Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Trabalho para o 4º bimestre


A Reforma Agrária e os conflitos por terra no Brasil

A proposta de trabalho para o 4º bimestre é discutirmos sobre um dos grandes problemas do Brasil: a concentração de terras nas mãos de um pequeno grupo e uma imensidão de pessoas sem acesso a essas terras. Baseando-se no vídeo e no texto abaixo, redija uma comentário dando sua opinião sobre a Reforma Agrária e os conflitos pela terra no Brasil. Discuta também sua opinião sobre o MST.




A Reforma Agrária

A reforma agrária é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não possuem moradia. É um processo que se fez necessário por causa da grande quantidade de terras concentradas nas mãos de poucos e isso se deu desde o período da colonização quando as terras foram distribuídas de forma injusta e ainda sem produzir.

Além de buscar a distribuição justa de terras, a reforma agrária busca descentralizar e democratizar a estrutura fundiária, favorecer a produção de alimentos e a partir deles obter-se comida e renda, diversificar o comércio rural, reduzir a migração e promover a cidadania e a justiça social. O governo através de desapropriações e compras de terras tenta erradicar os latifúndios (propriedades improdutivas) para distribuí-las de forma que se tornem fonte de sustento e renda.

Infelizmente a reforma agrária encontra grandes dificuldades em ser aplicada, pois existem grandes proprietários de terras que conseguem legalmente dificultar ou impedir a desapropriação de suas terras ou ainda utilizam a
jurisprudência para ganharem pagamentos extremamente acima do preço por suas terras a serem desapropriadas. Apesar de tais dificuldades, o grande empecilho da reforma agrária é o custo dos assentados para o governo, já que ao distribuir a terra o governo financia materiais e maquinários para a iniciação do plantio e isso com baixos juros. Também é necessário que o governo disponibilize estradas e caminhões para o escoamento da produção tornando o processo bastante caro.

A reforma agrária diante de tantas dificuldades, busca no desenvolvimento capitalista enfatizar o problema dos sem-terra e as pessoas em estado de miséria que vive no campo. Para o desenvolvimento capitalista ocorrer com excelência exige que as terras sejam redistribuídas e que o campo seja modernizado para que a economia do mercado não fique defasada (já que os grandes centros urbanos necessitam do trabalho rural para ser sustentado).

Clique aqui e deixe seu comentário!

Texto retirado do site: http://www.brasilescola.com/

128 comentários:

João Gouveia disse...

Olá, pessoal!! Somente algumas orientações: digitem primeiro no Word e só depois copiem e colem aqui (isso evita aqueles "erros" indesejados), sejam originais (nada de cópias). Um abraço e bom trabalho para todos!!!

Anônimo disse...

Invasões e mais Invasões e o governo não faz nada pra mudar essa situação,
Querer um local pra residir e obter o sustento de suas famílias é uma coisa, agora invadir propriedades alheias é muito diferente, além de tomar posse do que é do outro eles ainda agem como verdadeiros vândalos, destruindo o que já havia no local.
Defendo a idéia de que uma pessoa quando quer um local digno pra viver com sua família, deve trabalhar pra isso, e batalhar, como todos os outros brasileiros fazem, e não sair invadindo aquilo que não é sua posse, simplesmente pelo fato de não ter seu próprio local. Isso tudo ocorre pela falta de vontade do governo solucionar esses problemas relacionados a reforma agrária no fim os prejudicados são as pessoas que batalharam pra obter as terras, que depois são invadidas por pessoas que na verdade deveriam ser auxiliadas por programas do governo.

Andressa de Oliveira Souza N° 03
1° A

João Gouveia disse...

Valeu, Andressa!! Parabéns pelos seus comentários.

mauricio ferreira 1b disse...

as reformas agraria serve para a distribuiçao de terra para os sen terra poder platar algumas coisas para ele poder sobreviver,e nao ficar passando fome ai eles poden plantar para comer e vender

João Gouveia disse...

Atenção, Mauricio Ferreira: dê uma melhorada no seu texto, comente um pouco mais e mostre sua opinião sobre o tema. E não esqueça de corrigir o texto antes de postar. Valeu!!

ADAILTON 1° A disse...

Mesmo defendendo a idéia de que cada pessoa tem que ter uma moradia digna para criar seus filhos eu não acho certo pegar terras de quem pagou por elas, ainda mas sabendo que
O MST além de invadir as terras ainda destrói toda a plantação isso é um absurdo!
E o governo que não faz nada pra resolver esse problema. A reforma agrária é um
Projeto que hoje Tenta resolver esse problema que reside no Brasil, ela busca distribuir
Terras justamente a quem não tem moradia, mas ultimamente esta encontrando grandes dificuldades porque muitos proprietários conseguem legalmente impedir que suas terras
Seja distribuída para os sem terras

João Gouveia disse...

Ok, Adailton! Bom o seu comentário...

Anônimo disse...

Bom areformagraria e um tipo de programa que tras moradia para pessoas desabrigadas.
com O MST além de invadir as terras ainda destrói toda a plantação isso é um absurdo!
E o governo que não faz nada pra resolver esse problema. A reforma agrária é um
Projeto que hoje Tenta resolver esse problema que reside no Brasil, nessecita mais de organização bems de terras cada um tem seu dono não e professor.


lemdo estusdando e aprendemdo ....
na escola janete clair.


nome:tassiana tamara sanches de sousa
serie: 1 b
n:34

João Gouveia disse...

Ok! Tassiana! Precisa explorar um pouco mais a sua opinião

cleves disse...

Há falta de moradia é um grande problema, isso todos sabemos, no entanto o jeito escolhido pelos sem terras de resolver o problema não favorece em nada o seu lado, pois podaram acabar presos por invasão de pro piedade.
Como é citado no vídeo, foram até 7.000 pés de laranjeiras destruídos com finalidade de no lugar ser plantado feijão. Mas na verdade ação deles não corresponde ao que supostamente iriam fazer, há não ser que pensassem que iriam ficar lá sem problemas.
Bem, cada um deve lutar para ter um lugar para viver, mas o MST está transformando isto numa guerra onde os mais afetados são os donos de fazendas, aqueles que lutaram para crescer e conseguiram, não é destruindo nada que eles vão conseguir o que querem

Thais smecelato disse...

A reforma agrária tenta amenizar a situação dos sem terras no Brasil, dividindo terras para as pessoas que não tem moradia e não tem condição de ter um lar e muito menos para sustentar seus filhos.
No meu ponto de vista eu não acho correto invadir as propriedades alheias, pois muitos batalham para conseguir oque leva anos para evoluir, para chegar um monte de pessoas desocupadas e tomar posse do que não tem direito, algumas realmente precisão, mas a maioria e só para ganhar dinheiro em cima!
Todos devem ter um lar? Sim! Claro. Mas não invadindo oque e dos outros e sim trabalhando para
Ter uma coisa digna e merecedor!

Aluna: Thaís Vilas Boas Smecelato. Série: 1ª Turma: A

Anônimo disse...

A reforma agrária é um
Projeto que hoje Tenta resolver esse problema que reside no Brasil, ela busca distribuir Terras justamente a quem não tem moradia, Apesar de tais dificuldades, o grande empecilho da reforma agrária é o custo dos assentados para o governo, já que ao distribuir a terra o governo financia materiais e maquinários para a iniciação do plantio e isso com baixos juros. As ocupações de terra sempre existiram no Brasil e se constituem numa reação social legítima em uma sociedade extremamente desigual, Só não acho correto, que pessoas deixem de trabalhar para saírem por ai invadindo as terras de outras pessoas, todos devem trabalhar dignamente. Mas na verdade ação deles não corresponde ao que supostamente iriam fazer, há não ser que pensassem que iriam ficar lá sem problemas.
É isso ai Fessor, espero que goste e que esteja a seu agrado...
Big Beijos Bem Babados da Loren PINK!!!

Anônimo disse...

Em minha opinião tudo isso é culpa do governo por não dar oportunidades para as pessoas trabalharem e terem suas próprias moradias, o governo só da oportunidade para as pessoas de classe alta e nunca pensam nos humildes. Esse processo que se fez necessário por causa da grande quantidade de terras concentradas nas mãos de poucos e isso se deu desde o período da colonização.

Cintia Santana 1º C
Abraços professor, pega leve ai tha!!

Anônimo disse...

O Brasil vem se desenvolvendo, mais ainda tem bastantes erros a ser corrigidos. As pessoas do MOVIMENTO dos SEM TERRAS não podem invadir fazendas e outra o governo tem que vê que tem muitos fazendeiros com 2, 3 ou até mais fazendas e estão paradas sem valor nenhum que eles não usam , não tomam conta e deixam o mato crescer , o governo deveria era dividir essas terras com as pessoas do MTS .. E assim não haveria tanta briga e tantas pessoas tendo dificuldades.

Francismeire dos Reis; 2ºa n°15

Anônimo disse...

Contanto benefícios , o país tem vários recursos e as pessoas tem que ser mais conscientes, não podem fazer de um erro uma justificativa ...além disso os MST não podem invadir as terras dos outros, entendo que eles não tem para onde ir mas não precisão chegar a esse ponto, existem outros meios... MAS CORRETOS. E o governo tem que vê também o lado dessas pessoas, como o Brasil esta indo para frente se ainda existe isso, além disso, milhares de pessoas vem o que esta acontecendo com esse país , não é só colocar um projeto e dizer que fez..
Joviane Nunes ; 2ºa n°20

rafael diayme disse...

concordo que o governo deveria ajudar as pessoas que nao tem onde viver mas tambem nao justifica que essas pessoas que presisa de moradia, pode entrar em um lugar que nao é seu e causar uma enorme destruiçao, como eu ouvi no video, queriam plantar feijao, mas porque nao plantaram junto da laranja, nao havia razao de fazer toda aquela destruiçao.
E o pior é ver e ouvir alguem dizendo que nao vive só de laranja, eu acho uma pouca vergonha, alem de se apossar do que nao é seu ainda é capaz de causar danos, como foi dito nao causa problema nenhum plantar fijao junto de laranja.
Uma pessoa luta varios anos para conseguir o que tem, batalhou, trabalhou, para alguem vir e te mandar em bora. porque nao vao trabalhar e conseguir o seu? porque querem tudo de mao beijada.

aluno: Rafael Diayme R M Braga
serie: 1 turma: A Numero: 28

Anônimo disse...

O governo é culpado sim por essas invasões, deveriam fazer novos programas de instituições para essas famílias do MST. Só que essas famílias do MST deveriam ter a consciência de que não podem chegar em uma fazenda ou em qualquer outro lugar, invadindo, destruindo e expulsando os trabalhadores de do local.
É uma sacanagem muito grande além de invadirem eles destroem vários pés de laranja que eram uma fonte de renda para muitas pessoas em vês de ficarem entrando em lugares que não lhe dizem respeito por que não vão trabalhar.
Os trabalhadores dessa fazenda não têm culpa se eles não onde ficar ou trabalhar, o mais engraçado foi falar que as laranjeiras foram destruídas para plantar feijão, de que tamanho seriam esses pés de feijões em, e por que eles precisaram afugentar mulheres e crianças eles tem é que ter mais vergonha na cara e parar de fazer essas coisas.

Dione Gustavo Klein Camargo N° 10 2° “A”

Anônimo disse...

Esse pessoal do MST são verdadeiros vândalos, porque que em vez de ficar invadindo e destruindo o que é dos outros por que não vão trabalhar, está certo que o governo não ajuda muito eles, mais não têm o direito de fazer o que eles estão fazendo expulsam famílias de suas casas ameaçam mulheres e crianças e a inda tiram o emprego de várias pessoas.
Deviam ter mais consciência dos seus atos, e da parte do governo deveriam fazer novos projetos, mas não só fazer como executar também.
Isso não pode acontecer de novo onde o Brasil vai parar deste jeito, a coisa está feia.

