Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Filme Guerra de Canudos (trabalho do 3º ano)



Após assistirem ao filme Guerra de Canudos, comentem a forma como foram abordados no filme as três divisões do livro: A TERRA, O HOMEM E A LUTA.

46 comentários:

loriane 3° A disse...

Um cenario sofrido, uma terra judiada pela seca. Um povo pobre sem condições, de possuirem aqlgo de valor.
Homens simples, mas valentes, que buscavam uma vida digna. A liberdade tão desejada foi afetada pela injustiça. Pessoas se sentirão ameaçadas, pela busca da liberdade. Guerreando assim com um povo que só queria uma vida melhor. Havendo então um grande conflito e a morte de muitas pessoas inocentes.

Ana Claudia 3° A disse...

Em 1860 o Antonio Conselheiro surgiu para criar a religião e salvar as pessoas os homens que o seguiram eram homens pais de família que largaram as suas casas, terras para andar e seguir Conselheiro e assim como eles já haviam andado muito Conselheiro parou em um pedaço de terra no sertão da BA para criar o território de Canudos e Conselheiro disse que era para cada família escolher o seu pedaço de terra e construir sua casa. Canudos foi crescendo muito e de uma forma acelerada por que lá eles não precisavam pagar impostos mais precisavam trabalhar para tirar o seu sustento e com isso os republicanos tentaram por 4 (quatro) vezes devastar aquele território e pela ultima vez conseguiram. Havia muita seca e então eles por algumas vezes ficavam dias sem comer a terra era muito seca e as famílias sofriam com isso.

Agenor 3° A disse...

Uma terra extremamente pobre, onde uma das necessidades principais, o plantio de alimentos, já não era possível, terra seca que envolve o homem do sertão. Um homem forte e sofrido, disposta a enfrentar toda a vida a ele oferecida de uma forma feliz onde a felicidade real pode ser transformada em uma dramaturgia. Uma vida marcada por lutas contra as dificuldades e a morte que veio com a guerra, que enfrentavam com extrema vontade lutando pelo já conquistado, algo que somente a guerra tirou, mas com muita dificuldades.

heclesio pereira 3a disse...

O fime mostra a terra seca do sertao,com platas secas e sem vida.
o homen e simples , pobre tem uma familia grande e mora em casas siples,e e esplorado pelos grandes fazendeiros da regiao.
a guerra e aparte pricipal,mostra como canudos foi forte e restil ao exercito braileiro antes decair. podemos ver tambem a covardia que fizeram ao dizimar canudos mtando mulheres crianças sem defesas, com a discupa de que ali era um redulto de monarquistas

eriane 3° A disse...

O filme nos passa a imagem de uma terra seca, um espaço sem vida, maltratado pelo clima da região. Vivendo na localidade um povo simples e humilde. Homens trabalhadores, que só queriam possuir um pedaço de terra para viverem dignamente. Mas foram impedidos de viverem essa vida, pela ganancia e ignorância de certas pessoas que se sentirão ameaçadas. Sendo travada uma guerra sem dó e sem piedade. O sonho foi destruído pelo egoísmo do homem. Pessoas foram mortas injustamente por sonharem com uma vida melhor.

Cintia Santana 3° ' A' disse...

O sertão a terra que não tinha guerras, prostituição e ladrões, mais tinha os coronéis que tomava dos pobres suas casas, animais e etc.
Até que um dia chegou Antonio Conselheiro para mudar isso, reuniu as pessoas que mais precisava de sua ajuda e que acreditavam nele.
O conselheiro reuniu sua tropa e foram procurar um lugar bom pra se morar e erguer uma nova cidade longe dos homens mal. Canudos a cidade que todos queriam morar , os homens muitos valentes ergueram suas casas e trabalhavam para os conselheiro.Mais ate que veio a guerra que acabou com a cidade maravilhosa, e que se tornou um cemitério de horrores, pois a metade dos homens morreram, e as mulheres foram recolhidas para viver nas suas antigas casas, com aquela vida miserável que lá todos tinham, vida sofrida de pobre e alem de tudo com a metade de suas famílias mortas ou feridas.

