Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Trabalho: Usinas do Rio Madeira

Olá, alunos e alunas!!!
Demorou um pouco, mas está aqui o trabalho para o 3º bimestre da disciplina de Geografia. Vocês deverão assistir aos três vídeos abaixo com o tema: Usinas do Rio Madeira, em seguida postarão um comentário (no mínimo 15 linhas) destacando os pontos positivos e negativos em relação ao meio ambiente e também para as populações atingidas pela construção dessas usinas hidrelétricas.

Para deixar seu comentário e só clicar aqui : comentário

Obs: Não percam o prazo final para postagem.

140 comentários:

mauricio ferreira disse...

que com a contruçao da usinas do rio madeira , inquanto esta comstruindo esta gerando muito enprego para os moradores da regiao e de outras pesoas ,todo mundo esta coseguindo enprego ,mas e quando acabar de construir esas pessouas vao para onde? .as pessouas de areas de risco vao para as novas casas ,mas aqueles que vive da pesca oque vai faser ,vai pescar num mundo de agua ,ou sera que vai pasar fome . por um lado vai ser bom mas e por outro vai ser ruin . vai ser bom porque vai gerar renda para o pais

Anônimo disse...

Com base dos vídeos, relatei alguns pontos que achei interessante como: falta de empregos, aumentos de empregos e etc...
Para o primeiro ponto: falta de empregos "não são para todos, mas é para maioria, por que a maioria da população são os de baixa renda, sendo assim muitos trabalham com pescaria, que é o meio de sua sobrevivência, e construindo as Usinas esses moradores taram que sair de suas residências, mesmo doando casas a eles como faram não será o necessário de suas necessidades pois eles vivem da pesca, e assim ficaram desempregados!
Já no segundo ponto: para muitos será bom pois as empresas taram mas rendimento, e assim surge novas vagas de emprego.
Tudo isso e muito mas, fora as doenças ainda que ali surgem, como a mais conhecida "malaria".
Bom achu que ja ta bom né, por que se eu for dizer tudo o que penso sobre isso não acabo mas!

Thais smecelato disse...

Com base dos vídeos, relatei alguns pontos que achei interessante como: falta de empregos, aumentos de empregos e etc...
Para o primeiro ponto: falta de empregos "não são para todos, mas é para maioria, por que a maioria da população são os de baixa renda, sendo assim muitos trabalham com pescaria, que é o meio de sua sobrevivência, e construindo as Usinas esses moradores taram que sair de suas residências, mesmo doando casas a eles como faram não será o necessário de suas necessidades pois eles vivem da pesca, e assim ficaram desempregados!
Já no segundo ponto: para muitos será bom pois as empresas taram mas rendimento, e assim surge novas vagas de emprego.
Tudo isso e muito mas, fora as doenças ainda que ali surgem, como a mais conhecida "malaria".
Bom achu que ja ta bom né, por que se eu for dizer tudo o que penso sobre isso não acabo mas!

Aluna: Thais Vilas Boas Smecelato. 1°A

Paloma Franciele da Silva Souza -1°A disse...

Através dos vídeos podemos perceber que a criação das duas usinas na Amazonia vão causar impactos positivos e negativos na região.Entre os impactos positivos podemos destacar:O aumento do índice de empregos, o crescimento do comércio regional,crescimento de empreendimentos imobiliários,formação de mão-de-obra qualificada.Mas essa construção não tem só o lado positivo e sim os negativos que são os seguintes:o aumento de violência devido o aumento do fluxo de pessoas e a falta de escolas,haverá vários transtornos no trânsito por causa do número de veículos,consequências econômicas e sociais,acontecerá impactos na região como riscos de assoreamento,alagamento de áres de florestas ,o aumento de emprego atrairá várias pessoas para a região podendo assim aumentar o número de malárias.Várias vilas irão desaparecer por causa da usina,330 famílias terão que mudar para uma cidade de casas pré -fabricadas,763 familias que moram na área da usina Santo Antônio terão que se mudar porque o lago vai inundar as áreas daquela região.Muitos ribeirinhos ficarão sem trabalho e a vida deles jamais será a mesma.

Paloma Franciele
1° A

Tássia priscila 1*B disse...

Eu percebo que o pais está fazendo um esforço enorme para disponibilizar energia para que os futuros brasileiros tenham condições de emprego e, consequentemete renda e possibilidade de melhoria de vida.
Estas hidrelétricas tem que ser construidas logo, evitando assim que a população ocupe os lugares que serão alagados, para reduzir o impacto nas pessoas e os custos de recolocação.

marieli disse...

Eu achei muito bom so nao achei bom porque a cidade de Muntun Para vai ser alagada e vai tirar muito trabalho dos pescadores e dar emprego pros pedreiros e outros mais.Esse lado de dar emprego e muito bom porque como vai gerar emprego nas Usinas muitas familia vai sair de situaçao pior e vai passar pra melhor mais isso nao conta muito porque muitos pescadores vai ficar sem poder levar sustento pra casa e as vezes nao sabem trabalhar em outra profissao e vai acabar ficando em uma situaçao pior ou so se tiverem filhos para ajudar nas despessas mas acontesse que os filhos nao vao ficar para sempre e entao ficara na miseria


Aluno Marieli Ap Telma
1°A
n°24

Anônimo disse...

Duas usinas na Amazônia vão causar impactos.
positivos: formação de mão-de-obra qualificada,aumento de emprego.
negativos.muitas pessoas vão sair de suas casas vão larga para traz as pescarias e vão viver nas novas casas o aumento de emprego vai atrair muitas pessoas assim aumentando cada vez mais a malaria.

NAY Nº25 1ºA

Mariana Barreto disse...

Bem as usinas do rio madeira no mesmo tempo que está sendo bom está sendo ruim também por que ira trazer bastante empregos para os moradores que estão desempregados e também ira vim pessoas de outros estados para a construção da usina mas ao mesmo tempo que e ruim também por causa dos problemas que podem acontecer com essa construção poderá afetar as pessoas que não são acostumadas aqui com a malaria que muitos estão falando sobre isso que estará sendo problema por que pode acontecer de pessoas morerem e tambem podera acabar com os peixes os pescadores estão preocupado com isso por que se acabarem com os peixes como eles irão fazer.Também com a construção dessa Usina podera causar alagamentos que ira ser pessimo para os moradores.Então espero que saibam oque estão fazendo para não prejudicar as familias e que não haja muitas vitimas da Malaria.


Aluna:Mariana Nogueira Barreto
Serie:1°B
N°20

Anônimo disse...

Como vimos no video, com a construção das Usinas do Rio Madeira, destacam-se pontos positivos e negativos com relação a população e o meio em que vivemos, os pontos positivos são: geração de novos empregos, crescimento de obras para construção de casas, por conta do grande fluxo de pessoas que vão trabalhar nessa grande obra do governo,expansão do comércio regional e grande crescimento da população do estado, destacam-se também os pontos negativos que são: destruição da vegetação no local da obra, grandes emissões de gases prejudiciais a camada de ozônio, contribuindo assim para o aparecimento do efeito estufa e do aquecimento global, grande parte dos nossos peixes vão se perder, e também com relação aos ribeirinhos que são as pessoas que moram na beira dos rios e sobrevivem da pesca, deverão ser idenizados e concerteza irão sofrer com todas essas mudanças.
Portanto, somos todos convidados a estarmos atentos a todas essas mudanças e agregar valores a elas, porque em todas as situações temos tanto pontos positivos quanto negativos.


Andressa De Oliveira Souza N°03
Série: 1° A
sala: 02

Unknown disse...

AS usinas do do rio madira ira diminuir a taxa de desemprego em grande quantidade a população com certeza ira aumentar em grande numero e a riquesa tambem ira aumentar mas isso tambem tem seus lados negativos afinal com o aume nto da população aumentara tambem o numero de roubos,assaltos,e acidentes afinal ira aumentar a frota de veiculos e as doensas tipicas da região ira se propagar de formas mais intensas.As usinas terão sim seu lado bom pois a energia sera de mais longo e facil acesso... aluna: Crislaine Cristina serie: 1 ano C

maurico ferreira 1 b disse...

que com a costruçao da usinas do rio madeira,enquanto esta construindo esta gerando enprego para os moradores da regiao e de outras regioes mas e quando acabar de construir para onde essas pessouas vao? as pessouas de area de risco vao para novas casas ,mas e quen vive da pesca, vai pescar num mundo de agua ou vai passar fome .vai ser bom porque vai gerar renda para pais .

Joélito Rodrigues Ferrim disse...

a usina do rio Madeira é um projeto que esta gerando muitas oportunidades de emprego para a civilisação.
Mas muitas pessoas não concordan com acontrução dessa usina,principalmente as pessoas que abitam regiões procimas à margens do Rio Madeira.Elas não concordaram porque o seu local de moradia vai ser ilundado devido o reprezameto das águas do rio, e estão sendo forçadas a morar em casas construidas pelo governo.
Os ribeirinhos acham que não vão ter mais condições de pescar no rio e vão ficar desempregados.tambem tem apossibilidade de existir indios no local que vai ser alagado.
Já os funcionarios que estão costruindo a usina estão com medo de serem comtaminados pela malaria que é uma doença tipica da região onde esta endo costruido a usina.
mas mesmo com toda essa polemica a construção da ausina não foi enterrompida.

elisangela 1º "A" disse...

As usinas hidrelétricas poderão causar grandes transtornos para as famílias ribeirinhas antes e depois do término de sua construção pois muitas delas sobrevivem da pesca e com essa evolução acontecendo muitos peixes irão sumir a vegetação será agredida com muita violência para a construção de grandes estabelecimentos comerciais de energia, mas tudo isso irá beneficiar milhares de outras famílias longe dali que não possuem energia eletrica e com esse grande progresso poderão usufluir dessa maravilha da natureza.

mauricio alam disse...

O futuro é agora rondônia esta crescedo junto a tantas outras contruçoes,umas delas é as uzinas de santo antunio e jirau ,e con isso muitas pessoas estao garantindo o seu emprego oseu sustento e de sua familia.
essas uzinas juntas geraram muitos empegos naosó para rondonia mais sim para gemte de fora tambem.
mas tanta coisa boa nao quer dizer que nao tem agreçao ao meio ambiente,estas uzinas agredirao muito aos ribeirinhos que moram a beira do rio e tiram o seu sustento da pesca,com aconstruçao das uzinas os ribeirinhos teram que mudar ,só que eles iram ganhar caza nova, "mais nao vida nova" pois teram que recomeçar a vida do zero .
"bem vindo ao futuro"

Mauricio alam bicalho de sousa 1°b
nº21 janete clair.

Anônimo disse...

Um dos impactos mais visíveis na construção das uzinas é na natureza toda essa movimentação de terras, a alteração do fluxo do rio e também a formação de um lago artificial. Por enquanto muitas pessoas têm empregos, mas um dia isso vai acabar e ai a cidade vai crescer mais ou vai despencar com a falta de emprego.
E com esses novos projetos, vão atrair mais gente e piorar os problemas sociais ou vão melhorar relativamente à vida dos moradores de Porto Velho.
Com o aumento da população estão faltando hospitais e escolas e com isso o indisse de criminalidade também aumenta.
Chega de falar dos pontos negativos, com a construção das usinas trarão fonte de renda para varias pessoas. E também trarão lucro para o país.
Aluno: Dione gustavo K. c. Número:10. Série: 2° "A"

ELLEN BIZZO disse...

Como podemos perceber a usinas do rio madeira com certeza ira diminuir o índice de desemprego para toda população que abita no estado de Rondônia. Com isso vão surgir muito empregos para pessoas de baixa renda, e vão capacitar pessoas que não tem experiências com as obras.
Mas também vai surgir vários prejuízo como, doenças e muitos roubos na região que vai abita aquelas pessoa, pois surgiu novas empresa de alto moveis com isso o índice de roubo ira aumenta muito. Nem todas as pessoas da região gostaram da usina do rio madeira principalmente os pescadores porque ira diminuir a produção de peixe naquela região.
Tirando os pontos ruins a seus lados bons, pois muitas pessoas terão energia que não tinham antes e os privilegio de vida será muito melhor.

NOME: ELLEN BIZZO DOS SANTOS

SERIE: 1º ‘‘C’’

Nº. 15

Lóren 1º c disse...

Muitas pessoas não concordam com a construção dessa usina, principalmente as pessoas que habita em regiões próximas à margens do Rio Madeira, por que pode acontecer de pessoas morrerem e também poderá acabar com os peixes os pescadores sendo assim os pescadores ficam preocupados porque se acabarem os peixes também vai acabar com o único meu de vida de muitas pessoas que dependem da pesca para viver e alimentar seus filhos e parentes. Em minha opinião as pessoas que estão construindo devem parar de pensar em si mesmo, e pensar um pouco mais nos ribeirinhos porque eles dependem disso. E que se for pra tirarem eles de La que possam colocados em outro lugar, onde possam trabalhar estudar e viver tranqüilamente. Mais também devemos pensar que sendo construída essa usina a energia chegara até nós bem mais rápido. Para muitos será muito bom, pois as empresas teriam mas rendimento, e assim surge novas vagas de emprego.
Bom Vamos esperar pra ver como fica.....
Quem Sab o PROFESSOR JOÃO queira nos levar La um dia para conhecermos essa usina melhor...[B]
Big
Beijos
Babados
DA LÓREN PINK PRA VC...
=>SMAAK<=
1º ”C”

LÓREN 1ºC disse...