Emerson Francisco da Silva N°11 2° “A”

Anônimo disse...

Bom, cada pessoa tem que ter uma moradia para viver dignamente, mas não acho certo as pessoas invadir as terras de outras pessoas, alem de invadir ainda destrói as plantações e o que tiver dentro das terras.
Eu acho que cada pessoa tem que trabalha e luta para ter sua própria moradia, e não sair invadindo aquilo que não é de sua posse, simplesmente pelo fato de não ter moradia.
Absurdo e ver que o governador não faz nada para resolver esse problema.
A reforma agrária e um projeto que hoje tenta resolver esse problema que reside no Brasil.
É distribui terras a quem não tem moradia,ele não estão conseguindo distribui porque os proprietário conseguem impedir isto legalmente, que sua terras seja distribuída.

Aluna: Jéssica de Jesus Oliveira N:16
Serie: 1 B

Anônimo disse...

Vivemos num país capitalista, e existe um direito de propriedade. Você estaria disposto a repartir sua casa com os chamados sem teto.Reforma agrária não é a soluçao, para fixar o homem rural no campo.Solução, seria remunerar bem quem quer trabalhar na terra. O número de hectares distribuídos com a tal reforma, não dá para o suprimento da família do trabalhador.Já tive a oportunidade de presenciar, a venda destas pequenas propriedades, pelo menos três vezes, pela mesma pessoa agraciada com terras da reforma ,Nem um extremo nem o outro
Não acho justo uma pessoa que deu duro a vida toda, perder suas terras sob o argumento de dividir com os menos favorecidos, isso não passa de um estímulo à preguiça
E para piorar existe essa organização criminosa, que age sob a égide da presidência da república, saqueando e destruindo tudo que vê pela frente
ALUNA:DANIELY DE OLIVEIRA MOCELIN
SERIE:1B N:38

Anônimo disse...

A reforma agrária é preciso e necessário para muitos, pois a maioria das pessoas necessita de um pedaço de terra para a sua sobrevivência. Não tendo condições para sustentar sua família e nem a si próprio, precisam de terras pra extrair seu sustento.
O MST é um movimento que auxilia a reforma agrária. Um dos problemas do MST é que algumas pessoas não agem conforme as leis, ao invés de estar procurando terras férteis e que não estão sendo utilizadas para nenhum tipo de plantio, estão invadindo terras já ocupadas com plantio de determinados alimento e que está também gerando empregos e estão destruindo a plantação para plantar outras coisas, desse modo estão agindo como “vândalos”.
O melhor a se fazer é conscientizá-los a agir dentro da lei e exigir dos órgãos governamentais uma fiscalização para que haja uma reforma agrária justa e solidaria.

Aluna: Andressa Gomes Paz 3º:"A" nº 03. Noturno.

Anônimo disse...

MST é uma projeto de distribuição de terras para os sem moradia.
Mas não acho certo invadir as terras das que luta para ter alguma, alem disso ainda destrói as plantações.
Eles agi com um bando de vândalos.
Eu que cada um tem que luta para ter sua própria moradia.

Aluna: Andréia Soares Santos N: 03
Serie: 1 B

Diego Henrique Nº: 09 disse...

A reforma agrária é destinada a pessoas que não tem moradia, mas se é assim que as pessoas do grupo MST lutam para garantir a sua casa e seu pão de cada dia, destruindo e intimidando pessoas de bem que trabalham para sobreviver dependendo do plantio e colheita de laranja, que como no vídeo fala essa fazenda é o maior produtora de laranja e de suco de laranja do mundo, o beneficio que traz para o pais é grande porque o dinheiro que a produtora ganha é gasto muita parte no Brasil pagando funcionários e maquinas.
O MST ao ser intimidado ou desapropriado da forma que eles acham ilegal, entram em confronto,e nesses confrontos colocam as crianças e as mulheres na linha de frente e se escondem atrás para enfrentar a policia. Pelo o que vimos o MST sobrevive apenas de plantio de feijão, porque pelo tamanho da área de pés de laranja que de derrubaram dava pra sustentar todo o esquadrão do MST e ainda sobrava muito feijão. É a primeira vez que eu vejo esse tipo de preparo de terra para fazer um plantio de feijão.
Há fazendas que até providenciam sistemas de segurança para evitar esse tipo de inconveniente e susto.


Nome: Diego Henrique dos Santos serie:2º ‘A’ Nº: 09

Unknown disse...

“A REFORMA AGRARIA É UM SISTEMA QUE BUSCA DISTRIBUIR TERRAS PARA PESSOAS QUE NÃO POSSUEM MORADIA"

Sera que realmente podemos acreditar nisto que estão dizendo, que a reforma agraria é um sistema que busca distribuir terras, e de forma justa.
A cada dia que vem passando é invasões atrás de invasões, e o nosso governo sera que não pode fazer nada.
Querer um pedacinho de terra para morar com suas famílias é uma coisa, agora destruir o que outra pessoa demorou tanto tempo para ter é outra bem diferente, os MST agem como se fosse normal destruir plantações, parecem mais um povo sem cultura, sem educação, sem noção nenhuma do que é certo ou errado, parecem mais com uns vândalos, que não se importam com o que o dono das plantações gastou para ter tudo o que tinha, quanto ele ralou, mas não, pessoas hoje como os MST querem tudo na mão, sera que eles não sabem o que é trabalhar.
O melhor a se fazer é conscientizar os MST, por que agindo como eles estão, não vão chegar a lugar algum a não cer a desavenças e um grande conflito.
Devem exigir leis dos órgãos governamentais uma fiscalização para que haja uma reforma agraria justa e sem conflitos.

ALUNA:Valquiria lauretti link
SERIE: 3º ano B NUMERO: 28

KASSIELI CIPRIANO disse...

Reforma Agrária é um sistema onde saõ dividas propriedades improdutivas entre pessoa que não possuem moradia. Geralmente essas propriedades são particulares e o governo compra para depois dividir entre as familias que naõ possuem terras, assim elas teriam lugar para morar e até cultivar o próprio sustento.
No Brasil a reforma agrária ainda é um pouco lenta, por isso grupos de pessoas se organizam, formando os MST que é para pressionar o governoe fazer como tornem o processo mais rápido.
os MST se reunem e acabam fazendo manifestações e até acabam invadindo propriedades privadas, alguns até apelam e acabam destroindo plantios e outros bens que possuem nas terras.
Todos temos direito a uma moradia digna, mas isso nem sempre é possivel, temos sim que lutar pelos nossos direitos, mais da maneira correta e dentro da lei sem causar danos para outras pessoas, que possuem o mesmo direito.

Kassieli Cipriano
2º C Nº 20

Douglas C. Brum disse...

Reforma agrária e o MST

A reforma agrária resolve o problema de muitas pessoas, mas o MST para min é a coisa mais desnecessária que se possa existir nesse país.
Do meu ponto de vista os policiais teriam que entra na fazenda e retirar todos os sem teto nem que seja na base do tiro. Imagino eu, um monte de gente invadindo minha casa, derrubando os objetos e se acampando no meu quintal, e pior, me botando para fora com ameaças.
Distribuir essas terras é um ótimo recurso, mas as fraudes nesse processo são absurdas. A venda das terras com o preço altíssimo é um atentado ao dinheiro publico, invadir a propriedade de outras pessoas é um crime.
Pobres ou ricos ninguém têm o direito de invadir a terra de ninguém, e muito menos abusar do dinheiro publico.


ABRAIXO O MST.
FISCALISAÇAO NA REFORMA AGRARIA.


Douglas C. Brum
28 2°C

Anônimo disse...

De fato foi uma crueldade o que fizeram com os pés de laranjas,invadiram uma fazenda que não lhes pertencia,destruíram a plantação, só para plantarem feijões, de fato não viveremos só de laranjas. Mais isso não dá o direito do MST, destruir algo que não são deles, onde está a ética dessas pessoas!?
Ao invés deles ficarem fazendo esse tipo de barbaridade para comover o coração dos políticos, (para fazerem algo a respeito) por que não vão trabalhar e buscar um futuro melhor um lugar para morar ao invés de destruírem o que os outros adquiriram com tanto esforço. Sabemos que todo começo é difícil, mas não vai ser dessa maneira que eles vão adquirir suas terras, podem até adquirir, mas será algo ilegal e prejudicial à sociedade."Um verdadeiro ato de vandalismo".

Loriane Schikierski Pires
1ºA Nº20

Unknown disse...

Muito se discute sobre a importancia dessa maioria de terras sendo muito mau administrada.
Existem pessoas com muitas propriedades valorosas e outras que nao tem nem onde morar praticanente.Problemas como esses sao apontados no Brasil frequentemente,visto que isso tem total apacidade de melhoras.
Se pararmos pra esperar soluçoes governamentais vamos enlouquecer e nunca conseguir nada de terras.
Sobre isso,pensamos que as autoridades tome providencias cabíveis a eles mesmo,pois as pessoas precisam de um verdadeiro lar.
Daiany Pereira Teodoro 1a N 8

Unknown disse...

Muito se discute sobre a importancia dessa maioria de terras sendo muito mau administradas.
Existem pessoas com muitas propriedades valorosas e outras que nao tem nem onde morar praticanente.Problemas como esses sao apontados no Brasil frequentemente,visto que isso tem total capacidade de melhoras.
Se pararmos pra esperar soluçoes governamentais vamos enlouquecer e nunca conseguir nada de terras.
Sobre isso,pensamos que as autoridades tome providencias cabíveis a eles mesmo,pois as pessoas precisam de um verdadeiro lar.
Daiany Pereira Teodoro 1a N 8

Quinta-feira, Novembro 19, 2009 12:01:00 PM

Anônimo disse...

Reforma agrária traduzindo invadindo terras a leias.
Essas invasões ocorre por culpa do governo brasileiro
Que não esta nem ai para a população , se eles quisessem
Ajudar alguém montaria algum programa de assistência o
Qual as pessoas trabalharia ali e tiraria o seu próprio alimento.
Se eles querem mesmo um lugar pra morar e criar os seus
Filhos com dignidade , seria melhor que eles pedissem um
Lugarzinho para os fazendeiros onde pudesse plantar e
Colher o que comer ganhar o pão sim, mas com seu próprio
Esforço , ao invés de sair por ai invadindo terras de pessoas
Que já trabalhou muito na vida pra ter o que têm, e conseguir
Manter tudo que conseguiu conquistar.
Todos nós pra conseguir o que queremos tem
Que trabalhar e ir atrás por que nada cai do céu.

Aluna: Beatriz m venialgo
Serie: 2 c N:04

Eva Gracielly 1° A disse...

A ação do MST foi muito rigorosa mesmo sabendo que estão querendo terra
Eles estão errados ao arrancar os pés de laranja daquele jeito, mas eu acho
Que isso não é só trabalho para a reforma agrária mas também para o
Governo, que hoje esta de braços cruzados. Eu acho que o governo devia
Auxiliar tanto os sem terras como os fazendeiros, para ver se melhora essa
Situação e para o Brasil se desenvolver cada vez mais...

Anônimo disse...

bom eu acho que é injusto o governo doar terras pra o mts
porque eles nao trabalham e ainda quer terras ou invadir e ainda
agem com vandalidade alem de invadir eles destroi plantaçoes das propriedade daqueles que
trabalha o ano todo pra conseguir o seu dinheiro e comprar uma boa terra,e ter um bom palntiu
mas hoje em dia varios proprietarios legalmente consegue impedir que o mts invade sua terra

aluna:daniely de oliveira mocelin
n:38 serie:1B

Anônimo disse...

bom a reforma agraria é um programa de meradia para o sem terras
varios maradores tentam lutar contra sua propria terra com os mts
isso é injusto proprietarios de terra trabalhar para comprar terras
e o mts nao faz nada,invadir e ainda agen com vandalidade
e o governo nao faz nada para impedir eles deveriam fazer um programa pra o mts
e doar terras para o mts plantar e dar o que comer para os seus filhos e vender para o comercio
e ter dinheiro pra comprar sua terra

aluna:jaine Carla
n:15 serie:1B

Ana Paula Vieira disse...