Suely de Paula disse...

O filme "Guerra de Canudos" não aborda somente o assunto da guerra que ocorreu em Canudos, mas sim a situação em que aquelas pessoas viveram naquela região como a escarcez de água e a miséria.
Lutaram por um pedaço de terra por muitos anos para construirem suas casas e contituar suas vidas, enfim conseguiram construir um lugar para morar, mas começou a ocorrer os problemas,Antonio Conselheiro fazia críticas sobre a Republica isso gerou um grande conflito, os soldados foram até Canudos para acabarem com aquela região, foram 3 expedições mas somente na ultima os soldados conseguiram acabar com aquele povo e aquela região.

Suely De Paula Menezes 3°"A"

paulocrash@hotmail.com disse...

Paulo Sergio Finkler 3º"A"


A terra, o homem e a luta
Naquela época havia uma opressão muito grande no sertão nordestino uma terá infértil árido a maiorias das pessoas analfabetas e submissas a os coronéis (grandes fazendeiros). Após o termino do império com o começo da republica brasileira não avia como escapa de tantos impostos que foram inventados na época pelo fato de não haver muitas pessoas com condições financeiras na época, viviam praticamente de favores tudo que conseguirão isso e quando conseguiam era através de muita exploração.
Antonio conselheiro chegara ao sertão nordestino com expectativas de prega uma salvação para aquele povo miserável assim caminhando através dos sertões chegarão a uma velha fazenda que ali se instalarão usando um sistema socialista de companheirismo entre os mesmo ai foi criado Canudos.
Com a criação de canudos ouve uma grande falta de Mao de obra nas fazendas, sendo assim os coronéis recorrerão a republica que acabasse com a cidade ai foram feitas varias invasões, foi uma guerra injusta e sem piedade e sem motivo nenhum canudos dói massacrada pela maldade do próprio ser humano, afinal aquele povo miserável só queria uma vida melhor e viver em paz após tantos anos de exploração.

crislaine 3°B disse...

O filme gira em torno da idéia da contrariedadede certo grupo de pessoas a respeito da republica que por sua vez trazia impostos que eram cobrados muito altos.
O homem sertanejo sofredor que vivia da terra ,terra seca vivia do que ela produzia que por sinal ja era tão poucoé esse grupo de pessoas que foram a favor de canudos que era contra esses tao altos impostos cobrado dessas pessoas que so tinham o suficiente para seu sustento assim surgil a guerra de canudos , gurra sangrenta com mais de dez mil mortos e os sobreviventes idosos, mulheres, e crianças ainda foram massacrados.

Jessica de Jesus 3° A disse...

O filme “A guerra dos Canudos” Mostra um povo lutando para conquistar o território no Sertão do Ceará.
Uma terra extremamente seca e muita miséria, as plantações não conseguia sobreviver à seca. Um povo sofrido aonde só queria um pedaço de terra e comida. E através de conselheiro descobriram uma forma de viver aonde não era escravizado e tinha terra para construir. As pessoas começaram a se unir e não se sujeitava a nada. Conselheiro fazia criticas a República sobre a vida do nordestino.
Assim começou uma guerra que não tinha fim e lutaram até muitos inocentes morrem porque só queria liberdade de expressão, terra e comida.


Jéssica de Jesus Oliveira 3°A

Anônimo disse...

As cenas do filme "A Guerra de Canudos", nos mostraram o cenário do Nordeste, e as grandes dificuldades que as pessoas que residem naquela região enfrentam, a escassez de água, a seca entre outros.A guerra de Canudos foi um dos fatos mais importantes e históricos do Brasil, que ocorreram no sertão, o homem, representado pelo sertanejo sofrido, na transição do governo de Império para República , juntamente com Antônio Conselheiro quiseram reivindicar seus direitos. Por conta do fanatismo religioso, se agruparam e criaram Belo Monte, por que não concordavam com a política de governo. A Luta entre os seguidores de Antônio Conselheiro e os militares enviados pelo governo, destacou-se pela violência e sangue frio, isso por que o governo acreditava que Antônio Conselheiro estaria disposto a formar uma comunidade Independente, a guerra foi intensa e repleta de conflitos, tudo se findou quando alguns sertanejos se renderam, outros morreram e o governo, com o auxílio dos militares venceram, a destruição foi total.
Andressa De Oliveira Souza 3° “B”

joão vitor 3º B disse...