Muitas pessoas não concordam com a construção dessa usina, principalmente as pessoas que habita em regiões próximas à margens do Rio Madeira, por que pode acontecer de pessoas morrerem e também poderá acabar com os peixes os pescadores sendo assim os pescadores ficam preocupados porque se acabarem os peixes também vai acabar com o único meu de vida de muitas pessoas que dependem da pesca para viver e alimentar seus filhos e parentes. Em minha opinião as pessoas que estão construindo devem parar de pensar em si mesmo, e pensar um pouco mais nos ribeirinhos porque eles dependem disso. E que se for pra tirarem eles de La que possam colocados em outro lugar, onde possam trabalhar estudar e viver tranqüilamente. Mais também devemos pensar que sendo construída essa usina a energia chegara até nós bem mais rápido. Para muitos será muito bom, pois as empresas teriam mas rendimento, e assim surge novas vagas de emprego.
Bom Vamos esperar pra ver como fica.....
Quem Sab o PROFESSOR JOÃO queira nos levar La um dia para conhecermos essa usina melhor....
Big
Beijos
Babados
DA LÓREN PINK PRA VC...
=>SMAAK<=
1º ”C”

Anônimo disse...

Os pontos negativos que relatei foram que muitos ribeirinhos vão perder suas casas, e seus empregos. Este certo que vão todos receber casas novas, mais quem é acostumado a viver na beira dos rios, não vai se acostumar com a nova vida. Outra coisa também é a grande parte de natureza que vai ser alagada. Os pontos positivos é a qualidade de vida que provavelmente irá melhorar, a quantidade de empregos irá aumentar.
Mas existem poucos pontos positivos, porque muitas pessoas não concordam com a construção da usina. Por que quem é ribeirinho, vive da pesca, e quando se mudarem vão trabalhar de que forma se vai estar tudo alagado.
Aluna: Tatiane Silva dos Santos Numero:26 Série:2° "A"

Anônimo disse...

Enquanto a usina do rio madeira está sendo construída está gerando emprego para varias pessoas, mas eles vão terminar de construir a usina e depois vão trabalhar de que.E os ribeirinhos, com certeza vão receber novas casas, mas não vão se acostumar com essa nova rotina, não terão nem como trabalhar mais pois será fechado e alagado, podem até tentar fazer hortas, mais não será como antes, pois eles levavam uma vida tranqüila. Em outro ponto para cidade vai ser bom por que os empregos vão aumentar, os hotéis estão ficando lotados, para algumas pessoas está sendo bom porque a cidade está aumentando. É nada agrada a todos mais é isso ai essa é minha opinião.
Aluna: FERNANDA dos SANTOS Número:39 Série:1° "B"

Diego Henrique serie: 2* 'A' N*:9 disse...

Com os pontos positivos podemos destacar a geração e novos empregos e energia para toda a região melhorando a nossa turismo e ponto de vista em relação a nossa região, que dizem que aqui é terra de índio e pura mata nativa.
Com os pontos negativos destacamos as doenças que já estão a surgir, e o alagamento de varias de varia partes de mata nativa e o assoreamento de vários rios comprometendo suas margens que servem para os animais matem sua sede e descansem, e a alta epidemia de malaria que esta comprometendo a vida de vários trabalhadores que não são da região, como engenheiros e até mesmo osconstrutores que estão de outros estados e não estão acostumados com o clima da cidade.
Com certeza as usinas irão trazer vários benéficos mas também muitos problemas e dores de cabeças aos ribeirinhos que moram por perto, que irão ter que abandonar suas casas e reconstruir suas vidas em outro ambiente.

Nome: Diego Henrique. N*: 9
Serie: 2* 'A'

Anônimo disse...

Como podemos perceber a área a ser alagadas pelas águas da usina, é muito grande muitos ribeirinhos ficarão sem as suas casas e sua fonte de renda, por que não terão mais como pescar naquela região. Esta certo que vão ganhar novas casas mais não irão se acostumar com a nova vida que levarão. Outra coisa é depois que estiver pronta a usina poderá causar assoreamento e alaga mais uma grande parte da natureza. Agora para a cidade é bom, pois os empregos vão aumentar respectivamente, e a cidade vai crescer cada vez mais. E também estará gerando renda para o país.
E também quando terminarem de fazerem a usina vão trabalhar de que por enquanto está gerando emprego.
Aluno: EMERSON FRANCISCO da SILVA. Número: 11 Série: 2° “A”

Professor João disse...

Olá, pessoal!!!
Não maltratem tanto a língua portuguesa...

KASSIELI disse...

A construção das usinas vai ser algo que vai trazer muito serviço é claro melhoria para o Estado, é lógico desvantagem tipo o aumento da população, e com o tempo pouco serviço para muita gente fora que vai ter pouco hospital para populaçao isso significa que a saúde vai ser péssima e também. A educação nem se fala porque vão ter que construir mais escola publicas e creches.Mais as pessoas que vaõ ser mais afetadas vai ser os ribeirinhos, como seria a vida deles nesse local quando começar as obras.Só que temos colocar os pontos positivos desse projeto com essa obra as pessoas que trabalhar vão ser capacitado, é lógico que algumas pessoas são contra porque como ficaria os peixes, será que les vão conseguir subir o canal para ser desovarem.Mais isso só depois da obra pronta que saberemos.Particulamente eu fiquei balançada porque se fizer essa usina nosso Estado ficaria mais conhecido teria mais turista, por outro lado como ficaria os peixes e outos animais que vive no rio Madeira séra que vão sobriviver.

Kassieli Cipriano 2ºc

Hualas disse...

Como os vídeos nos mostram,com a construção da nova usina no Rio Madeira,será boa pois assim vão ser criados novos empregos.Mas há um porém,com isso iram causar vários danos para essa região.Por exemplo nessa construção seram usados vários produtos, podendo assim matar boa parte dos peixes existentes nessa área,com isso a maioria das populações ribeirinhas teram que se mudar,porque esses moradores se alimentam desses peixes.
Essa sera a questão se for construido essa usina ,ela trara o que de bom para essas pessoas.


Nome:Hualas Nogueira
Série:2°ano Turma: C

Anônimo disse...

De fato as usinas serão de grande ajuda para a população, pois vai gerar mais empregos, sem contar que vai haver um grande crescimento na região em todos os aspectos. Mas o que será dos pescadores que tiram seu sustento do rio, e dos moradores que mora a margem do rio, bem, na verdade eles ganharão uma casa muito mais apresentável, mas o que adianta ficar em uma casa bonita e ficar desempregado sem contar que eles estão degradando a natureza, “mas fazer o que se eles acham que estão fazendo o que é certo”.
Rafael Scikierski Pires
2ºA nº24

WILLIAN G. Costa disse...

Podemos destacar a geração de novos empregos, o aumento de energia para nossas e outars regiões, a beleza das reprezas em nossa regiões e com isso o aumento do turismo levando a nossa região um desemvolvimento maior e mais rápido, ajudondo também na renda de muitas famílias que não vivem bem e ajudando as pessoas que não tinham como aprender nenhuma profissão pois não poderiam paar um curso agora está recebendo esta oportunidade.
Nós também não devemos deixar de citar os pontos negativos, que por sua vez trará um crescimento rápido e não bem planejado pela sociedade que está vivendo este projeto, muitas famílias e milhares de ribeirinhos perderão seus lares, outras pessoas como alguns pescadores ficarão sem renda para viver dignamente, o aumento da marginalização crescerá,e muitos trabalhadores pode pegar doenças típicas da região.

Anônimo disse...

Muito se discute a importância das usinas que estão sendo construída no rio madeira.
Apagões constantes levaram o governo a tomar essa decisão, de criar novas usinas, que,embora seja uma fonte de energia muito grande para o nosso estado,também vem criando empregos.
Mas depois que essas usinas forem terminadas, como ficará as pessoas que vieram de outros estados, pois, são muitos, é tanta gente que lá tem e mesmo assim, ainda dão cursos gratuitos, pois precisam de mais gente.
Enfim, ao mesmo tempo em que parece bom, também parece ruim, pois cria empregos no presente, mas no futuro ninguém sabe, sem contar com as conseqüências que o meio ambiente está sofrendo!
Angélica Dos Reis Schikierski ,3ºB

loriane disse...

Bem, sabemos que energia é bom e todo mundo gosta. De fato as usinas serão um grande desenvolvimento na região, pois através da energia podemos fazer muitas coisas e cada dia mais, comprarmos objetos que necessitam de energia para o nosso consumo, sem contar que gerará muitos empregos, mas serão temporários, mas pode haver o interesse de indústrias se firmarem na localidade e beneficiando a população com empregos fixos.
Por outro lado vemos o prejuízo que causara a natureza, pois varias áreas de mata desaparecerá, ficando submersas as águas, assim tirando o habitat dos animais que vivem nessas áreas. Também atingirá os ribeirinhos que vivem da pesca, pois as usinas impedirão que os peixes subam as correntezas para se reproduzirem.
Tudo que fazemos gera conseqüências, quanto a essas usinas só o tempo dirá se elas serão benéficas ou maléficas, resta agora só esperar.

Loriane Schikierski Pires
1ºA

Anônimo disse...

As Usinas do Rio Madeira irão trazer muito emprego a populaçao, mas quando acabar tudo isso para onde irao as pessoas q la estavam?
por um lado é bom mas por outro nem tanto, porque as pessoas que vivem de pesca vao ter dificuldade para conseguir outro meio de sobreviver...
O ponto positivo é que vai gerar emprego e vai gera renda para o pais...
Eo ponto negativo é que as pessoas que viviam de pesca irao ter dificuldade para achar um novo emprego depois...


Vanessa Bermond 1°B

Anônimo disse...

Pude perceber nesse video que vai ser muito bom a usina hidreletrica porque vai gerar muito emprego para as pessoas e vai ser ruim para os pescadores porque é da pesca que eles sobrevivem...
A usina vai ser prejudicial para os peixes porque ira mata-los!


Rayane Estefani 1°B

Anônimo disse...

Com a construção das usinas, a oferta de emprego tem aumentado na construção.
A decisão do governo de construir essas usinas vai gerar lucros na área financeira e a população também será beneficiada.
Isso tudo parece ser bom para o estado, mas não é, pois as usinas vão gerar uma grande quantidade de energia que não será usada só no nosso estado.
Os outros estados serão beneficiados com a energia gerada pelas usinas; enquanto Rondônia sofre impactos ambientais para fornecer energia a outros estados. Isso é uma falta de respeito com o nosso estado!
Rondineli Dos Reis Schikierski, 2ºB

Thais smecelato disse...

No meu ponto de vista, vai melhora muito, mas só que vai vir muitas pessoas de fora e a Capital não tem estrutura para essas pessoas.
E tambem nós daqui vamos ficar na mesma sem emprego,porque muitos não tem condições de pagarem um curso técnico...
Aluna: Francinete Eler da Silva. Série: 1ªA N° :11

rafael diayme disse...

bem as usinas como diz o video gerou trabalho prara muitos, que ja nao trabalhava a muito tempo, mas tambem houve um crescimento na populaçao onde do qual quando terminarem essas usinas onde ira ficar essas pessoas, quem vinheram de longe, porto velho é conhecido bem pela malaria e essas pessoas que trabalham la, dizem que esta tudo sobre controle, é falaram a mesma coisa com a gripe H1N1. E as pessoas que moram na cidade de mutum, que vao ficar sem suas casas, por mais que estejao dando casas e indeizando as pessoas e a parte do sentimental, vai ser bom essas usinas vai, vai trazer riquesa vai, mas tambem vai destruir cidade pode ser que traga bons frutos mas tambem pode trazer coisas nao tao boas. so o tempo dirá. até 2020 tem muito tempo.

ass: rafael diayme rdrigues miranda braga

serie: 1 turma: A

Suely de Paula 1ano "B" disse...

