Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

O Primo Basílio (trabalho do 2º ano)






• Sinopse
A história contada por Eça de Queiroz no clássico da literatura O Primo Basílio é transferida de Lisboa para São Paulo, em 1958. É quando a jovem Luísa (Débora Falabella) está casada com o engenheiro Jorge (Reynaldo Gianecchini), ausente do lar por estar envolvido na construção de Brasília. O reencontro de Luísa e seu primo Basílio (Fábio Assunção) coloca o casamento da jovem sonhadora em risco, já que ela se envolve num caso extraconjugal. Juliana (Glória Pires), sua invejosa governanta, descobre o romance proibido e faz de tudo para infernizar a vida de Luísa, ameaçando revelar seu segredo.
• Informações Técnicas
Título no Brasil: Primo Basílio
Título Original: Primo Basílio
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Site Oficial: http://www.primobasilio.com.br
Estúdio/Distrib.: Buena Vista
Direção: Daniel Filho


O livro O Primo Basílio de Eça de Queiroz faz parte do realismo português, movimento contrário as características do romantismo. Considerando-se o filme e resumos do livro, procure explicar qual a crítica feita pelo autor do livro sobre a sociedade portuguesa da época (demonstre os papeis masculinos e femininos nas famílias).

73 comentários:

Tássia Priscila disse...

O filme o primo Basílio trata-se de um romance um casal da classe média casados e felizes eram o que aparentavam ser não tinham filhos Jorge marido de Luiza viajava a trabalho ela porém ficava em casa sem ter oque fazer tinha duas empregadas.Nesse período o primo Basílio de Luiza chega do exterior ele conquista o amor de Luiza ela vivia lendo livros de romance e isso também foi que incentivou ela a pratica o adultério com Basilio.O amor se transformou em paixão,Juliana a empregada de Luiza pega uma das cartas que Basílio escreveu para Luiza.A empregada chantagea Luiza a contar o romance pro seu marido.
Após ser humilhada por Juliana ela pede ajuda a um amigo pea pega as cartas Juliana com muito medo acaba morrendo do coração.Luiza depos de tanto sofrimento adoece Jorge chega de viagem e acaba descobrindo as cartas de luiza,ele fico dedesperado e sofreu muito mas resolveu perdoa Luiza,ela acaba piorando ao saber que o marido descobriu seu romance e acaba falecendo.Basilio que estava viajando chega a cidade e vai visitar luiza após saber do seu falecimento não houve nenhum sentimento ao saber do falecimento.
O autor critica a historia porque na época os casamentos eram feitos de aparencia feliz e perfeito uma casa bonita ter impregadas o casal mas perfeito na frente dos outros mas quando estavam a sós não eram a mesma coisa tinham seus defeitos e não eram tão perfeitos como pareciam ser.As mulheres na época não tinham oque fazer ficavam em casa entediadas não tinham voz ativa.E os homens viajavam a trabalho eles não aceitavam a infidelidade feminina.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A história trata-se de um romance que acaba virando um triângulo amoroso entre Luiza, Jorge e seu primo Basílio.Luiza é casada com jorge, que pelo os olhos do povo parecem ser um casal perfeito,ao longo dos dias jorge decide viajar para Brasília à negócios,deixando Luiza em casa com as suas duas empregadas.
A maior distração de Luiza era ler seus livros de romance e receber a visita de sua amiga.Ao passar alguns dias Luiza recebe a visita de seu primo Basílio que por muita insistencia acaba caindo em tentação a um antigo romance.
Juliana empregada de Luiza acaba descobrindo esse romance pelas carta que Basílio escrevia a ela e começa a chantagea-la.
Passado alguns dias Jorge chega de viajem e descobre tudo ao ler uma das cartas de Basílio.
Conta a Luiza da descoberta de sua traíção, que no momento para ela foi um grande choque que levou Luiza a adoecer, mais mesmo assim Jorge a perdoa e ela chega a falecer.
Após seu falecimento Basílio procura Luiza em sua casa, chegando lá se depara com a casa abandonada, e quando descobre que Luiza faleceu segue seu caminho sem se importar com que havia acontecido.
O autor critica pelo fato de que naquela época os casais preservavam muito sua imagem, como por exemplo a historia de Luiza e Jorge que nos olhos das pessoas pareciam ser um casal perfeito, mas muito pelo contrario quando estavam asós não eram tão perfeitos assim como pareciam.

Suelly disse...

A história escrita por Eça de Queiroz em "O Primo Basílio", clássico da literatura portuguesa realista, é transferida de Portugal/Lisboa para Brasil/São Paulo, e de 1878 (séc. XIX) para 1958 (séc. XX), trazendo, como pano de fundo histórico e gancho narrativo, a construção de Brasília. A jovem Luísa está casada com o engenheiro Jorge , muitas vezes ausente do lar por estar envolvido exatamente no sonho da nova cap. O reencontro de Luísa e seu primo Basílio , sua paixão dos tempos de menina-moça, que a abandonara à época para viver na Europa e agora retorna cheio de histórias e seduções, coloca o casamento dessa jovem romântica, sonhadora e entediada em risco. Ela, até então uma pacata dona de casa, cortejada por Basílio, na ausência do marido, tenta se conter, mas Leonor, mulher casada e mal-falada por seus casos extraconjugais, resolve botar lenha na fogueira, incentivando Luísa a se entregar para o primo bonitão. Luísa acaba cedendo e traindo o marido com o primo, num tórrido romance. Juliana , a governanta da casa, a quem Luísa sempre tratara mal, descobre o romance proibido e torna a vida dela um martírio, ameaçando revelar o adultério ao marido traído, exigindo uma boa quantia para permanecer calada, como uma justa aposentadoria, além de não querer mais realizar as obrigações domésticas. Chantageada, Luísa praticamente passa de patroa a empregada, tornando-se refém da empregada, que possuía uma prova concreta da traição: um bilhete de Luíza para Basílio. Luisa, orientada por Leonor, quase se vende a um figurão em troca do dinheiro necessário para calar Juliana, mas não consegue consumar o ato. Jorge exige a demissão de Juliana. Luíza tenta conseguir o dinheiro com o marido, a título de prêmio para a crIada, pelos serviços prestados , mas Jorge não aceita. Essa situação insustentável parece anunciar um final trágico. E é o que acontece: tentando livrar-se de Juliana, Luísa recorre a um amigo comum, que planeja uma cilada, na qual Juliana acaba morrendo e que foi considerado um acidente. Tudo parece estar resolvido, mas o destino intervém e Jorge acaba lendo uma carta enviada por Basílio a Luisa. Acuada e sem defesas, Luísa cai em depressão. Jorge não a abandona, mas ela se torna uma mulher perturbada psicologicamente e passa a conviver com visões, especialmente de Juliana.

