Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Trabalho sobre o livro "Amor de perdição" (2º ano)

Simão, Teresa e Mariana formam um triângulo amoroso. Amam, mas não se realizam sentimentalmente, se isso não fosse o bastante, suas vidas terminam tragicamente. Retirando trechos do livro comente sobre o amor silencioso da personagem Mariana por Simão. Ela merecia na sua opinião um final diferente? Justifique.

Clique aqui

43 comentários:

ADAILTON disse...

Na minha opnião, Mariana só errou ao guardar seu amor em segredo, se ela tivesse contado sobre o amor q sentia por Simão acho ate q ela tinha alguma chance porque ele ao ver q seu relacionamento com Teresa não ia dar certo daria uma chance a ela, mas eu acho q o fim dessa história não deveria ser assim, Mariana deveria ficar viva e se casar com Baltasar Coutinho primo de Teresa.

rafael diayme disse...

Mariana, mesmo que não conseguisse o amor de Simão poderia ter tido um final mais feliz, como se de repente aparecesse alguém que gostasse de verdade dela e vivesse com Mariana pelo resto da vida. Por que ela merecia um final melhor, do que se jogar junto com Simão dentro do mar. Como ela mesma demonstra, o seu amor para Simão quando ela diz.
__ Eu verei o que hei de fazer quando o senhor Simão partir para o degredo...
__ pense dês de já, Mariana.
__ Não tenho que pensar... A minha tensão esta feita...
__ fale, minha amiga; diga qual é a sua tensão.
__ quando eu vir que não lhe sou precisa, acabo com a vida. Cuida que eu ponho muito em me matar? Não tenho pai, não tenho ninguém, a minha vida não faz falta a pessoa nenhuma. O senhor Simão pode viver ser mim? Paciência!...Eu é que não posso...
Então eu acho que a Mariana, fazia muito até de mais para Simão, ele não merecia toda essa atenção de Mariana.

Aluno: Rafael Diayme Rodrigues Miranda Braga
Serie: 2 ano A

Daiany Pereira disse...

Em um trecho do livro, “amor de perdição” diz bem assim:
Mariana tirou o maço das cartas debaixo do travesseiro, e foi a uma caixa buscar os papeis de Simão. Atou o rolo no avental, que ele tinha daquelas lagrimas dela,choradas no dia da sua demência, e cingiu o embrulho à cintura.
Mariana estava, no entanto, encostada ao flanco da nau, e parecia estupidamente encarar aqueles empuxos que o marujo dava ao cadáver, para segurar a pedra na cintura.
Dois homens ergueram o morto ao alto sobre a amurada. Deram-lhe o balanço para o arremessarem longe. E, antes que o baque do cadáver se fizesse ouvir na água, todos viram, e ninguém já pode segurar mariana, que se atirara ao mar.
A voz do comandante desamarraram rapidamente o bote, e saltaram homens para salvar mariana.
na minha opiniao mariana merecia um final feliz, porque ela ajudou muito simao e nao recebeu nada em troca, ela deu ate a sua propria vida para simao, na demonstraçao de seu amor.

Daiany Pereira Teudoro

serie 2 ano A

Rosiane disse...

Penso que Mariana deveria sim ter vivido seu grande amor com simão, mas ela erro ao esconder seus sentimento, pois ela teria sim chance com simão, só assim ela saberia se teria vivido um grande amor com ele ou não, mas ela preferiu guardar esse segredo para si mesmo.

Aluna: Rosiane, N°19
Série: 2 ano "A"

LUANA disse...

Acredita-se que Mariana merecia um final feliz com seu amado Simão, mas preferiu guardar esse sentimento para si mesma, pois tinha medo de não ser correspondida, porque Simão gostava Teresa.
Pode-se notar que o amor dela por Simão era tão grande que ela escolheu se atira ao mar junto ao seu amado.

ALUNA: Luana Antonio, N°18

SÉRIE: 2 ano "C"

Luciene disse...