Esse caso que deveria ter acabo a muito tempo no brasil,infelizmente continua.Afinal o governo nâo esta contribuindo com nada para acabar essa situaçâo.
Apartir do momento queum ser humano decide ter uma familia,deve cuida-lá e mantê-la com seu próprio suor,atravéz disso trabalhando e não roubando terras de pessoas que batalharam pra ter o seu território.
O mts é um dos problemas pelo fato de ajudar tudo correr mais rápido por água abaixo,é um grande absurdo invadir terras, e ainda por cima destruir toda plantaçâo.
Graças a reforma agrária(grande projeto!!!) isso muda parte dessa situaçâo feia que ocorre no Brasil,pois eles tentam distribuir justamente as terras para as pessoas,não esquecendo do tetalhe que os proprietários das terras,conseguem legalmente que suas terras sejam distribuidas.




NOME: ANA PAULA VIEIRA
NÚMERO: 37
SÉRIE: 1 b

Anônimo disse...

Isso e uma falta de vergonha destruir plantações dos outros para cobrar do governo o espaço que querem.Isso só esta acontecendo devido ao aumento da população e a falta de espaço para abrigar todas estas pessoas.Isso se resolveria se todos colaborassem juntos;mas como o governo do Brasil é uma porcaria, dificilmente isso vai acabar.Mas não é só o governo brasileiro que colabora para esse fato;eles também abusam na hora de fazer seus protestos;ao invés de fazer manifestações pacíficas,destroem propriedades particulares que não tem nada a ver com os problemas deles.Mas por outro lado isso ajuda à apressar o governo quanto ao processo de ajudar estas familias.Por isso que o governo deve fazer uma reforma agrária bem rigorosa para evitar estes acontecimentos que denigre a imagem de nosso país.

aluno : RONDINELI SCHIKIERSKI 2° B n°27

Anônimo disse...

O MST pelas suas maiorias das suas vezes invadir fazendas de grandes importância econômica e terras que são produtiva, essas fazendas na maioria das vezes emprega milhares de famílias, são grandes propriedades, mas que gerar emprego e renda e imposto, o governo na sua maioria tem uma parcela de culpa pelas essas invasões que são desorganizadas pela falta de liderança. A Reforma Agrária precisar ser mais organizada, e de liderança competente, o MST precisa invadir terras que estão anos só criando mato, e não terras que estão com lavouras ou com alguma atividade importante para a população brasileira, e um equivoco tira terras dos grandes para dar aos que não tem, essas pessoas que tem grande propriedade rural pagará pelas essas terras e paga imposto e mantem empregos nessa terras . O MST esta nas mãos de um pequeno grupo que quer transforma o Brasil no País Comunista



Fernanda dos Santos N°39
Serie: 1º ano B

Luciana disse...

A reforma agrária é um
Projeto que hoje Tenta resolver esse problema que reside no Brasil, ela busca distribuir
Terras justamente a quem não tem moradia. Há falta de moradia é um grande problema, isso todos sabemos, o jeito escolhido pelos sem terras de resolver o problema não favorece em nada o seu lado, pois podaram acabar presos por invasão de pro piedade. O governo é culpado sim por essas invasões, deveriam fazer novos programas de instituições para essas famílias do MST. Só que essas famílias do MST deveriam ter a consciência de que não podem chegar em uma fazenda ou em qualquer outro lugar, invadindo, destruindo e expulsando os trabalhadores do local. Esses pessoal do MST são verdadeiros vândalos, porque que em vez de ficar invadindo e destruindo o que é dos outros por que não vão trabalhar, está certo que o governo não ajuda muito eles, mais não têm o direito de fazer o que eles estão fazendo expulsam famílias de suas casas ameaçam mulheres e crianças e a inda tiram o emprego de várias pessoas.




Luciana Freitas 1ª B

Mariana disse...

‘ Bem ao invés de melhorarem as condições das pessoas que não tem
Moradias estão piorando tirando as terras que pertencem a elas, e ainda
Por cima estão destruindo o que eles plantaram para prejudica ainda mais
O MTS estão invadindo áreas de plantação e destruindo-as sendo que são usadas ainda, ao invés deles invadirem lugares desocupados cheios de matos que ninguém ocupam vão derrubar plantações que Servem para a sobrevivências dos fazendeiros e ainda por cima estão tirando moradores de suas propriedades para destruir. A reforma agrária tenta melhorar condições para pessoas desabrigadas morarem mas pelos conflitos que estão acontecendo acabam é prejudicando as pessoas que já tem moradias! Isso precisa de uma boa organização entre os governos para melhorar e não piorar as condições. Então o bom era que cada um tentasse ajudar as famílias que não tem moradias e as que estão ficando sem com esse invasão que esta destruindo moradias.



Aluna:Mariana Nogueira Barreto
Serie:1°B N°20

Tássia priscila 1B disse...

Bom, Existem diversos exemplos de países que realizaram reforma agrária dentro do jogo político institucional. Ela dá oportunidade às populações rurais carentes, os pobres camponeses que não têm quaisquer condições de prover sua subsistência. Ao mesmo tempo, ela desapropria terras improdutivas dos grandes proprietários, que não a aproveitam de maneira condizente com a capacidade, e as fornece para os pequenos e grandes agricultores, motivo pelo qual aumenta a sua produtividade.
"A reforma agrária poderá ser um instrumento de distribuição de renda no campo e também uma alternativa para a expansão da produção de alimentos, o modelo de reforma agrária atual, fundamentado na distribuição de terras, não resolve esses problemas. Não precisamos da volta de trabalhadores urbanos para o campo, mas os que já estão lá precisam ter prioridade para que possam ser integrados ao sistema econômico, para serem competitivos.O MST tem chamado a atenção dos diversos segmentos da sociedade por apresentar determinadas características que o distinguem em sua trajetória de movimento social de trabalhadores e trabalhadoras do campo.

Agenor disse...

.. Para produzir é necessário terras, como a maior parte está, mas mão de grandes fazendeiros o melhor a fazer e à divisão justa de terras.
Para um país ir a alto nível rumo ao crescimento tem que receber um alto investimento, mesmo que tenha que retirar de uns para dar a outros.
O mst mostra suas indignação com conflito mesmo sabendo que não é o certo. O governo junto aos lideres do mst tem que se unir e resolver de vez este problema

Agenor Macário 1°B

Anônimo disse...

Concluir que os sem terras são pessoas sem casa mais acho que eles tem que tomar vergonha na cara.Por que são pessoas como nós brasileiros,que lutamos pelo nosso direito não precisamos fazer um vândalo de se de entrar no território dos outros e sai derrubando os pés de laranja de uma fazenda só pra plantar feijão será que um território daquele tamanho num tinha um lugar sobra no para plantar feijão, será que precisava fazer uma cachorrada dessa.
O governo não faz nada eles só sabem falar e dar um monte de desculpa para o povo e fige como se fosse normal para eles.
Eriane 1°A n°10

Thais smecelato disse...

Bom a reforma agrária foi criada para repartir as terras para aquelas pessoas que não tem onde morar, ou seja, não tem um lar próprio!
Por tanto os sem terras não tinham que invadir as terras dos outro, pois tudo que tinha lá foi batalhado pra eles conseguirem e chegar aqueles indivíduos e destruiu tudo!

Aluna:Francinete Eler da Silva. N°:11 Série: 1ª A

Anônimo disse...

É uma injustiça isso,ainda muita coisa tem que melhorar e muito para o nosso pais ir para a frente... não achei muito leal as pessoas acabarem com os pés de laranja, e pelo que eu entendi, a reforma agrária desapropria por interesses social as terras que não ao utilizadas, para essas pessoas morarem, mas para que aproveitem, plantem algo.

Adriana vidal nº01 2ºa

Unknown disse...

Em um pais que esta se desenvolvendo não pode ficar com essa desigualdade, eu sei que é errado o que eles fizeram, mas eles não tem pra onde ir, outra coisa existem por ai muitos fazendeiros com muitas terras e não dependem delas para sobreviver e pouco se preocupam em produzir, o governo tem que se tocar que existe muito fazendeiro ignorante com uma invasão do MST pode haver até morte.

Erika bizzo nº12 2ºa

Anônimo disse...

A reforma agrária bem ela começou a acontecer desde desde o período da colonização quando as terras foram distribuidas de forma injusta e a reforma agrária é uma coisa muito boa porque cada dia mais ela vam ajudando as pessoas que necessitam de ajuda,e cada dia mais ela vem querendo fazer mais coisas como fovarecer cada dia mais a renda de comida e mais terras e isso é muito legal que assim pode ajudar a metade das pessoas que precisa,mais também vem acontecendo grandes problemas dificultando mais o trabalho da reforma agrária e isso é muito ruim para varias pessoas e familias,mais mesmo assim o governo vem tentando iniciar construção de rua e vem tentando conseguir mais maquinas para acontecer a reforma de rua e isso pode ficar bem caro.A reforma agrária vem fazendo do impossivel para o possivel para tentar enfrentar o problema dos sem-terra e as pessoas em estado de miséria que vive no campo.E as pessoas que vivem no campo é uma coisa bem difrente nesse mundo porque também existem varias pessoas nas ruas que vivem na miséria e que precisam de ajudar.


NOME:LETICIA RAFAELA N°21

SÉRIE:1°C

Anônimo disse...

Muito interessante essa questão, sei que as pessoas não podem agir assim, sei também que nosso pais não pode continuar assim sem entender as necessidades das pessoas mais humildes. O movimento sem terra não é legal, invadir as terras os outros não é legal, não e legal. E muito interessante o papel da reforma agrária e é muito importante para essas pessoas, conclui que todos saem ganhando.

Rosiene vidal nº25 2ºa

Anônimo disse...

A REFORMA AGRÁRIA ela busca destruir terras para pessoas que não tem moradia.E também fez com que grande quantidade de terras concentradas nas mãos de pucas pessoas que não tinha condições para conseguir terras.Bom a reforma agrária,ela vem passando por grandes dificuldades em aplicar,pois os grandes proprietários de terras não estão conseguindo legalmente impedir a desapropriação de suas terras.O governo também disponibilize estradas e caminhões para o escoamento da produção tornando o processo mais caro.A reforma agrária diante de tantas dificuldades ela vem buscando no desenvolvimento o problema dos sem-terras e pessoas com estado de miséria que vive no campo.A distribuição de terras justa e a reforma agrária ela busca democratizar a estrutura fecundária para fornecer alimentos e a partir destes obter-se comida e renda.


NOME:ÉRIKA LEITE N°16 SÉRIE:1°C

Anônimo disse...

A reforma agrárias foram implementadas por diferentes paises,como resultados quer de politicas de estado,quer da pressão exercida por movimentos sociais.
A reforma agrária é uma coisa bem interessante que geralmente vem ajudando pessoas de rua que precisam muito de um lar.Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras,ou seja,propriedades particulares.Os trabalhadores rurais organizaram a mst que pressiona o demostrado bons resultados.



NOME:ELTON LEITE N°06 SÉRIE:2°B

jose cordeiro disse...

a eu acho que esse nosso governo nao ta nem ai pra essas pessoas, mais para comcluir meu comentario,querer um pedaço de terra pra morar e ter um futuro melhor para seus filhos é uma coisa bem diferente de emvadir uma propriedade de uma empresa que gera muitos lucros para o pais e tambem muitos empregos noa é justo acabar com 700000 mil pés de laranja só para imcra acelerar o processo de integra de terras para eles pramim isso foi um ato de vandalismo nao agiram como cidadaos honestos isso é muito errado.