Leticia rafaela disse...

o filme primo Basílio conta uma história de um romance que apresenta-se sobretudo,um pequeno quadro doméstico extremamente familiar.Luisa que é tomada pelo medo,e não pelo amor.Ela trai seu marido arrastada pelas circunstância,como se fosse uma pessoa nas mãos do destino,como se não tivesse domínio sobre si mesma.
Jorge tendo que viajar deixa Luísa sozinha,a uma vida de tédio pois Luisa não tem nenhuma ocupação.Um dia Luisa recebe a visita de seu primo Basílio antigo namorado,recém-chegado do brasil,tornam-se amantes em pouco tempo encontrando-se freqüentemente.A criada Juliana descobre o relacionamento e mexe na correspondência da patroa,escondendo as cartas comprometedoras de Luisa a Basílio.Juliana passa a fazer chantagem com a patroa e Luisa é obrigada a fazer o serviço doméstico em lugar da criada.Jorge chega de viagem e estranha o comportamento da sua esposa,Luisa desesperada procura seu amigo sebastião e ele pressiona Juliana e recupera as cartas.A criada morre e Luísa fica doente em seguida jorge lê a carta que Basílio mandou ele mostra para Luísa e ela tem uma recaída,delirando e entrando em estado de choque.
O autor critica que por ser um casal perfeito na frente dos outros pareciam um casal normal mais na verdade Jorge pensava que viajando e deixando Luisa em casa não iria acontecer nada pois ele confiava muito em Luisa mais nem tudo que pensamos é verdade.

Pâmela monteiro 2A disse...

Bom eu gostei muito do filme , ele fala de um casal que parecia ser perfeito , mais nao era , a doma eloiza traiu seu marido Jorge com seu primo Basilio.
O autor fala do papel do homem ,trabalhar por isso nao fica muito em casa , e o da mulher é ficar em casa cuidando.
O autor tambem fala da influencia do romantisno da Eloiza ela , ela era muito romantica , lia muitos livros romanticos , enquanto seu marido viajava.

Leticia rafaela 2 B disse...

A critica do autor é que naquela época a convivência dos casais e das familias eram bem dificíes e que o papel da mulher era ficar em casa e cuidar das obrigações doméstica e o homem era só colocar comida em casa e viajar em negócios de empresa e que por não ser um casal perfeito na frente dos outros todos pensavam que tinham uma comvivência normal.

Enilson Taffarel 2° B disse...

Bom,naquela época,os papéis eram muito diferentes,os homens trabalhavam para manter a casa,e ficavam muito longe das esposas. Não tinham muito tempo para estar presente no dia-dia. Já as mulheres,não faziam praticamente nada,era só comer,beber e dormir. Também,tinham empregadas. Não tinham mesmo oque fazer,a única saída era ler livros de romance. Foi ai que Luiza foi influenciada,ela pensava que tudo era perfeito,mas ela acabou se enganando.

Gustavo Oliveira 2° B disse...

O papel feminino dentro da sociedade na maioria das vezes é se casar e cuidar dos seus maridos como aconteceu com Luiza,.só que as vezes as pessoas são mal influenciadas fazendo com que ocorra o término de muitas relações como a de Luiza,ela foi influenciada pelos livros em que lia onde seus pensamentos flutuavam e assim ela tornava realidade.
Naquela época as mulheres não tinham muito oque fazer e isso as deixavam com muitos desejos de viver.

Tássia Priscila 2B disse...

O escritor Eça de Queiroz crítica a historia pois o filme retrata um casamento feito de aparências para todos o casal era perfeito,tinha uma casa bonita,duas empregadas mas quando estavam a sós tinham seus defeitos .Naquela época as mulheres não tinham muito oque fazer muitas não trabalhavam eram submissa aos homens. È os homens só viajam a trabalho fazendo negócios. Os livros da época que as mulheres liam tinha muita influencia romântica que acabavam levando elas a cometer o adultério.

Unknown disse...

FRANCLIN 2º B


Bom ! Gostei do filme, ele mostra uma realidade que muitas vezes acontece na vida.
O homem fica trabalhando fora de casa e tem confiança na mulher. Mas tem “amigas” que incentiva a mulher que a traição é comum, e assim acaba destruindo um casamento de muito tempo.
Mas se as pessoas se evita-se ter “amigos” ou “amigas” que influência trair o marido ou mulher ia ter uma relação saudável, mas também não só a mulher que trai, os homens também traem, mas o correto é ser honestos e comportados, e assim ter uma vida ou uma relação saudável.

franclin 2ºb disse...

Bom ! Gostei do filme, ele mostra uma realidade que muitas vezes acontece na vida.
O homem fica trabalhando fora de casa e tem confiança na mulher. Mas tem “amigas” que incentiva a mulher que a traição é comum, e assim acaba destruindo um casamento de muito tempo.
Mas se as pessoas se evita-se ter “amigos” ou “amigas” que influência trair o marido ou mulher ia ter uma relação saudável, mas também não só a mulher que trai, os homens também traem, mas o correto é ser honestos e comportados, e assim ter uma vida ou uma relação saudável.

Thais Farias da Mata 2°c disse...

O filme mostrava que os homens tinha o papel de sustentar a casa e da uma vida de comforto para sua esposa. Já a mulher no caso de Luísa tinha a vida rodead de empregado onde ela só lia livros romaticos tendo uma vida de fantasias imflenciado pelo romantismo . Luísa sonahva com um amor puro e por causa disso usou o modo da traição e quando foi descoberto tinha o medo de ser uma mulher separada que na época era muito criticado.

Jhemerson Ketes 2º C disse...

O filme retratou, sobre os aspectos das familías de antigamente. Diferente do que todos pensam, aquelas familias não eram perfeitas. Pois a traição de Luiza, foi com um parente, seu primo Basílio. O Romantismo atinge este filme de forma avassaladora, pois, Luiza pensa estar em um conto de fadas. Claro, que seu marido teve uma grande parcela de culpa, pois ficava mais tempo fora de casa do que em casa. O autor retratou este file de forma bem realista, pois a vida é feita de romances e amores para as mulheres e os homens só de romance.

Geisiane 2°C disse...

O autor critica o romantismo.O papel masculino, era trabalhar e dar conforto à sua esposa, naquele tempo não havia muito o que fazer em casa, luisa lia romances e andava pelas ruas. Como luisa lia muitos livros de romances, ela acabou se iludindo, sonhava com lindos final feliz, isso acabou influenciando muito ela.

loriane 3° A disse...

Um cenario sofrido, uma terra judiada pela seca. Um povo pobre sem condições, de possuirem aqlgo de valor.
Homens simples, mas valentes, que buscavam uma vida digna. A liberdade tão desejada foi afetada pela injustiça. Pessoas se sentirão ameaçadas, pela busca da liberdade. Guerreando assim com um povo que só queria uma vida melhor. Havendo então um grande conflito e a morte de muitas pessoas inocentes.

shirley cristina disse...