Primeiramente quero postar aqui que o livro "Amor de Perdição" é um ótimo livro.
Na minha opinião, ela mereceria sim ter um final diferente!
Por que simão, já tinha visto que não estva dando certo com Teresa, e talvez ela dissendo o que sentia ao seu respeito ele se entereçasse por ela.
Eu concordo totalmente com o 1° comentário, pois se Simão soubece a verdade,ele poderia dar há ela uma chance,e quem sabe eles poderiam viver feliz. O erro dela foi querer esconder o que ela realmente centia por Simão.
Enfim, o que quero dizer é que, ela mereceria sim ter um outro final, e é claro, dessa vez um final feliz!...

Nome: Luciene Camilla.
N°: 20 Série: 2° Turma: C.

Unknown disse...

Na minha opinião Mariana não merecia ter um final tragico,pois o amor de Mariana era um amor puro e verdadeiro,ela foi capaz de renunciar o seu sentimento,visando a felicidade e o bem estar da pessoa que tanto amava.Ela o amava mesmo sabendo que não seria corespondida, e mesmo sofrendo ela renunciou ao ciúme e ao egoísmo.Hoje em dia está dificil ncontrar um amor desse tipo pois, as pessoas de hoje são egoístas e pensam em seus própios interesses.

Aluna: Paloma Francieli DA Silva Souza

Série: 2º "A"

Ellen bizzo dos santos disse...

Mariana com certeza era pra ter um final melhor juntamente com Simão, mas errou em guardar um sentimento que era para ter sido declarado para uma pessoa que ela tanto amava.
Se mariana tivesse expressado seu sentimento sem ter medo de ser rejeitada poderia ter uma chance com Simão, ela guardou seu amor para si mesmo deixando com que Simão ficasse com Tereza.
Então esse foi o erro de mariana guardar seu amor sem se declarar, poderia ter tido um final feliz junto com Simão.


Ellen bizzo dos santos Nº 08

2° ‘C’

Anônimo disse...

Todos os comentários estão muito interessantes, mas vamos olhar de outra maneira. Teresa há anos vinha sofrendo pelo amor de Simão e seria egoísmo se ela fosse trocada por outra, depois de tanto tempo. E no livro fala:
Mariana deu alguns passos, olhou novamente para a janela onde vira a
senhora sem hábito, e repetiu ainda:
— Se eu fosse amada como ela!...
Ela sabia que ñ tinha chances com Simão, mas mesmo assim quis se sacrificar por ele, de fato o amor de Simão e Teresa ñ estava indo muito bem, mas no meu ver seria mais conveniente ele ir atrás de quem desse valor a ela alguém que a amasse realmente e ñ ficar sofrendo por alguém que sofria por outra.
Loriane Schikierski Pires Nº 17
2ª C

Thais smecelato disse...

Em relação o livro, eu achei meio complicado, e o final foi trágico, poderia ter tido um final feliz, mas é ai que esta toda a emoção do livro, por que geralmente todos os livros têm o final feliz, e esse não, Tirando aquela coisa de viveram felizes para sempre! Agora Mariana poderia ter revelado seu amor por Simão, já que seu relacionamento não estava um dos melhores com Teresa, poderiam ter vivido um amor puro e verdadeiro , ou talvez encontrado um homem para a vida dela que não fosse ele...Enfim em minha opinião ela não deveria ter cometido tal ato!

Aluna: Thaís Vilas Boas Smecelato.
Série: 2ª Turma: A

Anônimo disse...

Foram vários os momentos em que Mariana demonstrou amor por Simão,um dos que mais me chamou atenção, foi quando ela se jogou junto ao corpo dele no mar, também por ela ter cuidado muito de Simão e não ser egoísta enviando correspondências dele á Teresa as escondidas, por esse motivo acredito que ela deveria ter um final diferenciado, Mesmo que não pudesse ser amada por Simão deveria ter encontrado alguém que a amasse e que a protegesse pois ela merecia muito. Seu único erro foi ter mantido seu amor em sigilo, ela deveria ter se declarado a Simão, mesmo sabendo que ele amava Teresa, mas teve medo de não ser correspondida e preferiu ficar ao lado dele, sem revelar seus sentimentos. Na minha opinião o único erro dessa história foi que ninguém teve um final feliz, e sim morreram tragicamente.

Andressa de Oliveira Souza N° 02
Série: 2° A

Unknown disse...