Uma terra que era liderada por grandes fazendeiros, que exploravam o nordestino da epoca.o nordestino era tido pelos habitante do Rio de Janeiro como um pove forte que lutava para continuar vivendo já que o local em que moravam não oferecia nem uma condição de vida para as pessoas que ali viviam.
o povo nordestino já estavam cansado de lutar e não obter nem uma recompeça pelos serviços prestados aos grandes latifundiarios.
Com o tempo surgiu um andarilho que prometia aos sertanejos uma vida mais digna sem cobrança de tantos impostos em uma terra que eles mesmo seriam os fundadores dela,surgia assim "Canudos" uma opção de refugiu para os sertanejos que não queriam ser mais explorados por grandes fazendeiros, com o tempo Canudos foi crecendo e atraindo seranejos de varias regioes, ate o ponto em que os fazendeiros já estavam ficando sem mão de obra para tocar suas grandes plantações, dai surgiu-se a necessidade de destriuir Canudos, a primeira tentativas foi um tremendo fracaço. Vendo que a derrota de canudos não havia ocorrido é seus soldados haviam falhado, o governo passou a ver a derrota de canudos como um ato de honrra. Mas isso so veio a ocorrer mais tarde com a chegada da " matadeira" que foi a responsavel pela maioria dos soldados mortos,juntamente com a mobilização de grande parte dos soldados que vieram de dezessete estados brasileiro. Assim no dia 5 de outubro de 1897 os trabalhadores que viviam em Canudos foram derrotado.

Aluno: joao vitor 3º Ano

francielly 2c disse...

ROMANTSMO
(mulheres) ''fazem AMOR''
(homens) ''fazem sexo''
'no filme prova que é verdade'
Basilio era um homem elegante, atraente, e sedutor ,abusca de uma vitima, e na sua volta a Brasilia, reencontrou luiza
Uma mulher que em seu tempo ela so pensava em amores e finais felizes.
Ate que seu ex-namorado ajuda em sua ilusão.
Luiza para completar estava sozinha pois seu marido estava a trabalho por sinal ela estava carente, ate de amor até que etão Basilio a iludiu, e ela caiu perdidamente.
Quando descobriu que era mentira chorou perdidamente, mas já era tarde pois o medo falou mais alto depois de tantas ameasas o medo tomou conta de si e Luiza teve medo da descoberta de seu marido fez com que ela morresse atraves de seu proprio 'veneno.

Caracteristica da (1ª geração romantismo).

Dann lee simones barbosa disse...

Danny lee simones Barbosa 3º"A"

Naquela época o sertanejo era tratado como se fossem nada afinal era o termino do império e começo de um novo sistema de governo a terra era infértil e era muito difícil ter algo naquele lugar por que a nova republica atribuía para si mesma por causa dos impostos absurdos propostos na época.
Um conselheiro ronda pelos sertões pregando contra a nova republica e levanta a cidade de canudos ali era para ser uma cidade tranqüila ate começar uma guerra sem piedade, nessa guerra desumana morrerão milhares de pessoas inocentes e que só queriam um pouco de paz.

Rayane Estefani Farias França disse...

Rayane Estefani Farias França 3º "A"

Já foi um dia que houve paz entre os sertanejos mais era quase inevitável pois não avia uma terra produtiva e tudo que tinham era consumido pela republica afinal os impostos eram muito caros e era pouco o que ganhavam.
Um homem que se intitulava conselheiro apareceu naquele sertão árido prometendo uma vida melhor para eles formarão uma cidade por nome de canudos ali só estava apenas começando um grande problema após pouco tempo começou uma das maiores guerra que se podia ter imaginado no nosso pais milhares de pessoas morrerão inclusive o conselheiro da cidade.

Rayane Estefani Farias França disse...