Daiane B.pereira 2.a disse...

A reforma agraria no Brasil e um modo bastante justo de as pessoas que não tem onde morar conseguirem moradia para sua família.no Brasil existe muitas pessoas que possuem muitas terras ,enquanto outras não tem absolutamente nada ,e isso e muito injusto. O movimento sem terra existe para garantir a posse de terra para aqueles que nada tem,e isso e necessário.Agora,não acho a atitude dos sem terra apropriada quando eles resolvem destruir o patrimônio dos outros, para conseguirem o que desejam,pois isso e uma falta de respeito. O governo brasileiro precisa investir mais,na reforma agrária,pois ainda existem muitas pessoas que precisam dessa ajuda. Enfim ter seu lar e direito de todos os cidadaos,e a sociedade precisa compreender isso. A reforma agraria no Brasil e um modo bastante justo de as pessoas que não tem onde morar conseguirem moradia para sua família.no Brasil existe muitas pessoas que possuem muitas terras ,enquanto outras não tem absolutamente nada ,e isso e muito injusto. O movimento sem terra existe para garantir a posse de terra para aqueles que nada tem,e isso e necessário.Agora,não acho a atitude dos sem terra apropriada quando eles resolvem destruir o patrimônio dos outros, para conseguirem o que desejam,pois isso e uma falta de respeito. O governo brasileiro precisa investir mais,na reforma agrária,pois ainda existem muitas pessoas que precisam dessa ajuda. Enfim ter seu lar e direito de todos os cidadaos,e a sociedade precisa compreender isso.

fernanda disse...

o brasil tem pouco mercado de trabalho pra tanta gente porisso que agora ta tendo tanta invazao por nao ter um meio de trabalho mais nao justifica que devemo mata e nem invadi propriedade primeramente ninguem tem o direito de invadi a terra de ninguem se quer prata feijao trabalha como faz milharer de pessoa os sem terra acha por nao ter um lugar de invadi propriedade no brasil a muito caso de morte por causa da invazao culpa edo gorverdo por pega o dinheiro do povo e nao ajudar como deve deveria ter uma punidade pra esses invazores de terra so aquele fazendero sabe do prejuizo se cada um fizer sua parte ajundado um ao outro com certeza viveremo todos em paz nome fernanda 2.a

fabiana disse...

falta de moradia e um grande problema isso,todo sabemos no meu ponto de vista eu acho incorreto invadir uma proprirdade que nao e sua,e tem muita pessao que so querem tomar o que nao e seu trabalhadores dessa fazenda não têm culpa e mais engraçado foi falar que as laranjeiras foram destruídas para plantar feijãofalta de vontade do governo solucionar esses problemas relacionados a reforma agrária no fim os prejudicados são as pessoas que batalharam pra obter as terras, que depois são invadidas por pessoas aluna:fabiana carvalho 2 ano

Unknown disse...

bom, o mst poderia termais paciencia e pedir ajuda aos deputados, e nao ir chegando e invadindo a fazenda produtora de laranja.Eles deviam pedir recursos para o incra e fazer suas plantaçoes, e nao ir destrindo o que é dos outros,e tambem nao explica a expulsao dos empregados da fazenda pois eles tambem tem familia para criar,e garantir seu sustento.
O incra deveria tomar frente e ceder terras para essa gente fazer suas plantaçoes e tambem garantir seu sustento.mas o mst nao deveria ter destruido tudo sem justificativa, eu seu que nos nao vivemos so de laranja , mas poderiam ir plantar em outro lugar ,onde tambem seja produtivo.


Mauricio alan bicalho sousa 1ºb nº21

Anônimo disse...

Os militantes do mst usaram tratores para detruirem milhares pés de laranjas, a pretesto de forsarem as destruiçoes de uma fazenda.
Os militantes disseram que queriam usar as propriedades para plantar feijão,mais os especialistas disseram que não averiam necessidade de destruir as laranjeiras.
Os empregados da fazenda foram obrigados a abondonarem seus lugares,250familias invadiram as fazendas, eles querem fornecer o incra a acelerar o processo da reforma agraria na região, a justiça estadual decretou a saida, mais os coordenadores MST entraram com recurço alegando que a decisão teria que ser na esfera federam,eles só vão sair da fazenda quando isso for jugado na fazenda, mais isso demonstra que só não se trata de uma aria de feijão mais sim de laranja.
Algumas familias de funcionarios tiveram que sair dos seus lugares por causa dos invasores e isso prejudicou muito as familias .
O governo hoje em dia esta com falta de vontadi de solucionar os poblemas que vem atingindo na reforma agraria e quem sai prejudicado são as familias que moram nessas propriedades..

Anônimo disse...

Os militantes do mst usaram tratores para detruirem milhares pés de laranjas, a pretesto de forsarem as destruiçoes de uma fazenda.
Os militantes disseram que queriam usar as propriedades para plantar feijão,mais os especialistas disseram que não averiam necessidade de destruir as laranjeiras.
Os empregados da fazenda foram obrigados a abondonarem seus lugares,250familias invadiram as fazendas, eles querem fornecer o incra a acelerar o processo da reforma agraria na região, a justiça estadual decretou a saida, mais os coordenadores MST entraram com recurço alegando que a decisão teria que ser na esfera federam,eles só vão sair da fazenda quando isso for jugado na fazenda, mais isso demonstra que só não se trata de uma aria de feijão mais sim de laranja.
Algumas familias de funcionarios tiveram que sair dos seus lugares por causa dos invasores e isso prejudicou muito as familias .
O governo hoje em dia esta com falta de vontadi de solucionar os poblemas que vem atingindo na reforma agraria e quem sai prejudicado são as familias que moram nessas propriedades..

Viviane dos Santos
2ºb

Anônimo disse...

Professor o de cima do meu comentario não foii colado eu errei e fiz denovo ..
Beleza
Viviane dos Santos

Anônimo disse...

A Reforma Agrária e os conflitos por terra no Brasil As reformas agrárias seriam muito boas para o Brasil se realmente fosse ampliadas no país. Que pena que infelizmente encontra em grandes dificuldades , por que se não fosse pelos os proprietários que conseguem dificultar ou até impedir essa desapropriação seria muito mais simples e iria melhorar muito mais . Quantas pessoas nos vemos ai nas ruas sem casa , sem comida , sem nada e o pior com crianças que com a situação precária acabam ficando seriamente doentes , sendo que muitos por ai com casas que não lhes tem utilidades sem ser para o seu ego e para que as pessoas os respeite por causa da sua fortuna seu dinheiro. O mundo deveria pensar melhor mas pessoas mais necessitadas. E não no seu próprio umbigo impedindo esse tipo de ação do governo com a reforma agrária.

Tiago Braga A.S n° 26
3°B

Cris macedo disse...

Tipo: ter uma casa ou até mesmo um lugar pra morar é muito bom, agora ficar invadindo propriedades de outras pessoas tem nada a ver, eu acho que o governo podia fazer as casinhas pro pessoal e incentivar os latifundiários a plantar alimentos que gerem renda e colocar esse pessoal pra trabalhar, assim eles teriam casa e serviço, não teriam tempo de invadir nada.
Sabe por que eles invadem? Pra chamar a atenção necessária pro governo mobilizar e resolver o problema, mas nem sempre a parte governamental faz algo a respeito, ai eles apelam para a destruição de algo que não é deles.
Essa é minha opinião relacionada ao sistema, uns deveriam ajudar os outros e não querer apenas pra si.

Cristiana 2º c

Unknown disse...

O MSTe movimento tem uma proposta boa pois visa retirar as terras da mãos de um pequeno grupo de pessoas e repassar para as pessoas que não tem sequer um local onde morar. Porem eles tetam se apoçar desas terras de forma erronea pois escolhem determinadas fazendas de um fazendeiro que normalmente tem uma grande quantidade de terra, estragan tudo oque emcontran pela frente, para forçar o fazendeiro ou o governo a repassar aquela area de terra para eles.Mesmo com a destruição dos plantios que ja existem na fazenda , eles não conseguem alcasar o objitivo que e pose das terras ocupadas , eles usam da violencia, como já aconteseram varias outras vezes. João vitor de godez batista 1A

dagliane disse...

A reforma agrária diante de tantas dificuldades,busca no desenvouvimento capitalista enfatizar o problema dos sem-terra e as pessoas em estado de miséria que vive no campo.A reforma agrária é um processo que se fez necessário por causa da grande quantidade de terras concentradas nas mãos de poucos e isso se deu dessde o periodo da colonização quando as terras foram distribuidas de forma injusta.A reforma agrária tenta amenizar a situação dos sem terras no Brasil, dividindo terras para as pessoas que não tem moradia e não tem condição de ter um lar e muito menos para sustentar seus filhos.
Na minha opinião tudo isso é culpa do governo por não dar oportunidades para as pessoas trabalharem e terem suas próprias moradias,cada pessoa tem que ter uma moradia para viver dignamente, mas não acho certo as pessoas invadir as terras de outras pessoas, alem de invadir ainda destrói as plantações.O governo é culpado por essas invasões,sera que realmente podemos acreditar nisto que estão dizendo, que a reforma agraria é um sistema que busca distribuir terras,para as pessoas sem moradia.
O governo hoje em dia esta com falta de vontadi de solucionar os poblemas que vem atingindo na reforma agraria e quem sai prejudicado são as familias que moram em suas propriedades.

Dagliane Gomes Avelino N°12 1°C

kassia cipriano disse...

a reforma agraria
È um sistema que busca distribuir terra para pessoas que nao possuem moradia r acabam sendo processo que se faz necessario por causa de pessoas que nao tem muito onde morar e guando foi distribuida foi de forma injusta e sem produzi-lo.
A reforma agraria busca adescentralizar e democratizar a estrutura fundiaria,alem disso busca o favorecimento e a produçao de alimentaçao e a partir deles obter-los, comidas e rendas,diversificar o comercio rural,reduz a migraçao e promove a cidadânia e a justisça social.
A pessar de tais dificuldades o grande impecilho da reforma agraria é o governo financio de materiais e maquinarias para a iniciaçao doplatio e isso baixos juros.

kassia disse...

a reforma agraria
È um sistema que busca distribuir terra para pessoas que nao possuem moradia r acabam sendo processo que se faz necessario por causa de pessoas que nao tem muito onde morar e guando foi distribuida foi de forma injusta e sem produzi-lo.
A reforma agraria busca adescentralizar e democratizar a estrutura fundiaria,alem disso busca o favorecimento e a produçao de alimentaçao e a partir deles obter-los, comidas e rendas,diversificar o comercio rural,reduz a migraçao e promove a cidadânia e a justisça social.
A pessar de tais dificuldades o grande impecilho da reforma agraria é o governo financio de materiais e maquinarias para a iniciaçao doplatio e isso baixos juros.

kassia cipriano
1c n 19

Anônimo disse...

fabiana comenta, embora o governo tenha criado a reforma agraria ela não solucionou o problema ao contrario gerou mais problemas, guerras entre proprietarios e sem terras,pois os sem terras invadem qualquer propriedade sem saber se ela esta legalizada ou não. e com isso gera as gerras e destruisão da propriedade invadida.sendo que eles nen sabem o quanto o proprietario batalhou para possui-la, com isso o governo deveria melhorar o projeto agrario e consientizar para evitar conflitos.na minha opinião os sem terras pensar em trabalhar e consequir sua propria terra e o governo não ficar so na conversa e dar mais assistensias e tequinica aos pequenos produtores rurais.

fabina.a.capichi 2°c n°30

Anônimo disse...