O trecho do livro que demonstra o amor que Mariana tem por Simão são vários que é quando
ela descobre que seu pai foi assassinado e vai até Viseu recolher a herança paterna,então ela resolve vender as terras que seu pai havia lhe deixado e volta ao Porto e deposita todo o seu dinheiro nas mãos de Simão,dizendo que receava de ser roubada na casinha em que vivia.
-Por que vendeu as suas terras,Mariana? -perguntou Simão.
-Vendi-as,porque não faço tenção de lá volta.
-Não faz?...Pra onde há de ir,Mariana,indo eu degredado?Fica no Porto?
-Não,senhor,não fico -balbuciou ela como admirada desta pergunta,á qual o seu coração julgava ter respondido de muito.
-Pois não?
-Vou para o degredo,se vossa senhoria me quiser na sua companhia.
Fingindo-se surpreso Simão pergunta para Mariana.
-Suponha ,que eu morro apenas chegar ao degredo?
-Não falemos nisso,senhor Simão.
-Falemos ,minha amiga ,porque eu hei de sentir á honra da morte,a pesar-me na alma,a responsabilidade do seu destino...Se eu morrer???
-Se o senhor morrer ,eu saberei morrer também.
-Ninguém morre quando quer,Mariana
-Oh se morre!...e vive também quando quer.
-Ousa-me,Mariana que espera de mim?
-Que hei de esperar!...Porque diz isso senhor Simão?
-Os sentimentos do coração só os posso agradecer com amizade.
-Eu já lhe pedi alguma coisa,senhor Simão?
-Nada me pediu ,Mariana ,mas obriga-me tanto que me faz mais infeliz o peso da obrigação.
Mariana não respondeu chorou.
-E por que chora ?-tornou Simão carinhosamente
-Isso é ingratidão...e eu não mereço que me diga que o faço infeliz
-Não me compreende...Sou infeliz por não fazê-la minha mulher.

Na minha opinião ela poderia sim ter um final diferente , porque enquanto Teresa estava viva,os dois lutaram pelo o amor deles e Mariana em nenhuma ocasião quis ou interferiu no amor dos dois .Então quando Tereza morreu ,Simão poderia começar uma nova historia de amor com Mariana porque ele sabia que ela o amava.

OBS :o livro tinha uma linguagem muito ruim de compreender,mas ele é muito interessante.


SUELY DE PAULA MENEZES nº 22
Serie/Tuma :2º ano “B”

Jefferson disse...

O livro "AMOR DE PERDIÇÃO" retrata bem o triângulo amoroso que existe entre Simão,Teresa,e Mariana.Na minha opinião Mariana merecia sim um final melhor junto a Simão,ao invés do fim trágico que ela teve,mas de certa forma Mariana contribuio muito para que o fim de seu amor com Simão terminasse de maneira trágica,já que ela deveria ter revelado tudo aquilo que sentia na realidade por Simão.
Talvez mesmo revelando seu amor por Simão ele não poderia correponde-lá, já que seu coração pertencia a Teresa mas derrepente ela poderia ter tido um final bem melhor do que ter morrido se atirrando no mar junto ao corpo de Simão seu amado.

Nome:Jefferson henrique .
Série:2 ANO C N.12

Anônimo disse...

Teve vários trechos do livro que Mariana demonstrou o seu amor a Simão, o trecho mais marcante foi esse:
Foi quando o pai de Mariana morreu e ela vendeu tudo que tinha só pra fica ao lado de Simão, foi quando ele queria sabe o que Mariana o que iria fazer se ele morre-se:
-Suponha, que eu morro apenas chegar ao degredo?
-Não falemos nisso, senhor Simão...
-Falemos, minha amiga, porque eu hei de sentir á hora da morte, a pesar-me na alma, a responsabilidade do seu destino... Se eu morrer?
-Se o senhor morrer, eu saberei morrer também.
-Ninguém morre quando quer Mariana...
-Oh se morre!... E vive também quando quer...
-Ousa-me, Mariana que espera de mim?
-Que hei de esperar!...Por que me diz isso o senhor Simão?
-Os sentimentos do coração só os posso agradecer com amizade.
-Eu já lhe pedi alguma coisa,senhor Simão?
-Nada me pediu Mariana, mas obriga-me tanto que me faz mais infeliz o peso da obrigação.
Mariana não respondeu chorou.
-E por que chora?-tornou Simão carinhosamente
-Isso é ingratidão... E eu não mereço que me diga que o faço infeliz
-Não me compreende... Sou infeliz por não fazê-la minha mulher.