Shirlei 2°B disse:bom,antigamente os papeis entre homens e mulheres era bem diferentes,os homens trabalhavam para manter sua casa.e não tinha tempo para esta com sua esposa.já as mulheres como não precisava trabalhar porque tinha empregada,elas ficavam lendo livrosque falava sobre romance e isso foi influenciando Luisa que sempre acreditou em final feliz,mais quando ela reconheceu que tudo isso não passava de ilusão era tarde de mais pois ela já tinha traido seu marido.....

cleves 2º B disse...

No filme “O Primo Basilio”, mostra o que era o cotidiano de uma familia aparente mente rica.Com o desenrolar da trama , a presenta o desigualdadeque havia entre o Hemem ea Mulher.O homem em sí mantem a casa, dando conforto há sua mulher ,muito comum na quela época, e até mesmo pouco tempo atras.O homem trabalhando fora,a mulher mandava em casa,e nos empregados como queria.
Os livros que Luísa lia fizeram ela se ve num conto de fadas , facilitando para que seu primo Basilio tivesse facil acesso aos sentimentos da moça , já que ela se encontrava muito solitaria .

Suelly disse...

Casados há três anos, Luísa (Débora Falabela) e Jorge (Reynaldo Gianecchini) moram numa rua pouco elegante de Lisboa, freqüentada por gente pobre e que se diverte com mexericos e intrigas. Jorge é engenheiro e trabalha num Ministério, enquanto Luísa, de personalidade enfraquecida pela leitura de romances, vive de forma ociosa e sonhadora. (...) Jorge parte para o interior a negócios. Luísa, solitária, aborrece-se com a ausência do marido até a chegada de Basílio (Fábio Assunção), um primo que fora seu primeiro amor e que a abandonara.

Ao rever a prima, Basílio passa a desejá-la para uma aventura que diminua o tédio de sua permanência na cidade, cujo provincianismo despreza, mas na qual tem negócios a resolver. Luísa cede às tentações do charme, da paixão por Basílio, que a perverte contando suas aventuras amorosas, iguais às dos romances lidos por Luísa, e se entrega a ela, cometendo o adultério. Juliana (Glória Pires), a criada de dentro, ávida por uma vingança contra todas as patroas, rouba algumas cartas trocadas pelos amantes, passando a chantagear Luísa. Basílio, que havia prometido levar Luísa a Paris, abandona-a novamente. Ela se desespera, então, com a chegada de Jorge.

Jorge volta para uma estada em São Paulo. Luísa se vê forçada a enfrentar uma realidade: traíra seu marido, a quem ama na realidade, virara escrava da empregada e, além de tudo não sabe mais de onde tirar tanto dinheiro para arcar com a chantagem imposta por Juliana. Luísa fará qualquer coisa para não deixar que Jorge descubra seu erro...

Suelly 2°B disse...

Casados há três anos, Luísa (Débora Falabela) e Jorge (Reynaldo Gianecchini) moram numa rua pouco elegante de Lisboa, freqüentada por gente pobre e que se diverte com mexericos e intrigas. Jorge é engenheiro e trabalha num Ministério, enquanto Luísa, de personalidade enfraquecida pela leitura de romances, vive de forma ociosa e sonhadora. (...) Jorge parte para o interior a negócios. Luísa, solitária, aborrece-se com a ausência do marido até a chegada de Basílio (Fábio Assunção), um primo que fora seu primeiro amor e que a abandonara.

Ao rever a prima, Basílio passa a desejá-la para uma aventura que diminua o tédio de sua permanência na cidade, cujo provincianismo despreza, mas na qual tem negócios a resolver. Luísa cede às tentações do charme, da paixão por Basílio, que a perverte contando suas aventuras amorosas, iguais às dos romances lidos por Luísa, e se entrega a ela, cometendo o adultério. Juliana (Glória Pires), a criada de dentro, ávida por uma vingança contra todas as patroas, rouba algumas cartas trocadas pelos amantes, passando a chantagear Luísa. Basílio, que havia prometido levar Luísa a Paris, abandona-a novamente. Ela se desespera, então, com a chegada de Jorge.

Jorge volta para uma estada em São Paulo. Luísa se vê forçada a enfrentar uma realidade: traíra seu marido, a quem ama na realidade, virara escrava da empregada e, além de tudo não sabe mais de onde tirar tanto dinheiro para arcar com a chantagem imposta por Juliana. Luísa fará qualquer coisa para não deixar que Jorge descubra seu erro...

Anônimo disse...

Aluno:Bruno Silva Golveia serie:2º B

O autor critica o casamento dos dois por que é um casamento de aparecia só estão casados são um casal perfeito. O papel do homem naquela época era trabalhar na política. E o feminino era ficar em casa lendo, porque as famílias tinham empregadas. E Luisa por só ler livros românticos e os livros só tinha grandes romances e com os finais felizes à volta de um ex-namorado despertou o interesse de viver uma grande historia de amor como nos livros.

Anônimo disse...

Aluno: Didimo série: 2ºB

Eça de Queiroz escreveu o filme o Primo Basílio, que abordava os costumes e os atos das pessoas que eram influenciadas pelo romantismo no século 19.
O papel do marido era trabalha fora e sustentar a casa e a mulher ficava em casa sem fazer nada, aquelas que tinham empregadas. Com a falta de coisas pra fazer ficavam lendo livros românticos, com isto eram enfluentizadas pelo romantismo, isto gerava a traição, como aconteceu com Luisa.

Anônimo disse...

Aluno: Clebson Duarte série: 2ºB

O papel masculino e o feminino no filme era o tipo simpático o papel masculino era mais perfeito o Eça de Queiroz critica que a mulher não tinha o que fazer ficava lendo livros de romances e depois foi iludida pelo primo e se tornou um romance entre os dois mais pelo final do filme o marido dela descobre a traição e ela ficou doente porque tinha medo de perde seu casamento e as mulheres não tinha os direitos de hoje se ela perdesse seu casamento não era fácil de arrumar outro.

Jucilene Nunes da Silva disse...

A crítica do autor é que naquela época os casais queriam ser perfeitos, mas só eram perfeitos perante a sociedade. O papel da mulher era ficar casa e servindo as vontades do marido, e o papel do homem era trabalhar para o sustento de sua família, como fazia Jorge e Luisa no filme, somente para passar a imagem de que era um casal perfeito, mas em casa tinham seus defeitos e seus desentendimentos familiares.

Anônimo disse...

Aluna: Kaliane 2ºA

O autor Eça de Queirós, critica a familia burguesa;Jorge e Luísa. O papel do homem naquela época era de trabalhar muito para sustentar a mulher e a casa para dar uma vida de luxo a sua mulher. Já o papel da mulher é de ficar em casa sem fazer nada, apenas lendo, assistindo novelas e mandar nas criadas; a esposa era muito romantica e imaginativa, pois ocupava seu tempo em fazer nada de interessante. O romantismo foi uma das influências para Luísa trair o seu marido pois ela tinha a cabeça nas nuvens; e má compania da amiga mal falada. Isso aconteceu por culpa dos dois que vivia para aparecer.

