, dirigida ao aplicador do direito, proibindo-o de tratar diferente quem a lei considerou como igual.

A igualdade, todavia, não pode ser vista apenas como um princípio. O dispositivo de que todos devem ser tratados igualmente pode ser analisado como uma regra, um princípio ou um postulado. Analisando a igualdade no âmbito do Direito Tributário, Ávila explica que ela pode ser uma regra, porque veda a criação de tributos que não sejam iguais para todos os contribuintes. Como princípio, porque estabelece um valor e ordena a sua realização. E como postulado, "porque estabelece um dever jurídico de comparação a ser seguido na interpretação e aplicação, pré-excluindo critérios de diferenciação que não sejam aqueles previstos no próprio ordenamento jurídico.

A igualdade é um comparativo de situações, fatos, atividades ou pessoas. Um dos diversos problemas envolvendo a igualdade é o de saber se duas pessoas devem ou não ter o mesmo tratamento. Não importa apenas se elas são iguais, mas se elas devem ou não ter o mesmo tratamento. Para se avaliar isso, devem-se comparar os sujeitos envolvidos por critérios que, além de serem permitidos, são relevantes relativamente àquela finalidade pretendida.

leticia disse...

bom, eu acho que a igualdade material, já definida, se difere da chamada igualdade formal - a de que todos são iguais perante a lei - e que tem duas facetas: a) igualdade na lei, que proíbe a discriminação entre pessoas que estão em situação idêntica e merecem o mesmo tratamento, tendo como destinatário o legislador, bem como a criação de privilégios; b) a igualdade diante da lei, dirigida ao aplicador do direito, proibindo-o de tratar diferente quem a lei considerou como igual.

A igualdade, todavia, não pode ser vista apenas como um princípio. O dispositivo de que todos devem ser tratados igualmente pode ser analisado como uma regra, um princípio ou um postulado. Analisando a igualdade no âmbito do Direito Tributário, Ávila explica que ela pode ser uma regra, porque veda a criação de tributos que não sejam iguais para todos os contribuintes. Como princípio, porque estabelece um valor e ordena a sua realização. E como postulado, "porque estabelece um dever jurídico de comparação a ser seguido na interpretação e aplicação, pré-excluindo critérios de diferenciação que não sejam aqueles previstos no próprio ordenamento jurídico.

A igualdade é um comparativo de situações, fatos, atividades ou pessoas. Um dos diversos problemas envolvendo a igualdade é o de saber se duas pessoas devem ou não ter o mesmo tratamento. Não importa apenas se elas são iguais, mas se elas devem ou não ter o mesmo tratamento. Para se avaliar isso, devem-se comparar os sujeitos envolvidos por critérios que, além de serem permitidos, são relevantes relativamente àquela finalidade pretendi

natan disse...

Todos tem direito de entrar em uma faculdade, independente de cor ou raça, com essa lei o governo vai estar dando motivos para o preconceito, tanto com os negros como com os índios.
Eles tem que entender que com essa lei vão estar prejudicando as pessoas que realmente querem entrar em uma faculdade,e essas pessoas são as que estudam todos os dias,gastam o pouco que tem para entrar em uma faculdade,então quer dizer que os negros ricos que teriam condições de pagar uma faculdade,vão poder estudar de graça ,e os brancos pobres também serão excluidos.E como eu disse os que estudaram pra valer e conseguiram uma nota até boa vão ficar de fora!!!

Jéssica Rayane disse...

Essa lei deve ser sim aprovada,esses deputados não tem nem o que pensar mais e fazer vale logo essa lei porque muitos são injustiçados só por sua cor de pele ou porque é pobre demais,pode ser até o mais inteligente que ele é injustiçado por praticamente nada,em que mundo nos estamos?

Na reportagem fala que "Renato Pedrosa um dos coordenadores do vestibular,ele fez simulações com base nas leis e concluiu que cotistas entrariam bas universidades com notas até 25% mais baixas do que os aprovados apenas pelo mérito e que não conseguiriam ter um bom desempenho ao longo do curso".
Isso só porque eles pensam que raça,cor ou religião interfere em alguma coisas,se fosse assim não existiria vários negros ou mestiços muito mais bem de situação e realizados profissionalmente do que muitos brancos por ai.
Mais com essa lei aprovada muitos terão a chance de realizar seus sonhos,de se formar e ter uma vida profissional bem sucedida e realizada.
" Então Deputados aprovem Logo essa Lei ok"

By: Jéssica Rayane 3ªA =)

paula disse...

Na minha opiniao os brancos , pardos e pretos, ainda que de mesmo nível educacional, têm rendimentos diferentes. Contudo, essas associações precisam ser vistas com cautela, pois não contam toda a história. exemplo, indivíduos negros e pardos podem ter se formado em cursos de menor prestígio e valorização no mercado de trabalho. De fato, parte das diferenças pode também derivar da exposição à discriminação, ainda que faltem estudos sobre produzem as desigualdades observadas. detalhadamente comprovado é que a educação das pessoas é o que mais explica as diferenças de renda e oportunidades de vida.
A maneira mais efetiva de reduzir as desigualdades sociais é pela generalização da educação básica.
Paula Carolina Da Costa
serie:1"ano
turma:"B"

Diego disse...

Eu acho que cotas raciais só abrem espaço para um preconceito muito maior, porque pessoas de baixa renda ou desigualdade social lutam para ganhar um espaço melhor entre muitas faculdades para garantir seu futuro, mas não vão até o final porque são descriminadas por pessoas que não aceitam outras pessoas por mutivos muito pequenos, que pode ser cor de pele ou até mesmo uma deficiencia pequena.
As cotas raciais deveriam ser muto mais bem estudadas, para garantir que outras pessoas não passem por esse tipo de constrangimento e tenham um melhor desempenho em suas atividades educacionais, e assim poder conquistar um bom emprego para seu futuro.

Aluno:Diego henrique
Série:2*
Turma: A

DENIS OLIVEIRA disse...

Na minha opinião as cotas raciais em universidades ira trazer mas discriminação as pessoas que for favorecido pelas cotas raciais nas universidades pelo seguinte motivo essas pessoas não entrara na faculdade pelo mérito delas mesma mas, sim pela uma lei inconstitucional que vai trazer mas racismo as nossas universidades federais e a o Brasil. Eu tenho amigos negros e tenha a certeza que eles não precisar de uma cota para passa para a faculdade eles passa pelo o mérito deles mesmo, por que eles não são diferentes de ninguém eles são iguais a min são pessoas normais que não precisa de cota raciais nas universidades. E as cotas raciais são muita injusta pessoas brancas que pode ver na matéria e considerada negra pelo processo de cota raciais uma injustiça. Eu acho que nos governantes se preocupa muitos com índios eles são um bando de preguiçoso eles só querem terra e ainda ganha para não fazer nada ai eles que ta cota raciais para índios eles que brinca com o Brasil mesmo, nunca vi um índio ir carpir um terreno e quando você fala para os índios trabalha eles tem a cara de pau de fala que o índio não pode trabalha para que o índio que fazer faculdade Nos somos todos capazes, só depende de nós para realizar nos sonhos pelo mais que vocês acha que são impossíveis
DENIS ALVES DE OLIVEIRA
3ºB

Catia disse...

Na minha opiniao,as cotas fazem o preconceito aumentar cada vez mais,pois e os pobres ondes fican aqueles que nao tem como pagar uma faculdade,ou aqueles que relmente tiveram uma boa nota em vestibulares.Talvez um negro,indio,mestiço pode ter condiçoes de fazer uma faculdade, ningen tem como provar que ele nao tem condiçoes.Sou contra as cotas pois temos que levar em conta as habilidades de cada um nao reforçar o preconceito entre aqueles que sao iguais por direito.Na verdade todos nos somos capazes de conseguir uma bolsa mas nao adianta nada se preparar anos e anos para quano estiver prestes a conseguir descobrir que a sua vaga foi cedida para um cotista.
Catia Francisca da silva
Serie:2´ano
turma:A

diane ferreira disse...

Acredito que além de polemicas ,hávera muitos conflitos
entre ambos pois a mesma forma que os brancos tem o direito de conquistar sua vaga através da sua capacidade ,qualquer outra pessoa indendente de ser índio,branco,ou negros,tem o mesmo direito de conquistar além,da cor a efisciÊncia nos estudos ,no mercado de trabalho iclusive de ter o mesmo direito em vagas nas universidades e em qualquer planos e objetivos.Então no meu ponto de vista tudo isso só causará ainda mais confitos entre todos

luiz fernando disse...

Na minha opiniao os negros nao deverião ser beneficiados porque os negros assim como os brancos tem a mesma capacidade,ate porque os ensinos das escolas publica nao priorisa ninguem, então o que e passado pra os Brancos e a mesma coisa que e passada para os negros.Então se o ensino medio e o primeiro passo para a faculdade negros e brancos estao preparado da mesma forma. Luiz Fernando
serie:3°ano
turma:B noturno

cristiane disse...

Na minha opinião mesmo com as cotas raciais vai ser dificil acabar com o racismo ,e pode acontecer lguns conflitos entre sociedades de diferentes raças.Pois as pessoas devem lutar para conseguir o que querem, pois todos tem capacidade de aprender cada vez mais e se conseguem o que querem deve ser pelo seu proprio esforço. E pode acontecer de pessoas que se esforçam mais perderem sua grande chance de entrar em uma faculdade , por causa das cotas raciais.
NOME: CRISTIANE FERREIRA BARBOSA
SÉRIE: 1° A

Mariana Barreto disse...

Na minha opinião,as Cotas Raciais ajudam os negros,mais nas fculdades os negros como sempre são os mais rejeitados e os brancos não.Nas faculdades as vagas são sempre para os que tem mais capacidades;mas os negros tem a mesma capacidade que os brancos.Ai que vem a descriminação pensam que os brancos tem mais capacidade que os negros,mas na verdade os negros podem ser tão bons quantos os brancos.

Aluna:Mariana Barreto
Serie:1°ano
Turma:B
Periodo:Noturno

cris disse...

cristane_h_ta@hotmail.com
No meu ponto de vista o lance do governo com a cota racial, só vai fazer aumentar mais ainda o preconceito entre pessoas com a mesma capacidade mental.
Outra opinião é que isso acaba sendo injusto com pessoas que se matam de estudar, e depois perdem a vaga para uma pessoa que não fez esforço para passar na prova, pois, ja sabiam que iriam entrar na universidade de qualquer jeito. As pessoas estão substimando a capacidade dos negros, indios e pardos..
E que divida é essa que a gente tem que pagar? meu,eu não estava no apartheid e tambem ñão o causei...
Cristiana da S. O. 2ºc

Anônimo disse...

Ao meu ver sobre essa questão das "Cotas Raciais nas universidade",só faz crescer mais o racismo que axiste no Brasil que não é pouco,hoje o pessoas que vive numa siciedade só avalia uma pessoa para um mercado de trabalho ou ate para entra em uma faculdade pela aparência e principalmente pela cor,eu acho que cor não importa se é negro,branco,rosa, o que importa é que todos somos iguais a mesma capacidade e força de vencer e de ser alguem na vida que o branco tem o negro tambèm tem,é por sermos iguais que todos nós temos o direito de uma oportunidade em um faculdade independente da cor que temos.


Denyse Ferreira Carvalho
Série: 3ºAno
Turma: A

Anônimo disse...

Meu ponto de vista,
Sobre as cotas raciais e que cada vez que as pessoas comentar com pessoa de cor negros ou pardos ou ate mesmo com os índios iram se sentir ofendido, pois isso seria um tipo de humilhação, só por que os brancos podem ter mais recurso na sociedade pela sua cor com certeza isso vai fica com o destino muito grande, cada vez que o governo aprova,
uma lei ou regra querendo ajudar as pessoa de cor negra ou parda, não adiantara nada, pois isso aumenta o preconceito no Brasil, o certo seria todos entra num acordo com branco e negro ou índios. Só porque uma pessoa e de cor ou raça diferente ela não pode cursar uma universidade, não e porque o branco tem essa cor que ele vai obter mais valor na sociedade.
Minha conclusão e que se não tivesse tanto preconceito no Brasil essa polemica que existe há tanto tempo iria acabar sem nem um problema.

Ellen bizzo dos santos
Serie: 1º Ano
Turma: “C”

Gean disse...

Bom as cotas raciais é um assunto polêmico, pois onde foi provado que a capacidade de raciocinio de negros e indios são menores que a de brancos, cotas racias foi criada pra que alunos negro , indios etc, entrassem em universidades federais com mais facilidade, sera que ao fazerem issuh eles não estão subestimando o conhecimento dessas pessoas, e para as pessoas brancas issu tambem não é uma falta de consideração, pois todos estão la lutando para consiguir uma vaga nas universidade, bom com esse projeto os deputados demonstram uma falta de consideração tanto para negros e indios como para brancos . Para que esse problema que gera varios debates entre grupos de etinis diferentes seja liquidado de uma vez, é preciso que os direitos sejam iguais , Brancos ,negros e Indios lado a lado provando que não são diferentes pelo ton da pele mais iguais pelo isforço que apresentaram para que alcançassem o topo com dignidade.



Email: gean_jipa93@hotmail.com

Nome: Gean Carlos Neves Rodrigues

Série : 2°

Turma : 'B'

Pablo disse...