Na minha opinião: Mariana merecia um final feliz, pois ajudou Simão nas horas mais difíceis. Mariana tinha um amor puro e verdadeiro, ela foi capaz de renunciar o seu sentimento, visando a felicidade e o bem estar da pessoa amada. Ela o amava mesmo sabendo que não seria correspondida, e mesmo sofrendo ela renunciou ao ciúme e ao egoísmo.
Ela o amava tanto que não conseguiria viver sem Simão, após a morte de Simão ela não pensou na sua própria vida que levou também a morte.

Anônimo disse...

Teve vários trechos do livro que Mariana demonstrou o seu amor a Simão, o trecho mais marcante foi esse:
Foi quando o pai de Mariana morreu e ela vendeu tudo que tinha só pra fica ao lado de Simão, foi quando ele queria sabe o que Mariana o que iria fazer se ele morre-se:
-Suponha, que eu morro apenas chegar ao degredo?
-Não falemos nisso, senhor Simão...
-Falemos, minha amiga, porque eu hei de sentir á hora da morte, a pesar-me na alma, a responsabilidade do seu destino... Se eu morrer?
-Se o senhor morrer, eu saberei morrer também.
-Ninguém morre quando quer Mariana...
-Oh se morre!... E vive também quando quer...
-Ousa-me, Mariana que espera de mim?
-Que hei de esperar!...Por que me diz isso o senhor Simão?
-Os sentimentos do coração só os posso agradecer com amizade.
-Eu já lhe pedi alguma coisa,senhor Simão?
-Nada me pediu Mariana, mas obriga-me tanto que me faz mais infeliz o peso da obrigação.
Mariana não respondeu chorou.
-E por que chora?-tornou Simão carinhosamente
-Isso é ingratidão... E eu não mereço que me diga que o faço infeliz
-Não me compreende... Sou infeliz por não fazê-la minha mulher.

Na minha opinião: Mariana merecia um final feliz, pois ajudou Simão nas horas mais difíceis. Mariana tinha um amor puro e verdadeiro, ela foi capaz de renunciar o seu sentimento, visando a felicidade e o bem estar da pessoa amada. Ela o amava mesmo sabendo que não seria correspondida, e mesmo sofrendo ela renunciou ao ciúme e ao egoísmo.
Ela o amava tanto que não conseguiria viver sem Simão, após a morte de Simão ela não pensou na sua própria vida que levou também a morte.

Aluna: Jéssica de Jesus Oliveira Nº 13
Serie: 2º B


Obs: Prof no outro eu me esqueci de coloca o nome ok!

Unknown disse...

bom,Mariana poderia sim ter tido um final diferente, mais pa mim, o modo e como ela terminou provol realmente que ela amava Simão. Por isso éla foi capaz de fase o qui fez.hoje em dia raramente si ve provas di amor assim,.Bom na verdade eu mesmo desconhesso algum caso qui algem tenha si matado por alguem que ama.Bom na minha opinião, um fim que fiquaria melhor pra essa hitoria é que Mariana fosse salva por um utro homem, e que ela se apaixonasce novamente."e por que não pelo homem que à assalvo quem sabe" desse modo ela teria provado seu amor por Simão,depois de tudo que ja teria acontessido.Mais provaria também que uma pessoa seria capais de amar novamente.


aluno:Weverson miller da silva
série: 2°C

Anônimo disse...

Mariana também tinha o direito de ser feliz, depois de tudo que ela fez por ele! dizia ela:
— "Sacrifiquei-me por meu marido; no dia em que o vi ferido em casa de meu pai, velei as noites a seu lado; quando a desgraça o encerrou entre ferros,deilhe o pão que nem seus ricos pais lhe davam; quando o vi sentenciado à forca,endoideci; quando a luz da minha razão me tornou num raio de compaixão divina,corri ao segundo cárcere, alimentei-o, vesti-o, e adornei-lhe as paredes nuas do seu antro; quando o desterraram, acompanhei-o, fiz-me a pátria daquele pobre coração,trabalhei à luz do sol homicida para ele se resguardar do clima, do trabalho, e do desamparo, que o matariam..."
Ela não merecia ficar somente chorando por um amor não respondido. Se Simão ficasse com mariana quem sabe alguém teria um final feliz.
Kátia Mayara nº15
2º C

Unknown disse...