Acho certo que o governo de terras para as pessoas, assim elas podem construir sua casinha mais teriam que assinar um documento dizendo que não poderiam vender de forma alguma.
Hoje em dia existem pessoas que só querem aproveitar dos outros, não quer saber nossa eu preciso dessa moradia. Ganham a casa e vendem em pouco tempo por isso que concordo que todos que ganharem tem que assinar um documento, para não poder vender e fica talvez para seu filho.
A respeito da destruição dos pés de laranja foi uma falta de consciência porque para plantar feijão, não precisaria de derrubar os pés. Feijão é que nem grama ele só se arrasta daria pra ter os dois e ganhar dinheiro em cima disso. Derrubar só para doar para as pessoas acho errado eles podem comprar terras sem plantio tem tantos fazendeiros com terras a venda .
Se eles caírem na besteira de comprar terras com plantio, vão pagar alem do preço que valem, porque eles cobram ate os pés que estão plantados mesmo sabendo que corre o risco de serem derrubados.

Nome : Franciele Ferreira
2 ano c

Anônimo disse...

Bom na minha opinião eu acho muito errado esse ato do MTS porque invadir uma propriedade já e um ato errado, porque eles não fazem que nem pessoas normais e lutam pelos seus direitos trabalhando como todo mundo faz. Tudo bem que estamos em um pais injusto que priva os pobres de educação, de trabalho, de lazer e dos seus direitos, mas não e invadindo propriedades que iremos mudar essa situação. Eles invadiram e alem de invadir ainda derrubaram a plantação de laranjas. A qual segundo eles iriam plantar feijão.Mas até onde todos sabemos feijão e uma plantação rasteira e poderia ser plantada entre as laranjas, isso na minha opinião seria um golpe de mídia deles para chamar a atenção da população e acreditar que eles são sempre a vitima da historia.
Regiane de Souza
1ºA Nº43

Unknown disse...

E. E. E. F. M. JANETE CLAIR
SERIE: 2º ANO DO ENSINO MEDIO
MATERIA: GEOGRAFIA
PROF. JOÃO GOUVEIA
ALUNA: JESSICA MOREIRA KRUPINSKI
21.11. 2009


ASSUNTO: SOBRE A REFORMA AGRÁRIA E OS CONFLITOS PELA TERRA NO BRASIL. E A OPINIÃO SOBRE O MST.

REFORMA AGRARIA
No final dos anos 50 e início dos anos 60, quando a reivindicação pelas reformas de base, Tomou corpo e passou a fazer parte das discussões populares. a reivindicação pela reforma agrária, se destacando em meio às demais (urbana, bancária e estudantil), exigia a extinção do latifúndio existente desde a época de colonização do Brasil e a melhoria das condições de vida no campo. No qual podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, propriedades particulares são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infra-estrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo. Mais o custo deste sistema sai muito caro para o governo federal conforme o texto postado do professor.
OS CONFLITOS PELA TERRA NO BRASIL

Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da colônia de forma injusta. No sistema de Capitanias Hereditárias, poucos donatários receberam faixas enormes de terra para explorar e colonizar. Desde então, o restante da a terra foi disputado pela grande parte da polulação. Onde a grande propriedade rural improdutivo tornou-se padrão, gerando um sistema injusto de distribuição da terra. Para você ter uma idéia, quase metade das terras brasileiras está nas mãos de 1% da população.

O MST

Para corrigir esta distorção, nas últimas décadas vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária. Embora lento, já tem demonstrado bons resultados. Na época da ditadura os militares aprovaram a Lei N.º 4.504 sobre o Estatuto da Terra, o primeiro documento oficial sobre a reforma agrária no Brasil e criaram o IBRA e o INDA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, respectivamente) em substituição a SUPRA, e também, o INCRA (Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com o intuito de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. Mas o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), foi elaborado pelos trabalhadores rurais que se organizaram e montaram o MST. Que pressiona o governo, através de manifestações e ocupações, para conseguir acelerar a reforma agrária e garantir o acesso à terra para milhares de trabalhadores rurais.. Ao contrário do que muitos pensam, a reforma agrária é realizada em nosso país dentro das leis vigentes, respeitando a propriedade privada e os direitos constituídos. Não visa apenas distribuir terras, mas sim garantir, aos pequenos agricultores, condições de desenvolvimento agrário e produtividade, gerando renda e melhores condições de vidas para as famílias assentadas. No dia 30 de novembro comemora-se o Dia da Reforma Agrária

Anônimo disse...

Acreditar que tomar terra dos outros seja um ato bom não dá, mas talvez possa ser compreendido, eles tomam terra dos outros, buscando assim favorecer a si mesmo, algumas razões são justificáveis pois eles não tem onde morar e o governo pressiona muito em cima deles, então assim eles buscam melhorias de forma inadequada, mas os atos do MTS e um ato muito ruim pois busca melhorias devastando tudo o que se vê pela frente, como foi o caso no vídeo citado ao qual eles chegaram devastaram e alegaram querer plantar feijão mas feijão e rasteiro certo então acho que o ato foi indevido pois pelo tamanho da derrubada pode ter afetado ate o meio ambiente.
Eles simplesmente poderiam ter tomado a terra e preservado o laranjal .
Danny Lee Simones Barbosa
1ºB

Anônimo disse...

Bom eu acredito ,que quem deveria lutar para reverter essa situaçao é o governo, mas o governo nao se importa com as necessidades da populaçao, porque se ele se importasse montaria uma casa onde eles pudessem trabalhar e se manter com o proprio suor, aí eles nao terian que ficar por ai invadindo terras que nao lhes pertencen. Em fim todas as famílias tem o direito de ter um lugar decente pra se viver, mas sem tirar o que pertence aos outros pois se eles tem conseguiram com seu proprio suor.

ALUNA:Luana antonio n:23
SERIE: 1 C

Anônimo disse...

Reforma Agrária é um sistema onde saõ dividas propriedades improdutivas entre pessoa que não possuem moradia. Geralmente essas propriedades são particulares e o governo compra para depois dividir entre as familias que naõ possuem terras, assim elas teriam lugar para morar e até cultivar o próprio sustento.
No Brasil a reforma agrária ainda é um pouco lenta, por isso grupos de pessoas se organizam, formando os MST que é para pressionar o governoe fazer como tornem o processo mais rápido.
Para corrigir esta distorção, nas últimas décadas vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária. Embora lento, já tem demonstrado bons resultados. Na época da ditadura os militares aprovaram a Lei N.º 4.504 sobre o Estatuto da Terra, o primeiro documento oficial sobre a reforma agrária no Brasil e criaram o IBRA e o INDA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, respectivamente) em substituição a SUPRA, e também, o INCRA (Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com o intuito de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.

Aluno: Clebson Retamero Nunes Série: 1º C
nº: 10

Anônimo disse...

Reforma agraria e maneira de poder correr atras do que tanto precisa.uma forma de estar de posse de algo.
As pessoas acham que reforma agraria e forma de entrar nas terras de fazendeiros.Ate mesmo acabar com a plantação que esta sobre esta terra, hoje em dia temos que plantar para que as florestas reforme, florestas não e so matas com plantas selvagens mas tambem pode ser planatas que plantamos, que seja laranja, limão,manga,etc.No meio da multidão de pessoas que precisa, a pssoas que n~´ao precisa dessas terras.
Muitas pessoas acha que so precisamos de feijão e arros mas na verdade precisamos de muito mais coisas que existem no mundo.

Lucimar nº21 2ºc

Unknown disse...

No Brasil existe um sistema chamado Reforma Agraria !
Esse sistema na verdade, ajuda distribuir grandes quantidades de terras que estao jogadas pelo Brasil a fora sem valor nenhum grandes fazenderos tem grandes terras e nem cuidam só desmatam ....
A reforma Agraria ajuda a dividir essas terras justas nao só para eles morarem mais para da uma boa condiçao de vida para sua familia, nessa nova condiçao de vida vao poder cultivar e ter suas redas propria.
Mais a muitas dificuldades grandes fazenderos dificultam ainda mais, por esse motivo que os Sem Terras acabam ivadindo e destruindo tudo, fazendo a maior bagunça!
Porque nao dao chance a eles de trabalho, trocamos essas maquinas e reduzimos a imigraçao, e sim damos chance a que realmente nessecita?
Precisamos renovar nosso modo de pensar!

Aluna. Milene Cristina Lima

N*. 22

Serie/Turma 2* B

Unknown disse...

AS invasões que vem ocorrendo por parte do grupos de mst (movimento sem terra) está se tornando cada vez mais frequente e cada vez que atuam deixam seu rastro de destruição.

Todos devem ter seu direitos de moradia garantidos mas sem usar desses metodos tão banais de invasão de propriedades . claro que todos querem ter um local digno para morar mas para isso não é nessesario se apropriar a força daquilo ques não lhe pertense Essa situação poderia ser diferente se o governo investisse mais na ideia da reforma agraria para melhorar a cituação de vida das pessos e haver mais igualdades entre as classes..
ALUNA: Crislaine cristina
SÉRIE:1ANO ( C)

Anônimo disse...

Ao fazer uma análise da sociedade, vemos que as palavras”Reforma Agrária” vem ocasionando diversos conflitos.
Hoje se analisarmos, como se encontra a população brasileira, veremos que uns tem muito e outros quase nada.Por esse motivo gera grande contraste, pois tem muita terra no poder de poucos.
O nosso governo tem que visar mas esse lado para que todos fiquem satisfeito com a reforma agrária, e que as brigas por terra cessem.
Assim as pessoas sem terra terão sustento, trabalho e uma vida melhor.
Os casos que vem acontecendo nos últimos tempos é vergonhoso, mas quem sempre leva a pior são os mas fracos.
Enfim, vamos redistribuir as terras para mas pessoas, que precisam e querem trabalhar

Leandro Oliveira Fernandes Porto
3ºA nº.21

Anônimo disse...

A reforma agrária é um pequeno reforço que o governo tenta controlar para acabar com um pouco da miséria do país.
Na distribuição de terras que ajudam alguns e desfavorecem outros, tais como os empresários que ao estar produzindo e dando trabalho e renda ao país esta lutando para requerer sua terra, que muitas vezes será passada as pessoas que as vendem e passam adiante como MST, que invadam fazendas e propriedades regulares tal como a fazenda de laranja vista em reportagem .
Sendo assim o governo poderia criar um programa de assentamento fazendo uma empresa no tal vindo a produzir e contratando famílias que não tem moradia para trabalho assim como o MST daria mais resultado e menos estorvo e trabalho para os demais....



Juliana lima 1ºA

Anônimo disse...

Muito se discute hoje em dia sobre reforma agrária e os conflitos gerados.
No Brasil onde o desigualdade social é gigantesco vem ocasionando constantemente conflitos entre fazendeiros de grande poder aquisitivo e os sem-terra pessoas sem moradia.
Então fica cada fez mas perceptível que há uma mal administração pois terra temos mas encontra –se na mão de poucos, o que é um grande desperdício, pois essas terras pode ser fonte de sustento a muitos familiares, inclusive das cidades.
Apesar do auto custo para o governo realizar esses assentamentos, futuramente teremos mas empregos serão gerados, a produção de alimentos será maior terras públicas o governo deve redistribuir para que todos sejam beneficiados.

Rayane Oliveira Porto. Nº 26 3º A

Denyse disse...

A abordagem desse texto coloca em destaque a importância da Reforma Agrária terras compradas pelo governo, para distribuir para famílias onde podendo plantar para garantir seu sustento e no Brasil faz se necessário essa Reforma Agrária ainda mais nos pais que vivemos onde tem tanta injustiça. MST já não é uma maneira de consegui nada, não se pode entra em um uma terra colocando famílias fora de suas terras destruindo o que se construiu e deixando mais famílias na miséria já chega o tanto de família que vemos em TV na rua por não ter uma moradia.



Aluna:Denyse Ferreira Carvalho
Serie 3ºA

Anônimo disse...