Jucilene Nunes 2ºB disse...

A crítica do autor é que naquela época os casais queriam ser perfeitos, mas só eram perfeitos perante a sociedade. O papel da mulher era ficar casa e servindo as vontades do marido, e o papel do homem era trabalhar para o sustento de sua família, como fazia Jorge e Luisa no filme, somente para passar a imagem de que era um casal perfeito, mas em casa tinham seus defeitos e seus desentendimentos familiares.

Série:2B

datla paullen disse...

Datla 2°B
O papel masculino de antigamente era, o homem sustentar a mulher e a casa, e com isso a mulher não tinha nada para fazer e suas distrações era ler livros principalmente de romance, Luíza é uma dessas mulheres que se influenciou tanto por romance que chegou até a traição por acreditar em final feliz de história ramântica.

stefani karina disse...

Stefani 2°B
Antigamente as mulheres que se casavam com homens bem de vida não tinha muito o que fazer em casa, por isso que Luíza passava o seu dia lendo romances. Os homens tinham o papel de sustentar a casa e sua esposa, o romantismo influenciou Luíza a traição pois ela acreditava em grandes amores com finais felizes,a ausência do marido e o retorno de um ex amor ajudou a ela na traição.

Geissa 2ºc disse...

Antigamente os homens trabalhavam muito para sustentar sua família e a mulher tinha que ficar em casa sozinha, para quem pertencia a família Burguesa tinha que procurar algo para fazer. É o caso de Luísa que pela ausência de Jorge dedicava seu dia a ler livros românticos e sonhava em um final feliz. Com a ausência de Jorge e a volta de seu ex-namorado Basílio , Luísa pensou que seria muito feliz , pois sonhara em viver uma linda história de amor e mergulhou fundo nisso não pensando nas consequências. Há muitas mulheres como Luísa que são capazes de tudo só para viver um grande um grande amor, mas os homens não nem pensam muito nisso pois passam a maior parte do tempo trabalhando para sustentar sua família.

keila miranda 2 °c disse...

O filme conta a história de um casal,que vivia muito "bem",mas como naquele tempo os maridos viajavam muito, e deixavam suas esposas sózinhas,elas se sintiam muito solitarias e por elas se sentirem assim procuravam um meio de se ocupar em alguma coisa e era ai que elas se dedicavam muito aos livros principalmente aos de ROMANTISMOS ,E como os maridos nem sempre estavam presentes,elas se iludiam ...
Achavam que tudo era como nos livros romanticos ,e era ai que elas se apaixonavam facilmente.
Ja os maridos trabalham fora da cidade,e demoravam de voltar e nesse intervalo, eles eram substituidos...
assim como fez Luiza ,substituiu jorge pelo seu PRIMO BASILIO, que acabou que nem quis ficar com ela definitivamente...

Loana Gomes Alexandrino disse...

Bom o filme, mostra um pouco como era a estrutura familiar na burguesia da epoca que se arrasta até hoje um pouco mais modificado. Ele relata como a vida dos casais e a familia em si. No filme mostra como eles vivian na sociedade da época, qual era mo papel do homem e da mulher.O homem era dedicado ao trabalho na administração financeira da familia, a vida do homem somente o trabalhar para sustentar a familia.A mulher era cuidar da casa familia e se dedicar ao marido a vida era realmente intediante por isso que Luisa passava o dia lendo livros de romance sonhando em uma vida perfeita tudo realmente lindo, maravilhoso, sonhando em viver feliz para sempre. Como o marido estava viajando a trabalho e muito tempo longe de casa e dela, e a volta do ex-namorado na solidão encontrou uma farma de apagar a tristeza de ficar só e com a influência da amiga que traia o marido que isso era o escandalo para as mulheres e suas familhas, ela se esntil no desejo de cometer o mesmo ato. Mas depois com a volta do marido o sentimento de culpa, de impureza entrou em depressão após o marido descobrir. Assim o romantismo envade sua vida e ela não consegue mais voltar a vida real morre por amar seu marido e por ter envergonhado o marido com seu ato de traição. No caso o filme retrata que os casamentos eram simplismente falcidade eles vivian um casamento de fachada e que a perfeição era somente diante a sociedade e em casa era totalmente diferente.

Débora 2°A disse...

Luísa era uma moça muito romântica, uma mulher fácil de se apaixonar, mesmo casada Luísa se deixa levar pelo romantismo de Basílio e trai seu marido, um homem trabalhador e que queria dar o melhor para a sua mulher. O papel do homem nesse filme é o dono da casa, mandar em tudo, a mulher tem que obedecer, um homem que tem que ser respeitado por todos. O papel da mulher é ser obediente ao seu marido, ser sustentada pelo marido, mandar nas empregadas. Luísa amava muito Jorge mais pelo medo de nunca mais ver Basílio o traiu, sem pensar no futuro e como seria trágico dali para frente. Antigamente as mulheres não podiam trair seus maridos, pois, seu casamento acabaria, e não se casaria mais,pois, nenhum homem iria querer uma mulher que já traiu seu marido, pois, quem trai uma vez, sempre traíra.

Luiz Felipe 2 ºa disse...

O PRIMO BASILIO

A historia começa com uma linda moça chamada Luísa que re-encontra seu primo e antigo namorado Basílio no teatro.
Uns dias depois seu marido Jorge tem que viajar para outra cidade como engenheiro civil.
Sendo assim Luísa sentindo a falta de seu marido em casa recebe a visita de Basílio que a seduz e acabam fazendo amor com ela .Um pouco depois achando que ali não era muito seguro resolveram ir para outro lugar que nomearam paraíso depois já de vários dias se encontrando sua empregada acaba descobrindo a façanha e ameaça contar a jorge e com Basílio sumido Luísa fica só para resolver esse assunto assim então resolve contactar um amigo da família que faz o trabalho para ela de dispensar a empregada e sem querer ele acaba a matando Jorge chega e Lusa morre de medo.
O pensamento de critica do autor sobre esse filme são em especial os casais daquela época que na frente de todo mundo eram casais perfeitos mais na verdade não eram nada disso do que pareciam dentro de suas casas na verdade o casal perfeito era só as aparências da época porquê eles tinham medo de se expor ou seja nada era o que parecia ser.

Rosiane 2°A disse...

Essa história começou com um romance, Luísa e Jorge eles por parecerem um casal perfeito
para os olhos dos outros. mais na verdade não era nada disso que se passava por dento da quela grande casa. Luísa o traia, seduzida por Basílio seu primo. seu papel era apenas cuidar da casa, e ler livros de romance, foi quando a sua empregada Juliana descobriu tudo, vendo suas cartas que seu primo Basílio tinha mandando, ai Juliana sabendo de tudo resolveu pedir dinheiro em troca do silêncio, Luísa teve que dar todo o conforto que Juliana queria . Jorge era um homem bom, inteligente e bem simpático, seu papel era trabalhar para sustentar luísa e a casa. as influência desse romance comeram por uma amiga Leonor, e terminou com basílio o seu primo .foi quando Luísa substituiu jorger por por seu primo basílio .e foi quando Luísa moreu com medo de Jorge descobrir. mais não teve geito e ele acabou descobrindo de tudo. e Luísa por seu fim acabou morendo.