Na minha Mariana tinha que ficar junto de Simão pois os dois lutaram tanto para que isso acontecesse.
Mariana era uma mulher forte e batalhadora, mas escondeu seus sentimentos em relação a Simão,se ela o amava deveria ter dito pois o romance de Simão com Teresa já não dava mais certo.
já o foi muito trágico pois eles poderiam morrer e sim ficarem juntos, por tudo o que lutaram.

Marcela ferreira, 2 ano A

cintia disse...

na minha opinião Mariana tinha que ter dito sobre seu amora Simão logo no começo e enão ter escondido, pois eles poderiam tes vivido uma intensa paixão,mesmo que escondido.
Mariana vendo que não ia dar certo poderia ter deixado esta paixão sem futuro de lado e dado uma chance para o primo de Tereza.

Unknown disse...

-----------------------------------
Mariana é a personagem da novela passional,amor de perdição,que amou e dedicou-se a proteger Simão que era completamente apaixonado por Tereza.
mariana desde a prisão de Simão,nunca o abandonou durante o carcere de dois anos sempre esteve do seu lado dando total ajuda ao seu amado que a respeitava como uma amiga,irmã,mas de qualquer forma Mariana sempre o ajudou e nunca deixou simão passar fome vendeu tudo que tinha para sustentar e vestir Simão.
Simão foi liberto da prisão,e foi até o convento procurar a sua amada Tereza junto com sua amiga Mariana.Chegando lá Tereza havia morrido de doença,com a morte de Tereza Simão tomado de febre morre, e é lançado ao mar,Marianaque sempre o amou,muito triste com a morte de Simão,se lança ao mar e morre para se unir a ele.

CONCLUSÃO:

É um triangulo amoroso onde no final do conto os três amantes morrem.Mas em vida viveram muitas emoções e aventura,onde que Mariana sonhava em viver um grande amor com Simão,mas nunca o revelou o que sentia por ele e nunca pode descobrir se o romance dos dois daria certo.Foi um verdadeiro final tragico de dor e sentimento recolhido,poderia ter sido diferente só dependia de Mariana.


aluno:JADSON PEREIRA DE ALMEIDA.
N:11
série:2C
-----------------------------------

Unknown disse...

Mariana desde o começo tinha qe ter revelado o seo amor por Simão pois ela sofreu muito em relação ha isso. E se ela tivesse feito isso eu acho qe ele tinha ficado com ela porque o casamento dele não tava indo muito bem e ela só se matou porqe seu amado morreu. Eu particularmente não gostei pois todos morrerame se Mariana e Simão tivesse ficado vivo eles tinhan sido muito felizes.


nome: Ana Claudia
serie: 2º 'C

Anônimo disse...

A parte que eu achei linda foi quando Mariana deu o primeiro beijo em Simão mesmo ele estando morto ela ainda continuou a ama-lo ta certo qe foi triste quando ele morreu pois era o grande amor dela e eles tinham chance de ficarem juntos pois não estava dando certo seu relacionamento com Teresa, Mariana se matou porqe não tinha mais motivo pra ela viver seo amado estava morto então ela fez isso.


nome : Luciana Freitas
serie : 2º 'C

^^ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
^^ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
^^ disse...

Na minha opnião. Mariana tinha que ter revelado seu amor por Simão e nao ter ficado em silêncio. Pois assim ele poderia pensar em dexisti de Teresa sua amada, e ficar com Mariana. Ou apenas dizer um nao a Mariana e Mariana procura-se uma outra pessoa.
Mais Mariana ficou em silêncio e perdeu sua oportunidade de ter desabafado com Simão. Pois Simão morreu e ela resolveu acabar com sua vida se atirando no mar.

Aluno: Leandro hilário 2ªC

Anônimo disse...