Todos nos sabemos que as pessoas lutam mito para conseguir seu pedaço de terra. E que dói muito ver pessoas chegarem e destruir tudo o que você plantou, construiu com muito sacrifício.
Mas também sabemos que tem muito fazendeiro com terras por ai paradas sem nenhuma produtividade, terras que para eles não rendem nada, e que nem necessita dela para sobreviver, mas para muitos significa ouro, vale muito.
O nosso país tem que ter uma distribuição mais justa de terras, para que todos que necessitam tenham acesso a elas.

Cleiton Ramos Alves; nº07; 2°A

Unknown disse...

Pessoas que não tem consciência, que não passa por dificuldade, não sabem o que é lutar para uma vida melhor, e são mandado pelos outros, são aonde que ocorre essas invasões destruindo o que já foi construído.
As pessoas batalham para conseguir alguma coisa na vida enquanto outras vão lá para destruir, as pessoas tem que ter consciência e não tomar posse do que é do outro, tem que batalhar como todos os brasileiros fazem.Todo isso ocorre por falta de vontade e bondade do governo que deveria solucionar algo para melhorar muitas famílias para que tenham suas próprias terras e não tomar posse daquilo que não é seu. O governo não age de forma diferente para mudar essa situação. Querer construir uma família é uma coisa, agora destruindo a outra, isso não esta correto alguém deveria tomar providência para isso acabar e não sair invadindo e prejudicando pessoas que batalham para obter suas próprias terras.

DIENE B.RODRIGUES Nº05
2º"B"

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Todos nos sabemos que as pessoas lutam mito para conseguir seu pedaço de terra. E que dói muito ver pessoas chegarem e destruir tudo o que você plantou, construiu com muito sacrifício.
Mas também sabemos que tem muito fazendeiro com terras por ai paradas sem nenhuma produtividade, terras que para eles não rendem nada, e que nem necessita dela para sobreviver, mas para muitos significa ouro, vale muito.
O nosso país tem que ter uma distribuição mais justa de terras, para que todos que necessitam tenham acesso a elas.

Cleiton Ramos Alves; nº07; 2°C

claudia e cleiton disse...

Hoje em dia há muita desigualdade. Eu li uma entrevista de um fazendeiro e de um sem terra.
O fazendeiro dizia que não aceitava e invasão nas suas terras e que a única linguagem que Iria utilizar era a bala e que se a reforma agrária quisesse as suas terras teriam que dar o valor que ele queria em dinheiro.
Já o sem terra disse que era uma pessoa humilde e que sempre lutou para ter um pedaço de terra e que tinha muita gente por ai com muita terra e não necessitavam delas para sobreviver.
São depoimentos muito diferentes, mas que valem muito para melhora o país e a vida dos MTS.

Claudia Farias da Mata n°04 2ºA

Anônimo disse...

De acordo com o vídeo que vi pude perceber que o MST traz uma série de conseqüências entre, elas a destruição do meio ambiente. Eles querem reivindicar os seus direitos através da força; chegam até a cometerem atos violentos e injustos .Sou de acordo com a distribuição de terras para o MST , mas não concordo com a forma deles agirem e invadirem lugares onde há produção e pessoas trabalhando, pois pode trazer prejuízos para milhares de pessoas e não somente para os sem terras.Deve existir outra forma deles conquistarem essas terras a não ser pela força.

Paloma Franciele da Silva Souza
1° "A"

DEYSE FERREIRA CARVALHO disse...

Um dos assuntos que são falados muito no Brasil é sobre a reforma agrária que é divisão de terras compradas pelo governo onde ocorrem divisões de terras para pessoas carentes q não tem terras para planta. A reforma agrária é necessária no nosso Brasil para que muitas famílias possam ter terras onde podaram tirar seus sustentos.
O MST é uma forma de manifestação de trabalhadores para acelerar o governo a cumprir o papel da reforma agrária em nosso Brasil. Mais muitos trabalhadores não tem paciência em esperar essa lei ser cumprida e invadem terras particulares, e aí começa uma guerra, e muitas das vezes ocorrem até mortes, isso não é uma atitude certa a ser tomada, não é assim que vam consegui uma terra. Deveriam exigir ao governo, mais dentro da lei.


Aluna:Deyse Ferreira Carvalho nº10
Série:3ºA

Anônimo disse...

Ao analisar os fatos, é notável que há muita desigualdade no Brasil.
Querer um local para morar e obter o sustento de suas familias é o que todos brasileiros querem,mas invadindo e destruindo propriedades já é vandalismo.
A reforma agrária é necessário para muitos, pois existem muitas familias que necessitam de um lugar para sobreviver, como não tem um bom emprego por falta de estudos, o jeito é procurar um pedaço de terra para plantar, colher e sobreviver.

Aline Oliveira nº 02 3º A

Anônimo disse...

O MST deveria ter mais vergonha na cara e parar de invadir a propriedade dos outros, eles não podem invadir e nem expulsar os proprietários ameaçaram mulheres e crianças os tiraram das suas casas é uma verdadeira falta de respeito.
E o fato de destruírem milhares de pés de laranja, e dizer que depois vão plantar feijão no lugar é uma sacanagem, pois para plantar esses tais feijões poderiam plantar dos lados dos pés de laranjas, e também como eles poderiam plantar em um lugar que não pertence a eles.
O governo tem sua parte de culpa por que deveria fazer novos projetos para essas pessoas talvez assim eles paravam de invadir as propriedades dos outros e tirando o emprego de muitas famílias.

Wellington de Souza Darmieli N°27 2°"A"

Willian G. Costa disse...

Como podemos dizer que a reforma agrária serve para a divisão de terras para fazer com que as terras que não produzem passem a ser utilizadas para a produção de alimentos, se acabamos de ver uma grande destruição de uma lavoura de laranjas.
Tá certo que ninguém vive só de laranja, mas como era uma àrea que já produzia então o dever da reforma agrária era proteger essa lavoura de laranja da MST, e procurar outro lugar para daí então fazer seu plantio de feijão.
Penso que os nossos representantes devem fazer algo para acabar com as invasões dos sem terras.Os profissionais que trabalham na reforma agrária devem ficar mais ligada e ter mais atenção quanto as àreas de produção.E as autoridades deve ser mais rígida com os sem terras, por que eles não podem continuar com essas invasões eles devem trabalhar como a maioria dos brasileiros e assim conseguirem suas propriedades.

Willian G.da Costa Nº:28 Série:2ºA

Anônimo disse...

A reforma agrária e um meio de ajudar pessoas que estão precisando de um lugar para viver. Muitas pessoas acham que reforma agrária e chegar a uma terra e derrubar todo que tem pela frente para fazer seu meio de viver.
Pesar que ajudar as pessoas a sobreviver nem por isso precisamos acabar com fazendas ou lugares frutos ou alimentos para saber com esses tipos de lugar para dar para outros, que vai acontecer com as pessoas que depende desses alimentos.
As pessoas devem sim ajudar quem precisa, mas não precisa acabar com as pessoas para ajudar outras pessoas.
As pessoas têm que entender que vivemos em uma crise mundial que seja o aquecimento global, essas pessoas devem unir-separa ajudar a nossa natureza.
Luciano Pereira dos Santos 2°B

Anônimo disse...

Ao ligarmos a Tv sempre ouvimos algo sobre reforma agrária e o MST,com isso pode-se perceber que é algo muito discutido no Brasil.
Pelos fatos obtidos, percebe se que na população brasileira, existem pessoas que necessitam de um pedaço de terra para sobreviver.
A reforma agrária traz beneficio para quem precisa, tentando resolver o problema de invasões pelo MST. Todos os brasileiros querem um lugar para sobreviver e obter sustento de suas familias, infelizmente acontece que os que não tem onde sobreviverem invadem terras, destruindo considerado mais como vandalismo.
Quando uma pessoa quer algo, com certeza ela tem que lutar pelo aquilo que quer e não ficar destruindo algo que com muito esforço outros fizeram.
O governo deveria ter uma solução mais ágil beneficiando todos que precisam de terra.

Maykon Douglas Mesquita Tavares. 2ºB

Anônimo disse...

Todos do MST pensam que é só chegar e tomar tudo que é das outras pessoas, não estão só destruindo uma plantação, mas sim acabando com o sustento dessas pessoas, eles não podem invadir uma propriedade que não lhes pertence, como são 7000 pés de laranja eles poderia tirar apenas a metade ou poderiam plantar os feijões junto com os pés de laranjas, como é dito na reportagem...
Se todos pensassem como eles o mundo já teria acabado. Como a propriedade não pertencia ao MST eles não tinham o direito de invadir. Claro que não viveremos apenas de laranjas e que não é só naquela fazenda que possui plantações de laranjas, mas sim em muitas outras fazendas. Precisamos sim da laranja e do feijão para nos alimentar, mas isso não quer dizer que eles podem invadir para plantar...
Esquecendo que estão destruindo cada vez mais o nosso planeta, quanto tempo leva para os pés de feijão crescer e produzir sendo que os pés de laranja já estão produzindo e que não era necessário serem arrancados...

Kátia Mayara nº 19 1ºA

Anônimo disse...

Na plantação de laranja é muito útil para nós, mas não é certo tirar os pés de laranja para plantar feijões. Se no mínimo a terra fosse deles eles poderiam explorar da maneira que quisessem.
Mas como será nosso futuro se continuarem assim, os nossos comerciantes perderão suas vendas, a produção de laranja é muito importante para o ser humano temos que preservar o que já está plantado e não é necessário tirar os pés de laranja para plantar feijão, pois eles não têm o direito de fazerem isso eles merecem ser processados por invasão de terrenos alheios.
A laranja e o feijão são importantes para nosso consumo, mas mesmo assim eles não têm autoridade para fazerem isso...

Dalvania nº02 2ºB

Unknown disse...

Reforma agraria e um um grande sistema que hoje tenta resolver esse problema que reside em nosso país a muito tempo ,essa reforma busca destribuir terra justamente aquelas pessoas que não tem aonde morar.O jeito que os sem terra tenta resolver esse problemas não favorece para eles porque sempre acabar presso por invasão deterras dos outros. O GOVERNO principal culpado por essa invesoes de terra ,eles deveriam fazer novos promas do mst ,so que aquelas pessoas do mst devem ter conciencia que elas não podem invadir as terra e nem expulsar os trabalhadores da quele local.
Elas são verdadeiros vandalos por que o que elas estão fazendo não esta certo,eles deveriam trabalhar para conseguir o que eles tanto deseja.
Adriana Costa Alves
serie :1ºc
n°01

Anônimo disse...

Muitas pessoas não possuem moradia, pois grande quantidade de terras esta concentradas nas mãos de poucos. Enquanto alguns tem muito, outros não tem nada. Isso é uma injustiça mas é a nossa realidade.
Mesmo as pessoas não tendo moradia não acho certo sairem invadindo propiedades alheias e nem destruindo.
O governo tem que olhar mais para esse lado e tentar resolver esse grande problema.

Elisane Gomes Avelino
2°C, N°11

Unknown disse...

O governo deveria agilizar logo essa reforma agrária dando terra para os que não tem,assim eles parariam de invadirem as terras, mas acho uma coisas horrível esse negocio de ficar invadindo e destruindo as plantações tudo o que verem pela frente isso não é coisa que se faça, se querem realmente algo busquem,corram atrás não com violência mas sim como pessoas normais não como animais.
O MST com essas terras iriam produzir mais e não destruir tanto gerando mas economias para o Brasil.

"Jéssica Rayane"
3ªA / Nº 18
=D

Anônimo disse...