Ao ver os videos reparei alguns pontos positivos e negativo.
Os positivos são: os aumentos de empregos em nosso estado,não somente para a população de RONDONIA ,mas tambem para a população de outros estados,e tambem com a construção dessa nova usina vão diminuir o indice de desempregados em nosso e estados porque na capital PORTO VELHO novas oportunidades vão surgir com a construçao de novos prédios.Assim tera oportunidades de empregos nao somente na construção das usinas mas tambem com a construção dos predios e outros novos empreendimento que darão novos empregos.
Os pontos negativos são; as pessoas de classe média baixa que terão que sair dos lugares que moram por causa da construção dessa nova usina,claro que essas pessoas teram uma nova casa em outro lugar de menos riscos, mas essas pessoas ja são acostumadas a viverem no local que antes dessa constução escolheram para viver e que agora são obrigados a sair por causa de sua baixa renda.
Portanto com essas novas usinas que serão construidas no Rio Madeira claro que vão aparecer pontos negativos mas se pararmos para pensar teremos muito mais pontos positivos do que os negativos,e o melhor de tudo teremos mais pessoas empregadas.


ALUNA:Suely de Paula Menezes 32
SERIE/TURMA:1 ano "B"

Anônimo disse...

Com a construção das usinas do Rio Madeira estão surgindo muitos para região amazonica e atraindo muitos trabalhadores de outras regiões.
A principal preocupação é se cometerem os mesmos erros da usina de Balbina que não desmataram e não limparam onde construiram a usina, provocando grande aumento da liberação de CO2.
Um fator muito positivo ao meu ver foram as escolas profisionalizantes gratuitas para a capacitação dos jovens.

Aluna: Juscilene dos Santos
Série: 2° C

Unknown disse...

Sim um ponto positivo é a geração de empregos esta mostrando que Rondônia esta querendo evolui, essa usina vai ajudar muito.
Mais não é só alegria por que agora vamos precisar de mão de obra capacitada e aqui não tem para suportar uma usina tão grande e vai vim pessoas de fora e vindo pessoas vai vir empresas não sei se Rondônia vai suporta esse peso em tão já sabemos emprego sempre existe falta capacitação dos empregados.
A população de Rondônia vai crescer muito, pois vão vim muitos para trabalhar aqui e vai acabar morando aqui então o governo tem que começar a pensar como vai sustentar tudo isso
Nas doenças que viram e se aprontar porque depois que essa usina acabar o desemprego vai se elevar.
gilberto 2º A
n° 16

Unknown disse...

Com a construção das usinas hidrelétricas em Porto Velho essa construção é algo que vai trazer melhoras, mas também desvantagem, uns dos exemplos seria o aumento da população e com o aumento da população não tem como a educação e a saúde acompanhar esse ritmo.Temos que destacar que os pontos principais desse projeto seria a capacitação de muitos moradores da região.mais existem hipoteses que são contra a construção da usina como por exemplo: será que os peixes vão conseguir subir o canal que esta sendo construido para subirem na época em que fazem migração a resposta para essa pergunta só teremos quando tiverem prontras e funcionando. Eu percebo que o pais está fazendo um esforço enorme para disponibilizar energia para que os futuros brasileiros tenham condições de emprego e, consequentemete renda e possibilidade de melhoria de vida.As usinas terão sim seu lado bom pois a energia sera de mais longo e facil acesso. Dagliane Gomes Avelino n°12 1°C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kássia cipriano disse...

A construção das usinas hidrelétricas em Porto Velho é uma das coisas que vão trazer muitas melhoras para as pessoas mas também vai trazer muitas desvantagem;o aumento da população, e com isso o acompanhamento da educação e da saúde e com isso vão ter muitas familias que irão precisar de auxilio médico e não irá ter com facilidade pois os hospitais ñ terão como atender com repidez pois terá muitos pacientes.
Acho que terá muitos problemas mais, o maior deles é como proporcionar aos ribeirinhos a vida que eles levaram nessa área antes da construção das usinas pois eles não terá para onde ir, mais eu acho que com a construção das usinas terá uma grande vantagem, aumentará as oportunidades de emprego tanto para os moradores e diminuirá o indice de desemprego.Eu só não consigo ver melhoras para os animais aquaticos.
Kássia Cipriano n°19 1°C

Daiane B.Pereira 2A disse...

São inumeras as vantagens da construção das usinas idreletricas do rio Madeira , assim como as desvantagens.a casos onde essa grande construção ira trazer grandes oportunidades de trabalho e de uma vida melhor para todos já em outros casos ira prejudicar e mudar para pior a vida de muitos. Muitas pessoas que a anos estavam desempregadas conseguiram uma excelente oportunidade de emprego nas futuras usinas idreletricas.A população das cidades estão aumentando e com ela a economia de toda a região.essas são algumas das vantagens que a construção das usinas esta proporcionando a população. Entre as desvantagens destacam-se as inundações de algumas áreas onde a população ribeirinha reside, assim como os pescadores que dependem do rio Madeira para sustentar suas famílias.Nao se sabem ainda qual o destino dos peixes com as barragens assim como não se sabem qual será o futuro dos moradores da região. Enfim com a construção das usinas idreletricas de Jirau e Santo Antonio muita coisa ira mudar na vida te todos nao somente para melhor como para pior.

Ellen cristina 1*B disse...

Através de um grande projeto das usinas do rio madeira a grandes pontos negativos:Os Peixes

O Bagre, peixe migratório abundante no Madeira também virou polêmica. As usinas terão uma espécie de escada para permitir que os peixes vençam as barragens ao subir o rio para se reproduzir
são.Malária os trabalhadore que vem de fora para trabalhar as margens do rio fica vuneravel a doença.Os pontos positivos são:melhores condições de combate à malária na região da hidrelétrica, melhor administração dos sedimentos do rio, redução do volume de rocha a ser escavado e melhor preservação das espécies locais de peixes.

Anônimo disse...

Bom, a usina ira gerar muito emprego as pessoas q estao desempregadas... mas, ira os pescadores sem o seu sustento q é viver da pesca...
Alem disso ira matar os peixes q estao ali...
A Nova Usina Hidrelétrica ira ser muito boa para o país...


Pablo Rogester 1°B

Anônimo disse...

para lgumas pessoas sera muito bom mais pro outro nao sera tao bom.hoje o brasil tem que toma algimas decisoes. algumas pessoas que mora em morro ou em casa que tem perigo de demoramento tem que mudar de suas casa para comtruir a usina. quando comtruir uma usina da amazona sera muito bom vao aumentar os emprego mais vai acaba com o serviso nos pescadores. nome;fernanda s;2a n;14

Anônimo disse...

Como podemos perceber a vários pontos negativos sobre a construção da usina do rio madeira, a grande devastação da natureza na região, vários ribeirinhos vão ficar sem suas casas, não vão conseguir mais trabalhar com a pescaria. Está certo que esses ribeirinhos vão receber novas casa para morar, mais não conseguiram se acostumar com a nova vida na cidade, alguns deles até construirão hortas para trabalhar mais vai ser difícil, trabalhar como eles trabalhavam perto do rio e das suas casas. Em outro ponto para a cidade vai ser bom, pois a renda vai aumentar, e também os hotéis estão ficando todos lotados. Mais como a cidade está aumentando a criminalidade também aumenta. ALUNA: FABIANA DA FONSECA CARVALHO NÚMERO:13 SÉRIE:2° "A"

nayara souza disse...

As usinas hidrelétricas poderão causar sérios problema para as famílias antes e depois.
E muitos Perderam seus empregos de pescador se naõ acontcer nada agora poderá prejudicar mais tarde e depois "é tarde de mais"
Os pobres coitado que alimenta suas familias a base de pesca o que eles iraõ faser?de que vaõ trabalhar.
A pesar que vaõ surgir muitos empregos e mais oportunidades mas sabemos que estaõ trocano o ser humano por maquinas se uma impresa
precisa de 10 funcionários os 20 saõ maquinas assim naõ da, espero que isso mude por que daqui uns anos vc nao prescisa nem de trabalhar mais vai ter um subistituto um robô

nayara souza 2ºA disse...

As usinas hidrelétricas poderão causar sérios problema para as famílias antes e depois.
E muitos Perderam seus empregos de pescador se naõ acontcer nada agora poderá prejudicar mais tarde e depois "é tarde de mais"
Os pobres coitado que alimenta suas familias a base de pesca o que eles iraõ faser?de que vaõ trabalhar.
A pesar que vaõ surgir muitos empregos e mais oportunidades mas sabemos que estaõ trocano o ser humano por maquinas se uma impresa
precisa de 10 funcionários os 20 saõ maquinas assim naõ da, espero que isso mude por que daqui uns anos vc nao prescisa nem de trabalhar mais vai ter um subistituto um robô

Anônimo disse...

A construçaõ da usina do Rio Madeira é uma enorme evolução p/ o Brasil ela nos irá nos beneficiar de diverssas maneiras só que ao mesmo tempo em que elas nos ajudara ela nos causara alguns prejuisos. E com base no video podemos vê que aqui na nossa região ha uma escasses de trabalho muito grande, e com esta usina que esta perto de virar realidade, muitos empregos surgirão e o numero de população aumentara, pelo fato de virem trabalhadores de fora.
Camila Ádrila de Amorim -1°"A"

Unknown disse...

Podemos observar o quanto as usinas hidreletricas tem beneficiado os moradares da cidade de Porto Velho,tanto na cidade quanto na area rural.
Os empregos tem sim aumentado,os comercios tem aumentado suas vendas,em todas as areas,apesar de que depois que essas obras acabarem os empregos irão diminuir muito.
Existem tambem maleficios como os moradores das areas proximas das obras terem que se mudarem porque as usinas terao que ocupar os espaços proximos para o alagamento.Outro maleficio é a doença chamaa malárea,as pessoas que vem de outras regioes tem facilidade para pegarem a doença.
Enfim,vai ser bom pela ajuda futura que as usinas trarão a todos,porem os maleficios não ficam de fora.
ALUNA: DAIANY 1b

jaine carla barbosa 1°B disse...

Nesse video relata pontos positivos e pontos negativos ex:
ponto positivo:Aumento de empregos através da construçao da usina dos Rio Madeira esta gerando muito emprego para as pessoas nao só pra quem mora perto mais para pessoas de outra regiões. Ponto negativo: ja parou pra pensar quando terminar a construçao das Usinas do Rio Madeira como vai ficar o povo pra onde eles vao? vao passar fome como que vai sustentar a familia? ou seja vai ter muita falta de empregos quando terminar a construçao da Usina do Rio Madeira

Anônimo disse...

Com a construção das usinas hidroeletricas o nosso estado vai melhorar muito, vai melhorar o mercado de trabalho assim causa melhorias na economia. Mas tambem esta causando varias discusões pois os ribeirinhos estão sendos despejados de suas casas e sem falar na contaminação dos rios e o tanto de arvores que vão ser derubadas mas mesme assim eu acho que vale apena.

Rosiane Liberato Caetano:
1°C:
n°32

Anônimo disse...

Será que vale apena perder tantas arvores, poluir tantos rios só para melhorar a economia? será que dinheiro paga nossos vidas ou melhor, a nossa boa vida?
Tudo bem que o nosso país precisa melhorar, mas deveria encontrar uma maneira de construir sem destruir. Mas con toda certeza que a nova usina vai ser uma boa para nós mas eles não estão pensando nos estragos que vão causar. DINHEIRO COMPRA A SUA FELICIDADE?
Priscila Caldeira
2°A

jefferson disse...

A construção das hidrelétricas é algo bem complexo, já que em alguns pontos vai prejudicar muito a vida dos ribeirinhos ou seja as pessoas que dependem da pesca para tirar seu sustento.Mas tabém por outro lado muitas pessoas moradoras de PORTO VELHO que estavam sem empregos já podem trabalhar na construção de casas e até mesmo nas usinas que estão em construção melhorando assim suas condiçoes de vida e aju dando aconomia da cidade a se movimentar cada vez mais.

Anônimo disse...

com a construção de das novas usinas, Rondônia pode melhorar muito, o aumento de empregos pode aumentar bastante, por outro lado pode prejudicar o meio ambiente, com o desmatamento, os animais também serão prejudicados, e as familias terão que se deslocar de suas casas para a construção da usina, pode aumentar o numero de emprego, mas também pode diminuir quando, a usina estiver pronta, muitas pessoas que tiveram que se deslocar de suas casas deixaram seus serviços para trás, como os pescadores, más Rondônia e o Brasil vai melhorar muito com a nova usina hidrelétrica.
Nome: Naiara Cassiano dos Santos 2°A

Anônimo disse...

As no vas usinas hidroeletricas tem doios lados,bom e ruim. O bom é que vai gerar mais empregos e vai trazer mais riquezas para o estado.
O ruim é que varios ribeirinhos vão ser despejados de suas casas, e tambem quantas arvores vão ser arrancadas,e quanta poluição não vai cair nos igarapés,então pensando nas consequencias geradas. Será que valerá apena a costrução dessas usinas?
NOME:Luana Antonio
SÉRIE:1ºC nº:23

Anônimo disse...

As novas usinas vão trazer melhoria para o estado , pois gerará mais empregos, mas tamben vai ser ruim ,pois os rios serão muito poluidos , muitas pessoas terão que sair de suas casas, acredito que isso não sera bom.
ALUNO:Thiago siqueira
SERIE:1ºC Nº 33

JEFFERSON disse...