Rayane Estefani Farias França 3º "A"

Já foi um dia que houve paz entre os sertanejos mais era quase inevitável pois não avia uma terra produtiva e tudo que tinham era consumido pela republica afinal os impostos eram muito caros e era pouco o que ganhavam.
Um homem que se intitulava conselheiro apareceu naquele sertão árido prometendo uma vida melhor para eles formarão uma cidade por nome de canudos ali só estava apenas começando um grande problema após pouco tempo começou uma das maiores guerra que se podia ter imaginado no nosso pais milhares de pessoas morrerão inclusive o conselheiro da cidade.

Raphael Diayme disse...

rafael diayme 3B

O filme aborda a questão de que as terras no sertão alem de muito seca, e a falta de comida e de plantação ainda havia a republica que por sua vez cobrava altos impostos da população pobre que vivia do que plantava ou criava, assim fazendo com que a republica toma-se posse de seus bens, e foi ai que veio a chegada de Canudos com uma legião de discípulos que andavam de terras em terras até achar um canto onde pudessem se ver livre do governo republicano, e foi onde a republica o considerou como uma ameaça, assim causando o primeiro conflito, mas como canudos já estavam preparados, acabou-se em vitoria no primeiro e no segundo conflito, assim fazendo com que a republica manda-se reforços e que acabou invadindo Canudos mas um dia antes canudos havia morrido e a guerra acabou com a derrota de Canudos, alguns ainda conseguiram sobreviver por ter pedido misericórdia.

Anônimo disse...

José santiago 3'B'
A vida dos sertões é muito critica com base na terra e na àgua,no solo em que eles vivem não da pra planta quase nada e não tem àgua pra molhar a plantação,o clima é muito seco e os animais não aquenta sobreviver por falta de alimento e àgua no meio da catinga.
O homem sofria muito por causa dos soldados que queriam tomar tudo dos sertanejos e por causa disso eles se revoltaram e foram a luta e resistiram e chegaram perto de vencer,lutaram muito e destruiram varios homens mas eles foram menoria e não resistiu e perdeu canudo

laiston castro disse...

Por vouta de 1860 iniciou a perigrinação e durou quase 3 décadas, quando foi proclamado a republíca em 1889.
E então surgiu Antonio consselheiro e voutou-se contra ela. porque ele não aceitaria o simples fato de ter que pagar impostos.
Pois ele resouveu montar o seu proprio teritorio. Que se chamaria canudos, um lugar onde todos podian viver livre de tudo sem ter que pagar por impostos.
Um lugar que para aquele povo seria um paraíso, mas a Republica não aceitou, depois de quatro tentativas conseguiu por fim em Canudos.
laiston 3A

Eva Graciele 3°B disse...

Foi no ano de 1896 que Antonio conselheiro morador de canodos, um lugar com muita pobreza, miseria e cercado pela seca, começa uma luta com seus milhares de seguidores pela igualdade, odireito de ir e vir e por uma sociedade mais justa.Antonio odiado por muitos militares começa uma guerra que massacraria muitos canudenses e nada de bom traria,pois Antonio morre,junto com ele mais da metade de seus seguidores e o desejo de uma sociedade justa e igual para todos.

Luciene Camila;Erika Leite;Ana Carla disse...

O texto relata que a terra era muito improdutivel, porque os animais morriam,não dava muita produção de alimentos,era muito seco.Eles criavam animais, mais alguns morriam e ostros matavam para se sustentar.
O homem do sertão, eram homens sofridos por falta de água para alimentar suas criaçães e plantações.Eram homens trabalhadores e batalhavam muito pra sustentar suas familias.
A luta teve inicio em 1896 de outubro, e se extendeu até 05 de outubro 189.Foram quase 06 meses de luta, com 04 expedições, entre elas 03 vitórias e 01 derrota, que por sua vez foi a ultima.
E um dos motivos da Guerra de Canudos foi Antônio Conselheiro, que apoiava as pessoas não pagarem impostos.

Daiany Pereira 3°B disse...