A reforma agrária é um processo a ser muito bem analisado já que envolve uma série de complicações como a falta de recursos do proprio governo para a construção de estradas e disponibilização de veiculos para o transporte de trabalhadores.Outro problema dificil de ser resolvido, é a negociação com os grandes fazendeiros que querem um preço muito a cima do que realmente vale suas terras para que possam deixar livres e o processo de reforma agrária concluido e as familias possam cada uma terem suas proprias casas,mas com o tempo com certeza o governo brasileiro conseguirá resolver o grande problema dos sem terra no Brasil. Jefferson henrique f. da costa. série. 1°C.N°18.

Anônimo disse...

A reforma agraria vem desenvovemdo um papel fundamemtal de estrema importancia, ja que envolve departamentos tão importe,as pessoas em vouvidas nela podia ser mais caltelosos porque ela setrata de traser maradias para pessoas desabrigadas esse, prozeto tras muito beneficio além desser prozeto que deixa pessoas felizes tirandoa das ruas livramdoas da morti. Agora o MST vem trasendo um papel de corvadia com anatureza acabamdo com os pumas de laranza ja são mais de 7.000 pés de laranzas,isto é lastimavel praque tamta violencia com a natureza.marcio o.santos 1°c

dayane 2 c disse...

Bom, a reforma agrária é um sistema muito bom, mais às vezes o que nós vemos na mídia muito são pessoas de classe média e alta, participando, eu acho isso errado.
As pessoas para ser cadastrar no MST, teriam de comprovar renda e eles fiscalizarem, pra ver se é verdade. E a respeito de grande concentração de terras nas mãos de poucas pessoas, deveriam ver se usa aquela terra se não ai sim poderia doar para essas pessoas mais caso contrário acho errado.

Anônimo disse...

A reforma agraria ajudava as pessoas de baixas condições,e sem terras a adiquirir terras de fazendeiros melhorando assim sua qualidade de vida.Mas para isso acontecer o governo enfrenta uma série de dificudade como um exemplo é a negociação com os fazendeiros que resistem em sair de suas terras deixando assim mais complicado todo o processo com o governo.Assim os sem terras se revoltam criando grandes conflitos causando destruição e levando a morte de muitos sem terras e de peões contratados pelos fazendeiros. Romário da silva Resende.1°C.N°38.

tayna e valdeir disse...

A reforma Ágraria, é um projeto que no qual,penso que não tem fundamento e muito menos justiça, para com as pessoas.Apesar de tentarem resolver alguns problemas de moradia no Brasil não é um órgão que tentam ajudar os sem terra, e sim a destruir o que outrar pessoas lutaram e se esforçaram pra ter o seu pedaço de terra.Penso que a maior culpa de tudo isso somos nós, que não sabemos escolher melhor os governantes do nosso Brasil, pois se tivéssemos um governante qualificado,e com a conscientização de que não deveria ter ninguém sem moradia isso não estaria acontecendo.

Taynã de Oliveira
N.24 3B

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A reforma Agrária não funciona em nosso país. O governo pensa em produtividade e lucratividade, fato que transforma a Reforma Agrária em um investimento “furado”.
E a sociedade acaba pagando, com toda imprudência do governo. Grandes empresários tomam para si todo esse dispêndio, tornando um clico que já dura anos, desde o período colonial.
Nossa constituição federal e clara quando diz que todo cidadão tem direito a moradia.

Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

E nosso governo tem como obrigação cumprir suas obrigações, não adianta resolver o problema que se criou, mas sim ratificar a Reforma agrária em nosso país. Dando oportunidade a milhares de sem terras que apenas correm atrás de seus direitos.



Gleyton Oliveira 3° A

Anônimo disse...

Acredito que cada pessoa independente da raça ou origem
Tenha um modo de sobrevivência amplo e digno de vida
Pois somos todos sobreviventes deste planeta e temos o mesmo
Direito mas, isso não da o direito a ninguém de poder tomar aquilo.
Que possui dono, mas também acredito que o governo é também responsável.
Atravéz do momento em que ele não se preocupa com aqueles que
Não possui nada e se lembra apenas das pessoas que
Teve a oportunidade de crescer na vida, e assim a falta de oportunidades para
Aquele que não tem condições de vida cada vez mais cresce
Então atravéz deste e de outros motivos a população dos sem terras
Cada vez mais indignada não se contém e então é gerado os grandes conflitos.

Aluna: Cristiane Ferreira Barbosa
Série: 1ºA

Priscila C. Souza N°:23 Série:2°A disse...

Os profissionais que trabalham na reforma agrária devem ser mais atencioso quanto as regiões de produção.Se eles estivessem atentos concerteza os sem terras não teriam destruído aquela grande produção de laranjas.Penso que nossos representantes deveriam ser mais rígidos com os sem terras.
Se a reforma grária serve para distribuir terras para os sem terras, e fazer com que os donos das grandes terras passem a plantar algum tipo de alimento eles tinham por obrigação de proteger qualquer tipo de plantação.
As autoridades devem tomar medidas drásticas para por um fim nas invasões dos sem terras.Pois isso não pode continuar porque esse problema pode levar sérios conflitos entre os Proprietários das terras e os sem terras.Os nossos representantes devem arrumar um jeito para fazer esse povo trabalhar de verdade ao invés de deixar os sem terras invadirem as propriedades dos outros.
Esses vândalos devem trabalhar como a maioria dos brasileiros, porque penso que esse tipo de pessoa que invade os territórios dos outros destroem as plantações para plantarem o que querem e depois ainda se recusam a sair para mim isso só tem um nome que é vandalismo.

Anônimo disse...

Reforma Agrária é um sistema onde são dividas propriedades improdutivas entre pessoa que não possuem moradia. Geralmente essas propriedades são particulares e o governo compra para depois dividir entre as familias que não possuem terras, assim elas teriam lugar para morar e até cultivar o próprio sustento.
No Brasil a reforma agrária ainda é um pouco lenta, por isso grupos de pessoas se organizam, formando os MST que é para pressionar o governo e fazer como tornem o processo mais rápido Para corrigir esta distorção, nas últimas décadas vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária. Embora lento, já tem demonstrado bons resultados. Na época da ditadura os militares aprovaram a Lei N.º 4.504 sobre o Estatuto da Terra, o primeiro documento oficial sobre a reforma agrária no Brasil e criaram o IBRA e o INDA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, respectivamente) em substituição a SUPRA, e também, o INCRA (Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com o intuito de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.

Aluno: clebson retamero Nunes
Série:1° C
nº:10

Robson R de Souza 3°B disse...

A REFORMA AGRARIA E MST
A reforma agraria serve para distribuição de terras. AS pessoas que são os mst estão invadindo as terras em busca de algumas coisas em sua vida mas o governo não está fazendo muito por eles isso tudo é porque eles quer um local digno para viver com suas familias.Eles e com essas invasões os prejudicados são aquelas pessoas que trabalham para coseguir as terras,foi o caso da quela fazenda que os mst invadiu e destruiu as plantações de laranjas.
Os culpados pelas invasões é o governo que não auxiliam os invasores com algumas terras.As pessoas que invadem as terras estão erradas eles estão agindo coma vândalos por que eles invadem terras das pessoas que trabalhou muito para conseguir.Eles não só invadem as terras mas tabém destrói as plantações e o governo deve estar sentado observando e não faz nada para resouver.

Unknown disse...

No Brasil, a política trata assuntos como a Reforma Agrária com descaso. O MST é um caso claro da incompetência do governo político. Com esse descaso gera pobreza e outras dificuldades para a população da zona rural. A Reforma Agrária foi instituída para o benefício das pessoas, mais por meios de grandes empresários que conseguem de formas “legais” impedir o processo de Reforma Agrária.
Todos os produtores rurais apenas precisam de oportunidades, e governo federal deveria tratar com atenção, essa situação. Nossos governantes deveriam investir e ampliar nesse processo de reforma. Com base em todos esses acontecimentos, vinculados pela mídia, o governo geram soluções temporárias, que logo votará.


Elias Queiroga,11 3° A

LUCIENE CAMILA 1ºC. disse...

Bom,vendo esse vidéo entendi que ouve uma grande devastação de pés de laranja, em SP. Isso ocorreu por que o MST queria plantar pés de feijão, sendo que poderia ser plantada os feijões sem acabar com os pés de laranja que ali estavam.
Enclusive, uma mulher responsavél pela MST disse que não háveria problema algum, e que isso não foi uma devasteção mas sim a limpaza um lugar para plantar pés de feijão. Sendo que o agricultor federal disse na entrevista que, aquilo não era necessário, pois alí tinha espasso o suficiente para ser plantados os feijões sem precisar desvastar o lugar.
Enfim, o que entandi foi que ouve uma devastação que não era preciso...

Anônimo disse...

A reforma agrária encontra grandes dificuldades em ser aplicada, pois existem grandes proprietários de terras que conseguem legalmente dificultar ou impedir a desapropriação de suas terras ou ainda utilizam a jurisprudência para ganharem pagamentos extremamente acima do preço por suas terras a serem desapropriadas. Apesar de tais dificuldades, o grande empecilho da reforma agrária é o custo dos assentados para o governo, já que ao distribuir a terra o governo financia materiais e maquinários para a iniciação do plantio e isso com baixos juros.

PAULO SERGIO 2-B

Anônimo disse...

Da pra perceber que esses conflitos vem acontecendo a muito tempo, e dela para cá, o governo não tem feito nada.Pois se eles entregasem a terra para as pessoas que realmente necessitam não estaria aconteceria isso.Já por outro lado os sem terra não deveriam ter feito isso pois eles mesmos foram prejudicados, pois um dos executivos que cuidam do caso dos sem terra disse, que não era necessario ter feito aauilo com a plantação de laranja.Suponho que eles teriam que entra num acordo, pois sempre tamos noticias sobre o assunto,o presidente Lula deveria ceder um lugar propio para esse pessoal.o meu ponto de vista é isso.


Aluno: Hualas Nogueira N°15
Serie: 2°Ano Turma: C

Ellen bizzo disse...

A reforma agrária não tem o direito de invadir o que já tem dono só porque uma pessoa não tem terra ela vai tomar a terra de quem trabalhou e dedicou a sua vida para conseguir, isso e muito errada muitas vezes a pessoa tem sua terra que trabalha nela, planta para seu sustento de cada dia. E vem os sem terra e tira os verdadeiros donos, e ali fica alojado por muito tempo destruindo tudo que vê pela frente só para conseguir tirar a terra de seu dono de origem verdadeira.
O certo seria o governo fazer um lugar próprio para essas pessoas que não tem terra, isso acabaria com toda invasão de terras que já tem dono.
O mst deveria ter um fim para ninguém ficar prejudicado no futuro o certo e cada pessoa conseguir sua própria terra com seu próprio suor para isso o governo deve cooperar e fazer leis rígida para acabar com os roubos de terras.

Ellen bizzo dos santos nº15
1"C"

Gean disse...

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista, cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil.Reforma Agrária é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não possuem moradia isso se fez necessario pelo fato de ter muita terra nas mãos de poucos, infelismente encontra-se uma grande difilcudade para a aplicação dessa reforma por existir grande propriedades de terra que conseguem legalmente dificultar ou até mesmo impedir a desapropriação de suas terras. Com isso o MST se sente no direito de invadir outras propriedades ja que seu problema não foi solucionado até o momento,um assunto desse porte gera muita polêmica entre a sociedade pois ao mesmo tempo que eles são pessoas que não tem um teto sobre suas cabeças que viven na miséria, não tem esse direito de invadir outra propriedades privadas.


Gean carlos
2° B

Gean disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jefferson disse...

A invasão em terras que já possui um dono será que um dia o governo tomara uma decisão rigorosa sobre isso para acabar com roubos de terras de pessoas que com certeza lutou para ter seu cantinho próprio para morar e plantar seu próprio meio de se alimentar. Ai vem os sem terras e logo toma posse sem nem uma preocupação do que vai acontecer com a pessoa que eles estão invadindo a terra.
O mst em vez de deixar as plantações no local eles destrói tudo para roubar a terra de quem já tinha comprado, onde ali aditava e já tinha feito seu próprio meio de vida.
Se o governo não tomar uma providencia seria sobre o assunto, isso vai ficar pior, porque daqui uns tempos todos vão ficar com medo de ter sua própria terra, pois nunca saberá qual o momento que pode ser invadida.