Ana Paula 2 disse...

Jorge era quem sustentava a casa, trabalhava muito, ele era um homem simpático e trabalhador, casou com Luiza um mulher educada e muito romântica.
Jorge ao viajar para Brasília, deixa Luiza só em casa, claro que pela primeira vez, e na primeira ausência do marido Luiza o trai com seu primo Basílio, que já foi seu ex-namora, o caso entre Basílio e Luiza dura puco pois ele tem que viajar para Basília, deixando Luiza só com uma baita dor de cabeça pois sua criada Juliana descobre tudo através de bilhetes que Luiza mandava e recebia de Basílio. Com Jorge fora da cidade e Juliana sabendo de tudo, a vida de Luiza vira um verdadeiro inferno, pois Juliana começa a ameaçar Luiza, que passa fazer tudo que Juliana quer. Assim que jorge chega, não admite que o se passa em sua casa e manda Luiza demiti-lá, com medo de ser descoberta Luiza pede para um amigo da família, Sebastião que recupere os bilhetes que Juliana avia pegado, mas acontece um incidente e Juliana morre atropelada, depois da morte de Juliana, Jorge descobre a traição, com para Luiza que adoece e morre.

Analise (O autor crítica a sociedade, pois a maioria das famílias viviam de aparências, como Jorge era trabalhador e era traído por Luiza que o amava, mas sentia uma antiga atração por seu primo Basílio, é isso que o autor crítica pois a sociedade vive de aparências não mostra a verdadeira realidade, que só vivemos uma mentira,nas festas são um casal perfeito, mas em casa brigam feito cães e gatos, que isso tudo não passa de uma mentira.)

Ana Paula 2° A disse...

Jorge era quem sustentava a casa, trabalhava muito, ele era um homem simpático e trabalhador, casou com Luiza um mulher educada e muito romântica.
Jorge ao viajar para Brasília, deixa Luiza só em casa, claro que pela primeira vez, e na primeira ausência do marido Luiza o trai com seu primo Basílio, que já foi seu ex-namora, o caso entre Basílio e Luiza dura puco pois ele tem que viajar para Basília, deixando Luiza só com uma baita dor de cabeça pois sua criada Juliana descobre tudo através de bilhetes que Luiza mandava e recebia de Basílio. Com Jorge fora da cidade e Juliana sabendo de tudo, a vida de Luiza vira um verdadeiro inferno, pois Juliana começa a ameaçar Luiza, que passa fazer tudo que Juliana quer. Assim que jorge chega, não admite que o se passa em sua casa e manda Luiza demiti-lá, com medo de ser descoberta Luiza pede para um amigo da família, Sebastião que recupere os bilhetes que Juliana avia pegado, mas acontece um incidente e Juliana morre atropelada, depois da morte de Juliana, Jorge descobre a traição, com para Luiza que adoece e morre.

Analise (O autor crítica a sociedade, pois a maioria das famílias viviam de aparências, como Jorge era trabalhador e era traído por Luiza que o amava, mas sentia uma antiga atração por seu primo Basílio, é isso que o autor crítica pois a sociedade vive de aparências não mostra a verdadeira realidade, que só vivemos uma mentira,nas festas são um casal perfeito, mas em casa brigam feito cães e gatos, que isso tudo não passa de uma mentira.)

Simone Neres Martins 2 A disse...

Nesse filme mostra a família da época a burguersia, onde Luísa casou-se somente por interesse pelo dinheiro que Jorge tinha, e como não tinha nada para fazer ocupava-se saindo, pois tinha empregada para fazer tudo; e com a ausência de seu marido e as insinuações de seu primo acabou traindo. Tudo isso pensando que Basilio à amava loucamente. Ela foi muito ingênua ao pensar que ele a amava de verdade. E isso passou a ser uma vergonha para ela, pois além de ter traido seu marido, teve um enorme arrependimento e culpa pelo que cometera. Isso foi deixando ela muito triste e acabou caindo em depressão e desgosto, por ter cometido tamanha atrocidade.
O papel do homem, no caso de Jorge mesmo tendo um casamento de aparências, gostava muito de Luísa e cuidou dela até a sua morte, mesmo sabendo que ela havia traído. Pois o seu amor por ela era além do prazer era AMOR de verdade.
Enquanto a Basilio pelo contrário de Jorge era um homem cafageste que gostava de aprovetar das mulheres indefesas e apaixonadas. E depois de tudo isso no final ele diz: Antes ela do que eu!

rhuann freitas f.fereira 2ºA disse...

O filme“Primo Basílio”retrata uma família que é aparentemente perfeitas,conforme é retratado no filme,este também mostra lado infeliz que por baixo do pano cometiam varias traiçoẽs .A personagem luiza representa um desses exemplos,ela uma romântica deixo-se influenciar pela sua amiga leopoldina,e os galanteios de Basílio e tornou-se adultera e infeliz.
Já jorge era um engenheiro que viajava para ganhar o sustento da família, que mesmo quando soube da traição de sua esposa soube perdoar.

hatos 2º A disse...

O primo Basílio

O autor quis comentar ,quela época as mulheres não tinha muita liberdade ,como tem hoje. Na quele tempo qualquer erro que a mulher fazia era mutivo de vergonha para a familia. A traição era inaseitavel na quela época ,no século 21 a traição, tem o o divorcio não é tam vergonhoso como antes. A mulhe era tratada como um obijeto que usa quando quer , elas comesou a conquistar espasso agora .O papel do homen é trabalhar para sustentar a família do seu trabalho, e é só o homen que podia trabalha fora ,adiministra empreza, so o homen adiministrava o negocio da família e mesmo que a mulhe tinha erança dos pais era o maridido que adiministrava.
A mulher cuidava das obrigações da casa e não tinha nenuma autoridade soble o marido e não poderia saber dosnegocios da casa . A personagen Luiza quis mostrar como a mulher era tratada na sociedade e quando a comtesia ato de traição era vergonhoso como pra ela epara a família .

Lenilson 2º A disse...

O papel do homem na época era trabalhar para sustentar a familia,o homem também tinha o papel de chefe em casa,e fora de casa..O papel da mulher era ficar em casa intediadamente sem fazer nada, pois havia empregadas que faziam todo o serviço, outro papel importante das mulheres eram ser muito fiéis oa seu marido.A luiza do filme e muitas outras mulheres da época eram romanticas, apaixonadas e frageis, faceis de serem conduzidas com palavras doces de um homem galantiador ou por um simples cafajeste.

ALRILENY 2°B disse...