Canudos na Bahia um lugar de miseria e opressao onde morava Anotonio conselheiro, nesse lugar ele forma um lugar de pessoas pobres.O conselheiro preocupado com as almas deles e com jeito miseravel como eles viviam, por causa disso ele começou a fazer criticas a republica dizendo que eram responsaveis pela condiçao de vida que eles viviam, isso gerou um conflito que acabou com a vida de muitos canudenses.

nadidala - 3B disse...

O filme gera em torno de um homem camponês, pobre e sofredor que morava um certo grupo de camponeses que era contra a republica, pois a mesma cobrava impostos altíssimos. Essas pessoas precisavam da terra para as suas sustentabilidades e para comer. Esse homem foi de canudos uma guerra sangrenta, onde obteve-se mais de 10 mil pessoas que eram assassinadas tanto pelo governo como pelos próprios camponeses que não aceitavam traições e nem desistências.

Anônimo disse...

GUERRA DE CANUDOS
O filme A Guerra de Canudos relata acontecimentos históricos ocorridos no Sertão da Bahia no período de 1866 á 1897.Esses acontecimentos desencadearam conflitos envolvendo a região do Nordeste,que se encontrava assolada pela seca da época,que fez com que a terra não produzisse.
Como conseqüência da seca foi surgindo crises econômicas e sociais que colaboraram com o desenvolvimento de revoltas. Surge então um líder religioso chamado Antônio Vicente conhecido por "Conselheiro"que acreditava ter sido enviado por Deus para libertar o povo do Nordeste do sofrimento.
Suas idéias fez com que ele atraísse seguidores que acreditavam que ele poderia realmente acabar com os problemas sociais,o que propiciou revoltas que colaboraram com o surgimento da Guerra de Canudos,onde varias pessoas foram vitimas da guerra.

Paloma Francieli da S. Souza “3B”

Thais smecelato disse...

Thais Smecelato ... 3 "B"

O filme nos mostra uma terra seca sofrida pelo sol e pela falta de chuva, com cenário triste de um povo guerreiro pelo seus sonhos, um povo pobre mas dignos, buscando por uma liberdade gerando muito conflito e morte. Os soldados eram rígidos e ignorantes, com isso os sertanejos se revoltaram e foram a luta, não sendo vitoriosos pela guerra, mas mostrando que eram capazes de lutar ate o final por seus direitos!

Anônimo disse...

O sertao nordestino é considerrado um dos locais mais secos do brsil, a terra com escasses de água fazia com que muitos animais ou mesmo pessoas morressem de sede.
Por causa da precariedade do local e a falta de renda as pessoas se vestiam mal, muitos só tinham um par de roupa, porque eles nao tinham renda suficiente para se sutentar. Alguns nordestinos dexam de comer para ee embebedar com as cachaças e gastar o pouco com mulheres.
Pessoas que queriam se isolar de tantos impostos, acabaram organizando um grupo e se unindo em uma fazenda abandonada, ficou conhecida como Belo Monte, pois ali só tinham fiéis que viviam pela união. Pois o governo da época, nao ficou satisfeito com aquele povo sem leis e mandou destruir a cidade e matar quem nao se rendesse.
e essa guerra ficou conhecida como guerra de canudos, porque foi ocorrida na cidade de canudos.

ALUNO: MAURICIO ALAN BICALHO SOUSA
SÉRIE: 3ºA

Clebson 3 A disse...

Canudos ficava em uma região com pessimas condições de se viver pois era um lugar muito seco e com pouco alimentos para a população que lá vivia.
As pessoas que viviam lá eram muito simples, mal conseguiam sobreviver pois a falta de recursos era muito grande.
A guerra de Canados foi uma grande injustiça pois eles só queriam ter uma vida tranquila, mais a republica não enchergou isso, eles acharam que canudos era uma ameaça e então deu no que deu.