O sistema de cotas é, de certa forma, um sistema preconceituoso, pois existe acepção de pessoas pela cor da pele. Achei totalmente injusto o caso do estudante do RS que perdeu a sua vaga para um negro após ter se esforçado tanto em seus estudos. E como foi citado no texto, esse sistema de cotas que tenta combater um preconceito, cria outro.

Klerenn disse...

FRAN:De certo modo a lei tem razâo,mas a que eu nâo concordo é que os outros fiquem sem a chance de entra no curso superior.A conclusâo de Renato Pedrosa é certa,pois de que adianta dar a chance ao pobre se ele nâo pode te um bom desenpenho no periodo do curso.Pelo fatodo rascimosde cores ,classe social e etc,nâo pode hacer injustiça,todos temos iguaisdireitose obrigaçoês.A raça nâoé,e nunca devera ser a base sólidapara legislas.Os negros,os pardos e os indios tem sim enormes motivos para ingressar-se em um curso superior e essa chance que lhes foi dada é muito legal e aproveitativa,só que os brancos pobres como é que ficar,eles sâobrancos,mas pobres,e vâo fazer o que para ganhar as suas vagas.Já existe casos de perdas de vagas de alunos que estudam tanto ,entâo que razâo tem as cotas?
Existe tambem aqueles que fazem o vestibular apenar por um empurrâo dos pais,e ganham a vaga sem a real vontade de fazer o curso,e um outro que faz o vestibular ,passa e nâo tem a chance que queria para se inovar no futuro.


FRANCIELE PEREIRA TEODORO
SERIE:3°ANO
TURMA:"A"

Klerenn disse...

DAIANY:
Concordo com a lei,sim temos que ter mais chances de entra na universidade federal ,só que eu acho que todos temos direitos igual tanto ricos,pobres brancos,negros enfim todos temos que nos esforçar para conseguir seu objetivos eu estudo e passo,mais nâo consigo pois o meu colega nâo tirou uma media rasuavel como eu,e somos igual nâo temos condiçôe,somos alunos egressos a diferenças é eu sou pardo e ele é indio,isso tem que mudar.Tmbem a questâo de que apenas os negros,pardos e indios terâo essas chances,pois havera outro precisando da vaga e nâo terâo ate mesmo com as melhores intensôes.Isso nâo tem tantas vantagens,a lei é boa e justo mas nâo para todo.A cor ,a raça e a classe social,nâo muda em nada.


DAIANY PEREIRA TEODORO
SERIE:1°ANO
TURMA:"A"

andressa disse...

O Brasil está querendo consertar um erro com outro erro, pois assim como é preconceito descrimi8nar os negros índios, também é preconceito descriminar os brancos, pois cedendo 50% das vagas para negros índios e pardos e deixando eles concorrem os outros 50% seria uma injustiça para os brancos, os negros e índios sairiam na vantagem, que lei é essa de igualdade para todos sendo que uns tem mais vantagens e outros não.
O melhor geito de solucionar esse problema é, cotas sim, mas, não 50% um valor de no Maximo 10 à 15%, ai seria mais justo e solucionaria o problema todo.
no entanto não é desculpa ser negro ou índio ou podre para estudar, pois quem quer arruma um tempo para seu estudo, por isso existem escolas e bibliotecas publicas para aqueles que não tem condição estudar em uma escola particular e nem adquirir livros para seus estudos.
"igualdade para todos"
Aluna: Andressa Gomes Paz
3º "A".

cristiane disse...

Acredito que além de polemicas ,hávera muitos conflitos
entre ambos pois a mesma forma que os brancos tem o direito de conquistar sua vaga através da sua capacidade ,qualquer outra pessoa indendente de ser índio,branco,ou negros,tem o mesmo direito de conquistar além,da cor a efisciÊncia nos estudos ,no mercado de trabalho iclusive de ter o mesmo direito em vagas nas universidades e em qualquer planos e objetivos.Então no meu ponto de vista tudo isso só causará ainda mais confitos entre todos
aluna:Diane Ferreira Barbosa
Série;2°b

Valéria Montelo disse...

A questão de que Brancos, Negros, Pardos, Índios possuem a mesma capacidade de raciocínio isso é Óbvio. O que não dá, é corrigir em um ou dez anos um erro que vem se repetindo á mais de séculos, que o racismo e o preconceito existem e sempre existirá isso é fato.
Se hoje em dia já é difícil passar em uma Universidade publica imagine com essa “Lei” sendo aprovada, beneficiando uns e prejudicando outros. Somos estudantes e sabemos que se há um “jeito fácil” de se passar, seja na escola ou na Universidade não vamos nos interessar em estudar, imagine se temos 50% de chance em sermos aprovados, eles acham mesmo que iremos querer estudar??? É óbvio que não, sendo assim, continuaremos a tirar notas baixas com a certeza de que entraremos em uma universidade não por mérito, mas sim pela cor ou etnia.



Valéria Montelo

3º B

JESSICA DOS SANTOS disse...

Meu ponto de vista, o racismo, o preconceito contra pessoas negras ou indios ja deveria ter acabado a muito tempo, os racistas que discriminan essas pessoas discriminan a si proprio pois somos todos iguais. Essa lei que seria votada no senado não deveria nem existir se cada um fizese a sua parte contra o racismo mas não so o racismo contra as cores ou etinias mas tambem contra qualquer preconceito desde que se relacione com onfenda as pessoas de modos diferentes. isso tem que mudar mas até essa lei começa ser exigida muitos ainda vai sofre com essa descriminação...

MAIYCON SOARES 2ªANOB disse...

NOS HOJE EM DIA VIVEMOS EM UM MUNDO QUE É CHEIO DE PRECONCEITO, O PRECOCEITO RACIAL ENTRE AS PESSOAS DE CORES DIFERENTES VEM ALMENTANDO CADA VEZ MAIS, AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EXIGE ATENÇÃO PARA ESSE PROBLEMA RACIAL. SE DISCRIMINAMOS ALGUEM ESTAMOS NOS DESCRIMINANDO NOS PROPRIOS POIS SOMOS DECENDENTES DE UM SO PAI INDEPEMDENTE DE QUE SEJA NEGRO OU BRANCO. MUITOS ACREDITAM QUE OS NEGROS SÃO ENCAPAIS DE CONSEGUIR ALGO DE TAL PODER UM EXEMPLO DISSO E O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS QUE ENFRENTOU PRECONCEITOS MAS CHEGOU ATÉ AO PODER MOSTRANDO QUE COR NÃO DEFINE A INTELIGENCIA OU CARATER DE NINGUEM. RACIAL

Anônimo disse...

vagliane

Todos nós passamos por obstáculos na vida para atingir nossos objetivos,somos:negros,brancos,etc. Mas somos todos iguais, o racismo está atigindo cada vez mais o espaço brasileiro e que nos deixa a indesejar.No meu ponto de vista Cotas Raciais não vai resolver este grande problema, pois este problema manchado nos coração dos racistas.


vagliane pereira
Série: 3°Ano
Turma: A

tatiane disse...

Para mim as cotas raciais so fazem almentar o preconceito.
O governo tem que entender que a capacidade entre negros e brancos sao iguais,e o que vale e o esforço e nao a cor.
Independentemente de raça ,seja qual for sua cor estudantes que concluirem o ensino medio,possui o direito de concorrer a uma facudade.

NOME:tatiane silva
SÉRIE:2°Ano
TURMA:A

Elisangela disse...

Na minha opinião as cotas raciais só almentariam o preconceito racial por que as pessoas deveriam entrar na universidade pelo fator aprendizagem e não por serem negros ou índios, um aluno estuda anos e anos para ingressar em uma universidade e quando está finalmente pronto, perde a vaga por causa de um cotista, eu acho que negros, brancos e índios devem ser tratados de maneira igual e não fazendo parecer que negros e índios não têm capacidade de conquistar uma vaga em uma universidade pelo seu próprio esforço e força de vontade e além do mais as cotas raciais iriam gerar conflitos entre os alunos gerando brigas e até mortes em atos desesperados por uma vaga.

Elisangela de S.O.

série: 1° "A"

willy raphael disse...

As cotas raciais nao sao culpas dos governos mais das pessoas que estudada nas universidade que querem fazer trodi com os brancos negros e indios ,a nossa colega andressa comentou que é culpa do governo,nao se fosse culpa do governo ele noa tinha colocado prouni universidade para todos e muitos mais progama que benifecia as pessoas de baixa renda como meia bolsa de estudo,as cotas raciais sao culpa de pessoas que quer ser mais do que as outras pessoas demostrar poder e altonomia todas as pessoas tem direito e dever de entra e exexer um universidade no brasil e no mundo o preconceito vem dos seres humanos no do poder politico

Anônimo disse...

No meu ponto de vista,as "cotas racias"aumenta mais a desigualdade.Nao ha diferença entre brancos,negros ou indios, somos todos iguais, e temos a mesma capacidade de aprendizagem.É um absurdo, pessoas estudarem durante anos, e ter uma ótima nota no vestibular, perder para um cotista que tirou uma nota menos favorecidas.O governo com essa lei de 'cotas racias' esta aumentando ainda mais o racismo, desmoralizando a sociedade, somos todos ser humanos e devemos ser tratados com respeito.


Taynã de Oliveira
Serie: 3° ano
turma:B
noturno

kassieli disse...

No meu ponto de pensar as cotas racias aumenta mais o preconceito entre os governo e as pessoas importante acredita que os negros ou indio não tem capacidade pra fazer uma faculdade ou putra coisa com seu proprio esforço.
Mais apesar de tudo os negros pardos brancos indios todo somos iguais em tudo por que todos tem um objetivo todos somos capazes de conseguir algum.
Mais a raça ou a cor não que dizer nada e sim o careter da pessoas e sua habolidade em conseguir .
Por tanto acredito que essa cotas raciais só aumenta mais os preconceito ao invés de ajudar acabar com isso....
kassieli cipriano
2º ano C

kassia disse...

Na minha opinião ser racista é discrinar acima de tudo a si mesmo por que quem é racista não é feliz não tem amor no coração e nem ao proximo.
Mais só que, um branco, preto,indios todos tem um objetivo na vida dependendo da cor e esse objetivo é ser alguém na vida fazer faculdade trabalhar namorar casar ter filhos e acima de tudo ser feliz em primeiro lugar sem racismo.
E no caso de cotas raciais só aumenta mais o preconceito contra as pessoas, mais que sofre mais é os negros e indios.
kassia cipriano
1º C

Anônimo disse...

O meu ponto de vista as Cotas Raciais e que os negros deve ser tratado igualmente como os brancos e também não concordo que os negros perdem sua vaga na universidade eu acredito que os brancos e os negros sao todos iguais.
Eu acredito que Cotas Raciais não vai ser mudado porque o gorveno apoia este raciais
este foi o meu ponto de vista.

Nome:Jéssica Naiara de Aredes
Serie:2 B

Anônimo disse...

De acordo de como tudo se formou,ou seja,da maneira de como está sendo avaliado,as cotas raciais podem vir a prejudicar inúmeras pessoas.Na minha opinião,por exemplo,"um aluno estuda muito para obter uma excelente nota e,quando recebe a notícia que teve um bom desempenho,fica triste ao mesmo tempo,pois um aluno que nem quer se preparou direito,ocupou sua vaga,pois em relação as cotas raciais ele tem direito garantido de entrar na universidade.Por trás disso tudo,existe muito preconceito.Por, essa razão não sou a favor das cotas raciais nas universidades federais brasileiras.Se o senado não aceitar a proposta,todo mundo vai ter que competir de igual para igual,sem essa de cotas raciais.Porque,somos capazes....

Vanderleia Dos Santos

Série:3º

Anônimo disse...

Não acho bom esse projeto, pois as pessoas deveriam dar vagas nas federais para os alunos que tenham boas notas e não olhar a cor da pessoa, pois a cor não muda a inteligencia de ninguém. A maioria dos pobres são negros, pardos e índios, mas isso não quer disser que não tenha brancos pobres.
Se as vagas das federais fossem dadas aos pobres seria menos problemático do que aquele que gira em torno de raça.
Esta errado definir quem tem direitos a vagas com base a cor da pele, isso na minha opinião é uma injustiça.
Aluna:Elisane gomes avelino
Série;2°ano
Turma:C

walison disse...

Meu comentario em relação as cotas raciais no brasil é o seguinte,isso não deveria esistir tanto porque para mim cotas raciais é um tipo de abuso ou discriminação a maioria das pessoas que sao,os negros afrodecedentes os indios e outras series de raças.
No entanto todos deveriam ser devidamente igual a todo mundo indepedente de cor ou raça do individuo
todos deverian faser provas sen as cotas raciais tanto porque ninguem é diferente de ninguen...

ass:Walison Cordeiro da Silva
Serie:1º
Turma:c

Anônimo disse...

No meu ponto de vista,

As Contas Raciais só vão aumentar o racismo na sociedade.
Não é justo que julgue a capacidade de um aluno somente pela cor da pele. A mesma capacidade que um aluno de cor branca tem é a mesma de um com cor mais escura.
Essa lei só vai fazer a sociedade ter mais preconceito e fazer com q cresça cada vez mais a divisão sociais.
As universidades federal foram feitas para os alunos da rede publica,(independente de cor, raça ou religião)terem uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
Temos de ficar atentos pra que o nosso pais não vire um caus por causa do preconceito racial.
A diferença quem faz é a gente.