Na quela época o papel da mulher, era cuidar de seu marido e de alguns devers de sua casa, e dos homens os seus deveres era apenas sair para trabalhar para dar uma boa vida para sua mulher,igual o caso de luíza que seu marido saía para trabalhar e ela ficava lendo seus livros de romances e foi o que levou elaao adultério, poque ela se iludia com as histórias tão perfeitas que estava lendo que acabou querendo viver um romance perfeito.

ALESSANDRA 2°B disse...

Podemos ver que as mulheres que se casavam com homens de bem de vida ,elas não tinham o que fazer em casa. Por isso a Luísa ficava o dia inteiro lendo livro sobre românce,porque seu marido tinha o papel de sustentar a casa.Podemos ver que o Romântismo era influênciado á Luísa porque ela taria seu marido,ela era uma mulher que acreditava em Amor que teria o final feliz.Mas a ausência de seu marido era tão triste para ela que ela não tinha acúpa de traição porque ele também o tra
ia.Podemos ver que o autor criticava ahistória porque na quela época os casamentos eram feitos só de aparência.Muitos tinham casa bonitas,tinham empregadas,tinham que ser um casal perfeito mais não eram felizes só tinham apaerência que era felizes mais não eram.. v

Jhonatan _2ºB disse...

Naquela época as regras eram rígidas e eram os homens que trabalhavam mais. Acredito que os casamentos eram como prisão para as mulheres , poque não saíam se não fosse com seus maridos isso raramente acontecia , e quando acontecia os homens eram traído pela suas mulheres , e foi o que aconteceu com Luísa. Mas aconteceu por causa de seu sentimento que sentia ainda pelo seu primo Basílio , e o mesmo usou ela para se satisfazer.

ADRIELLY 2°B disse...

Gostei muito do filme fala sobre traiçao isso é comum hoje em dia .Mulheres de antigamente vivia em casa sem nada pra fazer porque casavam-se com maridos de renda alta e em casa tinha uma ou mais empregadas e por não ter nada pra fazer .Luiza se entregava a ler seus livros romanticos e sonhava um dia viver um grande amor desses de conto de fadas que no final acaba felizes para sempre.Até que um dia ela se reencontra com seu velho amor primo Basílio ela se entrega de corpo e alma sem pensar no marido achando que iria ser como seus livros romanticos sempre acabando num final feliz.

Jaqueline da Silva; 2°B disse...

O filme mostra a papéis do homem e da mulher entre a família, perante a sociedade.
Naquele tempo a família se preocupa mais com a aparência, dinheiro, e o que a sociedade pensaram sobre sua família. O papel do homem era sempre pensar no trabalho, nas empresa, e manter a família em alta.
Já a mulher sempre pensava em estar bonita, e cuidar sempre da casa, mandar nas empregadas, colocar ordem na casa.
A influência romântica na história, Luiza se deixou levar pelo encanto de seu primo Basílio, sua antiga paixão, sua vida era sempre não fazer nada, gastava seu tempo pensando em romances, e lendo histórias de amor, com, com tudo isso veio a traição de Luiza.

Gisiel 2ºB disse...

O casamento naquele época era mais de faixada,a mulher tinha que ser submissa e manter o casamento e conservar uma boa imagem do casamento,e o homem tinha o papel de trabalhar e manter a casa e sustentar a mulher,e na ausencia do marido a mulher não tinha o que fazerem casa vivia lendo varios tipos de romance,e influenciada pelos romances,e na ausecia de carinho do marido ela ficava intediada sem ter o que fazer ,e assim se envouvelem um caso amoroso com seu primo traindo assim seu marido.

Beatriz Mariano do Nascimento - do 2° "A" disse...

O papel do homem nessa época era de um homem trabalahdor o homem era o chefe da família tinha seu papel dechefe na família.
A mulher por sua vez ficava em casa lendo livros de romancees e cuidandodo seu lar.
Naquela época uma mulher separada a sociedade não aceitava mesmo que tivesse separada por amor, seus maridos eram seu donos e mandavam na mulher após de casar. Era seu "dono"!

Paulo César - 2ºC disse...

O papel masculino que o autor vem trazendo no filme é igual ao cotidiano de alguns de hoje, Jorge era engenheiro e sustentava a sua familia, e Luisa era uma mulher que ficava em casa cuidando de casa e ponhando ordem nas suas duas empregadas, e angustiada com a ausencia de seu marido, tirava a solidão lendo os livros romanticos.. E ela acreditava que o amor perfeito que nos livros diziam existiam . E com a volta de seu primo Basilio, Luisa foi influenciada por aquele ex amor e como ele era nada bobo à conquistou novamente. Como luisa era da nobreza e todos da socieddade pensavam que o casal só vivia do amor perfeito, descobriram o papel da vida do casal incluindo "Traições e Romances".

Jacke Araujo disse...

Jakeline Leite 2ºC


O Primo Basílio

O filme critica as famílias nobreza, que sempre apresentava aquela família bem estruturada.
O papel masculino naquela época era sustentar a família, que nem sempre era tão perfeita como parecia. Somente os homens que trabalhavam as mulheres não podiam trabalhar.
O papel feminino era sempre cuidar da casa do marido, mas nas famílias ricas as mulheres não tinham muito que fazer em casa, pois sempre tinham criadas para cuidar dos afazeres domésticos.
Luísa por fazer parte da alta sociedade ficava as tarde lendo romances e idealizando um amor perfeito e um casamento feliz como nos livros que lia, pois seu casamento era só de fachada típicos da época, principalmente nas famílias que pertenciam a burguesia.
Com a volta de um antigo namorado, e a viagem de seu marido ela caiu nos encantos do amor sincero e não o de fachada que era o seu casamento.
Com o descobrimento do romance ela adoeceu, pois o papel feminino naquela época, era extremamente careta e não era aceito uma mulher divorciada na burguesia, então ela adoeceu e morreu igual aos romances que ela lia, que preferia a morte ao ficar longe do seu amor.

Rafael J. 2°B disse...

De acordo com o filme ,há um tipo de romantismo diferente ao que estamos acostumados a ver . Em outras histórias de romantismo ,o casal sempre perfeito em união sem traições e etc...
Em relação ao romantismo do filme a mulher aproveita a viagem do marido , e acaba traindo o marido com o seu primo .No fim o marido descobre tudo e acaba perdendo a esposa , e assim fica marcado esse tipo de romantismo no Brasil.

Unknown disse...

Keila Fonseca 2ºC

O primo Basílio

Nas famílias da época em que se passava o filme, as famílias sempre apresentavam uma família perfeita, mas nem sempre era assim, os casamentos eram arranjados, como o de Luísa e Jorge.
Os homens trabalhavam fora para sustentar a família e as mulheres ficavam em casa cuidando da casa. Jorge viajava a trabalho e Luísa ficava em casa sozinha e como tinha empregadas para cuidar da casa ela ficava lendo romances, tinha uma vida meio frustrada.
Com a volta de seu primo Basílio que também foi seu namorado no passado ela começou a trair seu marido, que estava viajando. Quando Jorge descobriu a traição ela ficou doente, provavelmente por esta muito nervosa, preocupada com o futuro de seu casamento, pois se o Jorge se se divorciasse dela seria um escândalo na sociedade, ela seria muito descriminada porque não era aceito uma mulher divorciada naquela época. Então no final ela morre.

