Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Livros para o 2º ano

2 comentários:

Luiz Felipe Silvestre Domingues da Silva disse...

Luiz Felipe 2º ano "a": postagem sobre os livros dom casmurro,memórias póstumas de Brás Cubas e a cartomante.
memórias póstumas de Brás Cubas:Vejo a assomar à porta da alcova, pálida, comovida, tra
jada de preto, e ali ficar durante uns dez segundos, sem âni
mo de entrar ou detida pela presença de um homem que es
tava comigo
Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apolices
que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos
meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered
country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço
príncipe
Acresce que chovia
peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão
constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última
hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que profe
riu à beira de minha cova
A cartomante:Bom a cartomante foi decisiva no desfecho da história pois ela que incentivou Camilo a ir na casa de seu amigo afirmando que não aconteceria nada e estava tudo bem falando também que os dois seriam muito felizes e que Camilo e Rita ficariam juntos e felizes então ele foi e chegando la não encontrou nada do que ela havia lhe dito e sim a morte.
Dom casmurro:Capitu falou novamente da nossa separação, como de um fato certo e definitivo, por mais que eu. receoso disso mesmo, buscasse agora razões para animá-la.
Quanto ao meu espanto, se também foi grande, veio de mistura com uma sensação esquisita. Percorreu-me um fluido. Aquela ameaça de um primeiro filho, o primeiro filho de Capitu, o casamento dela com outro, portanto, a separação absoluta, a perda, a aniquilação, tudo isso produzia um tal efeito, que não achei palavra nem gesto fiquei estúpido. Capitu sorria; eu via o primeiro filho brincando no chão...
Abane a cabeça leitor; faça todos os gestos de incredulidade. Chegue a deitar fora este livro, se o tédio já o não obrigou a isso antes tudo é possível. Mas, se o não fez antes e só agora, fio que torne a pegar do livro e que o abra na mesma página, sem crer por isso na veracidade do autor. Todavia, não há nada mais exato. Foi assim mesmo que Capitu falou, com tais palavras e maneiras. Falou do primeiro filho, como se fosse a primeira boneca.

Anônimo disse...

Datla Paullen
Datla Paullen 2°ano "B".
Livros: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e A Cartomante.
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁSCUBAS: Ao criar um narrador que resolve contar sua vida depois de morto, Machado de Assis muda radicalmente o panorama da literatura brasileira, além de expor de forma irônica os privilégios da elite da época.
Com a narração em primeira pessoa, a história é contada partindo de um relato do narrador-observador e protagonista, que conduz o leitor tendo em vista sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida.
DOM CASMURRO: Não importa; você não tem direito de contar um segredo que não é só seu, mas também meu, e eu não lhe dou licença de dizer nada a pessoa nenhuma.
Há-um instante tinha eu desejo de lhe perguntar o que havia entre Capitu e os peraltas de bairro; agora, imaginando que havia justamente dizer-mo, fiquei com medo de ouvi-lo. Quis tapar lhe a boca.
A vontade que me dava era, cravar-lhe as unhas no pescoço, enterrá-las bem, até ver-lhe sair a vida com o sangue.
A CARTOMANTE:foi decisiva na história, ela que incentivou Camilo a ir na casa de seu amigo afirmando que não aconteceria nada e estava tudo bem, falando também que os dois seriam muito felizes e que Camilo e Rita ficariam juntos e felizes e nada de ruim lhe aconteceria, então ele foi, chegando la não encontrou nada do que ela havia lhe dito mas sim encontrou a morte.