A construção das usinas é um assunto a ser analisado de vários pontos diferentes, por um lado a constrção dessas usinas vão trazer vários transtornos não só para as pessoas que vivem a beira dos rios mas um prejuizo maior ainda para o meio ambiente.Mas essas construções com certeza vai melhorar muito a vida de pessoas que antes dessas obras começarem estavam desempregadas e agora já podem garantir não só o seu sustento mas o de toda a sua familia,trabalhando na construção das usinas, e gerando mais renda não só para Porto Velho mas para todo o estado. JEFFERSON HENRIQUE. SÉRIE:1ºC. N°:18.

Anônimo disse...

A contrução das usinas hidroeletricas trará sim mais melhorias mas tambem fará com que nosso rios sejem poluidos e com a poluição desses rios muitos problemas será gerado, mas pensando no lado bom vai gerar muitos empregos , portanto eu acho que vai ser uma bom essas construção.

Alex Reis
1°C
N°3

JEFFERSON disse...

AS novas usinas em Porto Velho vai pejudicar muita gente principalmente as pessoas que vivem asmargens dos rios, mais que isso o meio ambiente tambem será muito prejudicado com essas obras. Mas de outro lado vai gerar mais empregos na cidade fazendo assim o numero de desemprego cair muito e aumentando a economia não só de Porto Velho mas a eeconomia de todo o estado. assim pessoas que antes setavam sem emprego já podem garantir não só o seu sustento mas o de toda a sua familia evitando assim que pessoas possam vir a passar fome sem contar que terão aprendido uma profissão

Unknown disse...

Podemos observar o quanto as usinas hidreletricas tem beneficiado os moradares da cidade de Porto Velho,tanto na cidade quanto na area rural.
Os empregos tem sim aumentado,os comercios tem aumentado suas vendas,em todas as areas,apesar de que depois que essas obras acabarem os empregos irão diminuir muito.
Existem tambem maleficios como os moradores das areas proximas das obras terem que se mudarem porque as usinas terao que ocupar os espaços proximos para o alagamento.Outro maleficio é a doença chamaa malárea,as pessoas que vem de outras regioes tem facilidade para pegarem a doença.
Enfim,vai ser bom pela ajuda futura que as usinas trarão a todos,porem os maleficios não ficam de fora.
ALUNA: DAIANY 1a n°8

Anônimo disse...

A construcão das usinas do rio madeira esta gerando muito empregos e a populacão esta cada vez maior,e com isto esta gerando muito inpacto global esta ameaçando muitas especies se animais e peixes muita pessoas estam que sair se suas casas porque as hidreletricas vao emundar suas casas.
Estas contruçoes vai gerar muito desemvolvimento não só para Rondónia mas para o pais.e com este desenvolvimento os cientistas e medicos temem muitas devastações ambiental e epdemias de doenças.
Muitas pessoas estam mudandos para outras casas que o governo manou construir mesmo assim algumas não gosta do lugar porque a maioria é pescador que fica longe do rio de onde tiram seus suntento.
Igor César 2°C

Anônimo disse...

As usinas geraram muitos empregos mas não só para a população de Rondónia como vieram muitas pessoas de outros estados e isto aumentou muita a populacão de algumas cidades e vilas proximas das contruçóes das usinas isto gerou aumento de violencia.
Muitas pessoas desenpregadas estão sendo trenadas para ajudar nas construções e no futuro trabalhar nas usinas muitas pessoas que mora no rio madeira a maioria pescadores pessoas simples que terão que sair de suas casas que serão imunadas pelas represas das usinas,algumas pessoas que já se mudaram paras casas que o governo mandou construir não gostarão do lugar.
Os cientistas temem com estas construções um grande impacto global muitos tipos de animais vivem nestas regiões teram que ir para outras regiões e muitos deles acabam morrendo.
Allan Vinicíus 2°C

Anônimo disse...

Com a contruçao da usinas do rio madeira podemos perceber que a população de porto velho, vai gnhar beneficios e vi ter tambem consequencia ,pois vao mudar de casa e de vida, vão ser criados novos empregos,fora que A população de Rondônia vai crescer muito e não vai ter beneficios para todos como hospitais.

claudia farias .2ºa

Anônimo disse...

Com base nos vídeos da contruçao da usinas do rio madeira percebi que a criação das duas usinas na Amazonia poderão causar impactos.
Como: falta de empregos,areas de risco, devastação da natureza.
mas tera lado bom como:enprego para os moradores da regiao, formação de mão-de-obra qualificada, etc...

rosiene vidal, nº25, 2ºa

Anônimo disse...

As usinas hidrelétricas poderão vai gerar muito desemvolvimento não só para Rondónia mas para o pais, a ser analisado de vários pontos diferentes: baixa renda para pescadores,aumentos de empregos, rendimento para empresas, rendimento para populção...vai ser bom porque vai gerar renda para o pais, por outro lado vai ser ruim....
Adriana vidal nº1 2º A

Anônimo disse...

A construção dessas usinas vão trazer vários transtornos para população de porto velho.
as pessouas de areas de risco vao para as novas casas ,rendimento para empresas,etc.
Com a construção as Usinas esses moradores taram que sair de suas residências,fora as doenças ainda que ali surgem.
Francismeire dos reis,nº15, 2ºA

Anônimo disse...

Através dos vídeos podemos perceber que as Duas usinas na Amazônia vão causar impactos na natureza.
330 famílias terão que mudar para uma cidade de casas pré -fabricadas,763 familias que moram na área da usina Santo Antônio terão que se mudAs usinas geraram muitos empregos mas não r .
As usinas geraram muitos empregos mas não voAs melhora vida dessas pessoas daqui pra frente. Erika ,2ºa nº12

Anônimo disse...

MINHA OPINIÃO SOBRE OS VIDEOS RELATADOS como eu vi nos videos,caro professor,acho um tipo de desenvouvimento relativo a produção rondonience,ate que é uma coisa muito boa,boa não extraordinaria,porque ira gerar muitos enpregos e opotunidades para rondonia,mas a pontos que algumas pessoas estão preucupadas, como a desabrigaçao de varios ribeirinhos que vivem ali as margens do rio madeira mamoré que irão ter que sair de suas casas para ir morar em casas pre progetadas,feitas pelo governo,nao so os ribeirinhos, mas uma vila ali perto de porto velho capital de rondonia ira ser pregudicada com uma inundação total da vila obrigando as pessoas a sairen de suas casas,e se mudaren para as casas pre progetadas,aauguns achão isso maravilhoso e claro,porque irão sair de baracos para moraren em moradias mais "perfeitas" vamos se diser assim;bem com tudo algumas pessoas acham beneficiario para porto velho rondonia mas colocam uma questão que nao se derão respostas para onde irão as pessoas que estão trabalhando no progeto das redes hidreletricas rondonience.

ALUNO:walison cordeiro da silva
SERIE:1ºC
ESCOLA: janete clair

Danny lee Simones disse...

Bom atraves desses videos podemos destacar impactos positivos e negativos, dentre os impactos positivos podemos destacar os sequintes pontos: o aumentos empregos para a população, o crescimento de todo o Estado de Rôndonia,e o crescimento industrial que tambem aumenta com o passar do tempo.
Ja os pontos negativos podemos destacar os sequintes: primeiro logo apos a construção dessa usina as pessoas estarão empregadas ainda ou estarão todas sem serventia nenhuma, segundo ponto e o possivel desmenbramento do ecossistema que será atingido gerando assim um grande impacto ambiental, que possivelmente alagamentos futuros e um possivel aumento de temperatura.

Danny Lee Simones Barbosa N°07 Serie :1°B
Boa Noite!

Regiane disse...

Com o surgimento da nova usina hidreletrica aparecerão varios pontos positivos mas tambem surgirá pontos negativos, dentre os pontos positivos podemos destacar o crescimento demografico do estado, o crescimento populacional e o surgimento de empregos para a população.Mas tambem surgirão pontos negativos nesse projeto como o aumneto da poluição devido ao alto nivel populacional, o ecossitema que será atingido podendo assim afetar todo o sistema ecologico da regiao, o alto indece de imigração gerando assim o riscos de doenças.

Regiane de Souza Rodrigues N°43
Serie:1°A

Geisiany Andrade luz disse...

Podemos perceber que não é tão simples esse projeto, a muitas contradições, não vai trazer apenas benefícios como vinte e mil empregos diretos além do próprio projeto onde os especialistas afirmam resolver o problema do apagão, investimento na nossa capital aumento no comercio e muitas outras. Se considerar apenas isso a aprovação das usinas de Jirau e Santo Antonio teria sido unânime, mas tem todo uma discordância das familias que moram próximo do rio onde terão de abondonar suas casas, vai prejudicar a pescaria na região, também tem a questão da inundação que pode atingir povos índigenas e o território boliviano, com o aumento da população fica mais propício a infecção da malária. Isso gera muitas opiniões fica bem equilibrado espero que todos saem beneficiados.

Anônimo disse...

Pensso que são favoráveis a construção da Hidrelétrica para a população,pois com a construção gera muitas oportunidades de empregos,a cidade ficará valorizada.Apesar dos pontos negativos,como: o aumento da criminalidade ,a falta de escola e hospital,isso pode ser resolvido com o governo,pois com a hidrelétrica aumentará o custo de vida,que almentará os impostos que favorece o governo,e com isso poderá ser construidas escolas e hospital.Mas se tratando dos ribeirinhas eles poderá ser idenizados e buscar uma outra fonte de renda que não seje a pesca,e com tudo isso tambem será prejudicada a natureza,pois as arvores será derrubadas para o alargamento do rio,e tambem prejudicará os animais e os povos indigenos.

Prof sem mais opinião rsrsrs

Taynã de Oliveira Nº24
3ºB

gleiciane disse...

Os videos nos mostra que a construção das usinas do Rio Madeira está dando a chance de emprego para muitos moradores da região. Mas a construçao também tem seu lado ruim como o aumento de violência, e a falta de escolas e hospitais..

Eos ribeirinhos eles poderão ser indenizados e buscar um outro meio de renda que não seja a pesca. Enfim a construção das usinas é um assunto a ser analisado de varios pontos diferentes..

Gleiciane n17 2ano A

Unknown disse...

Com base nos videos, relatei que há varios pontos negativos e positivos das usinas hidrelétricas:os negativos,são que com a construção das hidrelétricas agora pode ser interessante mas depois como sera a vida das pessoas que depende da pesca para viver, e as doenças que pode vir a ter como a "malária",e outras coisas que pode causar transtornos mais tarde.
E os pontos positivos:é que agora tem muitos empregos,moradores ganhando indenização, casas novas , e os comerciantes estão lucrando muito com isso .
Ou seja a construção das hidrelétricas é um assunto que gera e vai gerar muita discução.

Elisandra Souza de Almeida.

série:2° turma:C n°:10

Anônimo disse...

A construção das usinas do Rio Madeira vem gerando inúmeros empregos para a região amazônica, e atraindo muitas pessoa de outras regiões que vem a procura de trabalho por muitas vezes por não conseguirem trabalho onde moram, isso vem aumentando muito a população da região o que é muito preocupante, pois, o que essas pessoas vão fazer quando a construção acabar?
A construção também vem atraindo a atenção de empresários que começam a construir novas empresas, e a construção aumentam a renda dos comerciantes que lá residem.
Muitos estão felizes com a construção por receberem indenizações, casas,etc; mas os ribeirinhos por exemplo dependem da pesca para sobreviver e nenhuma dessas coisas os agradão. O aumento da população também é preocupante, pois, as pessoas que chegam não são acostumados com a região e podem contrair doenças como por exemplo a malária que matou centenas de pessoas na construção da ferrovia anos atrás. Eles só não podem cometer os mesmos erros da usina de Balbina que só fez aumentar a emissão de CO², assoreamento e maior alagamento das regiões próximas.
Se tudo for feito com muito cuidado não terá tanto impacto ambiental como a de Balbina.

Aluna:Claudia Simone R. Sampaio
Série: 2°C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dentro do ponto de vista ambiental, nós temos pontos negativos, pelo motivo de ser algo que abala toda uma estrutura ja existenten dentro de um ecosistema. O desvio do curso do rio causa o alagamento, que causa o desaparecimento de certa parte de floresta q localisa-se nas margens do rio, prejudica o ecosistema dos peixes que sobem o rio para a reproducao. O grande desmatamento ao redor do local das represas para que haja a construcao, entre outros aspectos que poderao prejudicar o meio ambiente amazonico.
Ja pelo ponto de vista sicial ha pontos positivos e pontos negativos. O preparamento de novos profisionais em uma escola praparetoria para a contrucao das usinas, gerando novos profisionais na area de contruçao. Gerando muitos empregos indiretos (durante a construçao) e diretos (depois de pronta). Pelos motivos guais desta contrucao de acabar com o risco de apagao que estamos sujeitos no futuro. O alagamento das margens do rio afetaria os moradores que ali viven, mas esta sendo feita uma nova vila a 50km das margens do rio, com casas para os moradores, 2 escolas podendo asim dobrar a guantidade de alunos estudando, terrenos para que os moradores posao plantar, postos de saude, rede eletrica entre outros beneficio. Mas outra parte da populaoçao ribeirinha esta se sentindo prejudicada com essa mudanca, pelos motivos da pesca, sendo esse sua fonte de renda.
Do ponto de vista economico ha muito o que ganhar e menos a perder, o Brasil nessecita de mais fontes de energia eletrica, faz parte do crescimento economico brasileiro, o meio ambiente cabe a reflorestar as areas perdidas.