Anônimo disse...

Nome:Eclesio da Silva lira 2ºA

A pessoa que tem uma familia,ela é sujeita a tudo,muitas das vezes as pessoa ficom em silencio quando estão no meio de pessoas importante,mas quando chega em casa começa a discução.
O homen muita das vezes ele tem que ser o chefe da casa,também tem que saber como ele se comanda a sua casa.
A mulher sempre tem que obedecer o homem,mas também muitas das vezes ela tem que ficar quieta para que o casal seja feliz.
O romantismo é uma coisa que pode acabar com muito casal,as vezes uma pessoa casa,mas o seu coraçao esta em outro.

Danilo disse...

Danilo Borges 2ºA

Toda familia surgi quando um casal se apaixona eles casam e vão morar juntos,muita das vezes em um momento ocasional um ou outro fica em silêncio,mas ao xegar em casa começam a descutir.
O homen e sempre o que manda em casa pois ele trabalha.A mulher tem seus afazeres enquanto o marido trabalha, ela cuida da casa quando ela nao trabalha.
No romantismo nen sempre e tudo igual o que a gente pensa,os casais começam a brigar até chegar a um ponto de uma separaçao,as vezes um casal se separa por meio de emvolvimento de outras pessoas que tem inveja da sua felicidade,faz de tudo para separa-los ate ver o casal infeliz isso ocorre em muitas familias.

william disse...

william 2ºC

O papel masculino do homem era manter sua casa, fazendo com que a sociedade pensa-se que tudo era ótimo em sua vida.Enquanto isso, o da mulher era sonhar com romances que nunca existiu desses de livro de amor.Então todas essas leituras românticas, fizeram ela acreditar em coisas, e depois de ter traido o marido ela adoeceu de tanta culpa que carregava, com tudo issso Luisa não resistiu e veio a falecer.

Daniely Silva Fernandes disse...

Daniely Silva Fernandes 2ºC
No filme p papel masculio era de sustentar a casa, eo feminino sendo p de Luíza, não tinha muito o que fazer, pois tinha empregadas, ela lia livros romântico em seus tempos vagos.
O romântismo em Luíza de forma ilusionista de um casamento perfeito, sem traições, pois ela acreditava em amor perfeito, isso acabou levando-a para sua própria morte.

Wanadir Regiane Luiz - 2°C disse...

O filme mostra a estrutura familiar burguesa que naquela época relatava que o homem trabalhava para sustentar a familia e os caprinha da sua mulher.E o papel da mulher era cuidar da casa mais naquela época todas as casas da burguesia tinha de uma a duas empregadas, então luisa passava o dia lento livros de romance um dia se vendo sozinha com a viage do seu marido reencontrou Basilio com ele viveu uma paixão proibida e na chegada do seu marido que juntos vivia um casamento de fachada e na descoberta do marido com o coração ferido morreu envergonhada.

Rafael Oliveira disse...

Papel masculino era cuidar da casa e trabalha para manter a sua familia, antigamente homem ia trabalhar fora de casa e a mulher ficava só em casa.
Papel feminino era arrumar a casa para seu marido, e ficava no quarto lendo livros romanticos, a Luisa ficava só em casa, após seu marido foi viajar ela o traiu seu marido com primo dela quando marido soube ela ficou doente depois de uns dia no hospital faleceu.

Rafael Oliveira - 2°C disse...

Papel masculino era cuidar da casa e trabalha para manter a sua familia, antigamente homem ia trabalhar fora de casa e a mulher ficava só em casa.
Papel feminino era arrumar a casa para seu marido, e ficava no quarto lendo livros romanticos, a Luisa ficava só em casa, após seu marido foi viajar ela o traiu seu marido com primo dela quando marido soube ela ficou doente depois de uns dia no hospital faleceu.

Lenildo Moreira da Silva 2 ºA disse...

No filme mostra que a Luísa era intereceira no qual se casou com o Jorge por causa do seu dinheiro. E a Luísa por sentir faltade seu marido, acaba traindo ele; pois ela tinha tudo, menos o carinho de Jorge. Entanto quando seu primo Basílio veio passar uma temporada em Brasília começou a frequentar sua casa, no qual à seduzia e eles acabaram ficando. Quando ela viu que seu marido iria descobrir, desidiu então fugir com seu primo, mas ele caiu fora deixando ela na mão.
Jorge se casou com Luísa e deixou ela sozinha em casa e foi trabalhar em outra cidade. Quando ele chegou descobriu que Luíza tinha lhe traido; pois ela ao saber que ele havia decobrido se jogou no chão e ficou doente até morrer no qual ele sabendo de tudo ainda a amava, pois cuidou dela até sua morte.
Enquanto ao papel de Basílio era de um homem conpletamente irracional, pois só queria aproveitar dela para depois descartala da sua vida.

Ediane Chrystina 2 ano C disse...

Na sociedade de antigamente as pessoas sempre queriam estar bem diante a sociedade, o dinheiro era algo muito importante como é ainda hoje, o papel do marido era exclusivamente para o trabalho e a mulher em casa, meio que sendo servida por seu marido que na maioria das vezes faziam tudo por suas esposas, o filme conta um historia de um romance secreto onde Luiza mulher de Jorge comete adultério com seu primo Basílio, mas o problema era que Luisa ainda se correspondia por meio de cartas, assim um dia sua empregada muito da rancorosa viu uma das cartas e começou-a chantageá-la, mas Luisa não possuía tanto dinheiro assim, seu primo um dia foi pra França e Luisa ficou sozinha com seu marido e sua empregada, onde tempos depois andando pela rua morreu atropelada, Luisa meio que fico feliz pelo acontecido, mas depois de uns tempos adoeceu e Jorge a apoio até seu último segundo de vida onde do qual não foram muitos, mas o que ela não sabia era que Jorge havia visto uma de suas cartas. Jorge então depois de sua morte saiu de casa, e Basílio tempos depois chegou da frança procurando por sua prima onde recebeu a noticia que o deixaria desolado.

Anônimo disse...

O filme procura mostrar que o papel do homem era tratar da família e já o da mulher é ficar em casa sem fazer nada, para passar o tempo. Luisa, esposa de Jorge, assistia e lia muitos romances com final feliz. Com a viagem do marido a trabalho, ela ficou sozinha e, sofrendo as más influências de uma amiga, acabou traindo o marido com seu primo Basílio, tendo sido logo em seguida descoberta. Apesar disso, o marido a perdoou, mas Luisa, sentindo-se muito culpada pelo que fez, ficou muito doente e acabou morrendo. Como podemos ver, o casamento naquela época era só de fachada e não perfeito como demonstrava.
ALUNA: Jaqueline Lopes da silva
2º C

poliany disse...