NARA NÚBYA LAASS
ano:3°
turma: "A"

Anônimo disse...

No meu ponto de vista o programa de cotas por um lado é excelente para as pessoas que sofrem o racismo e o preconceito,mas pelo outro lado não, porque mesmo que os cotista tire uma nota baixa ele engressa assim mesmo na universidade,eu acho que cada um tem os mesmos direitos e capacidade tanto brancos como negros,mas a camara acha que os negros não são capazes de entra em uma universidade pela sua própria determinação e pelo seu esforço e apredizagem,se o governo não parar e pensar vai cometer um grande poblema para outros estudantes que forem atráz de uma tão esperada vaga em uma univesidade federal.

SANDRA P. DE LIMA
ANO:3°
TURMA:A

dayane disse...

BOM MINHA OPINIÃO SOBRE ESSE TEXTO, É QUE AS COTAS RACIAIS SÓ VAI FAZER TER CADA VEZ MAIS PRECONCEITO ENTRE OS BRANCOS E OS NEGROS.
É INACREDITÁVEL SABER QUE SÓ POR CAUSA DO RACISMO MUITOS ESTUDANTES,NEGROS OU ÍNDIOS ESTÃO SENDO DEIXADO PARA TRÁZ.
EU ACHO QUE NÃO DEVERIA EXISTIR COTAS RACIAIS, POR QUE A DESIGUALDADE ESTÁ PRESENTE NA COR E NÃO NA APRENDIZAGEM DE QUALQUER PESSOA.
MAS ACREDITO EU QUE UM DIA O BRASIL VAI MUDAR E NÓS JOVENS QUE SOMOS O FUTURO DO BRASIL, TEMOS QUE COMEÇAR A MUDAR ISSO...

DAIANE SILVA DE LIMA 2ª "A"

Anônimo disse...

No meu ponto de vista não é dando simplesmente vagas para negros, pardos e índios que teremos mais alunos interessados ou profissionais capacitados no mercado de trabalho. Sou a favor de que sejam criadas mais vagas para alunos de baixa renda que não tem condições de pagar uma faculdade e que estes consiguam notas suficientes para entrar em uma faculdade.Como foi dito em uma frase, essas as Cotas só aumentariam o racismo porque estariamos sendo estimulados a ser preconceituosos.Todos temos capacidades e se quizermos e pensarmos "eu sou capaz,vou conseguir, vou lutar para conseguir uma bolsa" com certeza conseguiremos, então acho que não é preciso essa de 50% para negros, pardos e índios, mas sim 50% para aqueles que querem fazer uma faculdade e que não tenham condições de pagar uma.


Claudia Simone Rosa Sampaio
Série: 2° Ano C

Anônimo disse...

O projeto de reserva de 50% de suas vagas a eqressos a escola publica, e uma boa ideia,mas nao o projeto em si,porque estao sendo racista na questao de acharem que por causa da cor ou pobreza que nao temos capacidades de aprender como quarquer um que estudou em escolas pagas.

E Elisangela t.barbosa.
Série:2º ano C

Anônimo disse...

Na grande maioria os negros sempre saíram no prejuízo,por causa do racismo,mas na minha opinião eu não concordo com uma parte.Eu acho que para entrar em uma faculdade,os direitos deveriam ser iguais para todos,eu acho que aqueles que obtessem as melhores notas nos vestibulares deveriam ocupar as vagas de uma faculdade.
Não é certo, que haja um número limitado de vagas para os índios ou negros, porque pode acontecer de essas pessoas tirarem menores notas do que as pessoas de cor branca nos vestibulares,se todas as melhores notas for de pessoas de cor branca então só eles deverão ocupar as vagas de uma faculdade,mas se todas as melhores notas for de pessoas da raça negra ou índios então só eles deverão ocupar as vagas da faculdade.

Willian Gonçalves da Costa
série:2°ano
turma:A

Anônimo disse...

O que entendi que foi votado no senado o sistema raciais nas 55 universidade brasileiras a instituição que ira ficar obrigada a reservar 50% de vagas para alunos das escolas publicas independentes de rasas(negros,pardos e índios).Serão beneficiados e terão um números de vagas garantido em cada estado.
Esse projeto tem objetivo de ser justo com
todos, e ampliar qualquer tipo de rasas, em especial os mais pobres,por que tem poucas ou quase nenhuma chance de entrar numa universidade e com projeto terão mais oportunidades.
ALUNA:Rosiane Liberato Caetano.
Série: 1C.
PROF: João Gouveia.

Anônimo disse...

A maioria das universidades só aceitam pessoas de escolas que são pagas,ou seja aquelas que muitos pagam e só fazem o querem.
Esses 50% de vagas que são liberadas para as escolas públicas ajudara muita gente,porque muitos negros e índios são excluidos desse meio de estudo.
O papel das universidades é, desenvolver um tipo de conhecimento para as pessoas.Se essa lei for aprovada,metade dos alunos novos só terá acesso usando como ingresso de entrada um vago conceito sobre o que é raça.
Uma coisa que eu acho errado é definirquem pode e quem não pode entrar nas universidades,um exemplo disso foi que dois irmãos gêmeos,apenas um deles foi aceito , outro exemplo foi um gaúcho chamado Getulio Ost, mesmo ele tendo boas notas não conseguiu uma vaga, ou seja nesse meio está havendo muitas injustiças.

Hualas Nogueira dos Santos
Série:2°ano
Turma:"C"

Anônimo disse...

Devemos almejar um Brasil no qual ninguém seja discriminado de forma positiva ou negativa, pela cor ou raça: que se valorize a diversidade como um processo vivaz que deve permanecer livre de normas impostas pelo Estado a indivíduos que não necessariamente querem se definir segundo as opiniões. Nos precisamos de um país no qual as escolas eduquem as crianças pobres, independentemente da cor ou raça, dando-lhes oportunidade de ascensão social e econômica; no qual as universidades se preocupem em usar bem os recursos e formar bem os alunos seja qual for suas necessidades.

Geiciane cristina

3°B

Anônimo disse...

o meu ponto de vista é que sobre as cotas raciais só aumentam muito mas este preconceito , o governo acredita que os seres da cor negra que naum tem capacidade para entrar em uma iniversidade mas todo mundo consegue , é só querer isso que o govwerno esta fazendo é um verdadeiro ero com os brancos poruqe todos nos tem capacidade para isto.

Robson
1º Ano
Turma A.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista a cotas raciais nas universidades pela cor,e pelo grau de recursos financeiros tanto pelo branco e pelo negro, é errado pois somos todos iguais tanto o pobre negro como o pobre branco como os ricos das duas cores estudao muito para entrarem com muito esforço numa faculdade e quando são aceitos são descriminados por muitos riquinhos que muitas das vezes só estão lá por causa de seus pais que paga uma fortuna e mesmo assim eles não são mais inteligente do que os que entram lá com muita dificuldade pelo contrario esses sim sabem muito pois estudaram para isso.

ARIETTE DE SOUZA
SERIE 1º C

Anônimo disse...

Bom o que eu entendi do texto é que hoje em dia muitas pessoas foram impedidas
de entrar em universidades por causa do seu perfil escolar. Vendo isso o senado aprovou que as universidades dveriam reservar 50% das vagas para alunos das escolas publicas, e tambem para negros,pardos e índio e especialmente para pessoas que não tem condições. Ainda bem que muitas universidades usaram esse meio para uma educação melhor,e um melhor aproveitamento escolar.
ALUNO:Luciene Camila Rodriguês
SÉRIE:1°ANO
TURMA: C.

Anônimo disse...

Meu ponto vista é que, todos somos iguais independente de cor ou raça todos devem ser aceitos nas universidade por que racismo não tá com nada hoje em dia, oque realmente manda é a inteligencia e capacidade de aprender de cada um, tanto negro quanto branco.
Alias tem tantas pessoas que já tem um futuro garantido que são aseitos faciomente, já outras que não tem nem chance de faser um vertibular ,corso,etc em fim acho que todos que reaumente se enteresão deveriam ter uma chance de engressar na faculdade que se encaixa melhor sem preconceito ou racismo de forma nem uma.


Weverson Miller
série 1°ano
turma A

Anônimo disse...

No ponto de vista, as Cotas Raciais ,com esse preconceito vão ainda aumenta com o preconceito de negros, pardos e indios eles pensam que nós não tem capacidade de estuda em uma universidade, nós estudamos o ano todo para chega o final de um ensino medio e ter uma noticia que nóis negros, pardos e indios não podemos estuda em um faculdade,para um negro entra em uma faculdade tem que em frenta a desiqualdade do rascismo, então a cotas raciais vai aumenta ainda mais o rascismo.

Cássia Martins
serie 1º c

jeffersom 3 b disse...

acredito que cotas raciais nas universidades não deverian existir pois a pessoa so ten direito a entrar numa faculdade se realmente merece e não por sua classe,cor ou estado.pois é uma falta de consideração com aqueles que se esdorçan pra chegar em uma faculdade não poder entrar por que uma pessoa so por que se declara ser negro. ter o "previlégio" de uma bolsa não por merecimento próprio. acho q so deveria entrar na faculdade quem realmente tivesse mesmo o merecimento por suas notas e não pela cor de sua pele.

SUELY disse...

O MEU PONTO DE VISTA É QUE EU NÃO ACHO JUSTO ESSA QUESTÃO DAS COTAS RACIAIS.POR QUE SE UMA PESSOA ESTUDA,TIRA NOTAS OTIMAS É PORQUE ELA TEM UM SONHO É QUER REALIZÁ-LO. MAS QUANDO ESSA PESSOA ESTÁ PERTO DE ENTRAR EM UMA FACULDADE,VEM O GOVERNO E ACABA COM ESSE SONHO SÓ PORQUE ESSA PESSOA É "NEGRA".
EU PENSO ASSIM SE UM "BRANCO" TEM CAPACIDADE DE FAZER UMA FACULDADE, PORQUE O "NEGRO" NÃO TEM?
O GOVERNO TEM QUE ENTENDER QUE OS NEGROS E BRANCOS SÃO IGUAIS SO MUNDAM O ESFORÇO QUE ELES TEM DE REALIZAR O SONHO DELES...




SUELY DE PAULA MENEZES
SÉRIE: 1° ANO
TURMA: B

Anônimo disse...

Minha opinião e que ....todos nos somos iguais,nao importa cor,raça ou religiao.o que vale e a pessoa ser esforçada para conseguir realizar seus sonhos.todos nos temos a mesma capacidade ,e com as cotas raciais so fazem aumentar mais ainda o preconceito.

Anônimo disse...

Minha opinião e que ....todos nos somos iguais,nao importa cor,raça ou religiao.o que vale e a pessoa ser esforçada para conseguir realizar seus sonhos.todos nos temos a mesma capacidade ,e com as cotas raciais so fazem aumentar mais ainda o preconceito.

Anônimo disse...

ola

Anônimo disse...

Na minha opinião, sobre as univercidades: q eles não deixam entrar negros e nen indios, eu não concordo, por que isso é racismo,
mas tem univercidades que deixam entrar mais quando entra um negro nenhum aluno, que já estuda lá quer fazer amizade com ele.Isso sempre aconteçe.
No EUA não tem tanto racismo como no Brasiz, por que até o presidente Barack Obama de lá é negro, ele ganhou de um branco.Então isso quer dezir que pra eles não importa a cor da pessoa , mais sim ocater. E ser menos raceista com as pessoas.
No texto, eu encontrei um trecho muito importante que dizia assim:o Brasil é um país racista? e na minha opinião, eu acho que é sim, porque o Brasil é jeio de polémica, sobre o racismo.
E com a nova lei o Brasil vai ser menos racista.E espero que sim, e com isso o Brasil não vai ter tantas polémicas.


aluna: Cintia Santana
série: 1° "c"

Anônimo disse...

Na minha opinião, sobre as univercidades: q eles não deixam entrar negros e nen indios, eu não concordo, por que isso é racismo,
mas tem univercidades que deixam entrar, mais quando entra um negro nenhum aluno, que já estuda lá quer fazer amizade com ele.Isso sempre aconteçe.
No EUA não tem tanto racismo como no Brasil, por que até o presidente Barack Obama de lá é negro, e ele ganhou de um branco.Então isso quer dizer que pra eles não importa a cor da pessoa , mais sim o caráter. E ser menos racista com as pessoas.
No texto, eu encontrei um trecho muito importante que dizia assim:o Brasil é um país racista? e na minha opinião, eu acho que é sim, porque o Brasil é cheio de polémica, sobre o racismo.
E com a nova lei o Brasil vai ser menos racista.E espero que sim, e com isso o Brasil não vai ter tantas polémicas.


aluna: Cintia Santana
série: 1° " c"

Magno 2º B disse...

Eu acredito que as cotas raciais é um absurdo pois,com elas só aumentam mais as separações entre raças ou até mesmo entre as classes sociais.
Portanto eu acredito que essa lei que está para ser revigorada não irá acabar com o racismo e sim aumentar ainda mais o preconceito dos brancos com as outras etnias pois eles irão pensar que esse 50% de vagas garantidas não ira benefici-los em nada e que os negros estaram indo para as universidades não pelo seu próprio esforço e e sim por ter vagas garantidas perante a lei.