No meu ponto de vista mariana era uma mulher compretamente apaixonada que tinha medo de revelar a sua paixão por simão, podia ate ela ter rasão em não falar por que simão ja tinha um compromiço com teresa mas simão ja não estava amando mais teresa tanto. No meu pemsar se mariana tivesse revelado o se amor por simão,espricando o seu sentimento a ele ela poderia ter tido uma chance com ele,mais ao meu pensar mariana achava que simão era apaixonado por teresa,que ela não tinha nenhuma chance com ele.numa parte do livro relata que mesmo simão estando morto mariana demonstrou oseu grande amor dando-lhe um beijo mesmo sendo o primeiro e o unico,pos ele ja estava morto.bom ela não deveria ter marrido nen ele o final deveria ter sido um final feliz eles devian ter ficado junto e ter si amado.mais o livro otimo.Marcio oliveira dos santos 2ºc

Eva Graciele disse...

No trecho “agudíssima foi então a dor do acadêmico ao compreender que mariana o amava até o extremo de morrer... uma morrendo de amor a outra morrendo sem nunca ter ouvido a palavra amor dos lábios de Simão. ´´
Pode se ver que mariana amava Simão desesperadamente mas ela sabia que ele jamais a amaria como amava Tereza e mesmo que esse amor só crescesse e ela não conseguisse esquecê-lo ela continuaria a ajudá-lo na comunicação com Tereza. Ela o amava platonicamente, mas jamais quis boicotar as correspondências entre eles pelo contrario ela só fez ajudar e tudo isso sem esperar nada em troca.
Mariana é a mais romântica da historia apesar de achar que ela merecia um final feliz não sei se daria certo porque um amor desses não se acaba assim, ela não iria amar outra pessoa de uma hora para outra.
No trecho escrito ``mariana o amava e tinha ciúmes de Tereza mas não ciúmes que se refrigeram na expansão ou no despeito mas em infernos surdos que não se rompiam em labaredas aos lábios... ´´ pode perceber que o amor dela era puro inocente e que tudo o que ela fez foi desinteressada e nunca esperou que ele a amasse.
Mariana se entregou de corpo e alma a Simão e por isso é que ela se mata quando ele morre, porque não saberia viver sem ele, nem que se passassem mil anos ela não o esqueceria.

Eva Graciele

Unknown disse...

Mariana demonstra seu amor desde o começo quando ela conhece ele e passa a cuidar dele e de seus machucados e começa a gostar dele apartir desse momento, mesmo sabemdo que ele gosta de teresa, e durante todo o tempo que ele fica em sua casa ela cuida dele e durante todo o tempo ele manda cartas a teresa a sua amada.
Depois de tudo isso ele é mandado para a ilha pelo o crime que cometeu, e mariana sem ter com quem ficar vai atraz de Simao,pois seu amor por ele é grande mesmo sem ele saber,e pagar tambem pelo mesmo crime com ele pelo amor, e depois de tudo isso ele acaba morrendo de uma doença,e antes de simao morrer ele pede para o corregedor cuidar de mariana pois quando ele precisou ela cuidou dele.
minha opiniao é que Mariana poderia ter um fim melhor depois de todo sacrifício que ela passou com ele por amor ela mereceria um fim melhor,como seu pai poderia estar vivo para ela ser um pouco mais feliz e para completar o Simao poderia casar-se com ela e ter filhos e formar uma familia feliz.

aluno:Mauricio alan bicalho sousa
serie:2ºB nº16

Anônimo disse...

Em minha opinião o final deste romance deveria ser diferente vamos se dizer assim;um final tão triste e amargoque se fosse postado em novela chorariamos de emoçao no emtanto Mariana nao poderia ter se jogado ao mar com o Simao; emfim ela so errol em um ponto ter gardado um amor tao eterno...

nome:Walisson cordeiro 2ºa
nº22

Unknown disse...