A critica do altor em relaçao a familia portuguesa relatada no filme O Primo Basilio foi o fato de as mulheres daquela epoca se casarem nao por amor e sim por interesses nos bens de seus maridos.
O papel do homem em relaçao aquele epoca era que so eles trabalhavam para sustentar suas casas,eram eles que estavam a frente de tudo.
A mulher nao tinha muito espaço na sociedade ,as mulher tinham a obrigaçao de acompanhar seus maridos a bailes e jantares,ficavam em suas casas enquanto seus maridos trabalhavam.
A personagem Luisa demostra ser uma pessoa com caracteristicas do romantismo pelo fato de se entregar por amor a seu primo Basilio como se só existissem os dois, mas persebel muito tarde que seu amor era Jorge, entao entrou em depressão e o arrependimento torturou ainda mais a sua vida fazendo com que isso resultase a sua morte.

Leticia dias 2ºC disse...

O filme do PRIMO BASÍLIO, tem uma historia de dois casal completamente diferentes. Jorge era engenheiro, casado com Luísa, Jorge por ser engenheiro teve que ir a trabalho a Brasília., Luísa por esta sozinha e carente ela acaba aceitando a aprovocações de seu primo Basílio. O papel do homem naquela época era exercer todas responsabilidade, pois antes não existia igualdade, somentes os homens que trabalhava...

Jaqueline O. 2°C disse...

Antigamente as mulheres da burguesa,não precisavam fazer serviços domésticos,seus maridos sustentavam a casa com luxuria e conforto.
Por isso,Luiza,uma dama burguesa cheia de história de romance,aproveitou a chegada do primo Basilio e o trairá.A atitude do marido ao descobrir a traição ao ficar do lado de sua esposa traidora até na hora de sua morte.

Gleyciele 2ºA disse...

As mulheres naquela época eram preparadas apenas para um casamento que lhes proporcionassem uma vida confortável, para beatice e futilidades sentimentais como de Luísa.Já os homens como Jorge tinham que ter um bom trabalho para sustentar a família e ser reconhecido pela sociedade.Tudo parece ser perfeito mas não é, casamentos naquele tempo ainda mais na classe alta era śo de aparência,e é isso que o autor Eça de Queiros quer retratar em sua história ,uma sociedade cheia de falsidades ,ele demascara a sociedade através de Basílio,que aparece seduzindo Luísa toda romantica e a faz desmoralisar a "família".

Ariette 2°C disse...

Ants as mulheres da sociedade não tinha como obrigação cuidar de suas casas e por isto Luisa passava a maior parte do seu tempo lendo livros de romance e com a ausência de seu marido Jorge que partiu a trabalho para mantê-los em alta na sociedade burguesa.Ela o traiu com seu primo que havia acabado de chegar de viagem.

Suelen Silva de Paula 2º disse...

O papel masculino era sustentar a casa, e a família.
O papel feminino como ela era da burguesia ficava lendo livros de romantismo, e recebia sua amiga na sua casa, e ficava com a cabeça desocupada e a amiga a influência a Luiza a se encontrar com o primo Basílio ; e como seu marido havia viajado então ela o traiu.
A influenciava de uma maneira ilusionista de um casamento perfeito sem traições , sem brigas tudo era perfeito . Isso tudo acabou levando Luiza a morte.

Kênia Cristina disse...

O autor Eça de Queiroz crítica a convivência familiar que era somente de fachada,naquela época os casamentos eram somente de aparência,em festas tudo era lindo e maravilhoso,mas na verdade não eram tão perfeitos assim como parecia,as pessoas naquela época tinham medo de se expor.
Os homens trabalhavam para sustentar a casa.
A mulher como não trabalhava e tinha empregadas não tinha o que fazer e ocupava seu tempo lendo livros ou assistindo telenovelas.
Os livros influenciaram Luiza,pois a moça acreditava em finais felizes e que tudo tinha que ser perfeito como em seus livros.

Tatielly Aparecida da Silva 2° "A" disse...

Bom o filme conta a história dos casais antigos.
O filme tbm mostra o papel do homem e da mulher. O papel do homem era ser trabalahador, honesto e o chefe da fammília. Ele mandava a mulher obedecia.
A mulher por sua vez tinha q respeitar o seu marido, elas tinham que ficar em casa em quanto o marido sai pra trabalhar, elas não podia sair sem falar com o marido. Porque naquela época era muito feio uma mulher separada, a sociedade não aceitava.

Rosana alves 2°A disse...

Eça de Queiroz crìtica social , focalisa a constituição moral de uma família classe média , que na realidade vivia de aparência ,mas dentro de suas casas não era o que parecia , essa família feliz, um exemplo; Luíza era muito feliz ao lado de seu marido Jorge até parecer o sedutor Basílio seu primo,e Luiza não resiste seus encanto comete traição , quando Luíza percebe que Basílio não quer nada sério , e sua criada começa fazer ameaças e aí que ela caí na realidade, mas o desespero foi mais forte, ela ficou muito triste e ficou doente é aí que seu marido fica sabendo de tudo e mesmo assim ainda perdoa , mas ela não resiste e morre,pra ela que teve uma mudança repentina foi muito assustador,
E naquela época as mulheres não tinham nenhuma obrigação de sustentar ou cuidar da casa,os homens que trabalhavam para mantê-los diante da sociedade.

Anônimo disse...

Jorge era um homem que trabalhava justentava a mulher e a casa e viajava sempre a negócio.As mulheres da quela época não podia trabalha, então elas trabalhavão so em casa serviços domesticos e ainda tinham que esta sempre arumadas e perfumadas para quando os maridos chegarem em casa.As mulheres que tinham mais rendas ficavam horas lendo livros para o tempo passar mais rapido.

Anônimo disse...

Jorje era um homem que trabalhava justentava a mulher e a casa e viajava sempre a negócio.As mulheres da quela época não podia trabalhar então elas trabalhava só em casa serviços domésticos e ainda tinham que sempre estar arumadas para quando seus maridos chegar.As mulheres de clase mais alta como não tinhão nada pra fazer ficavão horas lendo livros para o tempo passar mais rapido.



ALUNA: NAY GERVASIA DA SILVA
SÉRIE:SEGUNDO C

Anônimo disse...

O filme PRIMO BASÍLIO mostra como erão os tempos da burguesia.Os homens da quela época trabalhavão sempre para justentar a familia ,as mulhers trabalhavão em casa lavando passando etc.elas não podia trabalhar fora de casa e sempre estar junto dos seus maridos e não podião nem pensa em olhar para outros homens se não quisece ser mal falada ,os casais da quela época tinhão que ser perfeitos com muito amor .Mais na maioria dos tempos as mulheres que não tinhão oque fazer ficavam lendo livros e poesias de romances ate os maridos chegarem em casa.

ALUNO: ISMAEL
SEGUNDO B