Orlando 2º B disse...

No meu ponto de vista essa lei divide muitas opiniões por um lado ela ajuda muito quem não tem recursos para ingressar em uma faculdade, mas por outro lado o racismo vai aumentar pelo fato de que os negros, pardos etc serão ajudados o que pode causar um certo racismo o certo deveria ser que esta lei não fosse aprovada e que os alunos passasem com seus próprios méritos e que a discriminação entre os alunos não existisse.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, as cotas raciais não deveríam ser legalizadas, pois não é justo que estudantes brancos e orientais estudem e se esforcem tanto para conseguir uma vaga em uma universidade federal e mesmo passando perdem essa oportunidade para um aluno negro, pardo ou índio que nem ao menos tenha se esforçado para conseguir a vaga.
O defensores das cotas acham que esse é um meio de "homenagear" talvez os escravos que tanto sofreram, mais isso não valerá de nada, pois a escravidão ocorreu há dois séculos atrás em 1888, não há mais nenhum escravo daquela época vivo. Hoje a situação é bem diferente, a educação é oferecida a todos da mesma forma e esta melhorando cada vez mais nas escolas públicas. E ainda mais, com a implantação das cotas raciais só vai gerar ainda mais preconceito.
Negros, brancos, pardos, indios, orientais, enfim a todos nós são disponibilizadas educação gratuita de boa qualidade sim, e a todos nós são ensinadas da mesma forma independente de raça, mas a única diferença é que quando o aluno deseja cursar uma universidade federal uns estudam e se empenham mais que outros, então a classificação para a ingressão de um aluno na faculdade deve ser medida pela sua capacidade de inteligência e não pela sua cor.

Maheli Lorena da Costa Silva
Série: 3º
Turma: A

Anônimo disse...

Vivemos em um país onde a desigualdade social e racial andam lado a lado, não creio que pessoas possam ser definidas por cor racial, pois somos iguais e já que vivemos em um pais de “justiça”, não podemos ser divididos ou até mesmo ter benefícios para poder entrar em uma universidade já que somos iguais e temos a mesma capacidade de conquistarmos nossos objetivos e sonhos.
Em questão a cotas raciais, trazendo o benefício aos negros, índios e pardos, será que até mesmos os nossos governantes estão sendo preconceituosos, pois criam uma lei diferenciando uma pessoa por cor e raça, assim acaba deixando os mesmos incapazes de obter o sucesso através de sua capacidade e assim acabando com os seus próprios méritos.


ELVIS DE OLIVEIRA GODOI
Série: 2º ano
Turma: B

ELVIS DE OLIVEIRA disse...

Vivemos em um país onde a desigualdade social e racial andam lado a lado, não creio que pessoas possam ser definidas por cor racial, pois somos iguais e já que vivemos em um pais de “justiça”, não podemos ser divididos ou até mesmo ter benefícios para poder entrar em uma universidade já que somos iguais e temos a mesma capacidade de conquistarmos nossos objetivos e sonhos.
Em questão a cotas raciais, trazendo o benefício aos negros, índios e pardos, será que até mesmos os nossos governantes estão sendo preconceituosos, pois criam uma lei diferenciando uma pessoa por cor e raça, assim acaba deixando os mesmos incapazes de obter o sucesso através de sua capacidade e assim acabando com os seus próprios méritos.

ELVIS DE OLIVEIRA GODOI

Série: 2º ano
Turma: B

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, as pessoas devem ter direitos iguais, as vagas na faculdade deveríam ser igualmente destribuídas, ou seja, quantidades iguais para todos os tipos de raça, até porque todos tem a mesma capacidade de raciocínio, todos são capazes independente de cor ou raça.
Não aho que os brancos mereçam mais que os negros, ou índios, tudo depende da vontade de aprender e querer ser alguém na vida.
Nós vemos hoje no país em que vivemos, as pessoas fazendo propagandas e protestos para acabar com o preconceito, mas como o preconceito vai acabar se as pessoas se tornam cada vez mais individuais e mesquinhas???
As cotas raciais, para mim é um grande preconceito porque querendo ou não algumas pessoas são mais previlegiadas que outras.
Enfim, vivemos em um país democrático, no qual as pessoas para se dar bem na vida e nos estudos, para garantir uma carreira profissional precisa "ralar" muito, pois a concorrência está cada vez maior, isso significa que é mais um motivo para as pessoas correrem atrás de seus direitos e vencer essa "guerra" contra a desigualdade!!

Vanessa Andretta Fagundes
3º A

Paloma Franciele disse...

Percebemos que as cotas raciais servem para aumentar cada vez mais o nível de preconceito e desigualdades sociais.Não devemos ser avaliados pela cor e sim por nossa capacidade.Essas cotas demonstram um alto índice de injustiça no país.Segundo a Constituição," todos somos iguais perante a socidade",mas essas cotas contradizem com o que diz a Constituição.As própias pessoas de raça negra estão se descriminando ao aceitarem essas vagas.A inteligência é o fator determinante para avaliar a capacidade de uma pessoa.


Paloma Franciele Silva de Souza
Série:1ºAno
Turma:"A"

Anônimo disse...

na realide
nos praticamente nao temos
comando sobre as faculdades isso e o mair mreconceito de todos aqui no Brasil por que so somos estudamtes e so queremos estudar
para ser auguem na vida
mais mesmo assim ainda tem gente
que nao liga para isso
e impoem regras para nos podermos entrar na faculdade isso nao deveria se chamar cotas e sim racismo.

Agenor macario
1°ano
turma "B"

Anônimo disse...

BOM EU ACREDITO QUE COM AS COTAS RACIAIS OS NEGROS PODERAO SER MAIS BENEFICIADOS QUE PESSOAS DE OUTRAS ETNIAS EM ALGUNS PONTOS,POIS NO TEXTO DIZ QUE AS PESSOAS NEGRAS PODERAO IR PARA UMA UNIVERSIDADE MESMO SE NO VESTIBULAR SUAS NOTAS NAO FOREM BOAS,ASSIM ELAS ENGRESSARAO EM UMA FACULDADE NAO POR SEUS ESFORÇOS, MAS SIM PELA COR DA PELE.E ISSO PODE OCASIONAR ALGUMA INJUSTIÇA CONTRA PESSOAS DE COR DIFERENTE.
DAIANE B. PEREIRA 2 ANO A.

Anônimo disse...

Na minha opinião as cotas raciais não deveria existir,pois isso faz com que as pessoas se sitam de certa forma ineriores ,com o seguinte pensamento;''so consegui a vaga porque sou de outra cor''
Para mim isso e preconceito e nao ajuda nada a mudar o conceito de discriminação.O certo que as pessoas consigam vaga com o seu proprio suor,e nao por conta de sua cor ou classe social .
bem essa foi minha opinião .
david 3º ano noturno janete clair

Anônimo disse...

É uma questão de cidadania, que deveria beneficiar a todos, e não uma minoria! Com essa lei aprovada muitos vão se sentir injustiçados, e de certa forma com razão, pois para chegar onde estão não deve ter sido nada fácil, mas por outro lado, ajudara muitas pessoas que nunca pensaram um dia estar em uma universidade mas, desenvolvera muito mais o preconceito, que já existe!
Se essa oportunidade for garantida, trará grandes beneficios, mas tambem muitos conflitos, que no meu entender não não resolveram nada. A capacidade vem em primeiro lugar. E "essas" pessoas deveriam pensar em uma forma de nos ajudar, e não nos prejudicar. Sou contra, porque a oportunidade de entrar em uma universidade por cotas fará com que beneficiado não se preocupe em estudar, porque ele sabe que sua vaga está garantida, e essa é a mais pura realidade. Assim, o Brasil só tem a perder, e o seu desenvolvimento estará em jogo. Nós alunos, temos que vencer pelo nosso próprio esforço, ou não saberemos valorizar aquilo que temos, e tudo será perdido e em vão, o que resultará em praticamente nada.

Andressa Lourenço P.
série:3°ano
turma:"A"

deyse disse...

Bom meu ponto de vista sobre esse tema "Cotas Raciais nas universidades"é que infelizmente existe preconçeitos nas universidades,na sociedade,no mundo q vivemos.O q pareçe é que o governo do nosso país acredita que os negros não tem capacidade de estudar em uma universidade,de ter um futuro melhor de vençer na vida,pq não fazem nada pra mudar isso,todos somos iguais,apesar de algumas diferenças,somos todos humanos mereçemos o mesmo respeito na sociedade.

Deyse ferreira carvalho
série:3ºano
turma:A

Anônimo disse...

Eu acho que cada pessoa independente de ser negro ou branco deveria ir atrás de seus objetivos. Se for aprovada, essa lei vai prejudicar muitas pessoas que se esforção para conseguir o que quer. E deixa o preconceito bem amostra, ser negro nao é doença. Mas por outro lado seria bom para as pessoas que se esforçam e merece.

JÉSSICA BATISTA AUGUSTO
SÉRIE: 2°Ano C

Bruno Rodrigues disse...

É INCRIVELMENTE ABSURDO O QUE SE PROPÕE NO PROJETO DESSA LEI.
JA QUE O BRASIL HOJE LUTA TANTO CONTRA O RACISMO, E CAMPANHAS SOCIAIS ESTÃO SEMPRE DEFENDENDO QUE O DIREITO DE CADA CIDADÃO INDEPENDE DA SUA COR OU RAÇA, COMO É PREVISTO PELA CONSTITUIÇÃO, TORNA-SE ILÓGICO PENSAR EM ATRIBUIR A UM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS DIREITOS PREDESTINADOS SIMPLESMENTE PELA ETNÍA.
É PRECISO SIM, DEFENDER O DIREITO DE CADA CIDADÃO, MAS AO INVÉS DE FAVORECER PESSOAS POR SEREM NEGRAS, COM VAGAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS, DEVE-SE ESTUDAR A QUESTÃO DA SUA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NAO SÓ DE NEGROS COMO TAMBÉM DE ALUNOS DE BAIXA RENDA, ACOMPANHANDO AS OPORTUNIDADES E CONDIÇÕES DESSES GRUPOS DE RECEBEREM BOA EDUCAÇÃO.
SE OS DIREITOS DE ENTRAR NUMA ESCOLA PÚBLICA SÃO IGUAIS PARA TODO E QUALQUER CIDADÃO, E NAO HÁ DIFERENÇA NA CAPACIDADE DE APRENDIZADO ENTRE BRANCOS E NEGROS NUM MODO GERAL, POR QUE PRIORIZAR OS NEGROS?
O BRASIL NÃO PODE EXAGERAR TANTO NO IDEAL DE DEFENDER OS NEGROS A PONTO DE PREJUDICAR OUTROS GRUPOS DE ALUNOS, O QUE CERTAMENTE ACONTECERÁ JÁ ALUNOS NEGROS SERÃO INGRESSOS NA FACULDADE PELA SUA COR.
DA PRA IMAGINAR A SECRETARÍA DE UMA UNIVERSIDADE CHEGAR PARA UM ALUNO BRANCO E DIZER: "PARBÉNS, VOCÊ TEVE UM BOM DESEMPENHO, SUA PONTUAÇÃO FOI ÓTIMA MAS INFELISMENTE ACABARAM-SE AS VAGAS PARA ALUNOS BRANCOS".
QUAL SERIA A REAÇÃO DESSE ALUNO QUE DEPOIS DE TANTO ESTUDAR E LUTAR PELA VAGA, MESMO TENDO TODO MÉRITO A ELA VIESSE A SOFRER TAMANHA INJUSTIÇA?
AI SIM É QUE, MESMO QUE NAO FOSSE, SE TORNARIA RACISTA JA QUE FOI VÍTIMA DO MESMO MAL.

SE O INTERESSE DESSE PROJETO É ACABAR COM A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, COM CERTEZA NUM CASO COMO ESSE O OBJETIVO NÃO SERIA ALCANÇADO.
ORA, RACISMO É SEMPRE RACISMO! NAO IMPORTA DE QUE LADO ESTÁ.

OS NEGROS DEVEM LUTAR PARA CONQUISTAR SEU IDEAIS E NÃO SE ACOMODAREM, APOIANDO-SE NA COR DA SUA PELE.
SE BARAK OBAMA FOSSE OLHAR PARA O FATO DE SER NEGRO, TALVEZ HOJE ELE NAO SERIA PRESIDENTE DA NAÇÃO DE MAIOR POTÊNCIA MUNDIAL.

POSTADO POR: BRUNO RODRIGUES 2º- C

Anônimo disse...

Sou contra ... o certo era nao existir cota,tanto negro como branco ter os mesmos direitos, pois sao todos iguais e capazez.Com a cotas racias serao 50% vagas para alunos egressos de escolas públicas. Dentro desse universo de cotistas, negros, pardos e índios serão os principais beneficiados, pra mim direitos tem que ser iguais , com tudo isso so vai afzer almentar o preconceito.
Wellington S Darmieli.
2ºA

Anônimo disse...