O amor de Tereza e Simão era muito forte mas porem impossível. Mariana se apaixonou por El em um momento muito difícil, e ao se ver completamente apaixonada por Simão resolveu se calar ao invés de lutar pelo amor de Simão. Com o tempo ela percebeu que ele era completamente apaixonado pela Tereza e resolveu ajudar o casal. Pela atitude tão nobre de Mariana que mesmo completamente apaixonada resolve ajudar Simão e Tereza ficarem juntos, ela merecia um final bem mais feliz,Ao lado da sua grande paixão Simão caso estivesse se declarado par ele já que ele não ia conseguir ficar junto a Tereza com o tempo ela poderia conquistar Simão , ou encontrar uma outra paixão.

João Vitor de godez batista
SERIE: 2ª TURMA: A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Na minha opinião o amor de Mariana foi um amor puro e verdadeiro,mas ela errou em não ter contado sobre seu amor a Simão,e por isso acabou tendo um fim triste e tragico ao invés de um final feliz.


Aluna:Camila Adrila de Amorim

Serie:2° "A"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na minha opnião Mariana fez certo porque as vezes é melhor guarda um verdadeiro amor do que magoar a ela mesma, Tereza viu que não ia dar certo e deixou para outra.
Nome: Natiele
Serie: 2ºC

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, o livro "Amor de Perdição" é ótimo, pois, estamos acostumados em ler histórias sempre com finais felizes e tudo mais... e esse livro traz uma história romântica e com muita ação!

Gostaria que essa história tivesse um final diferente. Mariana e Simão deveriam ter ficado juntos, vivendo assim um amor puro e verdadeiro para toda vida, ou talvez Mariana pudesse encontrar uma pessoa que a amasse de tal forma surpreendente, pois, ela merecia um final muito feliz, por ter dedicado todo seu tempo cuidando de Simão e o amando de forma não retribuida.



Vanessa Bermond Nº 25 2°B

ariette disse...

Na minha opinião Mariana poderia ter vivido um grande amo com Simão se ela não tivesse guardado este amo.Talvez por medo de não se corespondida, Mariana não revelou-se ao seu grande amo o quanto o amava.
Mariana assim como todos da historia deveria ter um final diferente como e uma historia de amo todos deveria ter um final com as pessoas que amavam. Ariette 2 ano c

Anônimo disse...

Uma rixa de família que já tem tanto tempo, com o amor entre essas pessoas deveriam unir essas famílias já que o amor vence barreiras. Porem não é o caso, pois ali só pioro a situação, tendo como vitimas uma pessoa de cada família.
Foi assim a trajetória de Simão, Teresa, Mariana, um triangula amoroso, onde Simão amava Teresa e era correspondida, Mariana amava Simão, mas sem demonstra abertamente, e assim mesmo dava o maior apoio quando ele precisava só pra ter ele por perto. Mariana filha de João da Cruz, o homem que apoiava Simão, dando abrigo a ele acabou sendo morto, Simão condenado há morte, mas grassas ao seu pai teve a pena reduzida, mas de qual quer forma iria ficar longe de sua amada já que teria que ir pra Índia. Sua situação não era das melhores, no entanto não era só a dele, sua amada também não tinha escolha já que se encontrava sobre vigilância religiosa.
Todo o esforço feito na tentativa de ficarem juntos “troca de cartas, recados, bilhetes etc”, não foi suficiente. Com a separação do casal Teresa acabou falecendo, no dia de Simão partir ele recebeu a noticia, pouco tempo depois também não agüento e também se foi, Mariana que havia resolvido partir mais ele, morreu por não suportar a perda.
Na historia não diz se após essas mortes ainda continua a briga entre as famílias, mas essa lição de vida prova que nem sente foi tão fácil expor seus sentimentos, e nem sempre o amor vence.
Não sei exatamente o que o autor (Camilo Castelo Branco), quis nos passar, mas a partir desses textos pode-se tira inúmeras conclusões, variando do ponto de vista do leitor.


Aluno:Cleves serie: 2b

Anônimo disse...

Bom, o livro é muito bom, gostei muito da história, mas achei que poderia ter sido um pouco diferente; que Mariana pudesse ter um final feliz por ela ter dedicado todo o tempo com Simão...
Não gostei muito dos personagens principais terem morrido.
Mariana deveria ter dito a verdade logo no início para Simão, talvez a história tivesse terminado um pouco mais diferente.


Daniely de Oliveira 2°B

Janaina Aparecida 2' B disse...