Douglas C. Brum da silva
2º C

Anônimo disse...

E.E.E.F.M Janete clair
aluna:viviane
trabalho do terceiro bimestre.

A construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, podem afetar o fornecimento de água tratada à capital de Rondônia, Porto Velho. "A captação de água potável é feita após as barragens. E o rio mais próximo, Candeiras, está contaminado pelo garimpo de Bom Futuro", afirmou hoje (31) o professor da Universidade Federal de Rondônia e doutor em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Artur Moret.

"Os outros rios do entorno são menores e não têm fluxo suficiente durante o período de seca", disse ele. Segundo o coordenador técnico-operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, Vagner Zacarini, o reservatório que abastece Porto Velho fica no Rio Madeira, a menos de 500 metros do local onde deverá ser feita a barragem de Santo Antônio.

"Já formalizamos a Furnas [Furnas Centrais Elétricas, empresa proponente do empreendimento] o pedido de que financiem as obras necessárias para que a captação de água seja feita no próprio lago formado pela barragem", informou Zacarini.

De acordo com ele, a expectativa é que essa água seja mais pura, graças ao processo de decantação provocado pela barragem. "O Rio Madeira tem muito material em suspensão, que iria para o fundo, mas ainda é prematuro afirmar isso".

O reservatório em questão fornece água a 60% dos habitantes da capital – ou 228 mil pessoas, do total de 380 moradores estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"É bom lembrar que a cidade de Porto Velho, que terá sua população aumentada em pelo menos 50%, com a vinda de trabalhadores atraídos pelos empregos gerados durante o período de construção das hidrelétricas", ressaltou Moret.

Amanhã (1º), técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devem começar as vistorias de campo para análise do estudo de impacto ambiental da obra. A construção das duas usinas deve demorar de oito a dez anos. Elas terão potencial para gerar 6,45 mil megawatts de energia elétrica.

Anônimo disse...

E.E.E.F.M Janete Clair
aluna:viviane
segunda serie do ensino medio.
terceiro bimestre.
prof.Joao gouveia

A construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, está trazendo mudanças rápidas na vida de pessoas e ao meio ambiente. Juntas, elas serão a terceira maior hidrelétrica do país, e já causam grandes impactos na região.
O mais visível é na natureza: movimentação de terra, alteração do fluxo do rio, formação de um lago artificial. Há também importantes consequências econômicas e sociais. Por isso são projetos que sempre provocam polêmicas.
O professor da Universidade Federal de Rondônia, Luiz Fernando Novoa, diz que as pesquisas sobre o comportamento do Rio Madeira foram insuficientes e dá um conselho para quem vem para a região. "Procurar estudar mais a Amazônia, em primeiro lugar, ter menos arrogância com ela. Deixa- lá de ver como estoque de terras, de madeira, de biodiversidade ou de energia."
Peixes
O Bagre, peixe migratório abundante no Madeira também virou polêmica. As usinas terão uma espécie de escada para permitir que os peixes vençam as barragens ao subir o rio para se reproduzir.
A discussão sobre o Bagre foi ironizada por muitos, como se um peixinho estivesse criando problemas para um grande projeto. No mercado de peixe de Porto Velho dá para ver que o Bagre do Rio Madeira não é um peixinho qualquer que pode ser desprezado. A dourada, o jaú são peixes grandes, fundamentais para a economia da região e fundamentais na alimentação local.

Unknown disse...

Muito se discute a importância dessas usinas para o estado de rondonia,sabemos que um dos beneficios maiores é o aumento de empregos em Porto Velho e em algumas cidades vizinhas afinal pessoas com dificuldades de sobrevivencia conseguiram mudar suas rendas com isso.
Ha tambem alguns maleficios com as mesmas,pois algumas pessoas precisam abrir mao de suas terras que serao usadas para o local do alagamentoe ir para um local desconhecido.Doenças como a malarea circulam por ali,terão tambem que cuidar muito para nao se contaminarem,afinal pessoas de fora tem mais chances de adquirirem a doença.
É tambem muito bom essas usinas existirem pelo fato de ajudar a todos no futuro.Alguns que trabalhavam como pescadores nao poderao mais ,estao quase que estragando peixes por ter que pescarem os mesmos nas pressas para usarem o local.
A mudança sera geral,mas o que fazer para que nao aconteça isso nao e mesmo?
FRANCIELE TEODORO 3ºA N°13

Anônimo disse...

com a realização dessas usinas na amazonia,a população vai ter dois pontos positivo e negativo.O positivo na geração de emprego,mais venda para os comercios.ja no ponto negativo a cidade não esta preparada para o crescimento emediato,a população ribeirinha vai prder suas casas onde estão acostumado a viver e tirar seu sustento da li, como vão sobreviver.E as escolas e hospitais não estão preparados para atender tanta gente,como vai ser a vida das crianças sem um ensino de qualidade sem uma saude competente,porque la vai aparecer varias doença.A vida dessas pessoas jamais voltara ser a mesma,alguns vão mudar para melhor e os outros o que seram deles. muitas vez tinhamos que parar de pensar so em nós e começar a pensar nos problemas da população em geral,talvez assim melhorari mas o estado,o nosso pais quem sabe,só de pende de nos.


aluna: Beatriz M.Venialgo
serie: 2 turma: C n: 4

jefferson ferreira disse...

os vidios por mim assistidos me fez refletir muito sobre a real intensão das instalaçoes das usinas aulongo do rio madeira,sei q rondônia presisa e muito de grandes investimentos como esse mais penso que, obras com a magnetude dessas deveriam ter um pouco mais de estudo, porque ela nao ira so desviar o curso do rio mais tambem ira forçar muito o dessenvolvimento de muitas espécies de peixes que nesse rio abitam, outro fator muito importante que tenho que considerar e o fato de que com essas obras irão vir para nosso estado muitos imigrantes assim como ocorreu na época da construçao da estrada de ferro que por fim se tornou apenas um grande fiasco, penso que ja que vão realizar essa obra, que pelo menos arrume a cidade de porto veloho, pois ela não esta ápta a suportar essa enorme demanda de imigrantes, nao for resolvidos problemas como moradia e saneamento básico , a cidade so tente a piorar em ves de acontecer o que se espera com a instalação dessas usinas.

jefferson ferreira,3º B, nº 12

Anônimo disse...

s usinsa hidreletricas vao ter muitos beneficios bons e ruins.bom porque a populção vai crescer, vai ter mais empregos, vai aumentar as lojas, etc...
ruim por outro lado porque com o aumento da população não havera hospitais para todos e nem todos vao ganhar com isso, pois, por exemplo, os ribeirinhos uqe so costumados a viver na beira do rio vai ter que mudar de vida.

Anônimo disse...

As usinsa hidreletricas vao ter muitos beneficios bons e ruins.bom porque a populção vai crescer, vai ter mais empregos, vai aumentar as lojas, etc...
ruim por outro lado porque com o aumento da população não havera hospitais para todos e nem todos vao ganhar com isso, pois, por exemplo, os ribeirinhos uqe so costumados a viver na beira do rio vai ter que mudar de vida.

Cleiton RAmos Alves
2ºC

Anônimo disse...

Com a contruçao da usinas do rio madeira podemos perceber que a população de porto velho, vai gnhar beneficios e vi ter tambem consequencia ,pois vao mudar de casa e de vida, vão ser criados novos empregos,fora que A população de Rondônia vai crescer muito e não vai ter beneficios para todos como hospitais.
O futuro é agora rondônia esta crescedo junto a tantas outras contruçoes; a duplicação da ponte , usina hidreletrica , mais rodovias em Porto velho,etc.
claudia farias .2ºa nº4

Elisane disse...

A CONTRUÇÃO DAS USINAS HIDRELETRICAS ESTA PROVOCANDO MUITAS POLêMICAS.
A CONTRUÇÃO DAS USINAS GEROU MUITOS EMPREGOS PARA MUITAS PESSOAS, MAS COM O TERMINO DA CONSTRUÇÃO HAVERA MUITAS PESSOAS DESEMPREGADAS.
GRANDE PARTE DA NATUREZA ESTA SENDO DESTRUIDA, FAMILIAS RIBEIRINHAS ESTÃO SENDO DESLOCADAS, POIS DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DA USINA BOA PARTE SERA ALAGADA.
PESSOAS QUE VIVEM DA PESCA CORREM O RISCO DE PERDER A SUA FONTE DE RENDA.
CONTUDO A CONSTRUÇÃO DAS USINAS TRÁS BENEFICIOS PARA UNS E MALEFICIOS PARA OUTROS.

Anônimo disse...

Com base nos videos,nesse momento a populaçao esta toda enpougada pela quantidade de emprego,pela quantidade de renda que o municipio esta tendo e que vai ter ate o termino dessa grandiosa obra.Enquanto muitos ficam feliz com o grande numero de enpregos,mais rentailidade para o municipio,outros se preocupa com o futuro,num ponto do 1 video ele fala sobre a falta de saneamento basico que e pesima sera que com esse aumento da populaçao tera melhoras nesse ponto.Outro ponto que chama atençao e sobre os peixes que corem um risco de desaparecerem isso preocupa os pescadores que temem a escasses dos peixes. No 3 video uma coisa que chama atençao e sobre as familha de ribeirinhos que tera de abandonar suas casas e que tanbem para muitos e o seu local de trabalho e tanbem de onde tiram o sustento de suas familhas,por que muitos deles vivem de pesca. Mas temos que nos acostumar pois e progresso que nao para de crescer.Mas espreramos que tudo isso so traga melhoris para nos,e nao mais transtornos e impacto ambientais. ALUNA;DIENE B RODRIGUES 2:B

Anônimo disse...

A usina sim é uma ideia boa porque gera emprego, mas e as nossa matas nosso céu azul eos animais?Por isso eu digo qeu por enqunto pode ser uma ideia boa pelo emprego, mas como fica o nossos cultivação da natureza por isso eu não concordo pelo desmatamento e todos nós sabemos que sera uma grande perda.pode sim gerar uma grande ajuda ao nosso Brasil mas temos que pensar dos dois lados pois ganhamos de um lado e prerdemos do outro.Aí fica dificil de decidir pelo nosso brasil.

Anônimo disse...

Com a construção das usinas Hidrelétricas,Porto velho terá investimentos de 32 Bilhõess de reais,com isso a cidade passará a ter uma economia muito boa. O desemprego que antes afetava a cidade passará a diminuir.Pois com a costrução,as indústrias teram que contratar mão-de-Obra.A Hidrovia do madeira chegara até os países da Bolívia e Peru, pois antes não chegava, por causa da cachoeira, mas agora terá um caminho de acesso para subir o rio até Bolivia e Peru .Com isso o Brasil passará a ter um caminho de transporte de produtos .

As Usinas hidrelétricas também tem seus pontos negativos, pois com a contrução dessas usinas os Ribeirinhos teram que deixar suas moradias para passar a mora em outras localidades,pois o rio irá unindar as suas casas e irão ser destruidas, a construção também podera afetar o país vizinho,por que o rio podera subir e inundar cidades que ficam a beira do rio Guapore , um exemplo de uma cidade que podera se afetada e Guaiara Mirim que fika na Bolívia.


"Jéssica Rayane"
3ªA
Nº18

natan D. santos disse...

as husinas hidrelétricas vai ser uma oportunidade não só em rondonia, mais um crescimento, de criação de um polo industrial, que vai atender a varias obras da america.
porto velho tem apenas 3% da população tem rede de esgoto, é considerada um a cidade pobre da amazonia, então com essa avolução essa modificação vai surgi varias oportunidades de melhorias para muitas familias. vai ocorrer um aumento muito rapido da população que vai prejudicar da seguinte forma, a falta de escolas e hospitais, e os indices de violênciavai aumentar.
vai surgi novas vagas de trabalho, mão de obra no mercado, as pessoas que no tinham um futuro na roça, esta podendo mudar seu rumo de vida, as construtoras estão abrindo escolas tecnicas gratuitas para preencher vagas. essa formação qualificada é uma das conseguencias mais positivas das construções das hidrelétricas.
agora a pergunta que estão deixando muita gente procupada é: a atual fase de inspanção de impregos tem dadta pra acabar? aonde o povo vai ficar?
os ipreendedores das hidrelétricas apostam no futuro, que vai ter muitas construções.
a vida não sera mais a mesma pra quem mora próximo aos locais que vão ser afetadas pela agua.
muitos pescadores, ribeirinhos não vai ter com sobreviver. eles estão sendo levados para casas pré fabricadas em outors locais.
então na minha opinião, eu sou a favor da construção das hidrelétricas para a melhoria de rondonia. mais as autoridades não pode esquecer dos rbeirinhos e pescadores, ajudando eles de forma simples, dar oportunidade de vida.



aluno: natan d. santos n° 19 3°B

Unknown disse...