Sobre as cotas Raciais. Eu não concondo, pois os direitos devem ser iguais para todos, pois se não todo o esfoço do aluno podera ser jogado fora e isso não motivara os outros alunos no futuro.

Aluno: Clebson Retamero Nunes
Série: 1 ano
turma: A

'Kary"1ºA disse...

No meu ponto de vista,as Cotas Raciais só aumentam o preconceito entre os brancos e o negros,só porque uma pessoa tem a pele mais escura que a da outra,não quer dizer que ela não tenha capacidade de passar em uma faculdade,sem a ajuda de sua raça.
Sou contra as Cotas Raciais,porque eu acho que a pessoa deve passar em uma faculdade por sua inteligência,e não pela a cor.

Não devemos ter"RACISMO"e sim;
"IGUALDADE".

Karine Vieira dos Santos
Série:1ºANO
Turma:A

Maycon disse...

Ao meu ver, as Cotas Raciais não deveriam existir, porque assim elas só irão contribuir para o aumento do preconceito entre os Universitários.
Grande parte do preconceito entre estudantes brasileiros é gerado por alunos nao brancos, por exemplo: muitos dos alunos negros que terminam o ensino médio, não ingressam em curso superior por preconceito, porque a maior parte dos alunos de Universidades são brancos, e por isso eles deixam de correr atrás. Com as Cotas Raciais facilitará a entrada de alunos negros nas universidades brasileiras, porem os negros também tem a mesma capacidade dos brancos, índios etc... Sendo assim na minha opinião, eles devem entrar por conta própria, através de muito esforço como todos os outros alunos, e não de uma forma facilitada.



By.: Maycon Moreira
Série: 3º Col.
Turma: "B"

patan disse...

na minha opiniao todas as pessoas que tivessem capacidade deveriam sim ingreçar em uma faculdade que seja indio ,negro ou branco.as pessoas devem entrar na faculdade pelo seu proprio esforço, nao por cotas raciais que as fazem parecer nao ter capacidade de aprendizagem,as cotas raciais ao contrario do que dizem faria o preconceito racial aumentar porque varios alunos ficariam indignados por estudar varios anos e quando fossem entrar em uma faculdade perdessem a vaga por um cotista.


Wermiton patah
Série:1°Ano
Turma: A

Anônimo disse...

Na minha opinião as Cotas Raciais hoje é vista de uma maneira que as pessoas vivem de uma forma separada dos demais.Por isso todos devem ter direitos iguais,e todos deviam fazer com que as pessoas olhassem para a realidade e refletir mais para saber quem são.Apesar de tudo sou contra as cotas raciais porque muitos acreditam que os negros nunca são capazes de ser alguém na vida.

juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Na minha opinião as Cotas Raciais hoje é vista de uma maneira que as pessoas vivem de uma forma separada dos demais.Por isso todos devem ter direitos iguais,e todos deviam fazer com que as pessoas olhassem para a realidade e refletir mais para saber quem são.Apesar de tudo sou contra as cotas raciais porque muitos acreditam que os negros nunca são capazes de ser alguém na vida.

30 de Março de 2009 14:34

juscilene dos santos
série:2 ano
turma:c

Douglas disse...

No meu ponte de vista, lançar projetos de cotas raciais nas universidades,só fazeriam com que umentassem bem mais o preconceito entre alunos.
Porque somos capazes de viver como qualquer um independente de cor ou raça ,porque a inteligencia ou auto nivel de aprendizagem não vem na cor ou raça mas sim na alta confiança de alcançar um objetivo seja qual ele for.
Para acabar com o preconceito não seria preciso inplantar cotas ou projeto,porque o preconceito é uma qustão de respeito,não importa a diferença entre cor ou raça que seja negro,branco,ou indio cad um de nos temos direitos de ser cidadões de bem com qualquer um

juliana disse...

Meu ponto de vista sobre as Costas Raciais,é que eu sou totalmente contra,é claro que isso está errado,isso faz melhorar a vida dos cotista e piorar a dos brancos.
Todos nós temos os direitos iguais,todos temos capacide de conquistar nossos objetivos,é claro que alguns não tem dinheiro para ter um bom estudo,mas não são só os negros e índios que passam por dificuldades,tem muitos por aí que precisam tanto de dinheiro mas nem por isso deve passar por cima que já estudou por tantos anos,para dar vaga a um que nem sabe se merece ou não a vaga.
Bom ja dei minha opnião,sou contra a Cotas Racias

Juliana de Oliveira Lima
Série: 1ºano
Turma:"A"

Anônimo disse...

Na minha opiniao essa cota racial nao vai diminuir e nem acabar com o preconceito que ainda existe entre brancos e negros. Eu acredito que isso poderia mudar sim,mas se os governantes acreditassem mais na capacidade de cada um. nome:Thiago Siqueira. 1° c

Anônimo disse...

NO meu ponte de vista,implantar cotas raciais nas universidades aumentariam bem mais o racismo entre jovens.
Porque cada um de nos temos direitos de viver como cidadões de bem independente de nossa cor ou nossa raça, porque a inteligencia e o alto nivel de aprendizagem não esta incluido na cor ou na raça do seres humanos.

Jessica Oliveira De Andrade
Serie:3º B

Douglas disse...

No meu ponte de vista, lançar projetos de cotas raciais nas universidades,só fazeriam com que umentassem bem mais o preconceito entre alunos.
Porque somos capazes de viver como qualquer um independente de cor ou raça ,porque a inteligencia ou auto nivel de aprendizagem não vem na cor ou raça mas sim na alta confiança de alcançar um objetivo seja qual ele for.
Para acabar com o preconceito não seria preciso inplantar cotas ou projeto,porque o preconceito é uma qustão de respeito,não importa a diferença entre cor ou raça que seja negro,branco,ou indio cad um de nos temos direitos de ser cidadões de bem com qualquer um

Douglas Henrique
Serie:3ºB

Anônimo disse...

A cota racial nas universidades é muito injusta, porque a inteligência não é uma coisa que se mede pela cor mas sim pela capacidade de exercela.
As universidades não deveriam pré- classsificar as pessoas pelas cores mas sim por pessoas inteligentes e capacitadas para o mercado de trabalho, asim poderiamos ter um país muito melhor.
Infelismente isso ainda existe mas espero que logo acabe pra termos um país justo.
A matéria é muito interessante e é uma coisa que com certesa deve ser discutida e resolvida.
ass: valquiria lauretti link.

Anônimo disse...

3° b

tamara disse...

É bacana esse projeto, pois dará muita oportunidade as pessoas. As cotas raciais nas universidades não é diferente, do mundo aqui fora, pois o racismo está em toda parte, mas tem lugar onde se faz necessário que esse problema venha a acabar, tal como nas universidades, pois todos nós temos a capacidade de agir, pensar e fazer tudo o que quisermos sem ser restritos de nada, ainda mais quando se trata dos estudos, onde é direito de todos. Mas como em nosso país as oportunidades são poucas, ainda mais para os negros e índios. Por isso é que merecemos que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível, pois tem muitas pessoas querendo estudar.

TAMARA 3ºB

Leandro disse...

No meu pnto de vista o que esa pra acontecer nas universidades é uma vergonha pois as pessoas perde as vagas para os cotistas só porque não negros, pardo ou indio.
isso será uma falta de respeito com a sociedade brasileira, pois eliminam os candidatos com exelentes notas para preencher as vagas com os cotistas isso é um absurdo ao estudantes.
Mas tambem entendo que é mais facil para eles entra na faculdade do que um branco pois existe muito racismo, preconceito mas tem que ser por inteligencia

Aluno: Leandro Oliveira
Serie: 3° A

Rayane disse...

Como vimos na reportagem, as vagas das faculdades vão ser 50% reservados para os negros, pardos e indios.
Mas se realmente for aprovada essa lei, vão cometer uma das maiors injustiça com os estudantes, que tem interesse de cursar uma faculdade.
Pois vai ser ridiculo para o país ver que os universitarios vão para faculdade não pela capacidade de aprendizagem mas sim pela cor.
Já pensou estudar o ano todo, passar no vestibular com uma das melhores notas e perder a sua vaga para um cotista só por que voce não é negro, pardo ou Indio.
Claro que todos nós temos q tewr direitos, indepentende da cor mas tem que ser de igual e que ganhe as vagas os melhores.
Se eles pensam que fazendo isso vai melhorar o preconceito que existe nas pessoas, pelo contrario isso só irá causar grande revolta e o aumento do preconceito nos estudantes.
Pois bem não sou a favor da injustiça, só quero que vença os melhores.

Aluna: Rayane Oliveira
Serie: 3° A

izabel disse...

Meu ponto de vista,essa cota pode criar um certo coflito,pode tirar a vaga de uma pessoa que teve boas notas e colocar um menos beneficiado. O Brasil tem seus preconceitos mais não precisa disso,para benefiar pessoas diferentes,todos tem que conseguir seus objetivos com seu próprio erforço.Essa cota só vai piorar todo mundo é igual ningeúém é diferente de ninguém,independente de raça cor ou religião todos tem direitos iguais.O Brasil só presisa acabar com o preconceito de diferenciar todo mundo,e eles acham que criando lei isso vai acabar. Izabel Cristina T. Maller Série:1 ano Turma:"B"

Anônimo disse...

Eu entendi que os negros tem poucas chance de se entrar na faculdade ou nem tem chance de se matricular pois os brancos quase sem saber já tem matricula aranjada.
Nao só os negros mais tambem os pardos e indios.
E é por isso que eles são racista com os negros eles nem sabe se os negros sabem ou nao tem muitos negros que sabe e eles nem dao chance pra eles só prque eles sao negro.


Aluno: Alex Reis Batista
série:1ano C

Anônimo disse...

No meu ponto de vista,o racismo só da aumetando, em vez de esta diminuindo.
As pessoas tem que tirar da cabeça que os negros não tem capacidade.Mas isso tem que mudar, muitos negros são inteligentes.
O governos esta fazendo certo manda as faculdades dividir 50% de brancos e negros.Brancos e negros são todos inguais a unica coisa que somos diverende é a cor mas isso não importa o que importa é o carate das pessoa.

Aluno:Marcos rogerio
serie;1c

Aline disse...

Em realção as cotas raciais, não é justo um aluno com um bom desempenho, perder a sua vaga para um cotista.
Todos temos direitos iguais,e assim como os brancos, os negros, pardos e indios tambem tem o direito de entrar para faculdade, mas logico se for um ótimo aluno e ter um bom desempenho.
O que adianta um aluno branco, ter um ótimo desempenho tirar uma boa nota mo vestibular, e acabar perdendo a sua vaga para um cotista,que tirou uma nota baixa e não tem um bom desenpenho.
As vagas tem que serer para os melhores, isso só vai trazer mais preconceito e revolta para os estudantes.
Aluna: Aline Oliveira
Serie: 3° A

Maykon Douglas disse...

No meu ponto de vista, as cotas raciais só almentara mais ainda o preconceito, e tambem muita revolta entre estudantes, é injusto um aluno se esforça tanto e acabar perdendo sua vaga para um cotista, as vagas tem que ser para os melhores e não ser divido dessa forma.
Mas tambem é uma ótima oportunidade para os negros pardos indios etc.
Mas o certo é igualdade para todos
não importa cor.
Aluno: Maykon Douglas
Serie: 2°B

Anônimo disse...

EU TENHO certeza que isso nao é certo, temos que ter direitoS iguais seja negro, pardo, branco é etc... eu sou contra porque isso vai piorar mas as coisas. pensa estudamos durante varios anos depois que queremos uma oportunidade eles vem com essa que uns em mais direitos que os outros as cotas raciais nao tao desenvolvendo mais em nossa sociedade o governo tem que envistir e nisso [em nos pois precisamos de um futuro mais melhor] o preconceito nao acabara nunca pois a nossa sociedade nao adquiri conhecimento como algo maior temos que sonhar com o amanha nao com o de hoje , brancos é nrgros tem o mesmo direito... sou contra

Luciana Freitas disse...

No meu ponto de vista, As Cotas Raciais, Só Aumentaram Mais o Preconceito sobre as pessoas.
Parece que os políticos naum são democráticos e nem acreditam na capacidade das pessoas negras, para entrarem nas faculdades pelo seu por proprios esforços, e com cada um com seu objetivo,de se tornarem uma pessoa cada vez melhor.
Axo isso um Absurdo,porque como as pessoas negras e como as pessoas brancas, os direitos devem ser totalmente iguais à todos.

Aluna:Luciana Freitas de Castro
Série:1º Ano
Turma:B

Anônimo disse...

NA minha opiniao os negros deveriam ,ser considerados mais espertos que os brancos ,por que tudo que os brancos querem eles conseguem rapido, e os negros tem que lutar com força de vontade
Isso acontece com os pobres o Governo tem por obrigaçao de colocar uma lei onde todos sao iguais a todos,e quem desrespeitar essa lei tem que ser preso. O nosso brasil ta ficando cada vez mais acabado por que os ricos,podem tudo e os pobres ficam calados Franciele D R Ferreira Serie 2 Ano C

millenny christtynah disse...

no meu ponto de vista...
cotas raciais causa muita discisao.
eu acho que todos devem ter direitos iguais.
na minha olpinia que estuda mais mereçe ganhar uma bolsa de estudo,porque um estudante passa anos estudando para um futuro melhor. eu tenho que cotas raciais vai causar mais preconceito na populaçao pois vao dar como que os " negros pardos e indios" estao ali por simplismente nao ter uma forma de pagr uma faculdade..

by..