Bom na minha opinião Mariana foi covarde e ao mesmo tempo uma pessoa boa de coração, pois mesmo amando Simão ela escondeu seu amor e nao o revelou a ninguem e ainda tentou ajudar a Tereza e a Simão,
Mais ela poderia ter lutado por Simão já que seu amor era tão grande por ele, ela poderia ter tentado conquistar o amor dele já que o ramance di Tereza e Simão parecia estar perdido e impossivel, pois Tereza estava trancada e Simão condenadoe todos contra a esse romance, por isso axo que Simão iria compreender que quando ele mais presisou foi Mariana quem estava ao lado dele já que Tereza nao podia estar. E com isso o final do livro seria menos tragico.

Mariana disse...

Bem , Mariana poderia ter um final feliz, mesmo que não fosse com Simão, Ela
Não poderia ter escondido esse amor que sentia por ele , por que ela só sofria , poderia
Ter dito para ele seus sentimentos , por que daí quem sabe eles poderiam ter ficado juntos. No trecho do livro fala bem assim :


-Se o senhor morrer, eu saberei morrer também.
-Ninguém morre quando quer Mariana...
-Oh se morre!... E vive também quando quer...
-Ousa-me, Mariana que espera de mim?
-Que hei de esperar!...Por que me diz isso o senhor Simão?
-Os sentimentos do coração só os posso agradecer com amizade.
-Eu já lhe pedi alguma coisa,senhor Simão?
-Nada me pediu Mariana, mas obriga-me tanto que me faz mais infeliz o peso da obrigação.
Mariana não respondeu chorou.
-E por que chora?-tornou Simão carinhosamente
-Isso é ingratidão... E eu não mereço que me diga que o faço infeliz
-Não me compreende... Sou infeliz por não fazê-la minha mulher.

Nessa parte acho que ele quis dizer que sentia algo por Mariana
Eles poderiam ter tentado algo juntos
Não se atirarem ao mar. Poderiam ter vivido uma historia linda
De amor , como Mariana merecia . Por que o amor dela foi sim verdadeiro
Fez de tudo por ele.


Aluna: Mariana Nogueira Barreto
N°:15
Serie : 2°ano B

Anônimo disse...

A personagem que me chamou a atenção foi Mariana e Simão.
Porque Mariana amava Simão mais guardou esse sentimento porque esse amor era inposivel. Mariana teve um final triste mais poderia ser diferente mais ninguem tem o poder de escolher sua historia.Todas as personagem tem uma historia diferente uma mais interesante do que a outra mais que pena que todos morreram e ninguem foi feliz.

ALUNA:NAY GERVÁSIA DA SILVA
SERIE:segundo B número:18
06/04/2010

Anônimo disse...

A parte que mais chamou atençao foi quando Simao foi deportado e mariana abandonou tudo e seguiu ele para onde ele foi.
mesmo sabemdo que simao gostava de teresa.
mariana nao teve um fim merecido, era humilde,era extremamente apaixonada e diveria ter encontrado alguem que lhe oferece-se o mesmo amor podendo constituir familia e nao viver atraz de alguem que nao demonstrasse nenhum amor por ela.


ALUNO:Agenor Macario da Silva Neto
serie:2ºb nº1

Anônimo disse...

Mariana,desde o momento que conhece Simao fica encantada e passa acuidar de Simao pois ele estava ferido, e durante todo momento que Mariana passa a cuidar de Simao ela fica mais ecantada com ele,e cuida de seus ferimentos. Depois que Simao é mandado para a ilha ela fica sem ninguem para ficar e vai junto com ele mesmo tendo seu amor as escondidas só para ela.Alguns Tempos depois Simao morre de uma doença, só que antes de morrer Simao pede para o corregedor cuidar de Mariana.
na minha opiniao Mariana deveria se soltar com Simao e revelar seus sentimentos a ele pois ela estava muito apaixonada por ele.pra mim Simao deveria ficar vivo e Mariana se casa-se com ele,para terem uma familia feliz,e tamvbem o pai de Mariana poderia estar vivo para compartilhar sua felicidade com ela e Simao.

ALUNO:Bruno rosena nº04
SERIE:2ºB