Marcos Rogerio 3A disse...

filme aborda a questão de que as terras no sertão alem de muito seca, e a falta de comida e de plantação ainda havia a republica que por sua vez cobrava altos impostos da população pobre que vivia do que plantava.O homem do sertão, eram homens sofridos por falta de água para alimentar suas criaçães e plantações.Eram homens trabalhadores e batalhavam muito pra sustentar suas familias.
Suas idéias fez com que ele atraísse seguidores que acreditavam que ele poderia realmente acabar com os problemas sociais,o que propiciou revoltas que colaboraram com o surgimento da Guerra de Canudos,onde varias pessoas foram vitimas da guerra.

Anônimo disse...

No sertão, era muito dificil não tinha água e as vegetação muito seca,as pessoas sem condição de vida.E os sertanjos era fortes e lutava para conquistar sua terra.
Portanto, os sertanjos lutava para conquistar o seus direito
por que o governo tinha uma taxa e eles não tinha condições de paga.

Francinete Eler da Silva
3ª A

WEVERSON MILLER 3° B disse...

o filme se trata de uma historia de homens sertanejos que lutavam pra sobreviver com o pouco de terra que possuiam, mas como em todo lugar desde aquele tempo tem aqueles que tomam conta de tudo e de todos."uo pelomenos acham que tomam ".
em fim como naquela época tinha esse tipo de homem que se sentia uma autoridade maxima, por possuir mais teras que todos a sua volta.mais esse cara,de uma serta forma dependia daqueles a sua volta.,que eram os pequenos sertanejos. Os sertanejos se juntaram uns com os outros.e como o serto autoritario não gostou nem um pouco desse juntamento,ele arrumou um jeito de espulçar os sertanejos de suas terra.
E é ai que entra (Antonio Consselheiro)
"um pastor" que andava com seus fiéis em busca de boas terras.de um serto modo esses fiéis andavam atrás de liberdade.Fasendo issos os grandes perderiam o seu poder de um jeito ou de utro.
Isso causol uma revolta com os grandes, que teve como conseguencia uma luta.,alguns lutavam por poder e uotros apenas para defender suas terras. Resumidamente foi assim que se formou a primeira rupublica no brasil.

Ellen Bizzo '3'A disse...

A terra fértil era improdutível, não podia se plantar nada nem criar animais por ela ser muito seca e naquela região quase não havia chuvas. Muitos animais morriam de fome e os que não morriam de fome as pessoas matavam para ter seus próprios alimentos.
Os homens do sertão eram homem muitos sofridos por falta de água para alimentar suas criações e plantações, homem muito trabalhador e batalhava bastante para sustentar sua família.
Na luta a população lutou ate o fim, umas 300 mulheres, velhos crianças se renderam os homens foram todos degolados e os que resistiam ate o fim foram convocados numa luta corpo- a – corpo a onde aconteceu dentro do próprio arraial, assim conseguiram matar Antonio conselheiro que teve sua cabeça decepada para fazerem estudos com sua cabeça e seu corpo.

Ellen Bizzo ''3A''

tatiani Dias 3B disse...

O filme conta a historia de uma terra sofrida, por quase não ter variedades de plantações, e a república por sua vez que cobrava altos em postos da população que as vezes não tinham o que dar para pagar os em postos e assim fazendo com que a republica ficasse com seus bens, até a chegado de canudos, que foi onde ele começou a construir uma vila onde as pessoas não precisariam pagar qualquer tipo de imposto, mas quando o governo ficou sabendo daquilo, logo declarou guerra, assim fazendo muitas pessoas inocentes vitimas da crueldade humana, onde as pessoas já muito sofridas por trabalhar de mais ainda terem que lutar por sua própria sobrevivência, mas no final canudos perdeu a guerra, e poucos sobreviveram.

francielle vieira 3B disse...

O filme explica que as pessoas sofridas do nordeste apesar de não ter nada por que a republica cobrava altos impostos e quando não tinham o que dar, era tomado a força, mas isso acabou com a chegada de canudos que era um homem do qual queria lutar para que as pessoas sofridas pudessem ter seu próprio canto e usufruir de suas próprias plantações onde do qual já não eram muito boas porque a terra era seca e poucos tipos de plantas e os gados pela falta de água já quase mortos pela sede, quando foi erguida a cidade de canudos a republica logo declaro guerra, canudos revido e ganharam a primeira de suas batalhas foi feito o pedido de reforços onde do qual poucos conseguiram se infiltrar tempos depois foi feito o pedido de reforços novamente e foi onde ganharam a luta, Canudos foi derrubada e ouve poucos sobreviventes.