Aluna MIlene Cristina Oliveira Lima

serie! 2° B

Anônimo disse...

Este projeto esta sendo muito rígidos para os brancos, se a lei é para ajudar, tem que beneficiar todos e não só os negros, índio e pardos;o que vai adiantar tirar racismo de uns , para obter em outros .
Dar oportunidade para todos da mesma forma, se queremos viver em um mundo com direitos igual e sem racismo, esta na hora de mostrar que somos todos iguais independente de cor e raça por que todos temos capacidade de obter idéias diferentes, somos feitos de carne e osso para que vai servir a desigualdade, não vai melhorar nossa vida se não batalhar para adquirir algo no futuro todos nós vamos ser julgados no final de nossas vidas. Seria bem melhor se unirmos para ajudar uns ou outros, para quando precisarmos saber que pode contar com pessoas mais próximas da gente, se forma no estudo é só assim não seria preciso ter forças armadas para proteger o nosso mundo que vivemos.

Aluna: Islaine Gomes Alexandrino
3º “A”

João Francisco da Silva Júnior 3A disse...

Na minha opinião as cotas raciais só vão traser mais diferenças, mais despreso, mais desrespeito para com os negros,índios,pardos etc.
pois parece que essa quer demonstrar que os negros não são suficientemente capases de engressar em uma universidade com os seus próprios méritos, mesmo que de certa forma os negros merecem, pois se comparado a tudo oque eles sofreram com a escravidão isso seria muito pouco.
mas o que os negros querem não são apenas vagas em universidades e sim a inclusão com o resto da sociedade.

fotuss lindassss disse...

Na minha opinião as Cotas Raciais hoje é vista de uma maneira que as pessoas vivem de uma forma separada dos demais.Por isso todos devem ter direitos iguais,e todos deviam fazer com que as pessoas olhassem para a realidade e refletir mais para saber quem são.Assim o direito deveria ser para todos,e tendo notas boas para ingressar em universidade, e não ser avaliado na cor.


sidnei noguei ra dos santos

série 2º

turma:b

Anônimo disse...

Bom, eu sou contra as cotas raciais nas universidades porque ela produz divisões perigosas, essa política causa muita violencia pois exclui pessoas só por causa da sua raça ou de sua origem, acho que todos nós temos o mesmo direito, tanto negros, pardos, indios... Todos nós somos iguais, por isso todos temos o mesmo direito...
O mundo esta rodeado por preconceituosos. E querendo ou nao somos um deles, podemos falar que nao somos , mas la no fundo temos um pouquinho de preconceito em questao principalmente dos negros, temos que acabar com esse preconceito , até porque negros, pardos, indios, nao tem culpa de nada...
Sem lutar contra isso, sem lutar pela igualdade de direitos e pelos dreitos universais nao ha como construir uma sociedade mais igualitária e justa.


Vanessa Bermond da Silva
Série: 1º Ano
Turma:B

Anônimo disse...

no meu ponto de vista,o brasil atual em que estamos vivendo,esta tendo muita desigualdade social entre negro e branco.
e essa cota racial jamais pode ser aprovada porque sera como um inssentivo pra mais discriminaçao entre os jovens nas universidades. PARA acabar com o raçismo em nosso pais nao e preçiso implantar cotas raçiais nos que devemos nos educar e açeitar uns aos outros do jeito que somos independente de cor ou raça.

DIEGO CRISTIAN.
SERIE:2 A

Anônimo disse...

Bom, nao só no Brasil mas no mundo existe muito preconceito, e as Cotas Raciais esta contribuindo para tudo isso, excluindo pessoas por causa de sua raça ou origem...
Hoje, poucos negros conseguem chegar ao ensino superior por causa de sua cor, e por esse motivo os preconceituosos os excluem.
Os negros estao sofendo esse tipo de racismo ja a muito tempo. Deveriamos parar com esse preconceito, pois isso nao leva a nada.

Rayane Estéfani Farias França
Série: 1° aNO
Turma:B

Anônimo disse...

Olha, é bem verdade que precisamos encontrar meios que possibilitem diminuir as desigualdades sociais entre os negros, pardos e indios, oferencendo-lhes as mesmas oportunidades de educação e desenvolvimento profissional. No entanto, acredito que o sistema de cotas, como ja foi lembrado aqui, não é o melhor sistema que poderiamos utilizar, pois alem de acentuar ainda mais as diferenças entre as "raças", ele deixaria de beneficiar pessoas que não faz parte desse grupo beneficiado, afinal, nem todos os negros são pobres e nem todos os brancos tem condições de engressar em uma faculdade. Nessa mesma situação podemos encontrar descendentes de alemães, japoneses, italianos e outros que vivem em nosso pais e não são indios nem descendentes de africanos, e que portanto, serão prejudicados.


Viviane Dos Santos Machado
Série: 2º B Ano
Janete Clair

Anônimo disse...

Bom seria se todos tivessem oportunidades iguais, independente de serem negros,pardos,indios,pobres, ricos ou brancos.
Todos seres humanos sao dotados de dons e talentos, independente de raça ou cor,sendo assim devemos ser aprovados nas huniversidades por nossos trabalhos nossas capacidades e nao por cor de pele.
Estao tentando de certa maneira recompensar o sofrimento passado dos negros dos indios,mas o que passou fica mo passado.

jefferson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jefferson disse...

na minha opinião o sistema de cotas raciais vão ajudar muitas familias de baixa renda, já que muitas pessoas não tem as devidas condições para pagarem uma universidade particular.Mas por outro lado já prejudicaria as pessoas que conseguissem atingir a meta e que ficariam de fora e perderiam suas vagas para cotistas que ficaram muito abaixo da meta.Se mudassem somente nesse aspecto as cotas raciais ajudariam e beneficiariam muitas pessoas. Mas se aprovarem pessoas abaixo da meta significaria que no futuro não teriamos profissionais bem qualificados no mercado de trabalho.

jefferson henrique faustino da costa. série: 1ªC

Erika bizzo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erika bizzo disse...

Em relação a gotas raciais, nosso governo deve muito estudar esse problema com muita calma.
Nosso pais já tem um grande problema que é o racismo contra negros, e com pessoas com baixa renda.
Em relação a gotas raciais só nos mostra que nosso pais não esta evoluindo.
Porque todo ser humano tem capacidade, de persar, sonhar, crer, ser, ter, e conquistar aquilo que sempre sonhou.
Muitos sonhar em ser alguem passar por uma faculdade e crercer dia-a-dia.
Quem somos nos para tirar o direito do nosso proximo.
Essa polemica vai dar muito o que falar porque negro já conquistaram sua liberdade.
E onde esta o respeito do nosso direito e do seu direito.
Que país é esse que estamos vivendo?

ERIKA BIZZO
2° ANO

Anônimo disse...

Os negros,pardos e Índios, especialmente os mais pobres,tem poucos chances ou até mesmo nenhuma,comparado aos brancos economicamente sem que lhes abrem oportunidade maiores na vida.
Se essa lei for aprovado a metade dos calouros entrará nas universidades usando como passaportes de entrada, a raça.
Aluna:Jessica Maria Fortes
série:2ºB

Anônimo disse...

A nossa sociedade se divide em negros, pardose, brancos e índios,e os que mais saem perdendo em universidade são os negros e pobres por ter muita discriminação eles não consegem avansar nos seus estudos.
O impacto das cotas no brasil,não deu muito. Pois as cotas não deram certas pois a universidades querem deixar elas só para os negros e índios e pardos,e os brancos que não tem situação financeira boa?
Aluna:Priscilla Budim
série:2ºB

Gean disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gean disse...

Esse assunto aumenta o preconceito para com os negros e os indios pois com issuh eles estão praticamente dizem que essas pessoas não tem a mesma capacidade de raciocinio que os brancos, ao mesmo tempo é uma falta de concideração com os brancos pois todos estão lutando para alcançar uma bolça nas faculdades dai vem uma lei dizendo que os negros i os indios vão poder passar com uma nota menor , bom para que o preconceito seja liquidado de uma só vez é preciso que haja igualdade para todos .


Nome: Thiago Ribeiro

Série : 2°

Turma C

Anônimo disse...

eu acho que os nengro e indios e pardo tao querendo ter vantagem em cima nos bracos por que nao coloca os bracos tambem desta lista de direito.o brasil e um mundo muito racista mas os negro tambem sao alguns diz que nao mais na verdade todos nois somos.se tiver um concurso e tiver um empati entre um braco e um negro concerteza o negro ganha so por que tem uma nova lei. mai eu acho cada vez mais o braco fica mais racista se tivese a lei da igualdade nao haveria preconceito fernanda serie 2A

Anônimo disse...

O Brasil é constituído, a maioria dos negros, pardos e ídios e pior, muito deles não tem uma vida financeira boa. Se essa nova lei as cotas raciais forem aprovadas, muita coisa vai mudar, muitas injustisças vão acontecer. Os negros, pardos e índios terão vagas nas universidades, não por mérito, mas pela raça. E as pessoas que dão o melhor de si e que não são negros, índios, pardos e pobres que não tem condições financeira para ingressar nas universidades. Mas e os brancos e pobres que não forao mencionados nessa nova lei?
aluna: JOSEANE MOREIRA DOS SANTOS
SÉRIE:2ºB

Anônimo disse...

ANO MEU PONTO VISTA A DESIGUALDADE SOCIAIS ENTRE OS BRANCO E NEGRO E FATO EXISTEM TAL O PRECONCEITO. ASSIM AS PESSOA ENTRARIAM NUM UNIVERSIDADE POR MERITO PROPRIO E ACREDITO,EU ME SENTIEIA MELHOR. COMO AS PESSOA DIZEM QUE A UNIVERSIDADE E SO PARA DAR DIPLOMAS ISSO COISA,E AI QUE NOS ENGANAMOS PORQUE ENSINA COISA QUE A GENTE NAO SABEMOS E ME IMAGINAMOS FABIANA DA F CARVALHO 2A

Gean disse...

Bom contas raciais é algo que divide opiniões, embora seja verdade de que algo deva ser feito para diminuição das desigualdades entre os cidadãos e grupos sociais.O desenpenho de uma pessoa não depende da cor, mas sim de suas inteligecia e capacidade ideológica. E com certeza essa lei vai gerar um impacto muito grande. O governo mesmo diz que a lei é igual para todos, e agora ele mesmo impõe, preconceito e desigualdade.bom intão si negors são tão incapazes assim oque um negro esta fazendo na casa branca.


Nome: Elton Leite

Série : 2°

Turma " B "

Anônimo disse...

Eu achei que o brasil deve ter um pouco mais de atitude, nao e so por que somos negro, branco, ou parda e que nós vamos sai por ai criticano todo mundo devemos ter igualdade a todos no trabalho na escola em qualquer lugar.
Na escola devemos ter o mesmo grau de ensino prinsipalmente o negro por que ele nesse lado e o mais preeojudicado na classe social deveria ter mais oportunidade para os negros.

Nayara sousa 2ºA

Guerder disse...

na minha opinião,é bom eles quererem ajustar a quantidade de étnicas diferentes nas faculdades federais, mas devem tomar cuidado para não deixar de fora quem mais mereça e necessite.


Guerder M. Vieira

3°A

Cleber disse...

no meu ponto de vista. Cotas raciais é uma lei criada para diminuição de poblemas sobre raças nas Universidades federais.
Por que o governo não acredita que os negros não tem capacidades para ganhar uma bolsa numa universidade particular.
mas não são só os negros porque tem indios, pardos, e pessoas com deficiência.
eu espero que o governo não insista nessa lei por que muitas pessoas não vão se esforçar nessas universidades.


Aluno: Cleber da conseição pereira alves Série : 1ªC

Thiago disse...

na minha opinião,
não é certo, pois todas as pessoas merecem oportunidades iguais.Imagine,uma pessoa que estuda muito desde pequena e sendo pobre espera que tenha chance de entrar numa faculdade federal,e acaba no final não entrando porque a cota já está completa.
Não é justo!!!


Tiago Braga A. da Silva

3°B

Anônimo disse...

No meu ponto de vista as "Cotas Raciais" só aumentam o preconceito entre brancos e negros.Creio eu que os negros tem a capacidade de passar em uma universidade com sua própria inteligência e não com a ajuda de sua cor.Acho que a cor de uma pessoa negra atinge a pele e não o cérebro.
Certo que antigamente os negros,índios e pardos não tinham muitas oportunidades de subir na vida,mas nos dias de hoje é bem mais facilitado para todos.
Não devemos ter"RACISMO"e sim;
"IGUALDADE".



Karine Vieira dos Santos
Série:1°ano
Turma:A

Marcio disse...

na minha opiniaõ esta lei esta mais que serta,eles estão elaborando um projeto dando chance para pessoas que não tem condiçães financeira, e para pessoas de toda raças serão benificiada.(mais apesar que avera comsequencia que muitas pessoa com capacidade vão, ficar defora por causa dos 50%devagas).mais com este projeto muitas pessoas que não tem capacidade financera poderam te uma chance de crecer na vida (se tiver capassidade).e com este projeto as pessoas de outra raça poderão mostra o seu desenpenho e a sua sabedoria apesar da esistencia da descriminação."apesar de não existir cor ou raça perante ,deus somos inguais".