Podemos observar o quanto essas usinas estao sendo importantes paras as regioes proximas de PVH.Um dos fatos mais importante e que todos abordam e os empregos que as mesmas estao oferecendo as pessoas. Vemos tambem alguns fatos negativos,como as pessoas que moram por ali vao ter que sair de la para os seus lugares serem ocupados,apartir dai fica umas simplesinhas questoes,para onde erssas pessoas irão?o que farão os pescadores para sobreviver se nao poderao mais pescar?
No entanto sera muito bom,porem as dificuldades não ficam de fora.
VAGLIANE 3º A Nº30

Denyse disse...

Nos vídeos assistindo pude relatar pontos bons onde com a construção das usinas vai gerando empregos e também podendo ajudar no aumento comércio,crescimento da mão-de-obra e outras mais,já os pontos negativos em relação a essas construções,com o aumento de emprego também vai atrair mais pessoas de outras regiões e assim podendo trazer doenças como a malária, e também deixando muitas pessoas que vivem da pesca,não dando garantia que os pexes consiga se reprodusir,e fazendo com que as pessoas que moram proximas ao rio deixarem suas casas deixando sem emprego, por seu sustento sair da pesca.



Aluna:Denyse Ferreira 3ºA

DEYSE disse...

As Usinas Hidrelétricas para algumas pessoas próximas as regiões de PVH são um ponto positivo,como maior oportunidade de emprego,podera ajudar no crescimento ecônomico etc.
Para outros são pontos negativos,como o caso das pessoas q moram próximas ao local q será afetado pela água,q teram q sair de suas casas,como os ribeirinhos,pescadores q ganhavam seu sustento com a pesca,teram q parar,o que os deixam indignados por que não saberam da onde tirar seu sustento,mais tem pessoas ribeirinhas que gostaram da idéia,pois ganharam uma casa nova,e pensam num futuro melhor,seus filhos teram oportunidades,como estudar.



Aluna:Deyse Ferreira Carvalho
série:3ºA

Anônimo disse...

USINAS DE SANTO ANTONIO E GIRAU.
Essas usinas trarão no futuro um grande potencial de energia para o Brasil isso até que poderia ser bom, muito bom, mas vejamos: essas usinas ira concentrar em só lugar milhares de litros d’água, para construir a barragem terá que se fazerem enormes buracos no solo. E o que fazer com a fauna da Amazônia que é a mais rica do mundo.
Bom além dessas conseqüências que são as mínimas possíveis existe as outras que são bem piores como a poluição do meio ambiente e a grande quantidade de solo útil que será perdido, famílias que a varias gerações viviam ali serão deslocadas sendo obrigada a começar um novo estilo de vida, vários desses ribeirinhos ficaram desempregado. O governo fez para eles casas, mas o que adianta belas e espaçosas casas se não se tem o que fazer para comer.
Os aspectos positivos também será os melhores possíveis como, por exemplo, Porto Velho, que irá receber mais ou menos 30 bilhões de investimentos tudo por causa das usinas, trará riquezas e um grande aumento na economia junto com essas melhorias também tem pequenas conseqüências porque com o aumento da população as escolas, os hospitais etc. Ficará tudo super lotado, mas em contrapartida serão construídas novas e melhores escolas e hospitais.
Na verdade o que as usinas trará para nossa região só vamos ver depois que elas estiverem pronta.

Adao da Silva Oliveira N°01 3°A

Cris macedo disse...

Opa! maravilha, uma usina hidrelétrica em Rondonia é demais, mas como tudo sempre, há duas facetas uma boa e uma ruim.
A boa é que vai gerar mais empregos, turistas e pessoas visitando, ou seja, dinheiro...Além de mão de obra qualificada e melhora na economia.
A ruim é que quando isso acabar, as pessoas ficarão na onde? os empregos irão acabar,e as pessoas que ficarão desabrigadas? num concordo, animais da região, af dependendo do ponto de vista, num compensa tanto assim.
pois é essa é minha opinião..
Cristiana 2ºc

Unknown disse...

Bom na verdade podemos analisar a contrucao das usinas do rio madeira e a de jirau com varios criterios a ser analisados , pois todos nos sabemos que com as usinas no seu estado havera um grande desenvolvimento economico mas nao podemos esquecer que com elas podem vir o desequelibrio do meio ambiente.
Com as usinas vem mais oportunidades devemos olhar os beneficios economicos,oporunidades de emprego, abregimento de varios setores economicos .
Com as usinas viram muitas coisas mas pra que adiar o desenvolvimento do estado nos queremos desenvolvimento e ela acontera.

Leidyane meire N°16
3°B

Anônimo disse...

Com as contuções das usinas pode trazer uma grande renda para o Estado, epode gerar empregos para as pessoas,com isso reaz grande lucros,mas tem um lado negativo é que pode trazer empacto ambiental. O mercurio afeta oas animais as pessoas os peixes, quem mais sofrera com isso são oas ribeirinhos que depende da pesca para a sobrevivencia

Leandro Oliveira 3° A

Anônimo disse...

Ao fazer uma analise dos videos fica bem perceptivel que a construção das Usinas hidreletricas de Jirau e Santo Antonio tera pontos favoraveis e desfavoraveis a população e ao meio ambiente.
Com relação a isso, vemos que os impactos ambientais serão enormes, pois com a contrução das barragens a inundação será maior, acontera assoreamento, alagamento de floresta etc.
sem falar na cidade de Porto Velho, que terá a população aumentada sem infra- estrutura para receber novos moradores, e os ribeirinhos que vive do peixe ao ser removido viverão do que?
Mas por outro lado com essas usinas produzirão energia o suficiente para tirar RO e AC do dependencia de energia o que de certa forma é bom para o País.

Rayane Oliveira Porto 3°A

Anônimo disse...

É notorio que a construção das usinas trara um grande aumento na população de Porto Velho, isso é mto bom para os comerciantes, com isso sua renda sera maior,Mas um dia esses contuçõe siram acabar, e Porto Velho sera um cidade com muita gente e muito pouco emprego.
Sem falar no impacto ambiental,acontecimentos de assoreamento, alagamento nas florestas, e os ribeirinhos sem a sua pesca, o seu unico meio de renda para a familia, não irão tem aonde pescar.
Mas é com a contrução dessas usinas que o teremos energia para o Brasil todo.

Maykon Douglas M. Tavares. 2°B n°. 21

Anônimo disse...

Com essas contruções a cidade de Porto Velho tera um grande movimento comercial, e um grande impacto ambiental.A cidade vai esta com um numero maior de habitantes em busca de empregos, e os ribeirinhos sem emprego, pois não poderam pescar pois o lugar vai esta alagado.
O bom é que vai gerar novos empregos. e vai ser muito bom para os comerciantes ,pois para eles quanto maior o numero de pessoas melhor.
Mas por outo lado teremos energia por um longo tempo.
Aline Oliveira n°02 3°A

Anônimo disse...

As usinas do Rio Madeira está trazendo grandes transtornos para a população.
Para muitas pessoas está sendo bom as construções das usinas,pq a taxa de desemprego em grande quantidade está diminuindo,o crescimento comercial na região está aumentando e muitas pessoas estão tendo grande formação de mão-de-obra qualificada.
Mas,outras pessoas não estão gostando nem um pouco dessa idéia,pois haverá grande violência devido a falta de escolas que estão fechando por causa da usinas,muitos transtornos no trânsito de Porto Velho,em relação ao grande índice de veículos e tambem muitas consequencias econômicas e sociais.
Para aquelas pessoas que vivem da pesca irá ser ruim,apesar das casas que estão ganhando e das suas indenizações,sem emprego para eles será péssimo.
Enfim,existe muitos pontos positivos e negativos nessa construção dessa usina.
RONDÔNIA será visto de uma maneira diferente pois essa usina será a terceira maior do país.

aluna=Jéssica Vieira de Oliveira Andrade.
série= 3´B´

GEICIANE disse...

A cidade de Poro Velho vai receber 32 bilhoes para a construçao das usinas hidreletricas de Santo Antonio e Giral com isso esta surgindo muito emprego para toda a cidade nao so tao empregando os de la mas tambem os de outras cidades ate mesmo com o cresimento raido da cidade de Porto Velho o prefeito reconhece que esta faltando hospitais e escolas para a populaçao e com tudo isso indice de violencia na cidade so aumenta a cada dia.Serao construidos 2 novas usinas uma na Bolivia e uma na fronteira, e em santo antonio e giralduas encruzas onde permite a passangem d balsas pela baragem. Em 2010 POrto Velho vai o pivor do comercio regional.


GEICIANE
3 B

Anônimo disse...

As usinas do rio madeira e jirau vai benificiar o estado de Rondônia e gerar emprego e fazer com que o comercios tenha um crescimento e desenvolvimento cada vez mais acelerado.Mas por pouco tempo pois quando a construção da usinas acabar muitos trabalhadores ficaram sem trabalho, fazendo com que o mercado de trabalho fique saturado, onde que muitas pessoas que estão trabalhando na usina não são do estado e com o termino da construção esses trabalhadores não teram probabilidade de retornar ao seu estado de origem.
A usina vai beneficiar o estado mas também vai prejudica-lo se as autoridades governamentais não suberem lidar com a situação.

ALUNA:Sandra
SÉRIE: 3°A n°:28

Anônimo disse...

Percebe-se que o nosso estado está se tranformando muito rápido, e essa transformação afetará diretamente a população. Particularmente acho que é um exagero contruir duas usinas em um mesmo estado, porque essas hidrelétricas irão suprir praticamente todo o país, e ao mesmo tempo acabar com nossas riquezas, e nós, o que ganharemos com isso? Eu acredito que nada. Afinal, o estado irá fornecer dinheiro para pessoas que nem são daqui, e nós teremos que nos contentar com isso, sem contar no estrago ambiental e na poluição que tudo isso vai gerar. Com tudo, suponho que a população não deseja que isso aconteça, mas infelizmente é a mais pura realidade. Desde de já lamento pelo nosso futuro.

Andressa Lourenço n°: 04
3° "A"

Elias Queiroga disse...

Usinas do Rio Madeira

A construção da Usinas Hidroelétrica de JIRAL E SANTO ANTONIO Proporcionará vários benefícios econômico ao estado de Rondônia, mas como consequências impactos ambientais irreversíveis.
Apos a construção das mesmas, a vida cotidiana da população ribeirinha jamais será a mesma, cidades inteiras desaparecerão do mapa, a inundação tomará conta de muitas casas, cerca de 330 famílias terão que sair de suas casas e mudar-se pra uma nova cidade, de casas pré-fabricadas, alguns com expectativa de crescimentos, pois se trata de uma cidade com uma economia fragilizada, certamente seria a solução pra o crescimento econômico. A educação seria mais dos fatores favoráveis, com melhores escolas o ensino seria muito superior. Mas para muitos, que sobrevive da pesca, seria a decadência, pois tem o rio como sua única fonte de renda e sobrevivência. Para eles de nada adianta casas com energia e água encanada, sem o rio para poderem tirar o sustento de suas famílias. A agricultura também será afetada, o processo de plantio e colheita não será o mesmo. A fauna e flora desta região serão devastadas.
Vale destacar, que toda essa reviravolta, trará sim grandes benefícios à região, mas que para isso teremos que arcar com duras conseqüências, e que talvez, podemos nos adequar com todas essas adversidades, e transformar essas conseqüências em benefícios a população.

Elias Queiroga n° 11 3°A

Anônimo disse...

As Usinas do Rio Madeira

As usinas serão muito bom para o desenvolvimento de Rondônia, serão tambem ser preciso algumas mudanças rápidas pois o desenvolvimento trará alguns problemas como:algumas pessoas ter que sair de suas residencias por causa das margens que irão subir com as usinas feitas.
Mas nada tira a tão grave a ponto de não dizer que a usina não vai ser um grande desenvolvimento para o nosso estado. Podemos ter devenvolvimento sem prejudicar totalmente o nosso meio ambiente.

aluno: Tiago Braga
série: 3°B

bruno rodrigues disse...