Anônimo disse...

Por volta de 1896 sugiu no interior da Bahia em uma fazenda um povoado, que foi de maior violência entre conflitos da história brasileira, os canudos. Esse povo sofreu muito com a miseria devido as suas terras, poe elas serem de pouca água e de pouca vegetação.
Devido a essas terras secas, canudenses sofreram muito, devido a locomoção suas terras, por seguirem um homem que eles acreditavam em seu deus.
Antonio Conselheiro era um homem de religião que seus seguidores faziam tudo por ele e pelo seus seguidores, este homem tento acabar com o imposto.
Por fim de 1897 acabou esta guerra os militares invadiramo povoado, mas sabendo que o lider Antonio Conselheiro estava morto, os militares fuzilaram o restante da população, para que alguns deles não tente ser um grande lider igual a Antonio Conselheiro.
ALLAM VINICIUS GUIMARÃES 3° B

camila disse...

Guerra de Canudos, foi um acontecimento histórico, que acontecera no sertão ou seja na região nordestina. O filme relata as dificuldades encontradas na região, pois a terra é devasta, o calor é insuportável e o solo é seco e a poeira solta, os habitantes são de aparência judiada não possui vaidade alguma, são um povo bem sofrido, mas porém fortes e valentes.
O motivo pela guerra, foi a entrada do governo repúblicano, pois com esss governo veio os impostos e muitos se recusavam a pagar pois não tinhan condições para pagar,então ouve a guerra, q pelo qual deixou fortes sequelas, uma hitória muito emocionante e triste, pois pessoas inocentes faleceram, em meio a uma guerra, guerra que no qual apenas lutavam pelos seus direitos...
camila ádrila de amorim 3° B

cassia 3ºB disse...

Com a seca que a bateu o nordeste , fez com que as águas a baixassem, tendo uma terra quase desértica, com as folhas que queimava como urtiga, arvore quase sem folhas.
Os povos nordestinos sofriam muito com a pobreza, vivendo a pior crise econômica naquela época, e com a chegada da proclamação da republica eles sofreram mais ainda por causa de imposto de alto valor e sem redá de contribuição, por causa disso o povo se isolava.
O nordeste teve que viver com a violência usada pela destruição de canudos ,que os vencedores degolavam , torturavam , prostituíam com tudo isso eles eram ainda incorbertados.

Cassia 3ºb disse...

Com a seca que a bateu o nordeste , fez com que as águas a baixassem, tendo uma terra quase desértica, com as folhas que queimava como urtiga, arvore quase sem folhas.
Os povos nordestinos sofriam muito com a pobreza, vivendo a pior crise econômica naquela época, e com a chegada da proclamação da republica eles sofreram mais ainda por causa de imposto de alto valor e sem redá de contribuição, por causa disso o povo se isolava.
O nordeste teve que viver com a violência usada pela destruição de canudos ,que os vencedores degolavam , torturavam , prostituíam com tudo isso eles eram ainda incorbertados.

Unknown disse...

fernanda



No sertao da bahia uma terra seca
com a escarcez de água,nordestinos e sertanejos passava por uma crise economica e social pois viviam uma grande miseria.
A guerra gerou atraves da lei programada pela republica como pagamentos de impostos mas muitos nao concordaram com a idea do governo.foi quando o conselheiro e as pessoas que o seguiam como servos comesaram a critica a republica,o exercito brasileiro entrou em e conflito contra canudos houve muitas mortes e foi destruida canudos e se apossaram das terras.

Juliano 3º A disse...

Devido ao clima seco, não era possível fazer plantações de grande extensão, mas mesmo assim eles plantavam algumas raízes e criavam alguns animais. O homem era humilde, morava em casas feitas de barro e cobertas de palha. Na luta não desistiram, mesmo sabendo que corriam o risco de perder a própria vida, não se importando lutaram até a morte.

bruna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruna disse...