Aluno: Marcio oliveira dos santos.
Série: 1ª C

Anônimo disse...

AS COTAS RACIAIS EM MEU PONTO DE VISTA NÃO ESTAR DEMOSTRANDO NADA EM NOSSO MEIO POR QUE O PRECONCEITO SÓ ESTAR AUMENTANDO E NAÕ ESTAR DANDO A CAPACIDADE DOS NEGROS TER UMA VIDA IGUAL A TODOS,PARA MIM TODO OS NEGRO TEM SEU DIRREITO DE TERUMA VIDA DE SER HUMANO BEM VISTA PORRISO ELESTEM OP DIRREITO DE CONCO0RRER A UMA FACULDADE PARA DESFRUTAR DE SUA MESMA CAPACIDADE PORRISO QUE TEMOS QUE TER UMA VIDA BEM COMPLEXA.
ALUNA:FRANCISMEIRE DOS REIS SANTOS
SERIE:2°ANO
TURMA:'A'

Anônimo disse...

Eu entendi que as Cotas Raciais, pode complicar as mais ainda os
problemas com o racismo.Acho que
isso pode aumentar mais ainda o preconceito.O nosso pais sofre muito com o preconceito seja com
a cor da pessoa e a aparência física de uma pessoa.Neste caso a culpa é do governo, por achar que os negros não tem nenhuma capacidade de entrar para a faculdade, isso não passa de um grande preconceito.É isso que eu acho,pois nos somos todos iguais
indifentemente negro, branco,indio ou pessoas com deficiencia.

Emerson Francisco da Silva
Série: 2°Ano
Turma: "A"

Anônimo disse...

Na minha opinião se as Cotas Raciais forem para frente,o Brasil vai se tornar um pais bem pior.
Eu acho que os negros,Ìndios e pardos tem a mesma capacidade de um branco passar em uma Faculdade.
As Cotas Raciais só vem trazendo mais racismo para o nosso pais.Sou contra as Cotas Raciais porque as pessoas devem passar em uma Faculdade por sua inteligência e não por sua cor.

ÉRIKA LEITE DA SILVA

Série:1°ano "C"

Anônimo disse...

Na minha opinião as Cotas Raciais só vem tranzendo mais preconceito para o mosso pais.O Governo acha que os negros não tem capacidade para entrar em faculdades pelo o seu proprio esforço,isso é totalmente errado pois,apesar de existirem Cotas Raciais,tantos negros como brancos somos iguais.
Eu não concordo.Um aluno estuda vários anos e quando está perto de adiquirir sua vaga na universidade ele recebe a notícia que sua vaga é de um cotista,e assim todo seu esforço é jogado fora.


Leticia Rafaela dos Santos
Série:1°ano
Turma:C

Anônimo disse...

Na nossa sociedade a maioria são negros e nem todos tem uma renda muito boa, e as pessoas não tem condições de entrar na faculdade particular e na maioria das vezes não conseguem bolsas por causa do preconceito racial. As cotas raciais é um projeto que se for aprovado, vai haver muitas injustiças, pois favorecerá só os negros, pardos e ídios não pelo seu mérito mas por sua cor.
aluna:Beatriz M. VENIALGO
SÉRIE:2ºC

Rogério dias bezerra 2B disse...

Na minha opinião, o governo pretende tentar igualar negros,índios epardosetc,com os brancos, para isso ele esta criando esse programa de cotas nas universidades.
Mas com isso o governo não percebe que só esta piorando as coisas, pois com isso os brancos vão passar a odiar mais as outras etnias argumentando que elas não tem a capacidade de engressar em uma univercidade com os seus próprios esforços.
Com isso,o governo poderia mais campanhas de conscientisação contra o racismo para tentar aprocimar os brancos das outras etnias.

natalia disse...

No meu ponto de vista
tanto como negro brancos tem os mesmos direito e somos todos iguais,todos temos capacidade de entrar em uma faculdade basta ter bastante esforços e vontade.E nao devemos olhar para a cor da pessoa sim para sua aprendizagem,acredito que isso vai continuar,podemos resolver isso de uma forma bem melhor
porque somos capazes.

NATALIA CRISTINA
SERIE=1 ANO B

Anônimo disse...

MEU PONTO DE VISTA
As cotas Raciais, eu acredito mesmo com essa votação o preconceito entre negro, pardos e indios, vai ainda continuar.Com isso so geram mais preconceito,podemos definir que somos todos iguais,temos o dever de cursar uma faculdade para obter uma vida melhor.
Nome=Katia cristina
serie=3ano B

robson disse...

no meu ponto de vista essas costa raciais so vai trazer mais paa as nossas universidades banco preto pardos indios somos todos iguais nos temos o mesmo direto o que importa nao e a cor o que importa e acapacidade de vencer
As costa raciasso vai gera mais preconceto
vamos acbar com o preconceto

Robson pinheiro
seie 1B sala 3

magno disse...

na minha opiniao,o preconceito so tem de aumentar com esses acontecimentos de as pessoas pensarem que as vezes por causa da cor uma pessoa seja menos capaz do que a outra. e infelismente isso é muito visto nos dias de hoje principalmente quando se trata de cor.e é isso que eu penso que com eses acontecimentos só vai aumentar a desigualdade entre as pessoas.........


magno alves de moura

série:1 ano

turma:c

marcio alves disse...

no meu ponto de vista,cotas raciais é so mais um tipo de preconceito que eles criam, pois as veses acham que por serem de uma certa cor sao mais capazes do que as outras e por isso acham que certos elementos nao tem capacidade de cursar uma faculdade por ser de uma outra cor ou de uma denominada raça.......

e isso so tem a prejudicar o nosso pais que a cada dia que passa aumenta mais o preconceito...................

marcio alves de moura

série:1 ano

turma:A

31 de março

Anônimo disse...

Rosiene vidal do 2a
O que define a capacidade de uma pessoa é a forma que ela se expressa,é a sua onestidade,a sua vontade de aprender ou de ensinar o que já aprendeu,e não a sua cor,raça,religião ou nacionalidade.
O Brasil com um mundo melhor com menos violência mais emprego,um mundo onde não haja fome,moradores de rua etc.Mas o Brasil está começando completamente errado,não é por que uma pessoa é negra ou indigena que têm direito de entrar pra uma universidade,mas sim ,a pessoa que tem capacidade e vontade também.Que existe preconceito todo mundo sabe,mas o que tem que mudar é o pensamento das pessoas em relação a raça e não a lei estado.
Para o Brasil crescer teremos que tomar a melhor atitude a atitude certa.
Eu acho que essa lei não é a melhor a ser executada por isso sou contra.

clebson mendes disse...

na minha opiniao as cotas raciais é so mais uma maneira de aumentar ainda mais o preconceito entre as pessoas.e que na realidade isso pra mim é uma coisa sem sentido
pois nimguem é melhor do que o outro..........

por isso pra mim todos somos capazes independente de cor ou raça.........

clebson mendes de souza

série:1ano

turma:c

Anônimo disse...

NO meu ponto de vista a respeito das cotas raciais por um lado eu concordo e por outro não por que? E bom que o governo abra vagas para as pessoas de baicha renda principaumenti para os indios,negros,pardos. Mas por outro lado e ruim por que eles ficam como coitadinhos como que temos de ter pena deles isso e errado.se eles querem algo eles tem que correr ataz daquilo nao e so ir e pegar a vaga de uma passoa que se mata de estudar. Se a pessoa estuda e por que ela quer fazer uma faculdade agora um indio nao quer estudar mas a vaga dele tem que estar la isso e uma injustiça para com os estudantis de verdade,o direito tem que ser para todos sem esseçao de cor ou raça se quer algo va a luta e conquisti.

Mauro chaves
Série. 2"ano c.

Anônimo disse...

No meu ver,éssa nova lei que esta sendo discutida pelos senadores, sobre as Cotas raciais só ira aumentar mais o preconceito.Pois o que deveria ser avaliado é o aprendizado e naõ"cor",pois todos nós temos a mesma capacidade de apredizado.A nossa sociedade cobra tanto a igualdeda sem preconceitos mais naõ veêm que essa lei sendo aprovada ,sera um grande forma de alimentar o preconceito e ira calzar um grande impacto na socidade principalmente com os estudantes. Todos temos que lutar pelos nossos direitos ,todos nós temos o direito de estudarmos e lutar por uma vaga numa faculdade.E sermos julgados pelo o nosso aprendizado e naõ por"raça".. E só assim poderemos dizer que temos um pais menos racista..

Elisandra De Souza Almeida

Série:2° ano
turma:"C"

Anônimo disse...

Adriana vidal 2a
Bom eu acho que essa é uma otima lei que pois há varios casos de pessoas que foram empedidas de entrar em uma faculdade simplesmente por serem negras ou de origem indigenas.com esse novo precedimento muitas pessoas capazes vão ter a oportunidade de mostrar o que elas realmente são e o que podem fazer independente da sua cor ou religião.Com leis de jeito é que o Brasil vai mudar,e mudar pra melhor.
Os negros eos indios agradecem a essa grande oportunidade de acabar de vez com o preconceito ou melhor,de pelo menos tentarem acabar com esse preconceito.Eu penso dessa forma e acho que é dessa forma que o Brasil pode se transformar em um pais de primeiro mundo.

Anônimo disse...

Priscila caldeira 2a
Fica muito dificil,dizer se sou contra ou a favor dessa lei,o certo seria as universidades preencherem as vagas,de acordo com o conhecimento dos alunos.Suponhamos que haja uma eleição.Contra ou a favor dessa lei.Se o contra ganhasse,os negros os indios seriam os mais prejudicados nessas história,pois querendo ou não preconceito existe, e ele está ai marcando em cima,e com esse preconceito todo,seria praticamente impossivél um negro conseguir entrar pra uma universidade.
mas vendo por outro lado,e se o afavor ganhasse?De que adiantaria?Tanto afavor quanto contra,nem todos ficariam felizes no caso de o afavor ganhar as pessoas brancas de algum modo também seriam prejudicadas.As pessoas não devem ser beneficiadas ou prejudicadas pela cor de sua pele,de sua raça ou nacionalidade.

Anônimo disse...

no meu ponto de vista...
acho sim uma boa lei, mas nao acho q iria melhorar muita coisa!!!
claro q tem sim q existir vagas para negros, pardos,indios e etc...mas com isso pode almentar o preconseito contra tais pessoas, pois estao dando privilegio a eles, muitas vezes so pela cor, nao pelo seu merito de boas notas ou bom desempenho!!!
de certa forma estao sendo sim priveliados com base na cor da pele, estao de certa forma destacando a ideia de negros e brancos serem diferentes,quando deveriao mostrar q negros e brancos sao iguais, nem melhor nem pior q o outro...na minha opiniao pode ate facilitar um lado, mas vai complicar ainda mais o outro, sendo assim dando força ao racismo!!!

DAYANE DA SILVA 1B

Anônimo disse...

o meu comentario sobre esse assunto é que isso ai sobre cotas raciais deveria ser crime porque isso para mim e crime por que para mim eeso e um racismo contra os negros,indios,afrodecedentes e outras variedades de raças...

essa e a minha opinião

Nome:Vander oliveira de abreu
serie:1°A

Anônimo disse...

Anônimo disse...
no ponto de vista eu entedi que os negros pardoe indios nao muitas chances de entra ou nem tem chancer de entrar so poque eles sao negro.
E os brancos sem saber quase nada ja entram.
Etem muitos negros que sabe bastante e as outras pessoas nem deicham eles entrar e e porriso que e muitos poucos negros que tem sorte de entra e arruma um enprego.

ALUNO:Renato Canpos

Serie:1 c

Anônimo disse...

meu ponto de vista as cotas raciais
eu acho muita vergonha para o nosso pais avancado como o noso tem rassismo
tem a mesma capacidade de raciocínio, ou seja, todos são capazes de conseguir uma vaga em uma Universidade com seu próprio esforço, sem ser necessário as Cotas raciais. Assim, as pessoas entrariam na Universidade por mérito próprionao é por que eu sou negro o pardo ou muito menos índio e não alcançei as notas necessárias que uma"leizinha" vai me aprovar!!
como uma que o próprio governo não cansa de dizer:Sou

elizandro paulo dos santos
serie 1°ano
turma "a"
10 de março de 2009 11:00

Anônimo disse...

no meu ponto de vista
todos devem ter a mesma oportunidade de engressar em uma universidade, pois todos somos iguais não inporta a cor basta ter
responsabilidade, sou contra as cotas raciais isso é totalmente errado, isso so gera mais preconceitos na sociedade.
porque que eles não se preocupam com o meio ambiente, a poluiçao,e varios outros problemas em relaçao ao aquecimento global.

Jose Cordeiro Dos Santos
serie: 1° Ano
Turma: A

Anônimo disse...

professor João para mim isso e um absurdo estar acontecendo isso nas universidades,tanto porque professor isso e racismo de anbas as partes,da universidade e do governo do brasil meu Deus em que ponto o brasil foi chegar,nessa calamidade,que vergonha para nos brasileiros.
Mas creio que o nosso governo esta querendo beneficiar varias pessoas como os indios os negros e outras raças...

nome;Eclesio
serie;1°c

Anônimo disse...