Usinas hidrelétricas

Usinas hidroelétricas, em porto velho, solução ou problema, com a chegada de grandes projeto traz uma polemica. Será que vão atrair mais gente e piorar os problemas sociais, ou ao contrario vão trazer riqueza e ajudar, resolver os problemas sociais.
A população fica com muito receio, clama para que tudo, seja para o bem da população. Apesar de muitos achar que não seja agradável essa usina, ela ta gerando muitos trabalhos, já não se vê pessoas desempregadas, esta até faltando pessoas para trabalhar, pessoas de outras cidades, começa deixar seus lares, arriscar a sorte com os cursos gratuitos de pedreiros carpinteiros . Mas com a população crescendo, muitos moradores já pensam no futuro quando acabar a construção da usina, onde abrigara todas essas pessoas e empregara essas pessoas. Com o aumento da população, esta faltando escola e hospitais e os índices de violências aumentaram, esse conjunto de obras traz transtornos no trânsito, mas o ponto de vista do prefeito e bem melhor ter alguns transtorno do que viver num passado que as coisas não aconteciam e a realidade era muita era muito dura para todos.
Usina veio para o bem ou para o mal, a usina esta tirando a casa de pessoas que viverão e tirarão sustento dos rios durante, anos e anos. Para essas pessoas casas com água encanada energia estalada, não valem de nada, eles querem viver em suas e tirar o seu sustento para sobreviver. Juntas as usinas de jirau e santo Antonio será a terceira maior do pais, mais para isso terá de tirar mais de 300 família de suas casas.

Bruno Rodrigues 3 ano A n-06

jessica taina disse...

Escola janete Clair
Nome:jessica taina
serie 3°
turma:B
N°31
meu comentario

O primeiro ponto negativo visto pelo povo de Rondônia principalmente para Mutun Paraná, 350 família vai der que se mudar para uma cidade de casa pré fabricada, pois ela será inundada pela represas de giral mas o povo não esta encarando com uma triste realidade, pois sabem que vai ser melhor para todos eles alem de ganhar uma casa nova estão vendo uma nova oportunidade da vida para crescer financeiramente, isso e melhoramento para eles pois ali em mutun não via mais solução para a situação financeira.
Os ribeirinhos que mora na área do rio Santo Antonio não estão satisfeito, pois queriam morar na barranca do rio; Pois eles querem ficar do lado do seu trabalho, que e a pesca.
Mas não são todas algumas pessoas acham que foi a melhor coisa, pois estão desfrutando do bem estar da casa confortada. A Bolívia esta de olho na nossas usinas Ela não quer sair prejudicada.
O medo de enfrentar um futuro pagão o governo resolveu construir duas usinas hidrelétricas,GIRAL E SANTO ANTONIO juntas vão ser a terceira maior do BRASIL,
Os pontos de vista da construção positivam e que elas reúnem as melhores condições econômicas sociais e ambientais e o potencial do Brasil esta na Amazônia.
E o grande impacto ambiental causado na natureza e a grande movimentação de terra, alteração do fluxo dos rios, formação de um lago artificial, e também grande importância econômica e social esses tipos de projetos causa bastante polemicas .
Para Porto Velho as Usinas Hidrelétricas, venho num ótimo momento pois a cidade vai receber grande quantia em dinheiro em investimento nos próximos 10 anos.
A capital do estado vem crescendo e investindo nela pois ali esta sendo investido muito dinheiro, e trabalho pra as pessoas e que não falta.

Luiz Fernando disse...

As usinas do Rio madeira estara sendo um bom negocio para nos mas tambem estara sendo ruim, estara sendo bom por que ira trazer trabalho para varias pessoas necessitadas mas tambem sera ruim por varias tragedias que podera acontecer e tambem as pessoas que conseguirem emprego depois que acabarem de construir a Usina elas irao ficar sem empregos e tambem as pessoas de fora que forem vim poderão pegar a 'MALARIA' que ira prejudicar muitas pessoas que nao sao acostumadas alguma ate poderão morrer.Então minha opiniao e esta!!!


Aluno:Luiz Fernando Olivio
Serie:3°B

Orlando de Assis Gomes 2ºano B disse...

Estamos vivendo em uma época em que qualquer projeto que se vai realizar e que envolva a natureza deve ser analisado com cuidado pois qualquer erro pode significar um estrago irreparável.
As usinas que serão construídas no Rio Madeira, será um grande e ótimo projeto que irá melhorar muito a vida das pessoas em termo de fornecimento de energia, geração de empregos e desenvolvimento para a nossa região
mas por se tratar de um grande projeto, e de envolver a natureza devera ver se vai valer a pena.
Primeiro ponto negativo, as pessoas que dependem da pesca terão grandes problemas pois deveram mudar-se das margens do rio, os peixes diminuíram muito e os pescadores automaticamente perderam uma grande parte da sua renda. Outro fator que deve ser pensado é o fato do nosso país vizinho a Bolívia, que já demonstrou uma certa preocupação com a construção, das usinas pois têm medo de que possa causar, problemas para eles.
Mas as usinas mesmo gerando essa grande "discussão" deve ser construída, pois irá trazer muito desenvolvimento, para a nossa região afinal, para se ter recompensa deve se ter algum sacrifício.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Há caminho do primeiro mundo, essa é a denominação para a construção das usinas hidrelétricas, de Jiral e Santo Antonio. Todavia, esses grandes avanços econômicos , devidamente ponderados, geram dúvidas sobre seus benefícios e malefícios. Após suas respectivas construções haverá uma grande mudança na biodiversidade da região. Pensando mais a longo prazo, o entendimento das metas propostas podem nos levar a considerar que a reestruturação da região, refletirá em um impacto econômico gigantesco. O estado abrigará a terceira maior hidrelétrica do Brasil, proporcionando crescimento do estado, que consequentemente, ocasionará a geração de emprego, melhor qualidade de vida e ensino.
É importante salientar que, mesmo com grandes infortúnios, o estado terá grande avanço político-econômico. Tornando-se uma grande potência na região norte e no Brasil.
Gleyton Oliveira, 3°'A'

Natalia N° 20 3°B disse...

A construção das hidrelétricas, no estado de Rondônia trará inúmeras mudanças, na vida de moradores da região e na economia do estado. Rondônia jamais será a mesma, teremos mudanças na fauna e flora, irreversíveis. Com prováveis extinções de diversas espécies da biodiversidade da região. O estado não está preparado para todas essas mudanças e nos não estamos pronto para consequência que isso proporcionará. Famílias estão sendo tirada de suas casas, ribeirinhos que vivem apenas da pesca e agricultura, já não tem de onde tirar sua renda. As opiniões divergem em relação a construção dessas usinas, mas devemos analisar que não estamos preparado para essa aceleração econômica, e toda a região sofrerá com tal mudança.

Anônimo disse...

As construção das Usinas de santo Antônio e Giral vai trazer muitos benefícios pra os moradores de Porto-Velho.Mas muitos estão se perguntando será que isso vai ajudar a melhorar o desemprego ou com essa crise toda só vai piorar mais.Para os Moradores ribeirinho as Usinas só vai trazer malefícios para eles,por causa que vão ter q sai de suas casa para mora em outro lugar por causa das Usinas e eles também vão ficar desempregado por que vivem da pesca não trabalham em outra coisa vivem do que pesca.Para muitos só tem a ajudar como por exemplo vai surgir muitos empregos moradores vizinhos da cidade de Porto-velho vão trabalhar nas usinas,os estudante já estão empregado,e também vai valorizar muito mais os estudos com as novas escola que vão ser feita muitos alunos vão ter mais oportunidade de estudar melhor com tudo isso que vai acontecer.Com essa novas mudanças Porto-Velho estará bem apresentado.

Elisana 3°B

Anônimo disse...

Acredito que com a construção de novas usinas hidrelétricas, haverá um crescente aumento na econômia de Rondônia, assim aumentando a população, o comércio tende a crescer mais e mais, aumentando o número de empregos, além disso Rondônia será mais valorizada.
Com essa construção há tanto ponto negativo quanto positivo,um dos pontos negativos, é que a populaçaõ terá que deixar suas casas,vivendo em condições precárias, principalmente se sobreviverem da pesca.

Anônimo disse...

Acredito que com a construção de novas usinas hidrelétricas, haverá um crescente aumento na econômia de Rondônia, assim aumentando a população, o comércio tende a crescer mais e mais, aumentando o número de empregos, além disso Rondônia será mais valorizada.
Com essa construção há tanto ponto negativo quanto positivo,um dos pontos negativos, é que a populaçaõ terá que deixar suas casas,vivendo em condições precárias, principalmente se sobreviverem da pesca.

MILENE
SÉRIE: 2°B

Anônimo disse...

Com a construção de novas usinas hidrelétricas, haverá um crescente aumento no número de empregos, da econômia, da população, e Rondônia, quem sabe será mais valoirizada, mas também há pontos negativos, como as famílias ribeirinhas, por exemplo, que terão que desocupar suas terras para aconstrução, e se sobreviverem da pesca, apartir daí viverá em péssimas cindições.

ALUNO(a):JOSEANE MOREIRA DOS SANTOS
SÉRIE: 2°B N°16

Unknown disse...

Como foi dito no próprio vídeo toda e qualquer fonte seja ela de comércio, infra-estrutura, ambiental ou qualquer outra, tem seus privilégios, mas também tem seu lado ruim. Nestas hidrelétricas que estão sendo construídas nós temos uma fonte que reúne as melhores condições no que diz respeito economia ambiental e social.
Com toda certeza uma obra enorme como essa causa grandes impactos na região, os mais visíveis são a movimentação das terras, a alteração do fluxo do rio, formação de um lago artificial, mas não é apenas isso, “há também importantes conseqüências econômicas e sociais, e por isso são projetos que geram polemicas”.
Uma preocupação muito grande que todos estão tendo quanto a obra, é a escassez de algumas espécies, não só de peixe mas também várias outras que vivem na mata, e que não tem condições de se adaptar a tal alagamento que causarão as usinas de jiral e santo Antônio.
Outra coisa que preocupa principalmente os moradores de Porto Velho é, se com todo esse fluxo de pessoas vindo de fora, os problemas sociais piorarão e a pobreza aumentará. Com o aumento da população, falta escolas, hospitais, o transito ficou insuportável, e até os índices de violência aumentou.
Contudo “é melhor viver este transtorno que viver numa condição anterior onde as coisas não aconteciam e a realidade é uma realidade muito dura e muito triste dessa população”(prefeito de Porto Velho).
Os empreendedores acreditam no futuro, e apostam que Porto Velho será pivô do comercio regional, e que Rondônia será um pólo industrial que irá atender a várias obras no coração da América.


Claiton C Cont 3° B

Guerder disse...

Como todas as construções, as usinas do Madeira tem seus prós e contra, porém tem que saber se vale a pena correr o risco.
Não podemos negar que os benefícios são grandes, por exemplo, o emprego de rondonienses na construção das usinas, o aumento de especialização das pessoas, os grandes investimentos que os outros estados farão em Rondônia por fornecer energia, e muitos outros. Porém isso só é bom pra quem mora na cidade e não pra os ribeirinhos, que terão que se mudar. Muitos deles reclamam por terem que sair, pois com isso perderão o trabalho que os sustentaram por muitos anos, que é a pesca. Não podemos condená-los por isso, pois se qualquer um de nós formos retirados de um lugar onde meus bisavós, meus avós, meus pais viveram e eu vivo não sairia sem resistência.
Concluindo, os tempos mudam, o mundo se desenvolve, e o que cabe a nós é buscar a melhor forma de evoluirmos juntos.



Guerder M. Vieira N°16 3°A

Anônimo disse...

De acordo com as construçoes das usinas em Rondônia, a economia do estado vai aumentando, oindice do desenprego esta baixando cada vez mais. Visando a grande quantidade de empregos,sendo que, ao termínio das obras,a populaçao de Porto Velho pode ocorrer grandes riscos de desenprego.
Segundo os ambientalistas,além dos efeitos sociais das construçoes das usina de Santo Antonio e jirau no rio madeira, Rondônia também temem aos impactos ecológicos.
Por um lado,hoje,o estado está com a economia melhor, por outro, grandes danos ambientais vai ocorrer.

Aluno: Vanilson B. Rodrigues n°29
Série:3°B

Anônimo disse...

com base no video apresentado ,foi possivel observar que as usinas de santo antonio e jirau provocarao grande impacto ambiental nas regioes proximas de porto-velho.Os empregos aumentarao e foi construida uma vila para abrigar os moradores ribeirinhos que terao de sair de suas casas,a economia na regiao norte ira crescer e o desenvolvimento tambem ira acontecer.A populaçao da capital aumentará e o Brasil necessita relmente de uma usina desse porte e importancia para nossa regiao.

VAGNER 3 A

JEFFERSON disse...

A construção da usina do rio madeira ira ajudar muitas pessoas em relação a trabalho vai ser uma obra muito grande varia pessoas que estão desempregados terão a chance de conseguir um bom emprego com essa usina que ira fornecer muita energia para grande parte da região isso vai fazer muita gente feliz ter uma energia própria e um emprego por tanto tempo isso vai ser muito bom para pessoa daquela região .