Elisangela 3ºa
Era uma terra bastante abandonada, e onde quase tudo era improdutivo, a dificuldade para se viver ali era muito grande.
Um homem forte e sofrido, disposta a enfrentar toda a vida, ele vivia de uma forma feliz onde a felicidade real pode ser transformada em uma dramaturgia. Uma vida marcada por lutas contra as dificuldades e a morte que veio com a guerra, que enfrentavam com extrema vontade lutando pelo já conquistado, algo que somente a guerra tirou, mas com muita dificuldades.
Por isso após a guerra o local voltou a ser isoladoe até esquecido, abandonado pelos guerreiros, isso foi denominado Guerra de canudo.

Luciene Camila 3ªA disse...

O texto relata o fato dos nordestinos serem homens sofridos e calejados,mas assima de tudo homens que lutam para sobreviver e ter o sustento seu e de sua família.
Na região nordestino a terra era improdutiva,pois era muito difício chover,e quando chovia a água era usada para o próprio uso,ou era dado aos animais.As pessoas q criavan animais,criavam somente para vender depois,e garantir o alimento.
Em relação a luta,podemos dizer q foi algo surprendente e aterrorizante,pois foram quase 06 meses de luta,com muitas pessoas mortas e a maioria feridas.
O motivo dessa luta foi porque Antonio Conselheiro apoiava as pessoas a não pagarem impostos,pois para ele era uma bobagem.
Uma das principais caracteristicas era que,as pessoas que se negava a pagar,no final acabava seguindo Conselheiro.
Enfim,o sofrimento era tão grande que mulheres,idosos e crianças se renderam e desistiram de lutar.

Dagliane 3 B disse...

Canudos:A terra,o homem e a luta.
O filme a guerra de Canudos narra um episódio triste na história do Brasil,que aconteceu no sertão da Bahía entre 1866-1897.Esse conflito envolveu a população sertaneja no interior do nordeste.Canudos foi uma pequena aldeia no nordeste do Brasil, fundada pelo messiânico Antônio conselheiro.
O clima da região expoe uma teoria sobre as secas,descreve a caatinga,e a influência dos climas.O homem simples descreve a tradições dos vaqueiros a religiosidade mestiça um homem valente que buscava uma vida digna.Uma desavença antiga com o juís de direito a não entrega da madeira,determinaram uma ameaça de assalto aquela cidade por parte do conselheiro.A terra o meio que influencia o homem e a luta.

Tatiani D. de Souza disse...

Tatiani Dias de Souza
Professor Mandei por aqui porque não tinha outro jeito.
A tecnologia ensinou a humanidade.
Diante modernas evoluções do mundo atual, podemos dizer que a tecnologia veio para facilitar as tarefas do cotidiano, bem como realizar trabalhos, pesquisas, divulgar, publicar entre outras.
O grande lance da tecnologia é se interagir com as fantásticas inovações, participar e interagir-se junto com a comunidade virtual. As mudanças devem acontecer, para tanto, precisamos está aptos a responder as mudanças tecnológicas.
O computador por sua vez, fornece mecanismos essenciais para o desenvolvimento das atividades. Com tudo, no que se fazem perguntas são encontradas repostas.

Tatiani D. de Souza disse...

Tatiani D. de souza 3°B

Os usos e costumes da sociedade têm sido contestados. Se o altruísmo e a solidariedade são de fato parte da natureza, deveriam se manifestar mesmo com o ambiente aparentemente contrário.
Existem vários exemplos de sacrifício em prol do próximo como acontece sempre pessoas fazem doações para ajudar o próximo, embora geralmente os mais noticiados são as guerras, violências e destruições - o que faz com que a humanidade, nunca mude.
hoje há grandes exemplos de altruísmo, pessoas que deixam de fazer coisas por si mesmas só para verem o bem dos outros, sempre se importando e vem o melhor. Os exemplos e sacrifícios não se concentram nos grandes acontecimentos, mas sim em casos particulares do dia-a-dia.

Anônimo disse...

tava bom filme da pessoas da seca ..