Jefferson dos santos cassemiro nº. 09
2 “B”

DENIS OLIVEIRA disse...

O MST através da sua liderança vem envergonhando os seus integrantes que são as verdadeiras pessoas sem terras, podem notar que atrás desse movimento a muitos outros interesses que só distribuir um pedaço de terra, podemos nota que um pequeno grupo que ainda que tornar o Brasil um país comunista, a o governo brasileiro teria que tirar um pouco de incentivo ao MST, o MST tem que invadir terras improdutivas, e não terras que gerar emprego que gerar imposto ao governo, o MST teria que ser reorganizar.
A Reforma Agrária do nosso Brasil esta uma verdadeira vergonha, quando o governo vão distribui r um pedaço de terra as maiorias das pessoas que pega esse pedaço de terra são pessoas que já tem seu sitio, ou sua chácara, A Reforma Agrária precisar de uma fiscalização mas rígida para não acontecer tantas injustiças como acontece.


Denis Alves de Oliveira N°05
Serie: 3° ano do Ensino Médio B

Unknown disse...

O mst no início era até uma boa proposta, mas a um certo tempo começou a se banalizar fugindo da sua verdadeira inteção.
Muitas pessoas vendo a oportunidade que se tem de adquirir uma propriedade,se juntou ao movimento apenas para se conseguir uma terra seja de qualquer maneira mesmo atravéz de vandalismo.
A maior prova disso esta nessa barbaridade que eles fizeram nessa última ação, destruindo o que já havia naquele local,pouco se emportando até mesmo com os trabalhadores e sua famílias que estavam lá.
Depois de tanta destruição e prejuízo que causam por aí ainda querem apoio do governo,ao invéz de irem trabalhar dignamente como todo bom cidadão faz e conseguir as coisas atravéz de seus proprios méritos,isso é uma vergonha para o Brasil,aliás apenas mais uma entre tantas que já existe é lamentavél!!!

Francieni Liano Bezerra Numero 14 3A

gleiciane disse...

Eu não acho justo os sem-terra entrarem no que é dos outros e destruir tudo só porque eles não tem onde morar, eles deveriam correr atrás dos seus direitos com o governo, e o governo deveria fazer a parte deles ajudar as pessoas que precisão mesmo que não seja de graça mais que seja mais barato, as pessoas fazem isso porque elas se sentem inuteis porque ninguem da uma chances pra eles, existe tantos lugares desocupados, casas abandonadas, terrenos sujos, e ninguem se mostra interessados a ajudar quem precisa.
Ta ai a minha opinião eu não concordo com as atidudes dos sem-terra e nem com as atitudes do governo, os sem-terra por invadir e destruir o que não é deles, e o governo por não ajudar quem precisa..

Gleiciane 2A

João Gouveia disse...

Passei para dar uma lida nos últimos comentários...

Anônimo disse...

Esse tipo de atitude do mst mostra que eles não tem qualquer senso de orientação intelectual ,pois tentam se abalar e prejudicar o país de forma negativa,exprimindo algumas conclusões repulsivas por parte de todos nós.fato este que gera problemas ao desenvolvimento social do país e problemas com prprietarios de terras.
Se o mst pretende chamar a atenção porque não põe uma melancia na cabeça ou protesta em frente ao planalto central.O governo não esta nem aí para o populismo ou tão pouco as reinvidicações de quem nao gera capital a sociedade.

David Bermond da Silva.
n°07 3°'A'

Jeh disse...

Reforma agrária no Brasil encontra varias divergência sabemos que todos precisa de um lugar pra morar, mas também sabemos que existe a economia do nosso pais isso não pode ser deixado de lado tem que ser enfrentado .A distribuição de terras e feita forma legal mas o governo acaba perdendo pois os fazendeiros cobram muito caros por suas terras que vai ser distribuídas apesar disto eles tem que fornecer as maquinas pra começar o novo plantio.Tem horas que chega de ser forma injusta pois o vide mostra a destruição dos pés de laranja isso não e certo, ela mesmo falou ninguém vive só de laranja mas será que vive só de feijão/
Não vive eles deveria ter conciliado com as duas coisas, mas não fizeram isso e quem acabou no prejuízo foi o dono dos laranjais. A reforma agrária tem pontos positivos e negativos com esses que eu apresentei.
nome:JESSICA TAINA 3 °B N°31

Anônimo disse...

Reforma agrária no Brasil encontra varias divergência sabemos que todos precisa de um lugar pra morar, mas também sabemos que existe a economia do nosso pais isso não pode ser deixado de lado tem que ser enfrentado .A distribuição de terras e feita forma legal mas o governo acaba perdendo pois os fazendeiros cobram muito caros por suas terras que vai ser distribuídas apesar disto eles tem que fornecer as maquinas pra começar o novo plantio.Tem horas que chega de ser forma injusta pois o vide mostra a destruição dos pés de laranja isso não e certo, ela mesmo falou ninguém vive só de laranja mas será que vive só de feijão/
Não vive eles deveria ter conciliado com as duas coisas, mas não fizeram isso e quem acabou no prejuízo foi o dono dos laranjais. A reforma agrária tem pontos positivos e negativos com esses que eu apresentei.
nome JESSICA TAINA 3°B N°31

Anônimo disse...

Tem horas que chega de ser forma injusta pois o vide mostra a destruição dos pés de laranja isso não e certo, ela mesmo falou ninguém vive só de laranja mas será que vive só de feijão, não pode ser visto assim mas e injusto invadir terras de pessoas que lutaram ,pois e o bem delas.
Não vive eles deveria ter juntado com as duas coisas, mas não fizeram isso e quem acabou no prejuízo foi o dono dos laranjais. A reforma agrária tem pontos positivos e negativos com esses pontos são discutidos diariamente, pois e um tema muito político e certo ou errado no meu ponto de vista e errado.Invasão e crime.
MAICON MORREIRA 3 °B

Anônimo disse...

A reforma agraria no inicio foi feito para ajudar as pessoas que não tem "nada". Ela tira de quem tem muito e da para quem não tem. Mas nem todos concordam, então assim alguns fazem de tudo para livrar-se de perde o que tem.
Isso no Brasil não está ocorrendo como o esperado, pois niguém ajuda com nada assim isso vira uma pouca vergonha.
O MST acabam fazendo manifestações e invadindo propriedades privada, consequentimente com ameaças intimidatória aos donos das propriedades.
JHESSICA JULIANA 3°A

rogério dias 2B disse...

a reforma agrária é um meio de tentar diminuir os desabrigados no Brasil, ou seja muitos trabalhadores que não tem aonde morar junta-se ao mst e tenta através de manifestações, conquistar um pedaço de terra para morar e tirar o seu sustento.O mst é o movimento dos trabalhadores sem terra mas muitas pessoas que mesmo sem precisar tentam tirar proveito da situação se juntando a esse movimento.O tempo todo os jornais mostram pessoas do mst que se apropriam de terras de grandes fazendeiros, e entram em conflitos com os subordinados da fazenda ou até mesmo com a polícia,esse tipo de apropriação é um meio errado de tentar conseguir um pedacinho de terra para viver pois o mst esta ai para isso para conseguir perante a lei que os trabalhadores tenham aonde viver e tentar tirar o seu sustento.

Anônimo disse...

Reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, propriedades particulares são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. A reforma agrária se faz necessária no Brasil, pois a estrutura fundiária em nosso país é muito injusta. o acesso a terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros. O latifúndio tornou-se padrão, gerando um sistema injusto de distribuição da terra. Para corrigir esta distorção, nas últimas décadas vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária. Embora lento, já tem demonstrado bons resultados. Os trabalhadores rurais organizaram o MST que pressiona o governo, através de manifestações e ocupações, para conseguir acelerar a reforma agrária e garantir o acesso à terra para trabalhadores rurais.

Paulo sergio 2-b

Anônimo disse...

pessoas invadem uma fazenda com uma enorme plantaçao de laranja porque querem que seja plantados pes de feijao.essas pessoas comandadas pela mst dizem que ninguem vive so de laranja, mas essas pessoas jamais tinham o direito de invadir essa fazenda e destruir 7 mil pes de laranja.esses sem terra estao tentando conseguir um pedaço de terra para a plantaçao d alimentos e nao so de frutas.cabe agora o governo entra em açao e fazer o que e certo, se a mst tem direito em começar suas plantaçoes para suas sobrevivencias ou que sejam logo espusos de la e continua a produçao de laranja como era normal.

aluna:GEICIANE
serie:3 b

Anônimo disse...

Com o aumento de desemprego as coisas estão indo de mau apior,e a existência de governadores capacitado em algumas àreas da agricutura são poucas.E com esses acontecimentos as "pessoas" invadem lugares de outros se beneficiando ,mas acabam inpedindo o desenvolvimento de muitas industrias.
Todos nós temos capacidade para alcançar o que queremos, e náo precisamos de destruir oque e dos outros para conceguir metas.Temos que lutar pelo o que é nosso com dignidade é assim,somente assim teremos a certeza de um mundo melhor.
Com crianças na escola jovens preparado para o futùro e familias abrigadas.

Aline de Freitas
ANO:3° B Nº 1

Anônimo disse...

No Brasil a desigualdade social é gigantesca, onde somente as pessoas de alto nível social são privilegiadas, principalmente quando se trata de divisão de terras. Enquanto a classe de baixa renda não tem direitos a essas terras, os donos de propriedades rurais se possam delas de forma que ocorre grandes conflitos entre proprietários e sem terras pela posse de um pedaço de lote.
A reforma agrária tornou-se assim necessária para classificar os imóveis, para essa realização as pessoas foram classificadas por idade, sexo, etnia e renda.

Sandra n° 28 3° "A"

Anônimo disse...

Eu não acho certo o que algumas pessoas fizeram com as plantações de laranjas só porque elas queriam lugar pra morar;
Eu não concordo com as atitudes dos sem-terras e nem do governo,
dos sem-terras porque eles não tem o direito de chegar e destruir o que é dos outros e se apossar , e do governo por não ajudar essas pessoas que precisam, apesar que o governo ajuda mas não é o suficiente; os sem-terras ao invés de destruir ou se apossar de alguma coisa, eles deveriam correr atrás dos seus direitos, e o governo cumpri com a sua obrigação de ajuda-los..

gleiciane 2a n17
É isso ai eu não concordo com as atitudes deles..

Anônimo disse...

No Brasil o movimento dos sem térras e visto com olhos de indignaçao pelo capitalismo, eles so querem o seu bem comum, querem que a população continue trabalhando para eles afim de obter um lucro em benificio proprio.
O MST foi criado em prol das familias carentes que não tem onde morar, pegam as térras improdutivas (que não estão sendo usadas) e distribuem para as familias que nao tem de onde tirar o seu sustento.Depois que as familias estão assentadas o governo dá assistencia, isso na teórica por que na prática nao é bem isso que tem acontecido.
A reforma agrária foi criada para dividir essas térras e dar apoio as familias beneficiadas.

Igor César Gomes Miranda
2ª C

Anônimo disse...

HOJE EM DIA NAO EXISTE SEM TERRA MAS SIM ,PESSOAS SEM CORAGE DE TRABALHAR E COMPRA O QUE É DELE, E PREFERENRE INVADIR O DO VIZINHO. SOU CONTRA TUDO , QUE ENVOLVE PREGUIÇA DE TRABALHAR... ISTO PRA MIM É PRIGUIÇPA TÁ... BEIJOS
SHEILA WILL
2:''C''