Na minha opinião, as cotas raciais em si estão almentando o preconceito racial pois assim as universidades teriam uma porcentagem exata de alunos para cada tipo de raça, o que não deveria acontecer pois as passoas entram na faculdade após longos anos de esforço e as cotas as deixariam muito indignadas com a falta de respeito pelos alunos que realmente deveriam conseguir sua vaga e não podem porque o número de vagas para sua denominada raça já si esgotou, isso geraria brigas, discuçoes, e muitos outros conflitos entre os alunos. eu acho que as cotas devem ser muito bem analisadas antes de ser lançada como lei pois é um assunto muito complicado para todas as raças.

vanessa lima

série: 1° "A"

noturno

Anônimo disse...

As opinioes sao muito diversificadas,mais eu acho que nao é com essa lei que se resolve alguma coisa,pois sempre vai ter essas diferenças entre branco, negro, indio, etc..E com essa lei aumenta ainda mais o racismo e o preconceito, pois somos todos iguais apesar das etnias e temos todo o direito de engrassar em uma faculdade.


Nathalia
Serie:3°B

Anônimo disse...

NO relato da jornalista deverá ser votada esta cota para implantar o número maior de pessoas de baixa renda,porque dento da notao que se diz é isso que as classes favorecidas serão negros,índios e pobres ou seja os menos favorecidos.Seria ideal onde houvesse a igualdade social não desqualificando ninguém e nenhuma raça.
AS universidades deveriam ter lideres que onde-se penssassem emfaser iguarias pois "ELAS" estã ai para passar conhacimento


ANA CLAUDIA RODRIGUES
1°ANO
"C"

Anônimo disse...

NO relato feito pela jornalista deverá ser votada essa cot para implantar o maior número de pessoas de baixa renda nesse caso serão favorecidos os que são negros,índios e pobres.Seria ideal onde hovesse a igualdade social não desqualificando ninguém e nenhuma raça.
AS universidades deverim ter líderes que onde-se penssassem em fazer iguárias pois "ELAS" estão aí para passar conhecimento.

ANA CLAUDIA RODRIGUES
1°ANO "C"

Ellen Cristina disse...

No meu ponto de vista, as Cotas Raciais só estão aumentanto o preconceito entre as pessoas negras.Eu não acredito que as pessoas negras tenham uma mente com menos capacidade que os brancos. Por essa Causa sobre Cotas Raciais, eu sou totalmente contra, porque a sociedade brasileira tem que conviver com os direitos iguais. As pessoas não podem ser melhor do que as outras.
Isso é totalmente um crime.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, as Costas Raciais é desulmano, e so faz aumentar mais o preconceito,contra : negros , pardos e indios.E que todos eles tem o mesmo direito que os brancos .Todos saõ iguais só muda a cor ,todos saõ inteligentes tem capacidade de ir para uma faculdade é só querer ,ter força de vontade, naõ importa a cor da pessoa se ele é, preta,amrela,brancae etc.
Por isso eu naõ concordo com as Costas Raciais, pelo motivo que todos saõ humanos.


Bruno Augusto.
Série:1*Ano
Turma:"A"

Anônimo disse...

É um absurdo o negro ter essa vaga pois ele não foi tão bem assim para conseguir aquela vaga, pois o branco estudou muito e foi melhor que o negro e por causa dessa lei ele não conseguiu. Ele deveria ter entrado na justiça para resolver esse caso porque muitas pessoas acham errado essa tal cota racial.

Abigail Aguero de Oliveira

1 A

jhessica juliana disse...

Bom, eu sou contra isso pq acho que o aluno tem que entra pra universidade pela inteligencia e pela capacidade de desempenhar a cada vez mais o seu interrese, e não pela cor acho q cor não tem nada haver o q se vale na universiadade não é a cor do aluno é a ineligencia e o esforço.
Do que adianta uma pessoa da pele negra não ter esforço e não ser capaz de ser inteligente, para q ele vai entrar numa faculdade só pra oculpar o lugar d um aluno branco inteligente??Deve q sim né
acho isso um erro acho q todos deve entrar na universidades pela inteligencia e pelo esforço q fez pra ta ali!!

WESLEY DE FRITAS disse...

WESLEY DE FREITAS(ALUNO OUVINTE)2°C




AS COTAS RACIACIS NA UNIVERSIDADES, É UMA VERDADEIRA DEMOSTRAÇÃO DE PRECONCEITO EM NOSSO MEIO.
DESSA FORMA FICA CADA VEZ MAIS EXPLICITADO QUE NOSSOS PARLAMENTARES TAMBÉM TENHAM PRECONCEITO EM SEUS PROJETOS, CADE AQUELA VELHA LUTA PELA IGUALDADE. E QUEM ADERE SEUS PENSAMENTOS E IDEAIS A ESSE PROJETO SE JULGUA IGUAL AOS OUTROS?
VEMOS UMA VERDADEIRA CONTROVERSIA NOS PENSAMENTOS DOS QUE ANTES LUTAVAM POR DIREITOS IGUAIS.
SEM FALAR QUE GRANDE MAIORIA DESSES
ACEITO NAS UNIVERSIDADES POR COTAS
NÃO ALCANÇARAM A MÉDIA MINIMA, E SERA MUITO DIFICIL CONSEGUIREM RECUPERAR ISSO AO LONGO DO CURSO. DESSA FORMA TEREMOS EM BREVE UM GRANDE NUMERO DE PROFISSIONAIS DESQUALIFICADOS NO MERCADO DE TRABALHO.E SE NÃO FOREM CAPAZES DE MANTEREM ATIVOS EM SUAS CARREIRAS, SERA MUITAS PESSOAS COM CURSO SUPERIOR, COM EMPREGOS "MAIS OU MENOS"
E AI VAI SER CRIADAS COTAS RACIAS NAS EMPRESAS PRIVADAS? GOVERNAMENTAIS? OU NO SERVIÇO PUBLICOS?
SERIAM MUITAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
E MESMO SE FOSSE FEITO ISSO, LEMBRA O MOTIVO POR ESTAREM DESEMPREGADOS, ERA A MÁ FORMAÇÃO PROFISSIONAL OU DIRIA CAPACIDADE INDIVIDUAL, QUE SE ARRASTA DESDE O PRIMARIO, ENSINO FUNDAMETAL E ENSINO MÉDIO.


ESSE É MEU CONCEITO SOBRE A QUESTÃO COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES.

WESLEY DE FREITAS 2° C

Anônimo disse...

Na minha opinião com essa nova lei so vai trazer mais conflitos e brigas.porque eles então passando a acreditar que os negros não tem a mesmo capacidade dos brancos sendo que nao existe deiferença entre humanos somos todos iguais só pensamos diferente.todos consegue o que quer basta ter vontade.

Elisana 3B

GEYCI disse...

No meu ponto de vista, COTAS RACIAS, só aumentando o rascismo das pessoas, porque se todos nos fassemos vistos iquais nao existia muito preconceito.Imagino que os negros tem a mesma capacidade de passar em concurso ou vestibular com seu propio esforço e se duvidar eles podem ter ate mas capacidadedo que as outras pessoas.
Na minha opiniao todos deveriam ser tratado do mesmo jeito sem descriminaçao, acredito que assim nos teriamos um BRASIL bem melhor do que é, mas enquanto isso nós espera pra ver até onde o governo vai com tanto racísmo.

Geiciane
3°B

leidyane disse...

com as cotas racias o projeto foi aprovado para que as universidades tem que aceitar todos os tipos de alunos como negros, pardos e Ìndios eles teram que ser mais beneficiados, porisso teram que ntrar na faculdade com um passaporte de entrada ou vaga e cientificamente desacreditado conceito de raça.com isso as pessoas, não querem aceitar pessoas pardas, Ìndios e negros pelo racismo, eles stão com muita poucas chances de ganhar uma bolsa como os brancos, mesmo assim os racismo contínua, mesmo com essa lei rolando eles não respeita, então isso tem que acabar todos são iguai!!!!

jhessica ju8liana disse...

pow acho q isso quer disser q o proprio governo não acredita no povo negros, Ìndios e pardos, acha q ele não tem capacidade de conseguir com esforço!!!!!

Isso vai só gerar mais preconceito...

joviane disse...

Eu nao concordo que em tempos de hoje ainda possa existir tamanho preconceito contra as pessoas principalmente contra os negros,índios, pardos etc.
Para mim Contas Raciais só fez aumentar o preconceito que já existia em nossa sociedade, como pode o governo nao acreditar que um negro não tenha a capacidade que um branco tem, a educação é um direito de todos quaquer pessoa tem o direito de entrar em uma univercidade. Para o preconceito acabar os direitos tem que ser iguais para qualquer um, para podermos viver em uma sociedade melhor.

Joviane Nunes
2' Ano Turma "A"

deidi disse...

O fato de alguem ser negro nao pode influenciar na possibilidade de entrar numa faculdade.os negros ja foram muito discriminados maos hoje isso nao existe.os negros hoje sao tratados com respeito e tem os mesmos direitos que os brancos de se prepararem para entrar numa universidade.e se for beneficiar os negros, quantos brancos pobres nao precisam tambem de uma vaga? se o brasil cometeu injustiça com os negros acho que esse nao é o melhor jeito de reparar isso e nem é dever das faculdades fazer isso.acho que todos devem estudar e lutar para ter uma vida melhor.mas o ideal é que todos tenham os mesmos direitos sem apoiar mais os brancos ou os negros afinal somos todos iguais independente de cor.

deidiane bastos da silva 3 ano

gleice disse...

Cotas raciais é uma vergonha porque todos os alunos que concluí o ensino médio quer ter e tem direito a uma vaga na universidade. pois todos nós somos iguais e não existe ninguém melhor do que ninguém, todos tem o direito de ir para a faculdade e não é a cor ou raça do ser humano que vai escolher se ele vai ou não para uma faculdede, é o potencial do aluno,e é por isso que eu acho que essa coisa de cotas raciais é uma pouca vergonha, esse projeto ainda vai gerar muita polêmica, porque o que tem que estar em destaque é o conhecimento do aluno.
Se o problema da cota racial é a cor da pele, os estudantes terão grandes transtornos pessoais, pois deveria haver mais igualdade no mundo, mas enquanto isso não acontece vamos ver até onde o governo vai chegar com tanto racísmo.

Gleiciane F. Silva

série: 2 ano
turma: A

gilberto disse...

cotAS raciais para para mim não pode ser aseita pois isso vai trazer mais preconceito pois os negros não presisa disso ele pode chegar e passar por uma universidade se ele se esforçar,todos somos iguais para a inteligensia nois todo sabemos que a capacidade de aprender não nessesita ser branco ou negro, todos temos que ter o mesmo respeito,pois isso fara o mundo melhor se vamos querer um mundo melhor é so cada um fazer sua parte pois assim o mundo sera muito melhor temos que fazer desse mundo igual para todos vamos comesar tirando essa Costa raciais.



aluno:Gilberto F. da Silva
serie:2º
turma:A

Janaina Aprecida dos Santos 1 B disse...

Bom na minha opiniao todos sao iguais e merecem a mesma chance idependente de raça,cor ou opeçao sexual por isso eu apoio essa lei que a metade das vagas sejam reservadas para pessoas mais pobres e para pessoas de cor pois se essa lei nao existisse muitas pessoas nao teriam achance de poder entrar numa faculdade assim como pessoa de classe alta ou de pessoas brancas.Muitas pessoas pobres e negros indios e outros tipos de raça a maioria das vezes ficam apenas no sonho de entra na faculdade e muitas vezes preferem ir pro caminho mais facil ao inves de lutar pelos seu sonhos. Bom espero que essa lei seja cumprida pois é uma das melhores leis que ja criaram..

ana paula disse...

O PRECONCEITO tem aumentado mais de tal forma,que é até impossivel acreditar que isso tem afetado cada vez mais na populaçâo.
Apesar de existir as costas raciais,todos nós temos direitos iguais,brancos,negros e pardas.
Por mais que aconteça essa votaçâo o preconceito infelizmente vai continuar entre nós.
A capacidade dentro de um ser humano nÂo se define pela sua cor,mais sim pelo seu desempenho nos estudos escolares,ou em uma faculdade.
Epero que isso mude,e que o governo entenda, que seja quem for,negro,branco ou parda,ele nunca deixará de ser um ser humano.




Ana Paula Vieira
1°Ano
Turma: "B"

ana paula disse...

Como diz o ditado:"QUERER É PODER",todos nós somos capazes de realizar o que queremos,basta ter força de vontade.NâO seria justo uma pessoa ingresar a faculdade e saber que nâo pode,pelo fato da sua raça. Aliás todos nós somos seres humanos,e temos direitos iguais.Isso tem que acabar,mais é uma pena que isso tem aumentado de tal forma na populaçâo,e de ter chaegado a esse ponto.
As costas raciais aumentam mais ainda o preconceito.E espero que o governo entenda que todos nós temos capacidades de fazer o que queremos(ESTUDOS)sem definir raça ou cor.
Eu tenho raça e sou contra o perconceito!!!