Portanto para outras pessoas vai ser ruim nem todos gostaram da idéia de ter a usina do rio madeira porque vai tirar muitos peixes que da o sustento de varia família daquela região e as pessoas vão-te que se mudar de suas casa tudo isso por causa da usina do rio madeira, mas tirando isso vai ser um grande investimento que estão fazendo para melhora de todos e as cidades vizinha com certeza vai pegar muito mais valor financeiramente.

O que as pessoas, mas não esta gostando e que com tanto trabalho com certeza ira ter mais ricos de doenças naquela região e pode se espalhar para toda região que esta perto da nova hidrelétrica isso vai prejudicar muitas pessoas que moram por perto da usina do rio madeira. Mas de fato vai ter boa ajuda as pessoas vai entender que e o melhor para elas e um bom investimento para o futuro de todos.


JEFFERSON DOS SANTOS CASSEMIRO

2º "B"

Anônimo disse...

Em relação ao video ,foi possivel ver que com a construção dessas duas usinas {jirau e santo antonio} o Brasi ira se desenvolver mais e aumentar sua geração de energia eletrica.o ponto negativo da construçâo das usinas em Porto-velho é que muitas pessoas que dependem do rio para sobreviver terão de sair de suas casas ;outro ponto que me chamou a atenção nos videos e o fato de alguns pesquisadores estarem tentando controlar a amazonia ,fazem algumas pesquisas e acham que conhecem ja acham que conhecem totalmente nossa regiao.
sou a favor da construcao da usina ,apesar dos riscos ambientais que ela causara ,tambem trara grande desenvolvimento para nossa regiao.

ARNALDO N°5 3° ''A''

Anônimo disse...

O video é muito objetivo e explicativo,traz relatos de ribeirinhos e moradores da região que o fluxo do rio terá maior força.as usinas de jirau e santo antonio beneficiarao tanto como o comécio local quanto as pessoas que estão trabalhando na obra.com um investimento desse porte,nossa região e principalmente as proximidades de Porto-velho será beneficiada e prejudicada .Mas com todas essas contradições sou a favor da construção desses dois grandes empreendimentos .E concluindo digo que sou a favor do desenvolvimento,mas desenvolvimento com responsabilidade .

JOÃO n°20 3°A

Anônimo disse...

Rondônia está progredindo, com a construção de novas usinas hidrelétricas. Com isso Rondônia tende a crescer mais e mais, tanto na econômia, quanto ao número de empregos e o número de habitantes, só que com isso há também pontos negativos, como por exemplo, as famílias ribeirinhas que sobrevivem da pesca,e que tem que desocupar a beira do rio, mesmo que ganhem casas para morar, como irão sobreviverem até se adaptarem aos novos costumes? E com o aumento da população poderar e com isso diminuir o número de empregos, e aumentar o número de violência e de acidentes.

Aluno(a):Priscila Budim Lopes N°25
Série: 2°

Anônimo disse...

acredito que a construção das usinas no rio madeira é capaz de fazer com que o estado de rondônia no geral cresça, a cada dia diante do Brasil, pois a falta de investimentos provoca tanto a falta de desemprego quanto á falta de valorização pela nossa região na qual nós fasemos parte dela,o ponto positivo que mais incentiva o povo rondoniense é o fato de trazer para nós mais emprego no qual nós somos previlegiado atravéz do desenvolvimento da nossa rondonia, diante dos pontos positivos podemos observar que a construção dessas usinas provocará as vegetações existentes ao redor desta determinada área atravéz da poluição, a base de gases que afetam o nosso planeta, mas efim, com a aprendizagem dessas pessoas através desses serviços na qual é necessário a mão-de-obra o desenvolvimento será maior e essas pessoas terão uma oportunidade a mais para possuir uma carreira de trabalho melhor, diante desse fato acredito que o que será mais afetado no momento é o ambiente em que vivemos.

ALUNA= DIANE FERREIRA BARBOSA
SÉRIE=2ºB

Sidnei disse...

com a construção de das novas usinas, Rondônia pode melhorar muito, o aumento de empregos pode aumentar bastante, por outro lado pode prejudicar o meio ambiente, com o desmatamento, os animais também serão prejudicados, e as familias terão que se deslocar de suas casas para a construção da usina, pode aumentar o numero de emprego, mas também pode diminuir quando, a usina estiver pronta, muitas pessoas que tiveram que se deslocar de suas casas deixaram seus serviços para trás, como os pescadores, más Rondônia e o Brasil vai melhorar muito com a nova usina hidrelétrica.
Nome: sidnei nogueira

serie 2° ano turma b

Elvis Oliveira disse...

As coisas não aparentam ser o que é até quando é estuda e avaliada, e prova disso esta ai, com construção das usinas hidrelétricas que esta trazendo benefícios algumas pessoa com o aumento do índice de empregos e empreendimento imobiliários,é tudo isto é ótimo mais e a cidades esta preparada para isto, porque com o aumento da população atrás de serviço e a falta de escolas o aumento da violência será inevitável e sem contar com o impacto na região e os riscos de assoreamento e alagamento de áreas causando a destruição das florestas.
É as hidrelétricas beneficiou muitas pessoas agora, mas quando acaba como vai ficar a população que estará sem emprego sem o pescado, pois eles não têm a certeza do que fez para facilitar a subida pelo rio para a sua reprodução e os ribeiros com ficaram tendo que se mudar e do que eles viveram.


Aluno: Elvis de Oliveira Godoi
Turma: 2ºB

Rogério dias bezerra 2B disse...

com a construção das usinas do rio madeira irão aumentar os empregos aqui em RÔndonia e com isso ira beneficiar muitas pessoas de Porto Velho e até mesmo das Cidades vizinhas,e qualificaram a mão-de-obra dos trabalhadores através de escolas gatuitas de qualificação.por outro lado com a construção das usinas do Rio Madeira poderá acabar com algumas espécies de peixes e com isso dificultar a vida dos pescadores que não teram de onde tirar o seu sustento.

magno 2B disse...

as hidrelétricas do Rio Madeira poderam melhorar a vida das pessoas de RÔndonia em muitos pontos, sendo o mais importante deles a questão do desemprego,pois essas construções gerarão muitos empregos para os moradores de Porto Velho e Cidades vizinhas,com elas, o governo de RÔndonia criaram escolas de capacitação para qualificar a mão-de-obra dos trabalhadores.Mas por outro lado dificultará a vida das pessoas que vivem prócimas as usinas,e também poderá acabar com algumas espécies de peixes.

Gean disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gean disse...

As usinas hidrelétricas poderão causar grandes transtornos para as famílias ribeirinhas antes e depois do término de sua construção,pois muitas dessas familias sobrevivem da pesca e com essa evolução acontecendo muitos peixes irão sumir a vegetação será agredida com muita violência para a construção de grandes estabelecimentos comerciais de energia.Mas por outro lado como podemos perceber a usinas do rio madeira com certeza ira diminuir o índice de desemprego para toda população que abita no estado de Rondônia. Com isso vão surgir muito empregos para pessoas de baixa renda, e vão capacitar pessoas que não tem experiências com as obras.

Gean Carlos
2º B

KEYFER disse...

USINAS UM BEM QUE CALSA,COM AS COSTRUÇÃO DESSAS USINA VAI TER AQUELE FATOR AJUDA MUITO MAIS ATRAPALHA,NA VERDADE É DISSO QUE NOSSO PAIS PRESISA PARA SER UM PAIS QUE FAZ A DIFERENÇA NO MUNDO PARA CRECERMOS PRESISAMOS DE MUITAS ECONOMIA.COM A COSTRUÇÃO DESSAS USINAS NOS VAMOS BAIXAR O CUSTO DE ENERGIA TRASENDO ASSIM MAIS RENDA PARA OS TRABALHADORES,SEM CONTAR QUE AS CIDADES VISINHAS IRÃO SE EVOLUIR TRASENDO ASSIM MUITOS ENPREGOS,MAIS COMO QUASE TUDO TEM QUE TER SUA PARTE RUIM ELAS TAMBEM TERA, POR EXENPLO A VIDA DOS RIBEIRINHOS QUE VIVEM DA PESCA ELES TERÃO QUE ARRUMAR OUTRO JEITO DE SOBREVIVER O QUE VAI SER DIFICIO JA QUE A VIDA DELES É AQUELE RIO.OUTRO FATOR INPORTANTE É NOSSA VEGETAÇÃO QUE NAQUELA AREÁ IRA SER EXTINTA CAUSANDO PROBLEMAS COM O TEMIDO EFEITO ESTUFA,MAIS SERA MAIS BOM DO QUE RUIM POIS AS ESTATISTICA ESTAO A FAVOR. KEYFER 2°B

Anônimo disse...

As usinas tem apenas 3 anos que esta funcionando.Com a chegada da usina apareceu trabalho para as pessoas que estava desempregadas,com o movimento das usinas em Porto Velho,que teve o aumento de 30%do movimento.
Eles estão construindo as Usinas elétricas em duas parte do rio que é em Guajara-Mirim e Cachoeira esperança e também em Santo antonio em geral,e nelas permissão para passagem de balsas pela barragem,estao construindo uma rodovia que esta entre Peru e Bolívia, sera inaugurada em 2010.Com essa construção a população de Porto - Velho nao ficara desempregado e vai trazer muito conforto para muitas pessoas que não tem empregos e beneficios a cada um.
Luciano Serié:2ºB N:21

Anônimo disse...

Para muitos pessoas a chegada da fabricaçao ou do ocente da usina nao vai fazer muito bem para alguem principalmente para os pescador e vai aver um conflito,pois vivia da pesca.
Pois as usinas do rio madeira vai deslocar muito pescadores e povos da bolivia estao com medo da represas das usinas alogar a maior parte do estado de guajara-mirim que faz parte da rodovia daria devolver feito o barreira mas eles os engenheiro ja conseguira conquistar eles que nao havera nenhum problema com esse tipo de trabalho ao estado.No estado de Rondonia.
Lucimar serie: 2°C N:21

Anônimo disse...

Ao fazer uma análise desses vídeos pude relatar que a construção das usinas hidrelétricas e a necessidade de mão-de-obra que esta havendo na cidade, as pessoas que estão a procura de emprego de outras regiões e pessoas que moram em sitío que não tinha oportunidade agora vão ter, mas a cidade esta com um fluxo de pessoas muito grande e não esta preparada para isto.
Por entanto do jeito q a hidrelétrica vai gerar emprego ela afetar também muitas pessoas e familías como os ribeirinhos que estão sendo retirado de suas casas e de onde é retirado o seu sustento por serem familia de pescadores, isto q pude concluir.

Jhessica juliana 3º

Unknown disse...

Ao fazer uma análise desses vídeos pude relatar que a construção das usinas hidrelétricas e a necessidade de mão-de-obra que esta havendo na cidade, as pessoas que estão a procura de emprego de outras regiões e pessoas que moram em sitío que não tinha oportunidade agora vão ter, mas a cidade esta com um fluxo de pessoas muito grande e não esta preparada para isto.
Por entanto do jeito q a hidrelétrica vai gerar emprego ela afetar também muitas pessoas e familías como os ribeirinhos que estão sendo retirado de suas casas e de onde é retirado o seu sustento por serem familia de pescadores, isto q pude concluir.

Jhessica juliana 3ºA

Anônimo disse...

fala de uma vila que vai ser construida uma usina que vai ser bom porque vai sugir muitos em pregos ,mas por outro lado vai ser ruir para augus moradores porque vivem da pesca que é ganha pão de muitos .
esta usina que vai ser comtruida em Ro vai ser uma das 3° maiores usinas e vai ser na rio madeira na amazonas castratropes como alagamentos trabalhadores sugeito a malaria e nos lugares mais pobres esta sendo sufocados pelo movimento que esta sendo por um lado a comtrusão da usina esta sendo bom e vendo o outro lado esta projudicando os bairos pobres

Aluno Valter junior Alves Atoledo
1°c

Anônimo disse...

No máximo em três anos o rio madeira começaram a gerar energia e mudando de vida. Em Porto Velho, hoje ecencialmente é a cidade mais pobre da amazônia, apenas 3% de pessoas tem o acesso ao esgoto.
A falta de veículos creceram 17% nos útimos 12 meses, com o aumento da população vem faltando escolas, hospitais, moradias em fim, e os indíces de violência aumentaram no meio da população. Muitos ribeirinhos sobrevive da pesca, e para contruir as Uzinas Hidrelétricas eles terão q desoculpar as margens do rio, e como eles irão sobreviver da pesca, e mesmo q o governo doe casas em outros lugares, até eles se adaptarem como irão sobreviver?
Nas construções ñ tem só o lado negativo, pois ela vai aumentar grande n° de empregos.

Viviane dos Santos
série 2°B n°29